A Blue Cycle, que distribui marcas como Shimano e Lazer no Brasil, apresentou diversas novidades na feira em 2023. Pela primeira vez, a distribuidora apresentou no país o Cues e o novo sistema automático de troca de marchas - Auto Shift. Nós adiantamos aqui no Pedal a novidade, que realiza a troca automática das marchas.
Confira alguns destaques da marca:
Auto Shift e Free Shift
Lançado durante a Eurobike 2023, o sistema de transmissão Auto Shift é uma evolução dos Motor EP8 e do câmbio XT DI-2. O sistema está sob testes junto ao time Yeti Shimano EP Racing a mais de uma temporada, sendo testado nos rigores da Copa do Mundo de Enduro.
O sistema apresenta dois modos de utilização, o manual tradicional onde o atleta é o responsável por todas as trocas e o modo automático, onde o sistema de motor percebe a cadência e a potência aplicada pelo ciclista e otimiza a troca de marchas. Isso se faz possível pela inclusão de outras duas tecnologias: o sistema Lynkglide que otimiza o design de vários componentes da transmissão para aguentarem mais torque e aumentarem a durabilidade do conjunto corrente, cassete e coroa de forma a dispensar aquele tradicional aliviada na pedalada para poder fazer a troca de forma suave; mas também a inclusão do Frees Shift.
O Sistema Free Shift é muito interessante e traz um ganho importante para diferentes tipos de usuários. O sistema dispensa a pedalada para realizar as trocas de marchas. Com o Free Shift, por exemplo, é possível trocar de marcha durante a frenagem para entrar em uma curva e sair acelerando na marcha correta, ou ao final de uma descida que termine no início de uma subida muito forte e que exige várias trocas. O sistema usa o motor elétrico da bicicleta para realizar essa pedalada “em falso” sem a necessidade de se movimentar o pedivela, pois ele usa uma espécie de embreagem na base da coroa para realizar esse desacoplamento.
Cues
O grupo Shimano CUES (leia-se “quí-ûs”) chegou muito bem representado na área de exposição do Shimano Fest 2023, além da grande bancada de exposição e bikes de teste no stand da marca, o grupo que entrar para substituir as Linhas Acera, Altus e Alívio também estava presente em bikes montadas em outros estandes.
A Linha CUES está disponível em 3 variedades, com 9, 10 e 11 marchas, mas todas usando componentes em comum, como a corrente e pedivela, dessa forma as marcas de bike podem montar bikes sem a necessidade de criar um mix de componentes de linhas diferentes.
A filosofia da Linha CUES é baseada na tecnologia Lynkglide, a mesma que possibilita o funcionamento do sistema Auto Shift nas e-bikes, aqui é empregada para aumentar a durabilidade e reduzir o volume de manutenções necessárias, em especial no uso urbano do conjunto.
As opções de 10 e 11 marchas são focadas no uso de iniciantes e entusiastas no MTB e a versão de 9 marchas no público urbano, todas são compatíveis e indicadas para o uso em e-bikes, aumentando consideravelmente a durabilidade dos sistema de transmissão se comparado com as linhas que o CUES substituí, chegando a ser 3 vezes mais durável, desde que bem mantido.
Outro ponto muito interessante do CUES é a suavidade na troca das marchas, que se assemelha às linhas mais profissionais da gigante japonesa. Como dentro do pacote tecnológico do Lynkglide há um redesenho completo do cassete e da corrente, as trocas foram suavizadas por um melhor encaixe dos dentes e pela forma como cada elo se apoia no cassete ser diferente das linhas anteriores.
Acompanhe mais sobre o CUES curtindo um papo com o desenvolvedor do grupo durante a EuroBike 2023.
Vídeo - Destaques da Blue Cycle
PRO
A PRO, marca de componentes da Shimano Europa e distribuída em todo mundo pelos parceiros da Shimano, trouxe uma gama muito completa de componentes, de manoplas a canotes retráteis, incluindo uma grande gama de produtos para uma pedalada aerodinâmica, itens para bikepacking, ferramentas e até guidões para Enduro e Downhill. Outro ponto alto são os canotes retráteis a cabo, com manutenção simples e grande compatibilidade com quadros de XC e Gravel, por possuírem versões com diâmetro reduzido de 27,2mm como o Discover 70.
Mas a grande estreia no Brasil não é um produto em si, mas sim a sua nova política de garantia.
A PRO oferece garantia de 10 anos para o primeiro dono em qualquer item de carbono, seja mesa, guidões, ou até canotes. Essa política reforça a confiança da marca na durabilidade de seus produtos e cria um grande argumento de vendo, garantindo uma grande durabilidade que justifica o investimento em uma peça de valor superior às de alumínio, mas de qualidade ao pedalar também superior.
Esses e outros produtos da Shimano você encontra no site brasileiro da empresa e também nas maiores bike shops do país.
Relacionados