MENU

Como escolher óculos de ciclismo

Entenda porque é importante escolher um modelo adequado.

Óculos de proteção são um dos equipamentos de segurança mais importantes para o ciclismo. Junto com luvas e capacete, eles se enquadram na categoria "não saia de casa sem ele".

Mas, muita gente ainda fica na dúvida de qual tipo de óculos escolher, ou mesmo se vale a pena investir em óculos específicos para ciclismo. Se este é o seu caso, confira as dicas abaixo e acerte na escolha.

Índice - Como escolher óculos para andar de bicicleta ?

  1. Por que usar óculos para pedalar
  2. Escolha óculos específicos para ciclismo
  3. Escolha a luminosidade da lente
  4. Tecnologias de lentes
  5. Óculos para ciclismo de estrada
  6. Óculos para Mountain Biking
  7. Conforto e peso são essenciais
  8. Armação também é importante
  9. Teste o encaixe com o capacete

Como escolher óculos para andar de bicicleta?
Como escolher óculos para andar de bicicleta?

Publicidade


1 - Por que usar óculos para pedalar

Segurança contra impactos
Não precisamos nem discutir que a segurança é um dos fatores mais importantes para o ciclista. E ter dificuldades na visão quando se está pedalando pode ser fatal.

Um dos benefícios do óculos é proteger os olhos de impactos diretos mais agressivos como galhos, pequenas pedras, lama e até insetos, ou alguns menos prejudiciais como poeira e chuva. Claro, eles também podem ajudar a proteger numa queda.

Melhor visão
Ter uma visão claro também é um fator de segurança. Lentes corretas para determinadas situações podem ajudar na identificação de obstáculos. Assim como ajudar quem tem algum grau de fotofobia.

Um impacto nos olhos como falamos acima pode não causar danos, mas pode deixar o ciclista sem enxergar por alguns segundos e nem sempre a situação permite uma parada rápida, como estando no meio de um pelotão.

Conforto Visual
Pode parecer estranho que algo pendurado ao seu rosto possa significar mais conforto, porém pense naquela situação de nuvens entrando e saindo da frente do sol ou mesmo quando ele está mais de frente.

Em casos assim, muita gente acaba tendo maior dificuldade de se adaptar e, além da segurança, isso também gera um desconforto e distração que podem ser evitados.

2 - Escolha óculos específicos para ciclismo

Sim, obviamente você pode utilizar um óculos convencional para pedalar, mas isso pode não ser a melhor ideia, por diferentes motivos. Muitas vezes, óculos não esportivos não possuem lentes com resistência contra impactos. Em casos mais graves a lente pode estilhaçar, criando uma ponta que pode furar seu olho.

Além disso, o próprio formato da lente e da armação pode reduzir seu campo de visão, ou mesmo permitir que objetos (ou insetos), cheguem aos seus olhos com mais facilidade. Atualmente, a imensa maioria dos óculos possuem proteção contra raios solares, portanto essa preocupação é menor.

3 - Escolha a luminosidade da lente

Óculos de sol possuem diferentes níveis de transparência, com as mais escuras bloqueando mais a luminosidade. Por isso, antes de escolher seu óculos, convêm prestar atenção neste detalhe.

Lentes transparentes
Lentes transparentes

Categoria 0 Lentes transparentes ou com tons muito leves que transmitem mais de 80% da luz.

Categoria 1 Lentes levemente coloridas transmitem entre 43% e 80% da luz. Para luminosidade solar baixa.

Categoria 2 Lentes que possuem uma transmissão entre 18% e 43% da luz indicadas para luminosidade solar média.

Categoria 3 Transmissão da luz entre 8% e 18%,indicadas para forte luminosidade solar em zonas com muito sol.

Transmissão da luz visível entre 3% e 8 adequadas para condições de extrema luminosidade como a prática do esqui.

4 - Escolha as tecnologias das lentes

Além da luminosidade, as lentes também podem possuir diversas tecnologias, veja algumas delas.

Como escolher óculos para andar de bicicleta?
Como escolher óculos para andar de bicicleta?


Proteção UV - Atualmente, não é preciso destacar a importância deste tipo de proteção contra os raios nocivos do sol. Não compre óculos sem este tipo de segurança.

Lentes fotocromática - Possuem a capacidade de mudar de cor conforme a luz ambiente, ficando mais escura em locais claros e mais claras em locais escuras.

Lentes extras - Muitos óculos são acompanhados de lentes adicionais, geralmente na versão mais clara para ambientem com pouca luz.

Tratamento hidroleofóbico -Tratamento especial na lente que repele a lama e o acúmulo de sujeira na lente.

Anti embaçante - Principalmente em velocidades baixas, os óculos podem embaçar. Por isso, alguns modelos apostam em tratamentos com produtos especiais e aberturas de ventilação.
Aberturas de ventilação
Aberturas de ventilação


Lentes Polarizadas - Este tipo de lente possui um tratamento especial que reduz os reflexos, melhorando s visualização de objetos no caminho. Mas, em alguns casos, eles dificultam a visualização de telas de computador e celulares.

5 - Óculos para ciclismo de estrada

Para andar na estrada, óculos sem armação na parte de cima são melhores, principalmente quando pedalamos em uma posição mais aero. Assim, nada fica no campo de visão com a cabeça baixa. Além disso, a estrada costuma ser mais clara, por isso lentes mais escuras normalmente funcionam melhor.

Amplo campo de visão
Amplo campo de visão


6 - Óculos para Mountain Biking

Nas trilhas, é interessante ter um óculos grande, que ofereça bastante proteção para o rosto. Por isso é importante verificar se ele encaixa no seu capacete, já que muitos modelos indicados para mountain biking também são maiores, principalmente os de trail e enduro.

7 - Conforto e peso são essenciais

Não se esqueça que o detalhe mais importante de um óculos é o encaixe dele no seu rosto, senão você pode acabar não usando. É importante que ele se adapte muito bem, já que você deve passar algumas horas pedalando com ele. Além disso, modelos mais leves pesam menos no nariz, o que também ajuda no conforto.

Almofadas no nariz e na haste - Um bom óculos de bike possui regiões acolchoadas nos pontos de contato. Isso aumenta o conforto e evita que o óculos saia do lugar.

8 - Armação também é importante

A armação deve ser flexível, leve e com uma boa capacidade de se adequar ao rosto do ciclista. Além disso, evite modelos feitos de material plástico mais duro, que pode quebrar em uma queda. Muitos modelos apostam em materiais como o TR90 e similares para atingir este objetivo.

9 - Teste o encaixe com o capacete

Um detalhe que vale a pena prestar atenção é como o óculos vai interagir com o capacete. Em alguns modelos, a haste pode não se encaixar corretamente com as tiras ou com o sistema de retenção do capacete - por isso, se for testar o óculos antes de comprar, leve seu capacete junto.

Quer descontos em óculos de ciclismo ?

O Pedal tem muitos parceiros no mundo da bike e você pode se cadastrar aqui pra receber ofertas de parceiros verificados.


Relacionados

Comentários

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.