MENU

Entendendo - Hierarquia dos grupos Shimano de Mountain Biking

A Shimano é a maior fabricante de componentes de bicicleta do mundo. A seguir, você vai conhecer a linha de componentes da gigante japonesa, com um breve explicativo sobre cada produto.

Última atualização - 11/06/2021
Lembre-se que, nesta matéria, estamos falando única e exclusivamente de grupos indicados para a prática do mountain biking, seguindo dos mais básicos (Tourney) aos de uso profissional (XTR) e da linha para MTB extremo (Zee e Saint). Temos matérias dedicadas à road bike com a hierarquia dos grupos Shimano de Estrada e também sobre os grupos Shimano Urbanos.

Versões, atualizações e códigos

Todos os grupos Shimano recebem atualizações de tempos em tempos, herdando tecnologias superiores que apareceram antes nos grupos mais profissionais.

Porém, o nome do modelo não muda. Ou seja, um freio XTR do ano 2000 continua se chamando XTR em 2016, mas estes serão produtos de desempenho, desenho e compatibilidade totalmente diferentes.

Manetes de freio - Todas são XTR, porém versões (anos) diferentes
Manetes de freio - Todas são XTR, porém versões (anos) diferentes

Marcas de bicicletas ou carros em geral mantem o nome, mas diferenciam seus produtos pelo ano. Já a Shimano, usa códigos para diferencias as versões de um produto. Por exemplo, a linha de componentes Saint teve sua última reformulação em 2012 e seu código atualmente usa o sufixo M802.

Sendo assim, uma manete de freio Saint, em 2017 tem seu código BL-M820, sendo que BL siginifica brake lever (manete de freio em inglês). Então, a manete de freio da versão anterior, chamada BL-M810 é diferente da atual BL-M820, apesar de todas serem manetes de freio Shimano Saint.

Hierarquia dos grupos de Mountain Biking

Colocamos abaixo a ordem dos grupos, indo dos mais básicos aos profissionais. As imagens são uma visão geral dos componentes como referência, mas para não ficar repetitivo, não colocamos todas as variações.

Publicidade



1 - Grupo Shimano Tourney

Esta é a linha de componentes mais básica. Ao contrário do que muitos pensam, você pode montar uma bicicleta totalmente Shimano, de custo reduzido, com esta linha mais simples, porém eficaz.

Atualmente na versão TX-800, o Tourney TX possui cassetes de 8 velocidades e pedivelas com três coroas. Trata-se de um pacote de componentes voltado ao uso de passeio mais urbano, com leves incursões na terra (trilhas e estradões light).

Grupo Shimano Tourney
Grupo Shimano Tourney

A Shimano ainda oferece o grupo nas versões 6 e 7 velocidades e diversos modelos de trocador, com opções de acionamento no dedão, Thumb Shifter, e no punho com giro, Revoshifter, ou com duas alavancas. Para frear, freios V-Brake e a disco, com acionamento mecânico. A linha possui câmbios dianteiros para pedivelas de 2 velocidades.

2 - Grupo Shimano Altus

Uma linha já superior ao Tourney, a linha Altus é destinada para a prática de mountain biking casual e uso urbano. Ele possui versões com 7, 8 ou 9 velocidades no cassete. Todas com pedivelas triplos e eixos de ponta quadrada. Já o câmbio traseiro, conta com a tecnologia Shadow.

Grupo Shimano Altus
Grupo Shimano Altus

Os manetes de freios possuem acionamento por cabo e também opção para freios a disco hidráulicos. Apesar de não possuir uma pedivela dupla, existem câmbios dianteiros e trocadores Altus para 2x, além de câmbios dianteiros Side Swing.

3 - Grupo Shimano Acera

O Acera de 9 velocidades é o segundo grupo mais básico da Shimano a utilizar freios a disco hidráulicos. Seu uso é indicado para o MTB casual, com um pouco mais de autonomia e jogo de cintura. A geração atual é a M3000, que possui opções para 3x9 e 2x9 velocidades, contando inclusive com pedivelas em duas peças e eixo integrado, tecnologia que oferece muitas vantagens em relação aos tradicionais eixos de ponta quadrada ou octalink.

