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10 dicas para pedalar no frio

     

O verão acabou e, com a chegada do outono, as temperaturas no Brasil já começam a cair. Embora o inverno na maior parte do país não seja muito rigoroso, o frio chega trazendo a necessidade de adaptar seus métodos e roupas para manter o seu passeio, treino ou deslocamento confortável. A seguir, listamos algumas dicas para manter você pedalando tranquilo mesmo quando a temperatura estiver baixa.

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Aposte em várias camadas de roupa para controlar a temperatura e manter-se quente

Camadas controlam a temperatura

Mais do que manter-se quente, usar varias camadas de roupa vai ajudar você a controlar a temperatura. Afinal, com alguns treinos durando várias horas, é importante ter recursos para resfriar ou aquecer o corpo quando for preciso.

Quando o tempo esfria muito, o ideal é utiliza ao menos três camadas de roupa: a base, a intermediária e a cobertura. Normalmente, a base é feita com tecido respirável e é bem justa no corpo. Já a camada intermediária é uma camiseta normal de bicicleta, dessas com bolso traseiro e zíper. Já a cobertura costuma ser uma jaqueta ou colete corta-vento.

Utilizar esta configuração traz inúmeras vantagens, já que o ar aprisionado entre elas funciona como isolante térmico ao mesmo tempo que a presença de zíperes no corta-vento e na camisa de bicicleta proporcionam um ajuste mais fino da temperatura.

Base

Invista em uma camada de base que será vestida por baixo de todas as roupas. Para isso, existem base layers (roupa justa tipo segunda-pele) específicos para ciclismo de altíssima qualidade, feitas com tecidos que mantém o calor e expulsam a umidade. Porém, se a grana estiver curta, uma segunda pele feita de nylon resolve muito bem o problema. Lembre-se que, em ambos os casos, existem várias opções de espessura do tecido e presença ou não de manga. Escolha a que mais se adéqua ao seu pedal. Uma dica importante é evitar tecidos que fiquem ensopados ou que retenham o suor, já que ficar em contato com umidade fatalmente vai resfriar seu corpo.

Corta-vento

Bicicletas movimentam-se em velocidade elevada. Por isso, mesmo que você use muitas roupas, existe a grande possibilidade de você perder calor para o ambiente se não estiver utilizando uma jaqueta ou um colete corta-vento.

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Evitar o vento mantém o corpo aquecido

Além de serem leves e compactas, podendo ser colocadas no bolso de uma camiseta de ciclismo facilmente em caso de aumento de temperatura, o corta-vento faz um excelente trabalho de proteger seu corpo contra o frio. Neste caso, vale a pena investir em um modelo específico para bikes, já que ele terá a extensão correta nas costas e ainda contará com a ventilação adequada para evitar que você fique molhado de suor.

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Bonés de ciclismo e bandanas são uma ótima opção

A cabeça

A cabeça é uma das partes do corpo que mais perde calor para o ambiente. Por isso, mante-la aquecida é uma boa forma de evitar o frio. Neste caso, dependendo da temperatura e do seu corpo, você pode tentar um boné de ciclismo, um gorro ou até uma mesmo balaclava.

Lembre-se de sempre optar pelo modelo mais compacto, já que é comum a temperatura subir durante o pedal, criando a necessidade de retirar camadas e carrega-las com você. Algumas pessoas ainda utilizam máscaras no rosto que ajudam a manter quente e úmido o ar que é respirado - algo extremamente útil para quem sofre de sinusite. Para alguns, proteger o pescoço é bastante importante. Bandanas como o EcoHead possuem múltiplas funções, são quentes, fáceis de lavar e de transportar - certamente um bom investimento.

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Se precisar, proteja braços e pernas

Pernitos, manguitos, botinhas e luvas

Luvas de dedo comprido, capas térmicas de sapatilha, manguitos e pernitos são excelentes para os mais friorentos, porém podem ser de mais para aqueles que não sofrem tanto com a baixa temperatura. Por isso, antes de investir em modelos importados mais caros que contam até com proteção para raios UV, convém comprar um modelo mais barato para testar.

No caso das luvas, aposte nos modelos específicos para bicicletas, já que eles possuem a curvatura e o acolchoamento ideal para o pedal. Se você sente dores nos joelhos durante a pedalada, preste atenção para ver se elas não pioram no frio. Se este for o caso, vale a pena vestir um pernito mesmo que você sinta um pouco de calor a mais, já que preservar suas articulações é extremamente importante.



