home

Vuelta a Murcia 2016 - Philippe Gilbert supera Valverde no sprint e vence competição


13 FEV, 2016     Gustavo Figueiredo    
     


A Vuelta a Murcia 2016 terminou com um sprint disputado pelos integrardes de um pequeno pelotão com vantagem para Philippe Gilbert (BMC), que superou Alejandro Valverde (Movistar) e Zakarin (Katusha) na aceleração para a chegada. Kleber Ramos, atleta da Funvic, chegou a integrar uma fuga que abriu 8 minutos de vantagem mas terminou a prova na 36º posição. Ao todo, 129 atletas percorreram um trajeto de 199,3 km.

imagem
Philippe Gilbert. Foto: BMC / Divulgação


"Hoje foi um grande dia", disse Gilbert. "Eu venci, mas a vitória é de toda a equipe. Nós fizemos uma grande corrida e, mesmo tendo disputado muitas provas, nunca passei por nada assim na vida. Na última subida, a 20 km da chegada, o grupo contava com 20 ciclista e os 7 membros da BMC ainda estavam lá. Foi incrível", completou o vencedor.

A prova começou em San Javier e passou por seu principal desafio, o Alto Collado Bermejo, uma montanha de categoria 1 a 80 km da chegada. No começo do dia, uma fuga contendo Sander Helven, Miguel Angel Benito (Caja Rural-Seguros RGA), Artem Ovechkin (Gazprom-Rusvelo), Kleber Ramos (Funvic Soul Cycles - Carrefour), Benat Txoperena Matxikote (Euskadi Basque Country) e Kamil Gradek (Verva ActiveJet Pro Cycling Team) se lançou na estrada e, com um bom trabalho em conjunto, abriu a larga vantagem de 8 minutos. Porém, depois de 107 km rodados, esta diferença caiu para apenas 2:55. No fim, o passo forte da Movistar acabou engolindo os escapados.

Na última subida, Tejay van Garderen da BMC atacou, mas seu movimento não surtiu resultados. Todavia, a aceleração filtrou o pelotão. Com apenas 9 ciclistas restantes, sendo 3 da BMC, Gilbert ficou com uma grande vantagem tática. Lançado por seu companheiro Ben Hermans, o ex-campeão do mundo acelerou com força, deixando seus adversários sem chances de reação.

Prova completa

Momentos finais a partir de 48 minutos



Resultados


1 Philippe Gilbert (Bel) BMC Racing Team 5:02:19
2 Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team
3 Ilnur Zakarin (Rus) Team Katusha
4 Luis Leon Sanchez (Spa) Astana Pro Team
5 Ben Hermans (Bel) BMC Racing Team 0:00:04
6 Tanel Kangert (Est) Astana Pro Team 0:00:15
7 Tejay Van Garderen (USA) BMC Racing Team 0:00:18
8 Dario Cataldo (Ita) Astana Pro Team 0:01:05
9 Daniel Navarro (Spa) Cofidis, Solutions Credits 0:01:06
10 Víctor De La Parte (Spa) CCC Sprandi Polkowice 0:01:09


Comentários



Relacionados