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Como encher o pneu da bicicleta corretamente

Calibrar corretamente o pneu diminui o risco de furo, aumenta o rendimento e o conforto, entre outras vantagens

O pneu é um componente mais fundamental da bicicleta. Afinal, é ele quem liga bike e ciclista ao solo, possibilitando que ambos passem por subidas, descidas, curvas, terra e mais uma infinidade de terrenos e obstáculos. Porém, para funcionar bem, um pneu de bicicleta deve estar sempre bem calibrado.

Índice

  1. Por que calibrar corretamente ?
  2. Como usar bombas pra encher o pneu da bike ?
  3. Qual pressão colocar no pneu da bicicleta ?
  4. De quanto em quanto tempo calibrar o pneu da bicicleta ?
  5. Perguntas e Respostas

1 - Por que calibrar corretamente o pneu da bicicleta ?

Apesar de existirem pneus sólidos, que não precisam ser inflados com ar, a grande maioria dos veículos, incluindo a bike, ainda usam os infláveis, por terem maior flexibilidade de uso.

Bomba portátil para pneu de bicicleta
Bomba portátil para pneu de bicicleta    Pedro Cury

Um dos motivos para precisar dessa flexibilidade é que uma bicicleta pode ser usada tanto por uma pessoa de menos de 50kg até mais de 100kg. E isso faz toda a diferença em como o pneu vai se comportar.

Um pneu ideal deve trazer boa aderência (não escorregar facilmente), bom conforto, rodar de forma eficiente e resistir a furos. Calibrar da forma certa vai fazer com que ele chegue mais perto de todos esses objetivos. Caso contrário, podemos ter os seguintes problemas:

Pneu com pressão muito alta
- Desconfortável - Faz com que os impactos do solo sejam mais sentidos no corpo
- Menos aderência - Podendo escorregar mais
- Pode ser menos eficiente em trilhas / estradas de terra

Pneu com pressão muito baixa
- Mais propícios a furos
- Menor rolagem (dificulta ganhar velocidade e cansa mais)
- Menos estabilidade (podem dobrar em curvas e escorregar)

2 - Como usar bombas pra encher o pneu da bike ?

Tipos de válvulas da câmara de ar da bike - Bico fino e bico grosso

Diferente dos carros, as bikes tem 2 tipos principais de válvulas, a presta e a schrader, popularmente chamadas de bico fino e bico grosso respectivamente. Isso é muito importante, pois existem calibradores compatíveis apenas a um desses tipos.

Válvulas presta ou Schrader de bicicletas
Válvulas presta ou Schrader de bicicletas    Pedro Cury

Válvulas Schrader - Bico grosso
Essas válvulas, de bico mais grosso, são exatamente como as dos carros. Ela possui uma mini-mola que bloqueia a passagem do ar. Basta abrir a tampa, encaixar o bico da bomba / calibrador que seja compatível e bombear ar para dentro.

Válvulas Presta - Bico fino
Essas válvulas mais finas, foram criadas para facilitar o bombeamento de ar e deixar mais leves as câmaras de ar de bicicletas de competição. Nelas, além de tirar a tampa, é preciso abrí-las, antes de encaixar o bico da bomba / calibrador. Importante: esses bicos não são compatíveis com o calibrador de posto de gasolina, mas um adaptador pode resolver esse problema.

Como abrir uma válvula de bico fino
Depois de tirar a tampa externa de plástico, se houver, você verá abaixo a rosca da válvula. Essa deve ser girada levemente até que não seja mais possível e não deve ser forçada. A partir daí ela está aberta. Se o bico for pressionado, o ar sairá. Já com o calibrador encaixado, a pressão do ar bombeado irá permitir que o ar entre.

Como abrir uma válvula de bico fino (válvula presta)
Como abrir uma válvula de bico fino (válvula presta)    Pedro Cury

Apesar do ar aparentemente não escapar quando a válvula está a posição aberta, não é recomendado deixá-la assim depois que terminar de encher o pneu.

Tipos de Bombas de Pneu de Bicicleta

Existem 2 tipos principais de calibradores para o pneu da bicicleta: as bombas manuais e os compressores.

Bomba permite converter para bico fino ou bico grosso
Bomba permite converter para bico fino ou bico grosso    Pedro Cury

Bombas Manuais
As bombas manuais podem ser portáteis ou maiores, às vezes chamadas de bombas de pé. Muitas dessas bombas que são específicas para bicicleta possuem uma válvula que se encaixa tanto em bico fino, quanto em bico grosso.

Para pneus de bicicletas de estrada, que levam muita pressão, acima de 80 psi, algumas bombas portáteis não conseguem atingir a pressão desejada, então fique atento a isso. Em breve teremos um artigo mais detalhado.

