MENU

Bicicletas - Conheça os tipos e como escolher

Veja as definições populares de bicicletas e saiba qual se encaixa melhor ao seu uso

De uma simples forma de lazer até uma máquina que pode custar mais de 3 vezes o preço de um carro popular, a bicicleta existe em diversas variações, para atender muitas necessidades diferentes.

Bicicleta Urbana
Bicicleta Urbana    Chris Barbalis on Unsplash

A percepção que cada um tem da bicicleta, pode ser muito diferente. Para crianças, é um brinquedo dos sonhos, que traz uma sensação única de liberdade, para adultos pode ser uma diversão recreativa, um meio de transporte ou ser usada para o ciclismo esportivo - que conta com muitas variações e diversas modalidades, até mesmo olímpicas!

Devido à toda essa flexibilidade de uso, escolher uma bicicleta correta não é uma tarefa fácil. Claro que você pode comprar qualquer bicicleta e sair pedalando por aí, mas para ter o melhor aproveitamento, sem ter problemas mecânicos, sem dores e podendo aproveitar todos os benefícios que pedalar traz à saúde, é preciso escolher a bicicleta correta para seu uso. Vamos tentar explicar um pouco mais abaixo.

Índice - Tipos de Bicicletas


Bicicletas - Tipos, complexidade e variações

Bicicletas de todo o tipo
Bicicletas de todo o tipo    Nick Page on Unsplash

Como falamos acima, você pode usar qualquer bicicleta, para qualquer tipo de uso. Porém, quanto mais específica e adaptada para suas necessidades for a bike, melhor será o desempenho, custo e menores os problemas. Muita gente desiste de pedalar simplesmente porque comprou uma bicicleta que só dá problemas e dores no corpo.

Comparando bicicletas com carros
Em termos de variedade, é fácil fazer um paralelo entre bicicletas e carros. Para a maioria das pessoas, carros são apenas um meio de transporte. Mas veja a quantidade de variações que existem, mesmo para esse tipo de uso. Indo além, temos os carros esportivos, que vão desde carros modificados para autódromos, até a fórmula 1. Se fomos para o mundo off-road, vamos ter utilitários para estradas de terras, feitos para famílias ir para sítios, até máquinas preparadas para encarar um Paris-Dakar.

Bicicletas possuem tecnologias únicas
A bicicleta por ser um veículo de propulsão humana, traz uma série de desafios. Cada corpo humano é diferente. Temos tamanhos, força, habilidade e gostos diferentes, tornando muito difícil padronizar bicicletas. Hoje em dia algumas marcas possuem modelos exclusivamente femininos e tamanhos diferentes de quadros e componentes.

Outro desafio é que nossa força física é o motor. Então, uma bicicleta mais leve, será mais eficiente, mas também não pode ser frágil. Como atender alguém que pesa 50 kg e outra que pesa mais de 100 kg num mesmo projeto ?

Tipos de bicicletas
Bicicletas tem tantas variações, que até mesmo nós como especialistas, temos dificuldade de categorizá-las. Não basta saber o tipo de uso, mas também a frequência, intensidade e condições. Um bicicleta para andar no parque com os filhos no final de semana será diferente de uma para ir ao trabalho diariamente, encarando o trânsito e variações climáticas. Se for falar então na parte esportiva, entramos num outro universo. Vamos tentar esclarecer um pouco mais.

Definições populares de bicicletas

Como escolher uma bicicleta talvez seja a pergunta mais difícil de responder no mundo da bike. Como falamos acima, existem diversas variações, tipos de usos e cada pessoa tem suas necessidades.

Bicicletas trazem muitos componentes diferentes
Bicicletas trazem muitos componentes diferentes    Florencia Viadana on Unsplash

O foco desse artigo é justamente explicar melhor os tipos de bicicleta que existem, para quem ainda não sabe nada sobre bikes. Para começar, vamos tentar definir o que as pessoas popularmente buscam em uma bicicleta.