Grupo Shimano Acera
Grupo Shimano Acera

O câmbio traseiro recebeu o desenho Shadow e o dianteiro agora possui a opção de Side Swing. A linha Acera ainda possui versões com 8 ou 7 velocidades.

4 - Grupo Shimano Alivio

O Alivio é um semi-grupo de entrada da Shimano para uma prática mais entusiasmada do MTB. A versão mais atual, o M3100, não possui componentes como pedivela, cassetes, manetes e pinças de freios próprios, mas ainda possui trocadores, câmbios e movimentos centrais.

Grupo Shimano Alivio
Grupo Shimano Alivio

Os câmbios dianteiros possuem diversas opções de fixação, sendo todos com puxada de cabo lateral (Side Swing), somente na opção 2x9. Curiosamente, os trocadores dianteiros estão disponíveis tanto para 3x9 quanto para 2x9. O cãmbio traseiro tem desenho super compacto, sendo capaz de suportar pinhões de até 36 dentes.

5 - Grupo Shimano Deore

Segundo a Shimano, o Deore é um grupo capaz de oferecer um desempenho real, indicado para cross-country e trail em bikes rígidas ou full-suspension. Em 2020 o grupo sofreu uma grande revolução, e passou a ocupar um espaço muito maior na gama de produtos da Shimano do que sua versão anterior, o M6000.


Atualmente, o grupo está dividido em três versões, a M6100 (1x12 velocidades), a M5100 (1X11 ou 2X11 Velocidades) e a M4100 (1X10 ou 2X10 Velocidades).

O grupo de 12 velocidades possui muitas das tecnologias presentes nas gamas superiores, com a principal delas sendo o sistema de engates Hyperglide + que deixa as trocas mais rápidas. Por utilizar um cassete 10-51 totalmente compatível com seus irmãos mais velhos, ele requer o uso de uma roda livre Microspline. Para quem optar por 11 ou 10 velocidades no cassete, a roda livre é padrão Shimano.

Além disso, as linhas de 11 e 10 velocidades possuem câmbios específicos para uma ou duas coroas, e diversas opções de cassetes, inclusive um 11-51 11V e um 11-46 10V. Ainda na gama 11/10, existem diversas opções de pedivela, com uma ou duas coroas, além de câmbios dianteiros com diferentes fixações. Os freios também são bem variados, contanto com pinças de dois ou quatro pistões e manetes com o novo desenho, já contando com o segundo ponto de apoio, tecnologia Servo Wave e Ice-Tech.

Veja abaixo também sua variação Linkglide.

Publicidade


6 - Grupo Shimano SLX

O SLX M7100 é a versão de 12 velocidades do grupo intermediário da Shimano. Ele segue os mesmos padrões de projeto do XT M8100 e do XTR M9100, apostando em opções 1x12 e 2x12. Confira todos os detalhes do SLX M7100 nesta matéria do Pedal.

Grupo Shimano SLX
Grupo Shimano SLX

Assim como seus irmãos mais avançados, ele possui tecnologias como o Hyperglide + que deixa as trocas mais rápidas, além de novos freios e cubos específicos para cassetes de 12 velocidades. Seu funcionamento é bem semelhante ao dos modelos topo de linha, sendo a maior diferença alguns detalhes no trocador e, como era de se esperar, um peso mais elevado.

7 - Grupo Shimano XT

Assim como o XTR, o XT ainda está disponível em duas versões, uma para cassetes de 12 velocidades (M8100) e acionamento mecânico e outra para cassetes de 11 velocidades (M8050) e acionamento eletrônico Di2. Confira todos os detalhes na matéria de lançamento do XT M8100 no Pedal.

Grupo Shimano XT
Grupo Shimano XT

O M8100 é praticamente um clone do XTR M9100, mas com algumas mudanças que acabam elevando um pouco seu peso, reduzindo também o preço. A versão de 12 velocidades recebeu modificações nas pinças e manetes de freio e outras alterações que você conferiu nesta matéria do Pedal com o lançamento do XT de 12 velocidades. O M8100 possui versões 1x12 e 2x12, enquanto o M8050 aposta em opções 1x11 e 2x11.

Veja abaixo também sua variação Linkglide.

