MENU

Shimano anuncia recall de pedivelas Ultegra e Dura-Ace

Segundo comunicado, são cerca de 760 mil peças no Canadá e EUA; Número pode ser maior no mundo

Em parceria com a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos Estados Unidos (CPSC), a Shimano anunciou nesta quinta-feira, 21, um recall de aproximadamente 760 mil unidades de pedivelas para speed dos modelos Ultegra e Dura-Ace. O recall foi anunciado primeiramente na América do Norte. Um recall mundial será anunciado em breve.

Modelos afetados - Foto: reprodução / Shimano
Modelos afetados - Foto: reprodução / Shimano


Os modelos específicos afetados são os pedivelas Ultegra FC-6800, Dura-Ace FC-9000, Ultegra FC-R8000 e Dura-Ace FC-R9100 compatíveis com 11 velocidades, bem como a variante do medidor de potência FC-R9100P. O recall afeta produtos fabricados antes de 2019, com um dos seguintes códigos de produção de duas letras (que pode ser encontrado na parte traseira do pedivela):

KF, KG, KH, KI, KJ, KK, KL, LA, LB, LC, LD, LE, LF, LG, LH, LI, LJ, LK, LL, MA, MB, MC, MD, ME, MF, MG, MH, MI, MJ, MK, ML, NA, NB, NC, ND, NE, NF, NG, NH, NI, NJ, NK, NL, OA, OB, OC, OD, OE, OF, OG, OH, OI, OJ, OK, OL, PA, PB, PC, PD, PE, PF, PG, PH, PI, PJ, PK, PL, QA, QB, QC, QD, QE, QF, QG, QH, QI, QJ, QK, QL, RA, RB, RC, RD, RE e RF.
Localização do código de produção - Foto: reprodução / Shimano
Localização do código de produção - Foto: reprodução / Shimano


As peças que sofrerão o chamamento de volta são 680 mil unidades vendidas na América do Norte e 80 mil unidades adicionais vendidas no Canadá durante o período de onze anos e meio entre janeiro de 2012 e agosto de 2023. Este número, ao que parece, se refere apenas aos produtos que se enquadram na jurisdição do CPSC, ou seja, apenas nos EUA. O número pode ser muito maior quando levado em conta todo o restante do mundo.

De acordo com o CPSC, os componentes colados em recall podem se separar e quebrar, representando um risco de colisão para os consumidores. A instituição disse que a Shimano recebeu 4.519 incidentes de pedivelas falhando devido à separação da construção colada. Destes, houve seis lesões relatadas, incluindo fraturas ósseas, deslocamento de articulações e dilacerações. Não está confirmado em que período os incidentes foram registrados.

Publicidade


Apesar de sua aparência semelhante, os pedivelas Shimano 105 não foram afetados pelo recall, devido a um processo de fabricação forjado a frio. Da mesma forma, nenhum componente de 10 ou 12 velocidades foi afetado.

Embora o recall atualmente se aplique apenas à América do Norte, um porta-voz da Shimano confirmou que o programa de inspeção e substituição de segurança será também realizado em outros mercados, disse o colaborador da marca japonesa ao CyclingNews. É aconselhável que os usuários afetados fora da América do Norte também sigam os conselhos e parem de usar a peça afetada.

Uma linha de apoio mundial também entrará no ar às 4h desta sexta-feira, 22 de setembro (hora de Brasília) para que os consumidores possam fazer perguntas relacionadas ao problema.
Pedivelas Dura-Ace e Ultegra sofrerão recall - Foto: reprodução / Shimano
Pedivelas Dura-Ace e Ultegra sofrerão recall - Foto: reprodução / Shimano


Uma declaração completa e instruções de recall foram publicadas pela Shimano no exterior. No Brasil, segundo informações apuradas pelo Pedal, o pronunciamento para o mercado brasileiro será feito amanhã, sexta, 22.


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.