MENU

Ciclista espanhol Alberto Contador participa de evento em SP

     

Pedalar no mesmo grupo do maior ciclista da atualidade no Mundo, o espanhol Alberto Contador foi um privilégio que poucos atletas tiveram nesta quarta-feira (13) no interior de São Paulo. O bicampeão da Volta da França voltou a esbanjar cordialidade em sua passagem pelo Brasil, tanto no coquetel realizado em São Paulo, terça-feira à noite, na sede da Specialized, uma das líderes mundiais na fabricação de bicicletas e patrocinadora de sua equipe, a Saxobank-Tinkoff Bank, e do instituto que leva o seu nome, quanto no pedal realizado na manhã desta quarta-feira, no interior do Estado.

imagem


Depois de treinar no Rio de Janeiro e, inclusive, subir até o Cristo Redentor, o “Pistoleiro”, apelido no meio do ciclismo, pedalou na Estrada dos Romeiros, em Cabreúva, “escoltado” por cerca de 50 ciclistas, coordenado pelo ultraciclista Cláudio Clarindo, entre atletas profissionais e executivos. O percurso em meio a uma paisagem fantástica, com muito verde, foi elogiado pelo campeão. Apesar do clima festivo de treino, logo nos primeiros minutos o grupo foi se desmanchando diante das subidas e do percurso sinuoso e, claro, pelo ritmo imposto por Contador.

Em certo momento, ele chegou a parar para aguardar alguns atletas. Na metade do percurso eram poucos que conseguiam manter o mesmo nível de pedaladas, mas no trecho final, decidiu aliviar, aumentando o pelotão. Após o pedal, assim como no coquetel, Contador atendeu a todos os fãs, com muitas fotos e autógrafos. “Não sabia que iria encontrar tanta gente e tão bem preparada”, disse.

“Foi um prazer estar no Brasil. Desfrutamos alguns dias impressionantes. Melhor impossível. Vi que o nível do ciclismo aqui é bem alto. Tive a oportunidade de subir ao Cristo e foi uma experiência única. Já tinha visto tantas vezes na televisão e subir até ele para mim foi uma grande satisfação”, festejou.

imagem


Com os jornalistas, conversou sobre vários temas, incluindo a mobilidade urbana com bicicletas. “O uso da bicicleta é algo realmente importante. Tem muitos pontos positivos. Atualmente, o mundo inteiro está mentalizado com a contaminação e nesse sentido melhor veículo que a bicicleta, não existe. As cidades têm que estar adaptadas para o uso da bicicleta. É um esporte muito saudável. O futuro vai caminhar para que as pessoas usem mais a bicicleta. Há países em que essa cultura ainda não está instalada, mas acho que isso vai acontecer com o passar do tempo”, destacou Contador.

Ele também destacou o trabalho que faz com a Fundação Alberto Contador, atuando com jovens. Uma parte do trabalho para fomentar e revelar novos valores. “Agora mesmo, os profissionais da Espanha estão no máximo nível, mas na Base não há tanta renovação. É importante dar oportunidades”, disse Contador, que também desenvolve um trabalho humanitário, batizado de Bicicletas para a Vida. “Na Espanha, todos têm uma bicicleta velha, antiga em casa. Nós reformamos e as enviamos para a África para ajudar. Permite a locomoção”, afirmou.

O principal ciclista da atualidade fez revelações sobre expectativas para o seu futuro e não descarta disputar os Jogos Olímpicos Rio 2016. “Representar o seu País é sempre uma satisfação enorme. Antes de tudo, tenho de ver qual será o meu estado físico e qual será o percurso para saber se tenho possibilidades. Se for um percurso em que não me adapto, seria melhor que venha outro ciclista. Mas é claro que, como esportiva e pela honra de representar o meu país, gostaria de estar aqui”, argumentou.

“Me comentaram que parte da subida do Cristo pode fazer parte do circuito dos Jogos. Se fizer, provavelmente vou estar. O esforço é realmente duro”, acrescentou sobre o pedal que fez na segunda-feira na Subida até o Cristo Redentor. Já em relação a 2014, a ideia é tentar o tri na Volta da França e também da Volta da Espanha. “O objetivo é fazer uma grande temporada. O Giro de Itália, a princípio, não está nos meus planos. Não é impossível correr as três, mas competir com garantias para poder ganhar é realmente difícil”, explicou.

Fotos (16)

foto 0 -  Mais Fotos


Conteúdo Relacionado

Comentários