MENU

Roupas de ciclismo - Por que usar e como escolher

Apesar do visual controverso, as roupas de bike apresentam muitas vantagens para pedalar. Confira as principais abaixo

Quando estamos começando a pedalar, o uso das roupas para ciclismo é sempre um grande ponto de interrogação. Afinal, muita gente não está acostumado com o visual de "roupa coladinha" e, infelizmente, ainda tem gente que acha que elas são motivo de piada ou apenas um modismo.

Porém, as roupas de bike oferecem muitas vantagens mesmo para os ciclistas que estão apenas nas primeiras pedaladas. Abaixo listamos alguns motivos para você usar usar roupas para ciclismo e mais algumas dicas.

Existe roupas de ciclismo para todos os tamanhos
Existe roupas de ciclismo para todos os tamanhos    Pedro Cury

Índice - Porque usar Roupas para Ciclismo

  1. Vantagens das Roupas de Ciclismo
  2. Vantagens das Bermudas para Ciclismo
  3. Vantagens das Camisas de Ciclismo
  4. Vantagens das Luvas de Ciclismo
  5. Vantagens das Sapatilhas de Ciclismo
  6. Vantagens das Meias de Ciclismo
  7. Capacetes para Ciclismo
  8. Como escolher roupas para ciclismo
  9. Perguntas e Respostas

Vantagens das Roupas de Ciclismo

As roupas de ciclismo não são apenas para te deixar na moda e mostrar que você gosta de bike. Elas também trazem algumas funções pensadas para as necessidades de quem pedala. Abaixo mostramos as vantagens gerais de roupas de ciclismo masculinas e femininas.

Maior Visibilidade

Quase em qualquer ambiente que você pedale, você irá cruzar com outros veículos. Mesmo que não seja na cidade, existe a chance de haver carros ou motos em estradas rurais. Estar visível é fundamental para evitar acidentes e as roupas de ciclismo ajudam muito nisso.

Você não precisa se vestir inteiramente com aquele amarelo fluorescente! Mas uma cor mais clara em uma das peças, como no capacete, meia ou sapatilha, já faz com que motoristas percebam a sua presença.

Além disso, muitas roupas de ciclismo possuem áreas refletivas, que acendem quando iluminadas por uma luz forte como um farol.

Melhor Aerodinâmica

Roupas justas são mais aerodinâmicas
Roupas justas são mais aerodinâmicas    Pedro Cury

A roupa de um ciclista é uma das maiores fontes de arrasto aerodinâmico durante uma pedalada. Ela tem mais influência na sua velocidade do que um capacete aero, rodas de perfil alto e quadros especiais. Por isso, para andar mais rápido, escolha uma roupa justa ao corpo.

Maior liberdade de movimentos

Por serem elásticas, as roupas de ciclismo permitem uma grande liberdade de movimento, o que é ideal para a prática de atividades físicas. Além disso, o corte delas leva em conta o fato do corpo ficar curvado para frente durante um pedal, o que aumenta ainda mais o conforto.

Melhor Proteção contra o sol e bactérias

Algumas roupas esportivas, incluindo as roupas de bicicleta, contam cada vez mais com “tecidos inteligentes”, que podem trazer proteção contra raios ultra violeta (UV-A e UV-B) que podem equivaler a até FPS 50 e também tratamento antibactérias, que interrompe o crescimento destes microorganismos e reduz o odor.

Além das vantagens gerais das roupas de ciclismo, temos vantagens específicas para cada item como mostramos abaixo.

Vantagens das Bermudas para Ciclismo

Maior conforto com o selim

Forros das bermudas para ciclismo trazem conforto
Forros das bermudas para ciclismo trazem conforto

Um dos maiores motivos para usar uma bermuda ou bretelle de ciclismo é o conforto proporcionado pela almofada integrada - que por um acaso se chama chamois. Além de escolher corretamente o selim da bicicleta e também regular corretamente o selim, a almofada é uma das principais ferramentas para evitar dores na bunda causadas pelo banco da bicicleta.

Outro detalhe importante é que, por não terem costuras e serem feitas de material absorvente, elas ajudam a evitar assaduras e outros problemas causados por atrito. Um detalhe importante é que você não deve usar roupas de ciclismo com cueca ou calcinha, pois o material da almofada foi projetado justamente para ficar em contato direto com a pele.

Menor risco de enroscar no banco

Em descidas muito inclinadas, o ciclista deve posicionar o corpo para trás. Com inclinação suficiente, você terá que jogar o quadril para trás do banco. Porém, enroscar a bermuda no selim na hora de voltar para a frente é bastante comum, e isso pode facilmente causar um acidente.

Bermuda vs Bretelle

O bretelle é o primo mais moderno da bermuda de ciclismo e, dependendo do uso, pode ser vantajoso. Apesar de custar um pouco mais caro, podem ser mais confortáveis por não terem um elástico apertando a barriga. Além disso, para quem usa roupas justas e pequenas, ele evita que você "pague cofrinho".

