home

Contador defende banimento de medidores de potência em competições

Segundo competidor, proibir o equipamento aumenta os instintos do atleta


27 NOV, 2018     Gustavo Figueiredo     6    



Alberto Contador é um dos ciclistas com estilo mais agressivo de todos os tempos. Até 2010, quando foi punido por uso de Clembuterol, os ataques do Pistoleiro faziam a alegria do público. Porém, ao retornar para as competições em 2013, a Sky já era a maior força do esporte, levando seu estilo "robótico" ao lugar mais alto do pódio em boa parte das grandes voltas da temporada.

Foto 70346
   ASO Divulgação

Hoje, o time britânico segue dominando e, segundo o espanhol aposentado no final de 2017, a proibição do uso de medidores de potência durante competições podem ajudar a igualar as coisas. A ideia foi ventilada recentemente por David Lappartient, francês presidente da UCI.

"Acho que estamos tentado fazer o ciclismo voltar a ter ataques e coragem. Medidores de potência são fundamentais para melhorar o seu nível e para o treinamento. Mas nas corridas é diferente e acho que não precisamos deles", explicou o atleta em uma recente entrevista, completando que o banimento do equipamento seria "Bom para o show por aumentar os instintos dos ciclistas".

O ciclista ainda explicou que a situação pode ser de difícil entendimento, porque as pessoas não percebem o nível de controle proporcionado pelos medidores. "O show fica muito limitado", disse ele.

"Vencer a Sky é possível mas é difícil. Retirar os medidores de potência poderia igualar mais as coisas. Eles também são o time com o maior orçamento, mas também é verdade que eles trabalham muito bem juntos". O atleta ainda acredita que, depois disputar o Tour com seu companheiro Geraint Thomas, Froome deve dar tudo que tem para vencer sua tão sonhada quinta camisa amarela.

A ideia de retirar os medidores de potência das competições já foi defendida por inúmeros ciclistas. Quem defende o equipamento afirma que ciclistas de nível elevado já sabem exatamente que nível de potência está sendo utilizado, por isso sua retirada faria pouca diferença. Um ponto interessante é que o power meter é fundamental para a coleta de dados do atleta durante a prova - algo de fundamental importância do ponto de vista do treinamento.


Comentários

  • avatar

    adrianomtb    Belo Horizonte - MG

    adrianomtb    Belo Horizonte - MG

    Mimimimimimimimi
    Porque não proibir também os monitores cardíacos?
    Porque não proibir também os head units?
    Porque não proibir também quadros de carbono?
    Porque não proibir também rodas aerodinâmicas?
    Porque não proibir também câmbio eletrônico? Melhor, vamos proibir bikes com marchas, tem que todo mundo usar single speed e fixa.
    Porque não voltar de uma vez à idade da pedra lascada?
    Sério, isso é patético.
    Que sanha é essa de querer controlar a vida dos outros?
    Essa gente que fica se lamentando com o sucesso da Sky são um bando de ressentidos, mau perdedores. Vão pedalar mais e chorar menos.

    4 dias atrás - Denunciar


  • avatar

    rafael_rtg    Itapeva - SP

    rafael_rtg    Itapeva - SP

    Igor democratizar? Na verdade a maioria das grandes equipes já usa o medidor de potencia... Ao meu ver perde o foco no ciclista, e leva para atras da tela do computador... A Sky é uma das empresas que mais utiliza os dados dos medidores para interferir em como o atleta vai pedalar durante a prova... Acho que qualquer esporte, durante as provas quanto mair o foco for no atleta e menos na equipe técnica melhor...

    A ultima grande polemica no esporte foi no Tênis, onde puniram a Serena por receber dicas de seu treinador durante a final do US Open (Samuca gravou um video sobre isso), e eu concordo com isso, durante a partida (e provas), quem deve decidir como competir é o atleta...

    13 dias atrás - Denunciar


  • avatar

    Carlos Pereira   

    Carlos Pereira   

    Alberto continua a ser o melhor mesmo depois de acabar!!
    13 dias atrás - Denunciar


  • avatar

    Schwabe   

    Schwabe   

    Que tal tirar as marchas e voltar a 1930?
    14 dias atrás - Denunciar


  • avatar

    Igor Cruz   

    Igor Cruz   

    Erro achar que o medido limita o show, o medidor traz apenas mais dados. Quem estiver melhor vai ganhar com ou sem medidor, fato! Froome deu aquele show no giro, na fuga de 80km, graças ao medidor e vai me dizer que não foi emocionante. Porque ao invés de tirar não democratiza o uso do medidor?
    14 dias atrás - Denunciar


  • avatar

    rafael_rtg    Itapeva - SP

    rafael_rtg    Itapeva - SP

    A UCI regula/proíbe tanta coisa insignificante como por exemplo a textura das roupas, e autoriza o uso de um equipamentos que pode definir uma prova, como por exemplo os medidores de potencia... Sou a favor da retirada, o atleta tem que conhecer seu corpo sem o uso da tecnologia, sem fcar engessado, queremos ver aqueles momento de correar atrás da fuga no instinto, sem ficar pensando: aaa já estou na minha potencia máxima para essa subida, vou esperar outra oportunidade....
    14 dias atrás - Denunciar




  • Relacionados