MENU

Eurobike 2023 - Shimano Cues Auto e Auto-Shift trazem marchas automáticas

Novo grupo, que alteram marcha automaticamente conforme cadência, foi apresentado na feira

A Shimano esteve presente no Eurobike 2023, maior evento do mundo bike do continente e sediado na Alemanha. A marca japonesa apresentou sua linha de componentes intermediários. Um dos destaques da marca foi o Shimano Cues, que já mostramos aqui no Pedal, traz grupos de transmissões de 9, 10 e 11 marchas e grande compatibilidade. Em suma, ele será o substituto das linhas Acera, Alívio e Altus, focado em MTB e no uso urbano. Todos usam a mesma corrente de 11 marchas, simplificando os estoques das lojas.

Shimano no Eurobike 2023
Shimano no Eurobike 2023    Pedro Cury


A tecnologia Linkglide foi trazida dos irmãos maiores Deore e XT. Ela é usada para melhorar as trocas enquanto o ciclista faz força e aumentar a durabilidade em até três vezes. Ao usar dentes mais grossos, além de um novo perfil, as trocas de marcha foram otimizadas e acontecem enquanto se pedala, simplesmente fazendo força. Além disso, a durabilidade também cresceu consideravelmente.

A nova linha Cues também foi desenvolvida com as e-bikes em mente. Por exigirem mais do conjunto, as bicicletas elétricas têm demandado novas formas de se desenvolver componentes, e a Shimano prontamente atendeu a essa nova necessidade. Essa transformação possibilita não só o ganho de durabilidade para os usuários das bikes elétricas, mas também um conjunto durável e de fácil manutenção para o mountain biking e usuários de bikes urbanas. Incluindo nesse pacote, estão as bikes de carga, que demandam força e resistência extras.

Vídeo - Destaques da Shimano no Eurobike 2023



Auto-Shift e Free-Shift

A Shimano tinha em seu stand algumas novidades ainda a serem lançadas, como sua transmissão XT automática. Ela, inclusive, já se consagrou em duas etapas da Copa do Mundo de Enduro a bordo da bike do Mick Hannah, da equipe Yeti. Essa equipe é parceira de longa data da Shimano e vêm desempenhando um trabalho fundamental para a calibragem do sistema, seja para as corridas ou para os usuários de recreação.



O novo modelo foi feito para rodar em conjunto com o motor EP-6 e EP-8. O sistema compartilha mais do que a energia de sua bateria, mas também os dados de torque do motor para selecionar automaticamente a marcha ideal. Essa novidade seria algo impensável antes da tecnologia Linkglide, pois as trocas, enquanto o motor da e-bike está atuando, iriam reduzir muito a vida útil das transmissões comuns, por conta dos trancos e exigência extra das correntes.

O sistema é configurável via aplicativo e pode ser utilizado no moto automático ou free shifting, ao qual se assemelha as transmissões Di2 atuais.

Cues Auto - Sem baterias e sem passador


Juntamente com essa versão automática do XT, a Shimano apresentou uma versão de pré-produção do Cues elétrico e automático, pensando em simplificar a vida do ciclista urbano. Essa transmissão usa um cubo traseiro com dinamômetro que, além de fornecer a energia ao sistema sem precisar de baterias, reconhece o torque (a força) que o ciclista coloca nos pedais e corrige as marchas de acordo com a necessidade. O mais interessante é o fato de não haver nenhum trocador de marchas no guidão ou em outra parte: o sistema é 100% autônomo.

Dessa forma o guidão fica bastante limpo. Eles possuem apenas as manetes de freio, que apresentam um design mais rente ao guidão, tornando a passagem dos cabos mais limpa ainda.

As trocas de marcha são feitas usando apenas a força nos pedais. Ao parar de pedalar o câmbio reconhece a necessidade de reduzir marchas e o faz assim que a corrente voltar a correr. Nas subidas, o sistema também reconhece quando o ciclista vai perdendo cadência (giro) nos pedais. Com ele fazendo mais força, o sistema encaixa marchas mais leves para compensar.


Novas tecnologias no Brasil

Ainda não temos um posicionamento oficial de quando teremos essas novas tecnologias disponíveis no Brasil, mas estamos de olho. O XT Automático deverá ser fornecido inicialmente apenas aos fabricantes de bikes em conjunto com o motor EP8 e aos lojistas como peças de reposição via Blue Cycle. Já o Cues automático, ainda teremos que aguardar mais tempo. A versão apresentada na feira ainda era um protótipo de pré-produção para testar o apetite do mercado.

Em agosto, em São Paulo, teremos o Shimano Fest, onde certamente veremos algumas dessas novidades da marca japonesas. Não deixem de conferir e fiquem ligados nas atualizações aqui no Pedal.


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.