Compressores de ar
Já os compressores são máquinas que guardam o ar sob pressão, sem precisar que você bombei manualmente. São aqueles que tem em posto de gasolina ou portáteis que são ligados na eletricidade. Em geral, eles não são compatíveis com válvulas de bico fino, precisando de adaptador se for esse o caso.

Calibrador de ar de posto de gasolina
Calibrador de ar de posto de gasolina    Pedro Cury

Como calibrar a bicicleta no posto

  1. Retire a tampa plástica da válvula da sua câmara, se houver.
  2. Se for válvula de bico fino, abra-a e enrosque o adaptador para bico grosso.
  3. Se o calibrador for digital, escolha a pressão desejada conforme a tabela abaixo. Tenha certeza que está na escala correta (normalmente psi / libras).
  4. Se o bico do calibrador tiver uma pequena trava de metal, aperte-a para permitir o encaixe na válvula. Se não tiver, é preciso ficar segurando o bico enquanto a calibragem é feita.
  5. Em calibradores digitais, normalmente quando você pressiona o bico na válvula, o ar já começa a ser bombeado. Se isso não acontecer, pressione o botão “Pneu Vazio” do calibrador.
  6. Repare que assim que o processo se inicia, o valor que aparece no calibrador é a pressão atual do pneu, assim você pode saber se estava muito vazio e se sua câmara costuma perder muito ar.
  7. O calibrador emite um sinal sonoro quando processo termina. Porém, ele pode ficar bombeando diversas vezes até chegar na pressão exata colocada. Espere o sinal.
  8. Nos calibradores manuais, quando o bico é pressionado / encaixado, um ponteiro mostra a pressão atual. E então é preciso acionar uma alavanca no calibrador para dosar a quantidade de ar. Segure esse alavanca por alguns segundos e solte. Ao soltar, você terá a nova leitura. Repita o processo até chegar ao número desejado.
  9. Feche a válvula, caso seja de bico fino. E coloque a tampinha externa, caso você a tenha.

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Como calibrar o pneu da bike com bombas manuais

  1. Verifique se o bico da válvula é compatível com o encaixe da bomba. Caso contrário, use um adaptador ou altere a posição da válvula se a bomba permitir.
  2. Tire a tampa externa da válvula e no caso das de bico fino, abra a passagem de ar.
  3. Verifique se a bomba possui uma trava na válvula e fecha como abrir e fechar essa trava.
  4. Abra a trava do bico da bomba, encaixe na válvula e feche a trava para evitar que o ar vaze.
  5. Bombeie o ar para dentro até que chegue na pressão desejada caso haja um mostrador externo.
  6. Destrave o bico do calibrador e retire da válvula.
  7. Se for bico fino, feche novamente a válvula.
  8. Coloque a tampa externa, caso ela exista.

Bico da bomba aberto e travado para que não vaze ar enquanto enche
Bico da bomba aberto e travado para que não vaze ar enquanto enche    Pedro Cury


4 - Qual pressão colocar no pneu da bicicleta ?

Gostaríamos de dar uma resposta simples e direta, mas ela não existe. A pressão do pneu depende do peso do ciclista, tamanho do pneu e terreno em que será usado, além de algumas vezes o gosto pessoal.

Como saber o tamanho do pneu da bicicleta ?

A largura e diâmetro do pneu da bike, normalmente está em alto relevo, na própria borrada da lateral do pneu. A maioria das bikes de estrada e mountain bike possuem a medida de 700c ou 29" (que são equivalentes. Bicicletas urbanas de adulto quando não são dessa medida, na grande maioria tem diâmetro de 26".

Quais são as medidas de pressão ? Libras x PSI x BAR

Sem entrar no mundo da física, PSI (pound per Square Inch) é o que aqui chamamos popularmente de libras, a mesma medida que usamos nos pneus de carros também. Como uma curiosidade, BAR é uma medida completamente diferente, mas muitos calibradores possuem as duas escalas juntas. No Brasil falamos muito mais em libras (PSI).

Se o calibrador não tem mostrador (manômetro), o que fazer ?

Como falamos no início, uma das desvantagens do pneu muito vazio é ele poder furar com mais facilidade. Já a pior desvantagem é que ele torne seu rolé muito desconfortável por não filtrar corretamente as irregularidades.

Sendo assim, é melhor optar por ter um pneu mais cheio do que mais vazio. Mas fique atento para não explodir o seu pneu ao usar um compressor!

Uma regra geral é enchê-lo até que ele fique duro ao apertar, ou seja, que você não consiga deformá-lo apertando forte. Chegando nesse ponto, pare de encher, suba na bicicleta e tente ver se com o seu peso o pneu está deformando muito. Se tiver, encha mais um pouco até deformar menos. Lembre-se que isso é um quebra-galho!