8 - Grupo Shimano XTR

O mais leve e tecnicamente mais avançado grupo da Shimano para praticantes de MTB está atualmente em sua versão M9100 com opções 1x12 e 2x12. Porém, a versão Di2 1x11, 2x11 e 3x11 chamada M9050 ainda está disponível, sempre com controle pelo aplicativo E-tube.

Grupo Shimano XTR
Grupo Shimano XTR

A versão de 12 velocidades que você conheceu nesta matéria do Pedal possui novas tecnologias que deixam as trocas de marcha mais rápidas e silenciosas, coroas únicas que vão de 30 a 38 dentes, pedivelas duplas e cassetes 10-51 e 10-45. Outro detalhe que foi extensamente modificado no M9100 foram os freios, que receberam versões completamente novas de manetes e pinças para 2 ou 4 pistões.

Publicidade


Grupos Shimano Linkglide

Em Abril de 2021 surgem os grupos Shimano Linkglide, contando apenas com cassete, cambio traseiro, corrente e passador.

Oficialmente, a marca posicionou as peças para quem busca maior durabilidade ao invés de peso. Porém, os rumores dizem que esse seria um grupo voltado para bicicletas elétricas, que sofrem bastante com a menor durabilidade. De qualquer forma, podem ser usados em quaisquer bikes desde que respeite as compatibilidades.

1 - Grupo Shimano Deore Linkglide

O grupo Deore Linkglide (M5130) foi apresentado com cassete de 10 marchas com a relação 11-43. O cambio traseiro conta com geometria específica para esse cassete assim como um novo trocador, customizado para esse novo câmbio. A corrente é a mesma do Deore XT Linkglide, porém ele também aceita as demais correntes de 11 marchas da Shimano.

2 - Grupo Shimano Deore XT Linkglide

Também no Deore XT Linkglide (M8130), o cassete foi o componente com maior mudança, com dentes redesenhados para esse aumento de durabilidade, mas ainda compatível com freehubs HG tradicionais e disponível apenas para 11 velocidades.

Grupos Shimano para downhill e uso extremo

Por se tratar de um equipamento mais específico, não fazia sentido manter os grupos para uso extremo da Shimano na mesma categoria dos outros, já que seria impossível encaixá-los de forma hierárquica entre os outros modelos. Veja os dois grupos para esse uso.

1 - Grupo Shimano Zee

Abaixo do Saint na hierarquia, o Zee é um pouco mais pesado e não possui algumas tecnologias. Conta com 10 velocidades na traseira e pedivela de apenas uma coroa.

Grupo Shimano Zee para Mountain Biking Extremo
Grupo Shimano Zee para Mountain Biking Extremo

O câmbio traseiro possui um projeto mais reforçado, trava e cage curto para manter a corrente sob controle em situações extremas. Apesar de funcionar com pinhões de apenas 28 dentes no máximo, ele é acompanhado de um extensor para aceitar cassetes de até 36 dentes.

2 - Grupo Shimano Saint

O Saint, atualmente na linha M802, é um grupo voltado para competidores de Downhill de alto nível, como Copas do Mundo, Mundiais e competições com alta exigência do equipamento. O pedivela tem apenas 1 velocidade e, segundo a Shimano, a peça é a mais forte de sua linha, aproveitando-se de muitas partes em aço.

Grupo Shimano Saint para Mountain Biking Extremo
Grupo Shimano Saint para Mountain Biking Extremo

Já o câmbio traseiro tem um desenho diferenciado com cage curto e trava, com capacidade total de 28 dentes, expansível para 36.

As pinças de 4 pistões de cerâmica trabalham em conjunto com discos Ice-Tech para manter o máximo de rendimento.

Tivemos a oportunidade de conhecer a primeira versão do grupo Saint no seu lançamento no Canadá ainda em 2012.

Atualizações constantes e variações

É importante lembrar que praticamente todo ano podem surgir variações grandes ou pequenas nos grupos de componentes. Estamos sempre atentos para trazer as novidades em primeira mão, mas algumas variações menores podem nem mesmo serem amplamente divulgadas. Portanto, algumas variações e características mais específicas podem ser vistas no site oficial da Shimano.

Publicidade



Componentes SRAM
A marca americana SRAM é a principal concorrente da Shimano e tem outros diferentes grupos. Confira também a hierarquia dos grupos SRAM para Mountain Biking.

Última atualização: 21/01/2020


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.