MENU

Tour de France 2018 #19 - Roglic vence e tira Froome do pódio

Esloveno vence depois de bom trabalho de equipe e diversas tentativas de fuga

Primoz Roglic (LottoNL-Jumbo) venceu hoje a Etapa Rainha do Tour de France 2018 com um ataque ladeira abaixo na última descida do dia. Mais do que isso, ele mostrou estar em excelente forma, aproveitando-se do passo forte de seu companheiro Robert Gesink e de vários ataques de Steven Kruijswijk para tentar descarrilhar o trem da Sky - liderada agora pelo camisa amarela Geraint Thomas.

Foto 68937
    ASO / Bruno Bade

A vitória promoveu o atleta de quarto para terceiro na classificação geral,tirando o britânico Chris Froome (Sky) do pódio. O segundo posto do dia ficou justamente para Thomas, com o francês Romain Bardet (AG2R La Mondiale) cruzando em terceiro.

O dia foi marcado por uma grade fuga com nomes importantes como Bardet, Mikel Landa (Movistar), Rafal Majka (Bora-Hansgrohe) e muitos outros, mas o movimento perdeu força ao longo do dia e acabou controlado pelo passo intenso da Sky na parte final da prova.

As últimas escaladas do dia foram marcadas por alguns ataques vindos de diferentes ciclistas, inclusive de Tom Dumoulin, com a Sky gastando todos os seus homens para controlar as acelerações. No fim, sobrou até para Froome segurar uma batida de Roglig para proteger Thomas e seu lugar no pódio. Visivelmente mais fraco, o tetra campeão distanciou-se do pelotão dos líderes em mais de uma ocasião.

O ataque decisivo de Roglic só vingou na última descida do dia, onde ele usou bastante habilidade para conseguir distanciar-se do grupo perseguidor. Na tentativa de recuperar o adversário, Dumoulin foi quem mais puxou. Porém, nos últimos quilômetros, mais uma vez foi possível ver Froome com a cara no vento puxando o pelotão enquanto Thomas seguia de roda - algo inimaginável até poucos dias.

Com isso, Thomas segue liderando Dumoulin na classificação geral, agora ampliando sua vantagem para 02:05. Roglic vem logo atrás devendo 02:024 pra o líder, com Froome 13 segundos atrás do vencedor de hoje. Vale ressaltar que amanhã teremos um contra-relógio bastante ondulado de 31km, situação em que os quatro primeiros colocados estão em igualdade de forças - ao menos em teoria.

Nairo Quintana (Movistar) e Peter Sagan (Bora-Hansgrohe) tiveram um dia difícil, ambos sofrendo com os acidentes sofridos nos últimos dias de competição. Felizmente, tanto um quanto o outro conseguiram passar dentro do limite de tempo, com Sagan provavelmente levando a camisa verde sem problemas até Paris.

Resumo da etapa




Resultados - Etapa 19

1 Primoz Roglic (Slo) LottoNL-Jumbo 5:28:17
2 Geraint Thomas (GBr) Team Sky 0:00:19
3 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale
4 Daniel Martin (Irl) UAE Team Emirates
5 Rafal Majka (Pol) Bora-Hansgrohe
6 Tom Dumoulin (Ned) Team Sunweb
7 Mikel Landa (Spa) Movistar Team
8 Chris Froome (GBr) Team Sky
9 Steven Kruijswijk (Ned) LottoNL-Jumbo 0:00:31
10 Ilnur Zakarin (Rus) Katusha-Alpecin

Classificação geral - Etapa 19

1 Geraint Thomas (GBr) Team Sky 79:49:31
2 Tom Dumoulin (Ned) Team Sunweb 0:02:05
3 Primoz Roglic (Slo) LottoNL-Jumbo 0:02:24
4 Chris Froome (GBr) Team Sky 0:02:37
5 Steven Kruijswijk (Ned) LottoNL-Jumbo 0:04:37
6 Mikel Landa (Spa) Movistar Team 0:04:40
7 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale 0:05:15
8 Daniel Martin (Irl) UAE Team Emirates 0:06:39
9 Nairo Quintana (Col) Movistar Team 0:10:26
10 Ilnur Zakarin (Rus) Katusha-Alpecin 0:11:49





Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.