home

Francês pedala 1700km no Brasil contra a corrupção


10 NOV, 2017     Gustavo Figuereido     8    



Ajudar a prevenir a corrupção no Brasil andando de bicicleta. Este foi o desafio lançado pela Halcyon Tours, uma empresa de turismo com sede na França, em parceria com o Observatório Social do Brasil (OSB), uma Organização Não Governamental localizada em 19 estados do país.

A ideia do projeto Pedal Pacto Pelo Brasil, segundo Stéphane Gallet, ciclista e presidente da Halcyon Tours, é conscientizar o cidadão brasileiro sobre a sua participação na política: “A nossa expectativa é criar uma mudança radical no jeito que o Brasileiro encara a sua democracia. Atualmente, está faltando a metade mais importante do sistema: a participação do cidadão.”

Ele saiu de Brasília no dia 18 de outubro, atravessou o estado de Minas Gerais e espera concluir a viagem ao Rio de Janeiro no dia 11 de novembro. Stéphane vai percorrer sozinho cerca de 1.700 quilômetros, entre asfalto e estrada de chão, levando uma mensagem de esperança e coragem a todos os brasileiros por essas 25 cidades que ele passar. O objetivo é que mais cidadãos se juntem à causa do Observatório Social e se mobilizem na criação de novas Organizações por essas regiões.

Roni Enara, diretora-executiva do OSB, ressalta que a iniciativa Pedal Pacto Pelo Brasil é inédita no país e acredita que o exemplo pode encorajar os brasileiros a fazer algo semelhante: “A ideia de um estrangeiro, que também ama o Brasil, lutar por nossas causas, pode contagiar as pessoas. É uma atitude tão linda e corajosa! Então vejo que o brasileiro também pode fazer algo, não do mesmo modo; mas na sua casa, no seu bairro, no seu trabalho, no Observatório mais próximo ou até mesmo ajudando a criar um novo, não importa, desde que seja com o mesmo propósito”.

Para ela, o projeto vai incentivar o brasileiro a acompanhar mais de perto as ações dos governos locais e federal: “O cidadão, que paga imposto, é como um acionista dessa empresa. E como acionista ele precisa dizer o que esse gerente deve fazer e como aplicar o seu dinheiro de maneira a ter o melhor resultado. Portanto, por onde o Stéphane passar, ele vai carregar a mensagem de que cada cidadão pode ser tornar um exemplo de área livre de corrupção; que cada um pode ficar de olho na aplicação dos recursos públicos na sua prefeitura, na Câmara dos vereadores do seu município, no Serviço de Unidade de Saúde

Para ajudar, a pessoa física ou jurídica pode acessar a página do OSB na internet e doar via cartão de crédito através do endereço: www.osbrasil.org.br ou pelo link no síte da Halcyon Tours.


Comentários

  • avatar

    Onésimo Staffuzza   

    Onésimo Staffuzza   

    Essa andorinha não está sozinha. Stéphane Gallet fez esse trabalho de conscientização amparado pelo trabalho desenvolvido pelos Observatório Sociais espalhados pelo Brasil. Hoje somos 130 Observatório. Até o final de 2018 queremos chegar a pelo menos 400 municípios e alguns Estados sendo monitorados por nós. Venha você também juntar-se a nós!
    Osbrasília.

    8 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Claudio Borges   

    Claudio Borges   

    Show!!! Uma só andorinha pode não fazer verão mas com certeza é exemplo e atrai seguidores!!! Ótimo exemplo, quem critica sua atitude é porque não honra a própria Pátria!
    8 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Evandro Medeiros   

    Evandro Medeiros   

    Utopia............
    8 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    bira   

    bira   

    Excelente, mas longe de mudar algo com essa atitude. Pequenas atitudes não levam a nada. Enquanto isso no congresso....
    9 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    santana   

    santana   

    a iniciativa é excelente! mais isso prova o quanto pouco o brasileiro se importa com ele mesmo, pois até pra fazer algo desse tipo, é preciso que alguém natural de outro país, tome a iniciativa,não moro perto da região, mas quem tiver o prazer de encontrar esse cara, meu, da um abraço, tira uma self, posta pra todos, e apoie é muito show...
    9 mes(es) atrás - Denunciar




  • Relacionados