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Abra espaço nos bolsos para levar comida e roupas

Organização da bike

No inverno, é possível fazer algumas modificações na bike para enfrentar melhor a condição climática. Uma das dicas mais úteis é liberar espaço no bolso da camisa de ciclismo investindo em uma boa bolsa de selim ou em um porta-ferramentas que se encaixa no suporte de garrafinha. A baixa temperatura exige menos água e, em grande parte do tempo, é possível pedalar com uma garrafinha só.

Com esta medida simples, é possível abrir espaço para transportar as roupas que você pode usar ou as que você tirou durante o pedal. Além disso, ganhamos espaço para um item que ganha muito importância no frio mas geralmente é negligenciado: a alimentação

Alimentação e hidratação

No frio, além da energia gasta para pedalar, seu corpo vai gastar muitas calorias simplesmente para manter-se aquecido. Por isso, comer direito quando a temperatura cai é extremamente importante para evitar o temido "prego de fome". Quem já "quebrou" por falta de alimento em um dia frio sabe o como a situação é desagradável. Afinal, com a falta de força para pedalar, a queda da sua temperatura vai amplificar ainda mais o efeito do frio. Para piorar, as chances de você sofrer uma baixa no sistema imunológico aumentam muito com esta combinação.

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Invista no consumo de gorduras boas além do tradicional carboidrato. Foto: Divulgação

A alimentação costuma variar de atleta para atleta. Porém, como regra básica, recomenda-se ingerir algum alimento a cada meia hora de atividade se o pedal for mais longo do que duas horas e a intensidade for elevada. Além do costumeiro carbo-hidrato, alguns atletas se dão muito bem com castanhas e outras fontes de gorduras boas. Porém alimentação no pedal varia muito de pessoa para pessoa e devemos procurar um nutricionista capaz de criar um "cardápio" específico.

No inverno você vai precisar de menos água do que no verão, porém isso não significa que você pode negligenciar sua ingestão de líquidos. Lembre-se que, com o tempo seco, você também vai perder água para o ambiente com certa facilidade. Por isso, lembre-se de ingerir ao menos uma garrafinha por hora de pedal. Um bom medidor é a cor da sua urina. Se ela estiver amarela de mais, aumentar a ingestão de líquidos é uma ótima pedida.

Aquecimento

Antes de iniciar seu treino ou no começo de um pedal duro, lembre-se de aquecer bem o corpo inteiro, já que no frio as chances de causar uma lesão aumentam bastante. Existem inúmeros protocolos de aquecimento na internet, mas via de regra deve-se começar devagar e ir aumentando o giro e a potência até atingir uma intensidade moderada.

Depois, aumente a rotação das pernas e faça alguns tiros curtos em alta RPM. Por último, com o corpo já quente, faça duas ou três acelerações em potência elevada para finalizar. O processo todo demora ao menos 20 minutos e pode ser ainda maior dependendo do seu caso. Lembre-se que alguns demoram mais para esquentar do que outros.

Evite o Suor

Em um dia gelado, escalar uma montanha e sentir a temperatura do corpo aumentando pode parecer um alento. Porém, tome muito cuidado para evitar suar de mais. Na subida, vale a pena abrir o corta vento e baixar os manguitos mesmo que você sinta um pouco de frio, já que nada pior do que chegar no topo e descer com o corpo molhado.

Completando a dica acima, recomendamos também o uso de roupas específicas para esporte, já que elas secam rapidamente e mantém a umidade longo do seu corpo. Mesmo assim, se estiver muito frio na descida, incline o corpo para frente e mantenha a posição mais aerodinâmica possível. Com isso, além de chegar mais rápido na base da montanha você ainda evita o fluxo de ar no peito, o que evita que sua temperatura caia de mais.

Na emergência

Saiu para pedalar e calculou mal as roupas? Aposte no bom e velho jornal para manter o corpo aquecido. A ideia é colocar algumas páginas abertas por baixo da camiseta sobre o seu peito. Mais uma vez, cuidado para não suar.

     


Comentários

Izaque, tem que ser jornal de verdade. O celular não conta. rsrsrsrs

Colocar jornal no peito , essa dica mto hilária kkk



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