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5 motivos para trocar os pneus da sua speed de 23mm por 25mm

Até pouco tempo atrás, a maioria das pessoas acreditavam que, quanto mais fino o pneu de uma bicicleta de estrada, mais veloz ela seria. Afinal, mesmo sendo mais desconfortável, um pneu estreito tem menos atrito, é mais leve e tem menor penetração aerodinâmica, certo? Na verdade, o que se descobriu foi exatamente o oposto em alguns casos.

1 - Conforto

Cabe mais ar dentro de um pneu maior, e isso se traduz em mais conforto. Para completar, lembre-se que um pneus maiores podem ser usados com menos pressão, o que amplia ainda mais o conforto.

2 - Menos Furos

Um pneu mais alto tende a sofrer menos com mordidas de câmara - aquele tipo de furo que acontece quando caímos em um buraco e a câmara fica prensada entre o pneu e o aro.

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3 - Segurança

Mais borracha em contato com o solo significa mais atrito para fazer curvas e frenagens. Além disso, a possibilidade de usar uma pressão um pouco menor amplia ainda mais este efeito, facilitando a leitura de terreno e a aderência em asfalto ruim

4 - Menor resistência a rolagem

Contrariando o senso comum, muitas vezes um pneu de 25mm resiste menos ao movimento do que um idêntico de 23mm. Isso deve-se ao formato da área de contato dele com o chão. Pela ilustração abaixo, podemos reparar que a área de contato do pneu estreito é fina e alongada, enquanto a do pneu mais largo é curta e larga - isso supondo que ambos estejam com a mesma pressão.

Com isso, o pneu mais "gordinho" tem menos deformação total do que o "magrinho", resultado em um menor desperdício de energia para o ciclista, já que porque boa parte da resistência ao movimento vem das estruturas internas do pneu e não do contato dele com o chão.
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5 - Aerodinâmica em aros modernos

Se você comprou recentemente rodas novas para sua bicicleta, talvez elas já tenham uma largura um pouco maior, girando na casa de 22mm. Se este for seu caso, saiba que o pneu de 25mm funciona melhor do que o de 23mm do ponto de vista aerodinâmico.

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Comentários

Recentemente comprei uma bike de estrada, as ditas speed. Sou do MTB e comprei para fazer uns treinos na estrada. Essa bike que comprei veio com pneus 700x23 e o espaço na roda traseira parece limitar trocar por um pneu maior, pois quase encosta no tubo do selim. Minha dúvida é se compensa colocar um pneu mais grosso na frente, tipo um 700x28 ou 25 e manter o 700x23 na traseira ? Tenho receio de fazer curvas com esse pneu muito fino na frente, estou me mantendo em casa, treinando no rolo devido a pandêmia, porém logo mais vou fazer uns treinos na estrada com essa bike que comprei.

Na minha speed estou usando 700 por 23 na frente e 700 por 25 atrás fica aerodinamico e não fica perigosa por ser pneu muito fino

eu estou usando 30 mm e é bem mais confortável, principalmente em piso de bloquete e paralelepípedo.

Jorge, a minha roupa encostava no quadro também, até eu tirar um calço de ferro que fica na braçadeira que segura o passador da marcha embaixo, onde passa a corrente pra cima e para baixo. Desde então meu problema foi resolvido. Espero ter ajudado.

No meu caso não tive sorte pois por mais alinhada q a roda fique ele pega no quadro da bike , agora qto ao conforto isso foi nítido..

Vou pensar nisso na próxima troca.

São sim Rafael, só não sei exatamente quais marcas tem nessa medida.

estes pneus ja sao encontrado no Brasil?



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