MENU

Como ajustar a altura do selim da bicicleta

De todas as medidas da bicicleta, a altura do selim é certamente uma das mais importantes. Por isso, vamos começar este texto destacando que, a melhor forma de ajustar sua bike é fazer um bike fit. Somente um profissional treinado e capacitado poderá ajudar você a encontrar a posição ideal na bicicleta, e essa é a melhor forma de evitar dores e lesões decorrentes da postura incorreta.

Dito isto, existem algumas outras maneiras de encontrar uma altura funcional para o banco da bike, alguma mais, outras menos precisas.

Antes de começar - Saiba como ajustar

Bicicletas tem sistemas diferentes para afrouxar e apertar o canote (o cano que segura o selim). Independente de como funciona o sistema da sua bicicleta, é importante:
- Nunca subir o canote acima da junção dos tubos do quadro ou aonde estiver estabelecida uma marca de limite.
- Nunca apertar excessivamente, especialmente se for em uma bicicleta cara com canote de carbono

Método do Calcanhar no pedal

Este método consiste em vestir o calçado que você vai usar para pedalar e apoiar o pedal no calcanhar. Nesta posição, a joelho deve ficar levemente flexionado quando você estiver sentado no selim, com o pedal na posição mais distante possível.

Método do calcanhar no pedal
Método do calcanhar no pedal

Observação 1 - Para medir, usamos o calcanhar, mas quando vamos pedalar, devemos colocar o centro do eixo do pedal na "bola do pé".

Observação 2 - Este método funciona melhor com tênis com a sola de altura mais constante. Muitas sapatilhas de estrada, por exemplo, mal possuem um solado - com a variação de altura entre o taquinho e o calcanhar da sapatilha, este método não costuma funcionar.

Método LeMond

Este método foi criado pelo ex-ciclista Greg Lemond e é bastante útil para um ajuste rápido, porém relativamente preciso.
Primeiro, meça seu cavalo. Para isso você deve:
- Estar descalço
- Usando a bermuda de ciclismo
- Apoie as costas contra uma parede
- Com as pernas paralelas
- Coloque um livro ou outro objeto entre as pernas e, pressionando contra o seu períneo, peça para alguém medir a altura do seu cavalo

Como medir o cavalo para ajustar o selim
Como medir o cavalo para ajustar o selim

Depois, multiplique a altura do seu cavalo por 0.883. Está será a distância entre o topo do seu selim e o centro do eixo do movimento central da bicicleta.

Observação - Esse método não leva em conta o tamanho da pedivela da bike, que pode variar bastante.

Fórmula 109%

Meça seu cavalo seguindo o passo-a-passo acima e multiplique a altura dele por 1.09. Essa será a distância entre o topo do seu selim e o centro do eixo do pedal da bicicleta, com ele na posição mais distante possível do selim.

Método 109% para ajustar o selim
Método 109% para ajustar o selim

Observação - Para dar certo, é importante colocar o pedal na posição mais longe do selim, que é diferente do ponto mais baixo do pedal.

Apenas um ponto de partida

Preste atenção no seu corpo. Esses ajustes são apenas um ponto de partida para evitar erros drásticos, evitando assim lesões. Se sentir dores ao pedalar, pare imediatamente a atividade e procure ajuda profissional. Em geral, dores na frente do joelho costumam indicar um selim muito baixo. Dores atrás do joelho costumam indicar um selim muito alto.

Um sinal claro de que o selim está alto é o movimento do quadril quando o pedal está no ponto mais baixo.

Observação - Sentir dores ao pedalar não é normal. Procure ajuda médica e de um profissional de bike fit.

Mais sobre selins

Apesar de poder ter relação com a altura, dores na bunda ao pedalar tem maior relação com o tipo de selim, questão que tratamos neste artigo.


Relacionados

Comentários



Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.