MENU

Vicente Neto conta como foi o Sea Otter Classic 2008

O brasileiro Vicente Neto foi convidado - merecidamente - para participar do Sram Dual Stunt Pro Invitational.

Se você não acompanhou as nossas publicações que antecedeu a sua viagem e convocação, verifique neste link para não ficar perdido: https://www.pedal.com.br/exibe_texto.asp?id=2081 .

Chegando naquele país, Neto participou de grandes eventos, palestras, clínicas e competições. Ele nos conta como foi sua participação e um pouco da sua experiência como piloto overall.


"O Sea Otter Classic é um dos maiores eventos do ciclismo mundial, um evento que acontece uma grande exposição das principais marcas do ciclismo envolvendo todas as modalidades, Speed, XC, DH, Freeride e BMX. Não somente as exposições, mas também as competições de todas as modalidades.

Neste de 2008, o que me despertou interesse foi a grande quantidade de pilotos muito jovens com bike 26 do tipo rígida e andando em tudo (posso dizer Stunt, Slalom, Pump-Track e DH). As relações dessas bikes dividiam-se entre do tipo single-speed e câmbio.

Notei que o Dual Stunt parece-me ter uma estratégia com as marcas e não apenas só mais uma modalidade do evento, assim como o Bike Skills que também estava presente por lá e lecionando a todo tipo de piloto.

Conversei com o Kirt Voreis – grande piloto intenacional – que faz parte dos instrutores do bike skills. Ele relatou sobre a quantidade nova de pilotos surgindo e que se sente muito orgulhoso ainda andando com a nova geração, mas que sempre lembra o fato de querer capacitar os novos pilotos a andar em tudo.

A estratégia que sinto é de tirar a idéia da nova geração de ficarem trancados num bike park andando numa piscina de espuma o dia inteiro. "Achei legal quando ele disse que o primeiro conselho que ele daria a um piloto desses seria comprar um pára-quedas". Resumindo esta idéia, seria envolver a bike e piloto com saber pedalar, fazer curvas, vencer quaisquer obstáculos, para estarem prontos a quaisquer tipos de provas.

imagem

Falando um pouco das minhas provas, participei do Dual Stunt e Dual Slalom. Aproveitei também para treinar no pump track do bike skills. Nos treinos da pista do Dual Stunt tivemos uma certa aula nada menos com Jeff Lenosky, um dos maiores ícones do freeeride mundial. Ele explicou como enfrentar e vencer os obstáculos.

Infelizmente não alcancei o resultado que esperava, entretanto, estava muito confiante, pois nos treinos e baseando-se aos adversários, mostrava-me que tinha grandes chances de pódio.

imagem

O sábado de competição foi extremamente cansativo e fui um dos poucos a correr as 2 modalidades: o Dual Stunt e Dual Slalom. Para ser sincero, lembro-me somente do Kile Strait e Kirt Voreis que competiu nestas duas também.

Notei pilotos streeteiros de grande nome do cenário mundial que não correu o Dual Stunt, pareceu-me que não tinham pedalada o suficiente para vencer os obstáculos, assim também pilotos de "race" que tinham pedalada, mas sem técnica para vencer os obstáculos.

O sábado de competição resumiu-se em treinos e qualifying do Dual Slalom e Dual Stunt com 2 voltas cada um deles. E por fim, as finais do Dual Slalom. As finais do Dual Stunt aconteceram no domingo.

Em meus qualifyings, no Dual Slalom ocorreu tudo bem e no Dual Stunt onde eu possuía maiores chances de pódio aconteceu tudo errado. Começando pelo pneu que estourou no finalzinho da primeira volta. E na segunda volta, o vento que entrou com a tempestade de areia. Para ser sincero, nem sei como consegui executar os obstáculos altos e estreitos. Podem reparar no vídeo do meu qualify:

As baterias do Dual Slalom depois de todo o treino e qualifyings; eu já não tinha mais condições físicas de andar e resolvi parar.

Resumindo não me qualifiquei, não venci e nem quero dar desculpas, mas trago a lembrança e vejo como vitória a integração com os pilotos consagrados me chamando pelo nome, pedindo dicas da pista e comentando as técnicas.

Espero assim ter passado a vocês um pouco do que experimentei por lá e o reconhecimento deles com a gente de que somos presença neste cenário."

Link do qualifying do Dual Stunt:
https://www.pedal.com.br/videos/video-exibir.asp?id=782

Link dos treinos no Pump Track:
https://www.pedal.com.br/videos/video-exibir.asp?id=783


Assistam o filme da competição com alguns dos pilotos famosos do cenário internacional.

Fotos (3)

foto 0 - Vicente Neto Mais Fotos


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.