MENU

6 passos para lavar a bicicleta corretamente

Confira um passo a passo para manter sua bicicleta limpa e pronta para a ação

Manter a bicicleta com a limpeza em dia é muito mais que só uma questão de estética, uma bicicleta limpa anda melhor e dura muito mais. Afinal, a sujeira aumenta o atrito entre as partes móveis da bike, podendo acelerar o desgaste e diminuir a vida útil dos componentes.

Apesar de lavar a bicicleta em casa não ser nenhum bicho de sete cabeça, sempre corremos o risco danificar algum rolamento, riscar pintura ou qualquer coisa assim. Então, aqui vão algumas dicas e um passo a passo de como fazer uma lavagem correta em casa e sem dores de cabeça depois.

O passo-a-passo para lavar a bike corretamente


  1. Escolha os produtos de limpeza corretamente

  2. Organize o ambiente antes de começar

  3. Comece lavando a relação

  4. Lave o quadro e componentes

  5. Lave as rodas

  6. Seque bem a bicicleta


1 - Escolha os produtos de limpeza corretamente

A maioria dos itens necessários são facilmente encontrados dentro de casa, são materiais que usamos na limpeza do dia-a-dia. Contudo recomendamos que você reserve um kit específico de apetrechos apenas para a limpeza da bike, isso vai evitar a contaminação cruzada de produtos químicos e graxa.

Produtos recomendados para limpeza da bike


  • 2 baldes

  • Sabão neutro ou sabão específico para bicicletas

  • Desengraxante próprio para bicicleta

  • Esponja de pia ou esponja para lavagem de carro

  • Escova grande, daquelas usadas pra lavar tênis

  • Escova de dente ou escova de garrafa, daquelas usadas pra lavar mamadeira

  • Um pano limpo para secar a bike


Para aproveitar materiais, considere usar esponjas de pia e escova de dentes usadas.
Produtos não recomendados para limpeza da bike

  • Não use nenhum produto abrasivo ou limpadores "super potentes" destinados pra outras finalidades, a pode parecer boa, mas é muito provável que você danifique o acabamento do quadro e dos componentes.

  • Cuidado com lavadoras de pressão, você pode facilmente comprometer os rolamentos da bicicleta caso direcione o jato de água para os locais errados. Evite direcionar água com pressão nos cubos, freehub, caixa de direção e movimento central.


2 - Organize o ambiente antes de começar

Disponha todo o material que você for utilizar para que fique de fácil acesso, separe as esponjas e escovas, encha os dois baldes com água e uma porção generosa de sabão, posicione a mangueira e apoie a bike de forma segura e estável. Isso vai agilizar a lavagem e evitar que você se machuque caso a bike caia e seus dedos fiquem enroscados em algum lugar.

Foto 75025

Dependendo da frequência com que você lava sua bicicleta, você pode pensar em investir em um cavalete, hoje em dia há várias opções acessíveis no mercado. Contudo se não for seu caso comprar um, tudo bem, há diversas adaptações e soluções caseiras para manter a bicicleta apoiada de forma estável e segura na hora de lavagem. Uma das principais soluções é remover as rodas da bike e pendurá-la pelo selim no varal, numa trave ou barra. Outra possibilidade é colocar a bicicleta de ponta cabeça com cuidado para não arranhar o selim e o guidão no chão enquanto você esfrega a bicicleta.

3 - Comece lavando a relação

Aplique desengraxante na corrente, cassete e coroa e deixe agir por uns 10 minutos. Depois esfregue com uma escova pequena ou esponja (pode usar o lado abrasivo da esponja de pia na corrente) e, então, enxague. Repita o processo se necessário.

Lave a relação
Lave a relação

Para melhor limpar entre os pinhões do cassete e entre os dentes da coroa, você pode usar uma escova de dente ou uma escova de limpar garrafa. O mesmo serve para os pequenos espaços do câmbio e outros lugares de difícil acesso.

As duas dicas mais importante sobre lavagem da relação são:
Não misturar as escovas e esponjas usadas na limpeza da relação, contaminadas com desengraxantes e graxa, com as esponjas e escovas que você vai usar no resto da bicicleta. O ideal é que você tenha um kit único de apetrechos para limpar a relação e outro para o resto da bike. Caso contrário você corre o risco de esfregar uma esponja suja de graxa no seu quadro, nas manoplas ou mesmo no disco de freio.

