MENU

Dicas para pedalar de speed na chuva

Prepare sua bike para rodar nas estradas com mais segurança

Com a chegada da temporada das chuvas, fazer algumas alterações na sua bike de estrada e estilo de pedalada podem ajudar a ter uma experiência mais segura e, de quebra, gerar menos desgaste na bike.

Separamos algumas dicas essenciais para que você pedale sua road bike nos dias mais complicados. Se você procura dicas mais gerais, veja nossas dicas de como pedalar na chuva na cidade.

Abra a capa de chuva na subida
Abra a capa de chuva na subida    Paulo Prezoto

Índice - Dicas para pedalar de speed na chuva


Publicidade

Prepare-se para furos

A sujeira molhada tende a grudar mais no pneu. Além disso, a água age como um lubrificante para objetos penetrantes. Por isso, em dias de chuva, prefira pneus mais resistentes ou outras proteções como a fita anti-furo, e leve mais remendos e câmaras reserva.

Veja todas as nossas dicas para evitar furos no pneu da bicicleta neste artigo.

Use lubrificante apropriado para chuva

Alguns lubrificante de corrente são extremamente ineficientes na água. Por isso, procure produtos indicados para climas chuvosos. Damos mais dicas de como lubrificar a corrente da bicicleta nesse artigo.

Utilize um bom sistema de iluminação

Mesmo que você ande somente durante o dia, apostar em um bom sistema de luzes certamente faz bastante diferença na segurança do seu pedal.

Na chuva, onde a visibilidade automaticamente fica prejudicada, as luzes tornam-se ainda mais importantes. Existem alguns modelos indicados para uso diurno que, apesar de serem mais caros, oferecem ótima visibilidade mesmo no claro.

Vale lembrar também que muitas roupas de ciclismo possuem áreas refletivas, que funcionam muito bem quando o farol de um veículo ilumina. Veja mais motivos para usar roupa de ciclismo aqui.

Iluminação é essencial ao pedalar na chuva
Iluminação é essencial ao pedalar na chuva    Paulo Prezoto

Paralamas para speed

Se o uso da bike for mais esportivo, muitas vezes para-lamas grandes e pesados não são a melhor opção. Para quem pedala por esporte, um para-lama estilo “ass-saver” resolve o problema sem pesar demais, ou deixar sua bike de estrada feia.

Capas de chuva ou corta-vento ?

Muitas vezes, se o frio não for intenso, uma jaqueta ou colete corta-vento resolvem o problema da temperatura em pedais na chuva. Isso porque, apesar de não serem a prova d'água, elas evitam que o vento gele o corpo.

Se além de chuva, tiver muito frio, confira também nossas dicas para pedalar no frio.

Use óculos adequados

A tentação de não usar óculos na chuva é grande, mas por questões de segurança, isso não é recomendado. Bons óculos de ciclismo, além de te proteger, não vão embaçar e o uso de lentes aumentará sua visibilidade da estrada.

Veja a importância e como escolher um óculos de ciclismo.

Evite pelotões grandes

Na chuva, as chances de queda no se multiplicam, e no pelotão o risco torna-se ainda maior. Isso acontece por motivos como menor aderência, menor visibilidade, frenagens mais longas e objetos pouco visíveis no chão.

Vale sempre lembrar das recomendações de como pedalar em pelotão, para sempre manter a boa convivência e segurança de todos.

Dicas para pedalar na chuva de speed
Dicas para pedalar na chuva de speed    Paulo Prezoto

Mantenha distância

Conhecido também como "andar de roda", pedalar próximo a outro ciclista traz vantagens aerodinâmicas.

Mas além de aumentar os riscos de acidentes, quem vai de roda na chuva ganha de presente um belo jato de água suja na cara - cortesia do pneu traseiro de quem vai a frente.

Abra a capa na subida, feche na descida

Se estiver usando uma capa de chuva, abra o zíper na subida e evite forçar demais para não ficar com o corpo suado e molhado. Antes de descer, feche o zíper para manter o peito aquecido.

Cuidado com a sapatilha no posto de gasolina

Aquela pausa para tomar um café quentinho fica ainda melhor em um dia de chuva. Porém, muito, muito, muito, muito cuidado para não escorregar com o taquinho da sapatilha em pisos de pedra ou cimento de posto de gasolina, principalmente se o taquinho for Look - sério, já vimos pedais acabarem assim.

Dicas para pedalar na chuva de speed
Dicas para pedalar na chuva de speed    Paulo Prezoto

Evite estradas e rodovias movimentadas

Na estrada, o risco de algum motorista perder o controle do veículo na chuva é maior. Por isso, evite pedalar em locais onde o risco de acidente seja elevado.

Lave a bike depois da chuva

Se você pegou chuva, convém lavar e lubrificar a bicicleta o quanto antes. Isso é importante para evitar que contaminantes e a água causem acelerem a degradação da bike. Também é importante ficar de olho no desgaste da transmissão e dos freios, que ficam bem mais aceleradas em condições de chuva.

Confira algumas dicas de como lavar a bicicleta. Se lavar a bike não for possível, tente ao menos lavar a transmissão - aplique lubrificante para evitar o surgimento de pontos de ferrugem, mesmo que você vá fazer uma limpeza mais cuidadosa depois.

Observe o desgaste dos freios e transmissão

Andar na chuva acelera o desgastes de componentes que sofrem com atrito constante, já que a água e as sujeira agem como um esfoliante. Por isso, atenção ao desgaste da corrente e dos demais componentes da relação.

Muito cuidado com o desgaste de sapatas e pastilhas de freio, já que alguns modelos degradam-se extremamente rápido no molhado.

Cuidado com poças d´água
Cuidado com poças d´água

Considere treinar no rolo em dias de chuva

Andar de bike de estrada na chuva pode ser bastante arriscado, já que os pneus são finos, a velocidade é alta e a aderência é baixa. Além disso, bikes de estrada no molhado tem o péssimo costume de escorregarem de uma vez, causando tombos onde a defesa fica comprometida.

Outro detalhe é que, na chuva, risco de envolver-se em acidentes com outros veículos cresce exponencialmente.

Por isso, se achar que deixar de sair de casa quando está chovendo não vale a pena, confira nossas dicas para escolher o rolo de treino ideal e entenda mais sobre o Zwift, um simulador de ciclismo virtual.

Esperamos que com as dicas do Pedal.com.br, sua pedalava na estrada seja mais proveitosa e principalmente mais segura!


Relacionados

Comentários



Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.