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Teste - Sapatilha Shimano AM5

A Shimano dispensa comentários quando o assunto é qualidade de produtos. Com mais de 100 anos de atuação, a marca é mais conhecida por seus componentes de transmissão, mas ganhou fama também com outros produtos, como sapatilhas.

Já testamos aqui a sapatilha Shimano XC3, voltada para cross-country e agora tivemos a chance de testar a sapatilha Shimano AM5, voltada para as modalidades mais extremas, como o all mountain / enduro / downhill.

Teste - Sapatilha Shimano AM5
Teste - Sapatilha Shimano AM5    Pedro Cury


A Shimano tem uma classificação não tão óbvia em suas sapatilhas dessa categoria. A AM5 está na categoria Enduro, abaixo da AM9. Porém, existe no site uma categoria Trail / Enduro também, com o modelo ME7. E ainda existe a categoria Gravity, com sapatilhas flat (sem clip). De qualquer maneira, a AM5 é o modelo mais básico das sapatilhas de encaixe.

Impressões Iniciais

A AM5 a primeira vista não parece uma sapatilha e passaria desapercebida se não fosse a marca Shimano impressa. Se achamos a XC3 minimalista, a AM5 vai além! Além de toda preta, com logotipos discretos, ela também tem fechamento com cadarços - como um tênis comum.

Para o cadarço não ficar sobrando e ter o risco de enroscar no pedivela, a lingueta possui um elástico em que é possível, de forma prática e rápida, prender o que sobrar do laço.

Lingueta que segura o cadarço
Lingueta que segura o cadarço


A sola é bem diferente das sapatilhas tradicionais, com ranhuras como de um tênis comum, para que tenha alguma aderência em casos de emergência, uma vez que pedais para enduro em geral tem uma maior área ou mesmo uma gaiola em volta do mecanismo de encaixe.
Shimano AM5 traz sola mais plana e aderente
Shimano AM5 traz sola mais plana e aderente    Pedro Cury


Rigidez da sola

A Shimano tem uma escala de dureza da sola das sapatilhas que vai de 1 a 12. Nas de MTB, essa escala vai até 11.

Quanto maior esse número, mais rígido é o material da entressola e maior a transferência de força na pedalada. Ao mesmo tempo, menor é a flexibilidade e conforto.

A AM5 está no nível 5 de 11, o mesmo nível do modelo AM9 e um pouco abaixo do ME7, que tem nível 8.

Para nós está claro que transferência de força não é uma prioridade em sapatilha dessas modalidades, principalmente se isso significar menor conforto e talvez uma menor flexilidade / aderência da sola nas situações de emergência (quando não se consegue clipar) ou caminhando.

Ficha Técnica - Sapatilha Shimano AM5 (SH-AM503)

Cores disponíveis: Preto ou Verde Azeitona
Tamanhos: de 38 a 48
Rigidez da Sola: 5 de 12
Tipo de taco: SPD
Melhor combinação de pedal: PD-ME700
Tecnologia de forma: Shimano Dynalast
Ano de lançamento: 2022
Fecho: cadarço
Recomendado pra E-Bike: Sim
Material da sola exterior: Borracha
Material da entressola: Nylon reforçado com fibra de vidro
Palmilha padrão: Palmilha plana
Peso divulgado (Tamanho: 42): 440 g (cada lado)
Preço (Janeiro 2022): R$ 959,90

O Teste

Usamos a sapatilah AM5 em treinos do dia a dia, incluindo rolés mais longos. Além de Pedro Cury, Ralf Dantas também andou por algumas horas enquanto fazíamos um teste de bike.

Ralf testando a eficiência nas subidas
Ralf testando a eficiência nas subidas    Pedro Cury


Conforto

Diferente de outros modelos, de cara não tivemos dúvidas sobre o tamanho e conforto da sapatilha. Entrou no pé perfeitamente e em nenhum momomento apresentou qualquer ponto de pressão ou sensação desconfortável.

Sola mais alta

Pelas fotos é possível ver que a sola é um pouco mais alta, deixando o taquinho um pouco mais fundo na sapatilha. Apesar disso, não tivemos qualquer problema em clipar e desclipar.

Caminhando com a sapatilha AM5

Nas modalidade mais radicais, em geral, se caminha mais do que o normal, uma vez que os pilotos gostam de repetir trechos técnicos da pista sem ter que dar uma volta completa.

AM5 é muito mais confortável e aderente ao caminhar
AM5 é muito mais confortável e aderente ao caminhar    Felipe Almeida


A sola de borracha, plana e com ranhuras ajudou muito para empurrar a bike em terrenos ruins. Além disso, mesmo em superfícies planas, a sapatilha ofereceu vantagem, uma vez que o taquinho quase não encosta no chão.

Na chuva / lama

Apesar de não ter sido por muito tempo, pegamos chuva com a AM5 e em nenhum momento tivemos problema com absorção de água e ela também não deixou que o pé se molhasse. Além disso, como falamos antes, pelo design da sola, foi muito mais seguro caminhar com a sapatilha em situações mais escorregadias.

Segurança a mais para apoiar o pé nos casos de desencaixe
Segurança a mais para apoiar o pé nos casos de desencaixe    Felipe Almeida


O que poderia melhorar

A única coisa que poderia melhorar é quanto ao cadarço. Apesar de não termos enfrentado essa situação, já sabemos por experiências anteriores, que em situações extremas de muita lama, a parte toda do cardaço e seus furos fica um caos. O modelo AM9, resolve essa questão com uma proteção por cima dos cardaços.

Também por experiências anteriores, temos um pouco de resalva quanto ao sistema de retenção dos cardaços - que nada mais é que um elástico preso a lingueta. Nossa preocupação é que, com o tempo, ele fica desgastado e não cumpre mais sua função. Porém, caso ele fosse costurado mais acima da lingueta, poderia funcionar melhor, mesmo com o desgaste do elástico.

Pros

Aderência ao caminhar
Conforto

Contras

Sistema de retenção do cadarço

Conclusão

Apesar da sola mais funda, funciona como qualquer sapatilha
Apesar da sola mais funda, funciona como qualquer sapatilha    Felipe Almeida


A AM5 traz um visual mais casual, excelente conforto e uma experiência fora da bike como de um tênis tradicional.

Apesar de voltada para modalidades extremas, a AM5 não deixa nada a desejar para os modelos intermediários de cross-country e pode ser uma ótima opção também para uso casual.

Vestuário

Capacete Lazer Jackal
Camisa e Bretelle La Maglia
Meias Hupi

Pilotos

Pedro Cury - Perfil no Strava
Ralf Dantas - Perfil no Strava


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