MENU

Como escolher um selim (banco) para bicicleta

Confira as dicas abaixo e escolha um selim para pedalar com mais conforto e livre de dores

     

O selim é responsável por apoiar boa parte do peso do ciclista. Por isso, principalmente quando se está começando, muita gente sofre com dores e desconfortos. Apesar de ser normal sentir-se um pouco desconfortável nos primeiros pedais, pelo corpo ainda não estar adaptado, existem algumas dicas para reduzir estas dificuldades.

Foto 75608

Confira as dicas, faça a escolha certa e evite cair nas armadilhas mais comuns na hora de optar por um novo bancp para sua bicicleta.

Capa de gel no selim vale a pena ? Faz diminuir a dor ?

A princípio, a capa de gel pode parecer uma boa opção, mas infelizmente nada poderia estar mais longe da verdade. Isso acontece por que, apesar de serem super macias, elas fazem com que o peso do corpo fique apoiado no lugar errado.

Capa de gel
Capa de gel

Durante uma pedalada, o peso do ciclistas deve ficar apoiado nos ísquios, que são aqueles dois pequenos ossinho que ficam na parte de baixo da bunda. Não é a toa que, em inglês, eles são chamados de "sit bones", ou "ossos de sentar".

A capa de gel, assim como um selim com gel super mole, faz com que o peso fique concentrado no períneo, o que em pedais médios e longos costuma gerar problemas de dormência e dificuldades na circulação do sangue.

Dor na bunda ao pedalar ou após - Como resolver ?

Assim como outras fontes de dor ao pedalar, fazer um bike fit sempre é a melhor opção para diagnosticar. Isso porque, durante o processo de ajuste postural, o profissional fará uma medição da distância entre os seus ísquios - o primeiro passo para encontrar um selim adequado.

Para fazer esta medição, você precisará sentar em uma almofada especial que fica deformada por alguns instantes, permitindo medir a distância entre os ossos. Com essa informação, você deve comprar um selim da largura adequada para o seu corpo.

Algumas lojas possuem equipamentos para fazer algumas medições, contando também com esta almofada, facilitando muito essa busca.

Antes de ir às compras, confira este texto do pedal para entender tudo sobre as diferentes partes de um selim de bicicleta.

Outro detalhe que faz toda a diferença é utilizar uma boa bermuda ou bretelle de ciclismo. Nelas, o posicionamento e a dureza das almofadas ajudam a prevenir dores. Além disso, por não terem costuras, elas ajudam a evitar problemas com atrito como as assaduras.

Formato do selim

O formato do selim tem uma grande influência no conforto que ele proporciona. Porém, é impossível dizer qual é o melhor formato, já que isso tem a ver com o formato do corpo de cada um. Por isso, a melhor opção é testar diferentes tipos de selim.

Para quem vai pedalar por longos períodos sem descanso, fica impossível saber se ele não vai causar dores em longo prazo, mas também é fácil perceber quando um selim realmente não vai funcionar para você.

Diferentes formatos de selim
Diferentes formatos de selim

Apesar disso dessa imprevisibilidade, a posição do corpo durante o pedal e até a flexibilidade do corpo do ciclista tem a ver com o formato do selim.

Algumas regras gerais são:
- Se a bike tiver uma postura mais ereta, selins mais planos costumam funcionar melhor.
- Se você tem um alongamento bom, selins planos também tendem a apresentar mair conforto.
- Bicicletas com a frente baixa combinam mais com selins com a frente estreita.
- Selins arredondados posicionam melhor o corpo, mas podem provocar um pouco mais de pressão na região do púbis.
- Se você senta ereto, suas pedaladas são curtas e você não usa roupas de ciclismo, procure um selim com a ponta curta e traseira mais larga e acolchoada.

Importante - Todas as recomendações acima são genéricas. É muito importante destacar que o formato do selim é uma escolha extremamente particular e que depende de testes.

Selim com sulco central / antiprostatico

Muitos selins possuem um sulco central, que em teoria serve para aliviar a pressão no períneo. Por isso, se você está sentindo algum tipo de dormência ou formigamentos na região, testar destes selins seja uma boa opção.

Mais uma vez, a adaptação é bastante particular, até porque outros fatores como a inclinação do corpo podem afetar a pressão que é exercida no períneo. Isso quer dizer que, normalmente, deixar o corpo mais ereto permite concentrar o peso nos ísquios.