Bicicletas para Iniciantes

Essa não é uma definição boa. O iniciante é aquele que está iniciando em alguma modalidade do ciclismo esportivo ? Ou é alguém que busca uma bike para ir ao trabalho, mas nunca tinha usado pra isso ? Ou mesmo alguém que ainda não sabe andar de bicicleta ? Sendo assim, o tipo de uso é o que deve ser primeiro definido.

Bicicletas Básicas

Esta definição peca pelo mesmo problema da anterior. Uma bicicleta básica para certas modalidades será muito mais cara e até trará desvantagens do que uma bicicleta básica para ir ao trabalho, por exemplo. Portanto, é preciso novamente definir o uso. Básica, mas básica para que ?

Bicicletas para ir trabalhar

Apesar de não ser categorizada como um tipo de bicicleta em particular, buscar uma bicicleta para ir trabalhar (ou ir a faculdade, etc), já define seu uso, algo muito importante para a decisão da bike.

Mountain Bike na cidade vale a pena ?
Mountain Bike na cidade vale a pena ?    Daniel Frank on Unsplash

Pode parecer estranho, mas algumas características podem fazer bastante diferença em um bicicleta voltada para pedalar na cidade.

Por que não usar uma bicicleta esportiva como uma mountain bike ou speed para ir trabalhar ?
Nada impede de usar uma bike esportiva para locomoção na cidade, especialmente se você tiver uma só. Porém, vale lembrar que bicicletas desse tipo podem ter componentes muito mais caros, que sofrerão com o desgaste diário. Dependendo da sua quilometragem, pode valer a pena ter uma bike apenas para esse uso.

Outro ponto a ter atenção é sobre roubos e furtos. A bicicleta ficará presa na rua ou dentro de um local seguro ?

A não ser que você saiba tirar proveito de um bicicleta esportiva e não se preocupe com os problemas acima, bikes urbanas - que falaremos mais abaixo - são as melhores opções para pedalar na cidade. A intensidade e condições do seu uso que definirão então qual tipo de bike urbana escolher.

Bicicletas Femininas fazem diferença ?

No ciclismo esportivo, não existe uma unanimidade sobre os reais benefícios de bicicletas feitas exclusivamente para mulheres. Ainda que o corpo feminino seja diferente do masculino, todos os corpos são diferentes entre si, independente do gênero. Então, o importante, sem qualquer dúvida, é escolher o tamanho correto da bicicleta e fazer um bikefit se você busca desempenho.

Bicicleta Feminina
Bicicleta Feminina    Alesia Kazantceva on Unsplash

Já no mundo das bikes urbanas, temos algumas bicicletas com quadros de design que facilita montar e desmontar da bicicleta (sem o tubo de cima tão alto) e algumas características estéticas e de design que podem agradar as mulheres.

Bicicletas Elétricas valem a pena ?

Bicicletas elétricas nos últimos anos se tornaram de certa forma revolucionárias. A autonomia aumentou muito, o peso diminuiu e elas ganham a praticidade de ter baterias que carregam relativamente rápido. Para ir ao trabalho, sem chegar suado, é uma opção inquestionável!

Porém, elas também têm algumas desvantagens: são bem mais caras, são mais pesadas e, dependendo do modelo você fará menos exercício. Se você precisa subir escadas diariamente para guardar uma bicicleta elétrica, é preciso pensar se vale a pena.

João Edde com sua bicicleta elétrica
João Edde com sua bicicleta elétrica    Pedro Cury

Existem muitos modelos, inclusive excelentes bicicletas elétricas para mountain biking. A maioria dos modelos não funciona simplesmente usando o acelerador, você precisa sempre pedalar, porém usando muito menos força. Uma outra vantagem é que, em muitos modelos, você também pode pedalar normalmente quando a bateria acaba (porém, carregando uma bicicleta muito mais pesada).

Como já existem bicicletas elétricas tanto urbanas, quanto para mountain biking e estrada, falamos delas em cada artigo em separado.