Bermudas de lycra não enroscam no selim
Bermudas de lycra não enroscam no selim

Por outro lado, a bermuda pode ser abaixada com muito mais facilidade, o que pode ser extremamente útil principalmente para aquele "pit stop" e mais fácil para mulheres, já que o bretelle exige que você tire a camiseta para ser baixado.

Bermuda de Lycra vs Bermudas largas para pedalar

O pessoal das modalidades extremas em geral preferem bermudas mais largas para pedalar, por uma questão visual mesmo. Algumas dessas bermudas as vezes já vem com um forro integrado ou mesmo uma bermuda de lycra mais minimalista para usar por baixo.

Se a bermuda larga for acompanhado do forro, o problema do conforto será minimizado, porém ainda existira risco de enroscar no selim e perda aerodinâmica.

Vantagens das Camisas para Ciclismo

Ventilação e umidade controladas

Uma grande vantagem das camisas de bike é a ventilação proporcionada não só pelo tecido, mas também pela presença do zíper frontal. Ele ajuda a manter o corpo frio no calor e mais aquecido quando o tempo esfria.

As boas camisetas e bermudas de ciclismo têm uma grande capacidade de expulsar o suor, o que evita que você fique com o corpo molhado. Além do que já citamos acima sobre a proteção contra raios UV e tecidos antibactérias.

Para pedalar no frio, existem diversas opções de tecidos e acessórios, que devem ser usados de acordo com as especificidades do seu passeio ou treino.

Bolsos fundos e flexíveis

Bolsos das camisas de ciclismo são muito práticas
Bolsos das camisas de ciclismo são muito práticas

Os bolsos de uma camisa de ciclismo é realmente mágico. Quem nunca usou fica surpreso em descobrir quantas coisas cabem neles e, mais do que isso, como é raro alguma coisa cair. A bem da verdade, em 25 anos de bike, apenas uma vez perdi algo que estava no bolso, mas o erro foi meu de não guardar direito.

Em geral, eles ficam na parte de trás da camisa, divididos em 3 compartimentos, tornando fácil carregar documentos, chaves, dinheiro, telefone celular, ferramentas básicas, câmara reserva e alimentos - em alguns casos, dá até pra levar uma bomba super compacta para encher o pneu.

Para quem pedala em áreas mais remotas, eles também são úteis para levar o lixo, como embalagens de alimentos que você levou na sua pedalada.

Maior praticidade de uso

Camisas pra pedalar são práticas. Elas ficam bem compactas quando você enrola, cabendo facilmente em pequenos bolsos / pochetes. E mesmo guardadas, dificilmente amassam ao ponto de ficar feio de usar. Você pode vestir uma para se locomover na cidade, guardá-la em qualquer lugar e usá-la novamente após o seu compromisso ou mesmo ter duas, para a ida e para a volta.

Por ter materiais especiais, elas também secam rápido depois de lavar e podem ser lavadas na máquina.

Vantagens das Luvas para ciclismo

Luvas trazem aderência, conforto e proteção
Luvas trazem aderência, conforto e proteção    Pedro Cury

A luva é um equipamento de proteção importante para sua pedalada, pois em caso de tombos, você vai se defender com as mãos. Além disso, uma boa luva pode aumentar o conforto, evitar dores e formigamentos e também aumentar a aderência das mãos nas manoplas da bike.

As luvas fechadas, que cobrem os dedos, são indicadas para as trilhas. Elas oferecem mais proteção. Já as que deixam os dedos de fora são mais apropriadas para a estrada, mas também podem ser utilizadas em mountain bikes em dias de calor.

Luvas de ciclismo com gel

Alguns modelos de luva possuem inserções de “gel”, que é uma camada um pouco mais rígida em algumas áreas, com a promessa de trazer um maior conforto. Apesar de poder funcionar pra algumas pessoas, vale lembrar que o conforto também depende da manopla / fita de guidão da bicicleta e principalmente do ajuste correto da bicicleta ao seu corpo - alcançado com um bike fit.

Vantagens das sapatilhas de ciclismo

A sapatilha para pedais de encaixe (clip) permite que o ciclista prenda o pé no pedal da bicicleta, resultando em uma pedalada com maior potência. Além disso, ela ajuda a controlar a traseira da bike e facilita na hora de saltar pequenos obstáculos.

Sapatilhas para pedalar com pedal de encaixe
Sapatilhas para pedalar com pedal de encaixe

Para quem busca desempenho, apesar de exigir um pouco de prática e os "tombos parados" serem quase inevitáveis no início, suas vantagens costumam compensar.

Além disso, trata-se de um calçado feito especificamente para pedalar. Por isso, sua sola é rígida para transferir potência e seu cabedal costuma ser resistente, bem ventilado e com boa capacidade de suportar chuvas.

Vale a pena usar sapatilhas de encaixe para pedalar ?

Para quem não está preocupado com o desempenho, vale a pena ver modelos que não sejam para pedais de encaixe, mas que tenham um boa aderência, já que o pé escorregar do pedal pode ser perigoso. Mesmo se não for específica para ciclismo, tente ter um tênis que tenha uma boa aderência com o pedal.

