MENU

Bicicleta Para Todos - Novo vídeo do IPI Zero

A elevada carga tributária incidente sobre a bicicleta, suas partes e peças representa um dos principais entraves para o pleno desenvolvimento de uma cultura da bicicleta no Brasil.

Assista vídeo


Apenas a isenção do IPI significaria um aumento de 11,3% nas vendas, o que representaria um superávit de arrecadação para o Governo Federal na ordem de 1,2%.

O Brasil possui entre 50 e 70 milhões de bicicletas, o que significa que aproximadamente 75% dos brasileiros não possuem bicicletas. Isto representa um potencial de crescimento enorme, apesar do histórico de queda no consumo e na produção de bicicletas desde 2008.

Em média 72,3% do custo de uma bicicleta, no Brasil, vem dos impostos. E esta alta tributação é responsável por manter 40% da produção nacional de bicicletas na informalidade.

O Brasil possui 240 fabricantes espalhados por todo o território nacional, em todos os Estados. Esta pulverização é histórica e assim permanece, apesar das desigualdades impostas pelas complicadas e perniciosas regras tributárias para este setor que faz tão bem à sociedade.

A isenção do IPI, portanto, à luz da realidade do setor e das condições socioeconômicas dos ciclistas - e potenciais ciclistas - é apenas o primeiro passo para uma correção histórica das desigualdades no setor, bem como para a ampliação do acesso a este meio de transporte tão benéfico e, por que não, revolucionário.


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.