O que é uma bicicleta aro 29 ?

Bicicleta 29 ou aro 29 se refere ao diâmetro do aro. Há poucos anos, as mountain bikes modernas abandonaram as rodas de diâmetro 26", indo para 27.5" e também 29". O motivo foi que depois de diversos estudos, mostrou-se que o maior tamanho é mais eficiente em diversas situações de trilhas, mesmo com um pouco de peso a mais.

Os 3 tamanhos ainda convivem, mas a maior parte das mountain bikes já migrou pras rodas 29" e as grandes marcas não produzem mais outros tamanhos. Alguns tipos de bicicleta, como as de Enduro e Downhill, ainda tem muitos modelos com rodas 27.5", mas vemos uma tendência a migrarem também para aro 29".

Mountain Bike na seu habitat natural
Mountain Bike na seu habitat natural    Daniel Frank on Unsplash

Bicicletas aro 29 passaram então de uma novidade para ser o novo normal em tamanho de rodas. Curiosamente, em bicicletas de estrada e algumas urbanas, se usa a medida 700c para tamanho de rodas, que é equivalente as rodas 29 polegadas (29”). Algumas vezes esses pneus são até compatíveis entre si.

Mas entenda, 29 não é um tipo de bicicleta e sim a opção mais popular de tamanho de rodas. Ou seja, você vai escolher o tipo de bicicleta, sendo urbana, mountain bike ou estrada, porém com rodas tamanho 29”.

Vale a pena ter uma bicicleta que não seja aro 29" ?
As rodas 29 são o novo padrão. O desenvolvimento de novos pneus e rodas estão agora voltados pra esse novo tamanho. Para quem busca maior desempenho esportivo, rodas 29 são melhores quase que de forma inquestionável.

Ao mesmo tempo, quem busca uma bicicleta urbana, barata, para uso eventual, poderá encontrar bicicletas muito mais baratas. Se você quer gastar muito pouco e ter uma bicicleta pra andar no parque apenas nos finais de semana, sem pretensões de melhorá-la no futuro, ter bicicletas aro 26” ou 27.5” pode ser muito mais barato.

Bicicletas e seus tipos de uso

Agora que vimos como as pessoas buscam bicicletas, vamos falar de como elas são realmente categorizadas.

Bicicletas Urbanas, Híbridas ou de Cidade

A definição de bike urbana é bastante encontrado entre as marcas e é um conceito interessante. Apesar de que qualquer bicicleta pode ser usada no meio urbano, o termo remete a locomoção ou uso recreativo. Essas bikes serão especializadas para uso na cidade, buscando a melhor relação preço / desempenho.

Como dissemos anteriormente, cada necessidade é diferente. Mesmo no uso urbano, ainda temos pessoas que usarão a bike no final de semana para ir a praia, parque ou pedalar por exercício em ciclovias, até quem vai usar a bike para trabalhar, pedalando longas quilometragens diariamente, faça chuva ou faça sol.

Indo de bike pro trabalho
Indo de bike pro trabalho    Paul Schellekens on Unsplash

Algumas pessoas mais experientes, por costume ou por possuir apenas uma bike, acabam optando por ter uma bicicleta de estrada ou uma mountain bike para uso urbano, isso está ok para quem sabe as vantagens e desvantagens desse tipo de uso.

Detalhamos nesse artigo, mais sobre bikes urbanas e seus diferentes usos para que você possa conhecer as bikes urbanas que mais encaixam na sua necessidade.

Bicicletas para Asfalto, Bicicletas de Estrada, Speed ou Road Bikes

Apesar do ambiente urbano em geral ser de asfalto, quando falamos em bicicletas de estrada estamos falando daquelas bicicletas de pneus bem finos, com guidões curvados, que buscam um excelente desempenho. Essas bicicletas são projetadas exclusivamente para andar no asfalto.

Por serem bicicletas esportivas, são mais caras, requerem maior manutenção e maior habilidade para controlá-las, especialmente na chuva e em asfalto ruim, por isso nem sempre são a melhor opção para uso urbano.