Vantagens das meias de ciclismo

As meias para pedalar, além de contarem com os tecidos especiais antibactericidas e ajudarem na transpiração, também podem ajudar os ciclistas a se tornarem mais visíveis aos motoristas. Isso acontece porque o movimento dos pés para cima e para baixo ajudam o motorista a diferenciar ciclistas de outros elementos. Para isso é preciso que a meia tenha cores diferentes do restante da sua roupa.

Para o conforto, não existe uma regra. Alguns podem preferir uma meia mais grossa para evitar contato direto com a sapatilha, outro não.

Existem também meias de compressão e semi-compressão, mas isso é assunto pra outro artigo com um especialista.

Vantagens dos Capacetes de ciclismo

Os capacetes são muito mais do que roupas e são um item essencial de segurança. Como é um item mais complexo, falamos de capacetes neste artigo.

Como escolher roupas para ciclismo

Tamanho certo é essencial

Escolher o tamanho correto é essencial
Escolher o tamanho correto é essencial    Pedro Cury

A principal característica na hora de escolher uma roupa pra pedalar é o tamanho correto. Não é só uma questão estética, mas uma roupa de tamanho errado pode acabar te machucando ou mesmo não tendo as vantagens esperadas.

Como acontece com roupas tradicionais, muitos fabricantes possuem uma tabela de medidas específica para seus modelos, especialmente de camisas. Capacetes também costumam dizer qual a faixa de circunferência que atendem.

Atenda suas necessidades específicas

Apesar de todas as roupas de ciclismo possuírem as vantagens que mostramos é preciso levar em conta sua necessidade específica. Ir pedalar por diversão em cidades que faz calor é diferente de ir pedalar para o trabalho todos os dias em cidades que faz frio e ainda mais diferente de um atleta que ficará 4 horas em um selim.

Quem pedala a noite em cidades, por exemplo, é importante buscar roupas de maior visibilidade. Seja com cores mais claras, mas principalmente com mais refletivos.

Quem vai pedalar por muitas horas, deve pesquisar mais a fundo sobre os forros das bermudas para ver o que traz maior vantagem.

Tenha mais de um conjunto de roupas

Para quem pedala com maior frequência, em dias seguidos ou precisa trocar a roupa para compromissos na cidade, terá vantagem em ter mais de um conjunto de roupas. Como elas são compactas, é possível ter uma camisa para ir a um compromisso, guardá-la e usar outra para voltar ou ir a outro lugar.

Roupas de Ciclismo Feminino

Roupas Femininas para Ciclismo
Roupas Femininas para Ciclismo    Pedro Cury

Muitas marcas oferecem produtos voltados para mulheres que pedalam. A regra pra escolher roupas para ciclismo feminino são as mesmas.

Perguntas e Respostas

Como lavar roupas de ciclismo corretamente ?

É importante seguir as recomendações do fabricante ao lavar roupas de maior tecnologia, para evitar que estrague algumas de suas propriedades. Por exemplo, em geral não é recomendado usar amaciante em tecidos com tecnologia de evaporação de suor tipo Dry-Fit.

Bermudas de ciclismo diminuem a dor na bunda após pedalar ?

Sim, o forro da bermuda pode ajudar bastante nos desconfortos durante e após a pedalada, principalmente se tiver maior duração.

Porém, é ainda mais importante escolher corretamente o banco da bicicleta (selim) e também regulá-lo corretamente.

Para quem sofre também com assaduras, existem também cremes específicos para diminuir o atrito e manter a hidratação da pele enquanto pedala.

Qual a melhor roupa para ciclismo ?

Não existe necessariamente uma marca melhor para roupas de ciclismo. Existem diferentes tipos de tecidos, forros e até cortes das roupas que podem se encaixar melhor em uma pessoa do que em outra. Portanto, é preciso experimentar o que se adequa melhor ao seu corpo.

E você ? Já pedala com roupas de ciclismo ou ainda não aderiu ? Tem mais alguma dica ? Conte pra gente nos comentários!


Conteúdo Relacionado

Comentários

Eu como já tenho 65 anos e uso a bike apenas para atividade física, passeio e laser e quanto ao meus trajes uso um bermuda jeans, pois tem bolsos onde uso meus documentos, celular, mas não deixo de usar luva , capacete, as uma camisa de manga comprida essa uo colada , tenis com meia e vou me embora nos meu 35/40 km diário, bom pedal pra todos.

Eu discordo que a roupa mais larga usada pelo pessoal que pratica as modalidades mais extremas se resumem apenas a questão de estética. Ao contrário das roupas coladinhas, pelo menos um short mais largo e até mais grosso pode dar um pouco mais de proteção numa queda. Sendo assim não rasga tão facil quanto as bermudas coladas.

Você esqueceu de falar da qualidade dos tecidos empregados na fabricação.a grande maioria dos fabricantes usa poliéster que tem valor de compra bem mais barato e pode ser sublimado,mais em contra partida esquenta mais ao sol,prolifera fungos causando odores,e não tem um toque bom com a pele pois e mais áspero.existem poucos fabricantes que usam a poliamida,tecido mais nobre com toque macio,não provoca odores,tem proteção uv na trama do tecido e não por banho bquimico além de não aquecer ao sol.



Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.