home

Introdução


1 JAN, 2000     Pedro Cury    



Definir uma modalidade esportiva não é tão simples, e se tratando do ciclismo, temos um mundo em nossa volta com diversos termos e estilos. As duas rodas caminham pelo Ciclismo de Estrada, Pista, BMX, Mountain Biking, transporte urbano, lazer e muitas sub-divisões.

imagem
Bicicleta Tom Ritchey 21 Marchas - Uma das primeiras mountain bikes

Focando no Mountain Bike, vamos destrinchar os detalhes e entender essa modalidade que encanta e adquiri cada vez mais adeptos mundo a fora, seja pela adrenalina, contato com a natureza ou pelo simples prazer de se pedalar, competir ou apenas se divertir.

O que é Mountain Bike?

Se considerarmos mountain biking como andar de bicicleta em montanhas, tudo começou quando inventaram as primeiras bicicletas, mas se levarmos um pouco a sério, tudo começou quando foram inventadas as bicicletas de marcha. É claro que existiam pessoas que tentavam fazer mountain bike com bicicletas sem marcha, como ainda existem os adeptos do single speed. Com a evolução das tecnologias, o mountain bike se tornou mais popular e mais prazeroso, hoje difundido mundialmente.

O esporte não para de crescer, a cada dia com novos adeptos e a tendência é evoluir e crescer ainda mais. Os preços das bikes começam a partir de R$ 1.500 para modelos mais básicos podendo chegar até o preço de carros de luxo, entre uma gama enorme de marcas nacionais e importadas.

O Mountain Bike tem como categorias principais: Cross Country, Downhill, Dual Slalom ou Four Cross, Freeride (Slope Style), Enduro e Biketrial.

Cross-Country

São corridas de longa distância, mais de 30 Km normalmente, chegando as vezes a mais de 100 Km com terreno variado e com várias subidas e descidas, além das Ultra-maratonas que tem sido um grande desafio para quem gosta de por seu corpo ao limite. Normalmente os circuitos não são muito técnicos e podem ser circuitos fechados com várias voltas ou ponto a ponto (trip trail). Para praticar você precisa ter uma bike leve, quanto mais leve melhor, de boa qualidade e você precisa ter muita resistência física. As velocidades máximas normalmente não passam de 50 Km/h. Assista um vídeo da modalidade abaixo.



Downhill

Apenas descidas. Normalmente as pistas são bem íngrimes e técnicas, com pedras, saltos, raízes e outros obstáculos. São pistas curtas, dificilmente mais de 4 km. A velocidade pode passar de 70 Km/h em algumas provas. Para participar é necessário ter acessórios especiais de proteção e uma bike feita especialmente para essa modalidade, com duas suspensões, pneus grossos, freios a disco, etc. Assista um vídeo da modalidade abaixo.



Dual Slalom / Four Cross (4X)

É como o Slalom do Esqui, mas com dois competidores correndo em pistas paralelas. São colocadas bandeiras por onde o piloto deve passar, fazendo muitas curvas fechadas. E correm dois competidores ao mesmo tempo em pistas paralelas e quase idênticas. Antes eram usadas bikes de downhill para descer, mas já são fabricadas bikes especialmente para dual slalom. As descidas também duram pouco como no downhill.

Atualmente a modalidade acabou se convertendo para 4X (four cross), onde usa-se uma pista única e correm 4 pilotos por vez. A construção de pistas paralelas se mostrou muito complicada no passado. Assista um vídeo da modalidade.



Freeride

Atualmente o freeride evoluiu em algumas vertentes e principalmente em muita tecnologia na fabricação de bicicletas específicas. Hoje as bicicletas de freeride variam entre as Big Jumps, Slope Style (dirt jump, street park e downhill misturados na mesma arena) e Urban Assault. Basicamente elas foram feitas pra pessoas que gostam de pedalar seriamente, mas não num nível profissional. Hoje em dia já existem competições de freeride, onde são julgados técnica, dificuldade e estilo, ao invés de rapidez. Assista um vídeo da modalidade



Biketrial

É uma categoria onde o competidor precisa passar obstáculos grandes como: latões de lixo, escadas (subindo, é claro), mesas de camping (aquelas bem altas), carros e esse tipo de coisa, além dos cenários naturais, com pedras, madeiras e outros obstáculos naturais. Ganha o competidor que menos encostar o pé no chão. As bikes normalmente usam quadros muito pequenos, aros menores, freios hidráulicos e pneus bem vazios para o competidor poder "quicar" melhor. Assista um vídeo da modalidade:



Enduro

Uma das modalidades mais novas do MTB, é a mistura do downhill com o cross country. Os circuitos têm descidas longas e com muitos trechos para pedalar, até algumas subidas, dividido em várias etapas num final de semana. 2013 foi o ano de abertura da Enduro World Series, o campeonato mundial da modalidade. As bikes já estão sendo fabricadas especialmente para a este fim, que nasceu do conceito mais abrangente do all mountain. Assista um vídeo da modalidade:


Comentários





Relacionados