Algumas pessoas começaram a chamar esse modelos de selins antiprostaticos, porém não existem referências desse termos nas melhores marcas e,como falamos abaixo, não existe unanimidade sobre o banco da bicicleta causar problemas na próstata.

Selins para gordinhos

Inevitavelmente, pessoas acima do peso vão sofrer um pouco mais com dores do selim. Afinal, simplesmente existe mais pressão sendo aplicada. Além de procurar por selins mais resistentes, é importante verificar se o modelo escolhido não tem nenhum tipo de proteção rígida ou outros pontos que possam gerar atritos com o corpo.

Selins com molas

Alguns selins apostam em molas, elastômeros ou outros mecanismos para absorver os impactos e irregularidades. Vale destacar que a ação deste tipo de mecanismo é muito limitada e que dificilmente isso vai resolver um problema de dor ao andar de bike. Até porque, a dor ou a falta dela tem mais a ver com sua adaptação ao selim do que qualquer outra coisa.

Selim com molas
Selim com molas


Selins para mulheres

Homens e mulheres são anatomicamente diferentes, e por conta disso muitas mulheres se dão melhor com selins femininos. Muitos desses apostam em um desenho diferenciado e a parte traseira mais larga, já que mulheres costuma ter o quadril mais largo.

Selim feminino
Selim feminino

Neste artigo do Pedal, você confere tudo o que você precisa saber para encontrar o selim feminino ideal.

Selins específicos para modalidades

A maioria dos fabricantes oferecem selins por categorias, mas absolutamente nada impede de você usar um selim de estrada na trilha ou vice-versa. Via de regra, selins de MTB são mais planos e os de estrada sendo mais arredondados - mas isso não é uma regra inquebrável.

Acima, um selim de MTB. Abaixo, um de estrada.
Acima, um selim de MTB. Abaixo, um de estrada.

Muitas vezes, selins de trilha apresentam reforços nas laterais para evitar danos nos frequentes tombos do MTB. Além disso, alguns selins de estrada possuem uma extensão atrás - não utilize este tipo de selim em trilhas, já que é fácil enroscar a bermuda neles.

Selim de contra-relógio
Selim de contra-relógio

Muitas bikes de contra-relógio apostam em selins com a frente super curta. Com eles, o ciclista pode assumir uma posição super aerodinâmica sem aumentar demais a pressão no períneo. Além disso, eles permitem mover o selim mais pra frente sem esbarrar na regulamentação de UCI que impõe um limite na posição da ponta do selim em relação ao movimento central da bike.

Pedalar deixa infértil, impotente ou prejudica a próstata ?

Os estudos mais recentes não apontam nenhuma relação entre andar de bicicleta e perda de fertilidade ou impotência. Porém, alguns estudos sugerem que existe uma relação entre as horas pedaladas e câncer ou aumento da próstata em homens acima de 50 anos.

Apesar disso, este estudo foi feito com poucos pacientes, e o número de horas pedaladas necessárias é bastante grande. Por conta disso e do fato deste trabalho conflitar com os resultados de outros estudos, o próprio autor do projeto, o Dr. Milo Hollingworth da University College London afirmou que os dados "São difíceis de interpretar".

Segundo ele, os homens podem pedalar o mesmo o tempo que eles sempre pedalaram, já que os inúmeros benefícios para a saúde associados com a prática do ciclismo mais do que compensam esta possível, mas não totalmente comprovada, relação entre o ciclismo e problemas na próstata.

Testes, modelos e linhas

No fim, a melhor coisa que você pode fazer para procurar um selim correto e testar diferentes modelos, até achar o mais adequado. Nessa hora, uma informação muito importante é que as fábricas costumam ter o mesmo modelo de selim em diferentes versões, mas com o mesmo formato básico.

Mesmo desenho, diferentes tecnologias
Mesmo desenho, diferentes tecnologias

Por isso, procure por selins mais simples e com bom custo x benefício para testar. Depois que achar um modelo que te agrade, você pode procurar por uma versão mais avançada e leve, feita com materiais mais modernos e tecnologias mais atuais. Com selins hoje chegando até 3 mil reais, é importante descobrir qual tipo de selim se encaixa melhor no seu corpo, antes de investir.


Conteúdo Relacionado

Comentários