Bicicletas de Estrada (Speed) são focadas pro máximo desempenho no asfalto
Bicicletas de Estrada (Speed) são focadas pro máximo desempenho no asfalto    Pedro Cury

Existem muitos detalhes que diferenciam essas bikes entre si. Algumas são focadas na aerodinâmica, para uso no plano, como em provas de triathlon, outras para um maior conforto em longas distâncias e outras são máquinas de competição, como as vistas no Tour de France ou Olimpíadas. Saiba tudo sobre bicicletas de estradas neste artigo.

Na parte esportiva, as road bikes com suas variações, são responsáveis pela maioria das modalidades olímpicas, especialmente em velódromos. Veja mais sobre as modalidades do ciclismo de estrada aqui.

Bicicletas para trilha - Mountain Bikes

Ao falar em mountain bikes muita gente imagina um cenário natural de montanha ou mesmo uma atividade radical. São chamadas também de bicicleta de trilha e quando falamos de bicicletas aro 29 estamos também falando de mountain bikes.

Curiosamente, muita gente também associa a uma bicicleta de locomoção urbana, pois no passado existia no Brasil uma oferta muito maior desse tipo de bicicleta, sendo uma opção boa para uso urbano na época - algo que ainda é verdade em muitas regiões. Porém, o intuito delas é o uso fora de estrada, em estradas de terra ou trilhas técnicas.

Mountain Biking de verdade
Mountain Biking de verdade    Thiago Lemos

Essas bicicletas são voltadas para o esporte e são as que tem maior variação, de acordo com as modalidades do mountain biking, que falamos aqui. Falamos também sobre como escolher uma mountain bike e seus tipos neste artigo, além de explicar porque ela não é a melhor opção para uso urbano.

Bicicletas para trilha e asfalto

É possível uma bicicleta ser usada tanto em trilhas quanto no asfalto ? Sim, mas com algumas limitações. Tudo vai depender dos rigores das trilhas e resultados que você busca

Uma bicicleta para asfalto, para ter melhor desempenho, sempre terá pneus slicks (lisos) e usarão pressões mais altas. Porém, para pedalar na terra, esses pneus são escorregadios e a pressão mais alta traz bastante desconforto.

Em um parque ou estradão de terra, sem curvas tão fechadas, onde passam carros e sem grandes inclinações, isso não é um grande problema.

Porém, em trilhas de verdade, com raízes, buracos maiores e pedras, será muito desejável uma bicicleta com pneus mais largos, com cravos, pressão baixa, além de suspensões. Itens que não inviabilizam, mas diminuem muito o desempenho no asfalto.

Bicicleta para trilha e asfalto existe ?
Bicicleta para trilha e asfalto existe ?    Dawid Labno on Unsplash

Portanto, se você não for pegar trilhas técnicas, uma mountain bike básica ou bike urbana, servem para andar na terra. Se passar a ser algo constante e mais especializado, você sentirá a necessidade de melhorias, especialmente nos pneus.

Uma categoria que entrou na moda recentemente é das bicicletas Gravel, que falamos aqui. Essas bikes são de certa forma uma adaptação das speeds para um uso em estradas de terra. Usam pneus slick ou semi-slick, porém mais largos, mas mantém o guidão curvado e outras características.

O que mais saber antes de comprar uma bicicleta ?

Conseguiu saber qual bicicleta é a ideal para você ou ainda está perdido ? Se você é novo nesse mundo da bike, você precisa mesmo é começar. Ao longo do tempo você irá aprender mais sobre equipamentos e principalmente sobre o que se adapta melhor a você.

Cynthia Howlett com sua bicicleta urbana
Cynthia Howlett com sua bicicleta urbana    Pedro Cury

Porém, mais importante que o tipo de bicicleta é escolher o tamanho correto, fazer as regulagens necessárias pra você e não esquecer de acessórios básicos como o capacete.


Relacionados

Comentários



Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.