MENU

Aurum Magma - Bike criada por Alberto Contador e Ivan Basso é apresentada

Ex-ciclistas profissionais unem-se para criar nova marca de bicicletas de alto desempenho

Alberto Contador e Ivan Basso são dois nomes que dispensam maiores apresentações. Afinal, se combinarmos as carreiras, a dupla tem mais de 30 anos de experiência correndo no mais elevado nível do ciclismo, com dezenas de vitórias em grandes voltas.

Aurum Magma
Aurum Magma

Ao longo da carreira, ambos tiveram a oportunidade de pedalar as melhores bicicletas das melhores marcas, e é desta experiência que nasce a Aurum, marca de bikes de alto rendimento que começa sua "carreira" no ciclismo com a Magma, uma bike com proposta all-arounder para o mercado premium de esporte.

A bike foi apresentada com uma proposta para lá de ousada: ser a mais rápida em todas as situações. Para isso, além de contar com os anos de ciclismo de Contador e Basso, ela ainda conta com uma boa dose de tecnologias e detalhes exclusivos.

Cockpit integrado e flexível

De cara (literalmente), o que chama a atenção na bike é seu cockpit integrado, ou semi-integrado no caso. No sistema da Aurum, os cabos passam por baixo do guidão e entram em uma abertura na parte superior dianteira do head-tube.

Aurum Magma
Aurum Magma

Com isso, a marca afirma ter criado uma solução que une uma boa aparência e aerodinâmica aprimorada sem apoiar-se em componentes como mesas e guidões exclusivos. Para Contador e Basso, manter a flexibilidade toda na escolha do cockpit é fundamental para uma boa bicicleta.

Aerodinâmica

Para garantir velocidade nas montanhas e nos planos, itens fundamentais para uma boa all-arounder, a Aurum Magma foi desenvolvida com o uso de um software de CFD, ou Computational fluid dynamics, que permite simular o fluxo do ar ao redor de objetos como quadros de bicicleta. Além disso, toda a parte teórica também foi testada em túnel de vento.

Foto 76551

Para cortar o ar, ela usa o tubo inferior com um perfil de aerofólio NACA. Porém, como o fluxo de ar em uma bike é muito mais conturbado em sua parte traseira, a Magma utiliza formatos mais aerodinâmicos apenas em sua dianteira, incluindo o head tube, o garfo e o tubo inferior. Isso permitiu criar um modelo aerodinâmico, mas com boas características de peso e conforto - a massa do quadro 54 é divulgada em apenas 805g.

Como dito acima, a passagem dos cabos por dentro da dianteira da bike reduz a perturbação aerodinâmica causada por eles. Para manter o sistema limpo e funcionando bem, o sistema interno é modular, permitindo prender com segurança cabos de aço ou os fios de um sistema eletrônico.

Foto 76549

Os detalhes da bike são muitos e, inclusive, a tampa da caixa de direção pode ter 8mm ou 20mm de altura - o garfo tem medidas convencionais e fica apoiado sobre rolamentos de aço inox. Outro detalhe é que, para manter a aerodinâmica e a pedalada consistente, cada tamanho utiliza um formato diferente nos tubos.

Geometria

Além da aerodinâmica e da capacidade de receber qualquer tipo de mesa e guidão, a Magma ainda foi construída ao redor de um conceito diferente de geometria. Segundo a marca, o ponto de partida para o projeto foram as bikes no tamanho 54 e 56, utilizadas por Contador e Basso.

Foto 76547

Mas, diferente do que acontece em muitas outras marcas, os outros tamanhos não foram simplesmente feitos aumentando ou diminuindo o molde. O objetivo da marca foi manter o trail em 59mm - com isso, a pilotagem da bike é consistente nos tamanhos que vão do 50 ao 61.

Foto 76552

Para conseguir isso, além de fazer ajustes nos quadros, a Aurum utiliza dois garfos diferentes na Magma: 50mm de off-set nos dois tamanhos menores e 44mm nas maiores. O rebaixo do movimento centra fica sempre na casa dos 71mm nas grandes e em 74mm na pequenas.

Conforto

Além do espaço para pneus relativamente grandes, a Aurum Magma chega com outros detalhes importantes para quem deseja mais conforto. Os principais, muito bem vistos aqui na redação do Pedal, são os stays do selim tradicionais, que permitem mais flexão, e o uso de um canote 27.2mm redondo - um formato que flexiona muito mais do que os perfil aero utilizados atualmente.

Modelos

A Aurum Magma é oferecida em três modelos, sempre com componentes de altíssima gama. Nos grupos, as opções ficam entre o Shimano Dura-Ace ou o SRAM Red AXS, com as rodas podendo ser Lightweight, ENVE ou Zipp, sempre em fibra de carbono. Na Europa, o modelo chega na casa dos 9799 euros (cerca de 65 mil reais) em todas as montagens. A marca ainda oferece a opção da compra somente do quadro.

Aurum Magma
Aurum Magma

Mais informações na página da AurumBikes.com


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.