Se usar desengraxante, use depois sabão! A maioria dos desengraxantes são oleosos e água corrente não é suficiente para removê-los totalmente da superfície. No caso da corrente, se ainda existir resíduos de desengraxante quando você for aplicar o lubrificante, o desengraxante vai interagir com o lubrificante e degradá-lo em algum grau, diminuindo a eficiência e a vida útil do lubrificante. Isso serve para rolamentos e outros locais que se aplique graxa. Para retirar totalmente o desengraxante use sempre água, sabão e um escova ou esponja.

4 - Lave o quadro e componentes

Pegue o segundo balde com água limpa e sabão e opte por esponjas e escovas macias. Retire as rodas, isso vai facilitar a lavagem do quadro e, então, comece a lavagem de cima pra baixo, da frente para trás, pelo guidão até a parte de trás da bike. Limpe tudo gentilmente, algumas pinturas de quadro riscam facilmente se colocar muita pressão na esponja. Por fim enxague e se necessário, repita o processo.

Lave componentes e quadro
Lave componentes e quadro

No caso de bicicletas com freios a disco, lembre de colocar um espaçador entre as pastilhas do freio quando retirar as rodas. Você consegue facilmente esses espaçadores em qualquer bike shop. No caso de bicicletas com freios no aro, pode-se usar o lado abrasivo da esponja da pia para limpar as sapatas do freio.

5 - Lavando as rodas

Para as rodas é recomendável o uso de uma escova grande para os pneus e uma esponja macia para aros e raios. No caso dos rotores, você pode limpá-los tranquilamente com agua e sabão e cuidado para não cortar os dedos.

Lave as rodas
Lave as rodas    Oficina H.Bike

6 - Seque bem a bicicleta

Enxugue a bicicleta com um pano que não solte fiapo, recoloque as rodas e gire um pouco o pedivela para ajudar a secar a relação e as rodas. Caso for guardar a bicicleta por um período, de um pouco mais de atenção para a secagem. Caso você pretenda pedalar num futuro próximo, deixe a bike secando um pouco ao ar livre.

Lubrifique a relação

Não destacamos como um dos passos, porém é importante sempre que lavar, lubrificar a relação, mesmo se a bike for ficar parada. O lubrificante protege contra a ferrugem e corrosão dos componentes produzidos em aço, como a corrente e o cassete. Portanto, lavou, lubrificou! Lembre-se sempre disso.

Lavagem da Bicicleta - Perguntas Frequentes

Quais os melhores produtos para limpar a bicicleta ?
Opte sempre por sabão e detergente neutro e produtos específicos para bicicleta como, desengraxantes e lava bikes. É sempre bem-vindo o uso de produtos que causem menos danos ao meio-ambiente, como os biodegradáveis.

Posso lavar a relação da bike com querosene ?
Não. O querosene, assim como o óleo diesel, a gasolina e desincrustantes usados em lava rápido, são extremamente agressivos para a bicicleta no geral. Esses produtos podem danificar a pintura, dissolver resinas e outros produtos usados na construção dos componentes e remover o tratamento químico que algumas peças, como a corrente, recebem durante o processo industrial de fabricação.

Lavar a bike com água e sabão substitui o desengraxante ?
Água e sabão são eficientes para a limpeza da bike no geral, contudo somente com o desengraxante você consegue dispersar e remover a graxa e o óleo por completo.

Posso lavar a bike com alta pressão ?
Pode, mas com moderação. Lavadoras de alta pressão são super eficientes para tirar a sujeira grossa da bike e para empurrar água para dentro dos rolamentos. Portanto, se você pretende só lavar e não fazer uma manutenção completa, use a lavadora com moderação.

É preciso secar a bike depois de lavar ?
Sim, principalmente se você não pretende usar a bicicleta logo. O processo de oxidação do metal, aqueles pontos alaranjados que as vezes aparecem na corrente e demais componentes, é natural, mas pode ser evitado. Uma das melhores formas de evitar isso é manter a bicicleta seca e lubricada.

De quanto em quanto tempo devo lavar a bike ?
Pensando numa bicicleta de uso regular, isto é, algumas vezes na semana. Para uma bicicleta de estrada é legal fazer uma lavagem todo mês, mesmo que ela não esteja tão suja, assim você não vai precisar lidar com nenhuma limpeza pesada e mantem seu equipamento em estado ótimo de funcionamento.

Para mountain bikes a frequência de lavagem é maior, a cada 15 dias é legal. Contudo se a bike estiver coberta de lama, areia ou algo assim, lave antes do próximo pedal.

Por: Thiago Monzane


Relacionados

Comentários

É tão útil a tua matéria..
Grato!

eu uso o desengraxante da Algoo, o litro custa R' 23 e ainda dilui na água. é muito bom.

Excelentes dicas!

Muito bom!



Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.