Não ultrapasse a pressão máxima do pneu

Alguns pneus mais simples podem possuir um limite não muito alto de pressão recomendada. Esse dado costuma ficar na lateral do pneu. Não é recomendado ultrapassar essa medida, pois pode tornar a condução perigosa e acelerar o desgaste. Sendo assim, se a pressão ideal para o seu uso foi maior do que a recomendada para o pneu, planeje trocar de pneu.

Qual pressão colocar em pneus de bikes urbanas e de estrada

Para ajudar, montamos a tabela abaixo com dados da fabricante de pneus Schwalbe. Essa é uma recomendação geral, que serve como um ótimo ponto de partida. Veja quantas libras coloca no pneu.

Tabela - Calibragem de pneus aro 29 / 700c

Tabela de pressões recomendadas para os pneus das bikes urbanas e de estrada
Tabela de pressões recomendadas para os pneus das bikes urbanas e de estrada

Como especificado, essa tabela serve para pneus de aro 29 (diâmetro 29”) ou 700c, que são os mais comuns em bikes de asfalto. Para bikes aro 26”, ainda comuns, some 4 psi na pressão indicada.
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Qual a calibragem nos pneus de mountain bikes

Essa pergunta é ainda mais difícil do que a primeira! Mountain bikes podem andar em terrenos muito técnicos e situações fora do comum, onde pode ser importante ter uma calibragem mais certeira para influenciar alguns comportamentos. Por exemplo, um pneu um pouco mais vazio vai funcionar melhor para atropelar raízes, mas vai ter um rendimento pior.

Muitas mountain bikes modernas optam por usar sistemas sem câmara de ar, reduzindo o risco de problemas com pressões muito baixas. Isso também é um fator que pode mudar completamente a recomendação de calibragem.

A tabela abaixo é apenas um ponto de partida, para usar uma pressão segura em mountain bikes.

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Tabela - Calibragem para mountain bikes


Pneus 27.5+

Dianteiros

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Imagem: Rocky Mountain


Traseiros
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Imagem: Rocky Mountain


4 - De quanto em quanto tempo calibrar o pneu da bicicleta ?

Como uma bola de futebol ou um balão de festas, pneus de bicicleta murcham porque o ar consegue atravessar a borracha, um fenômeno chamado de permeação. Mesmo que seja um processo bem lento, em algum momento ele vai deixar o pneu vazio por completo.

A velocidade que isso acontece depende muito da qualidade da borracha, então o ideal é que você comece a notar o quanto tá acontecendo essa perda e descobrir a frequência ideal para encher.

Mesmo que não façam esvaziar completamente, outros fatores podem alterar a pressão do pneu da bicicleta, como mudanças mais bruscas de temperatura. Assim como microfuros de um espinho ou prego que ficou preso no pneu, pode fazê-lo esvaziar muito devagar de forma que seja difícil de notar imediatamente.

Dica Extra - Experimente menor pressão ao pedalar na chuva
Com o tempo chuvoso e piso molhado, a aderência dos pneus podem ficar comprometidos e vale a pena experimentar baixar um pouco a pressão. Indicamos usar 5 psi a menos que o normal para testar se a pilotagem fica mais segura. Você também pode ver outras dicas para pedalar na chuva na cidade aqui.

5 - Perguntas e Respostas - Calibração de pneu de bicicleta

Quantas libras calibrar o pneu de bicicleta aro 29 ?

Além da largura do aro (29), é preciso saber também a largura do pneu e o seu peso. Quanto mais fino o pneu e mais pesado o ciclista, mais pressão precisa ser colocada. Veja nossa tabela de pressão de aros 29 acima.

Posso usar calibradores alternativos, não próprios para pneus ?

Encher pneu com nebulizadores ou mesmo bombas para encher bola não é o ideal. No caso dos nebulizadores, como não foram feitos para “soprar ar” sem pressão, eles podem simplesmente não colocar a pressão necessária no pneu ou mesmo quebrarem.

No caso das bolas, com um adaptador correto, é possível encher pneus de bicicleta que não necessitam pressões muito altas. Mas é importante tentar medir posteriormente com um manômetro.

Para que serve a tampa externa da válvula do pneu ?

Essa tampinha serve para proteger a válvula de elementos externos. Ela evitará que o bico seja apertado acidentalmente e que água, lama e outros elementos fiquem acumulados, dificultando o uso e acelerando a corrosão. A tampinha não ajuda em nada em tampar o ar. Não sendo um item essencial, apenas recomendado.

Quer saber mais sobre pneus ?
Veja nosso artigo onde detalhamos como funcionam os pneus das bikes.

Publicado em: 08/2014 - Atualizado em: Julho 2020

Autor

Pedro Cury

Editor

Pedro Cury pedala desde os anos 90, é fundador do Pedal.com.br, editor técnico da Revista Bicicleta e fotógrafo profissional.


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