Um novo grupo Shimano GRX de 12 velocidades foi visto equipando uma bike que competiu o Unbound Gravel 2023, nos Estados Unidos. O flagrante, publicado pelo site Bikeradar e fotografado por Ben Delaney, mostra que a transmissão mecânica é construída em torno de um cassete 10-45t XTR M9100. Até agora, foi flagrada apenas a versão de coroa única.
O conjunto de grupos foi montado na bicicleta do atleta Taylor Lideen, patrocinado pela Shimano, que correu o Unbound XL, uma versão mais longa, com comprimento de 350 milhas, da maior corrida de gravel da temporada, começando na noite anterior ao evento principal, que possui 200 milhas.
Publicidade

A grande novidade é a mudança para 12 velocidades. Isso alinha o Shimano GRX com os conjuntos de grupos de mountain bike e estrada da marca. Ele também aproxima o GRX de seus concorrentes - os conjuntos de grupos XPLR específicos para gravel da SRAM, têm 12 velocidades, com a Campagnolo possuindo 13 velocidades no grupo Ekar.

O cassete 10-45t também mostra que a Shimano está aumentando a capacidade de seus desviadores 1x GRX. Os modelos atuais da linha atingem o máximo de 42t para uma configuração de 1x. A mudança para um cog pequeno de 10t e uma maior, de 45t, resultará em uma faixa de marcha significativamente maior. Isso aproxima a Shimano de seus rivais, que adotaram mais abertamente os sistemas de transmissão 1x para gravel. O grupo SRAM XPLR, por exemplo, usa um cassete máximo de 10-44t. A Shimano se diferencia do seu principal rival por 1 dente aqui. O Campagnolo Ekar oferece opções de cassete 9-36t, 9-42t e 10-44t.
Os pilotos que buscam um alcance ainda maior também têm a opção de introduzir um sistema de transmissão mullet, com a possibilidade de rodar um cassete de 10-52 dentes.
Micro Spline para gravel
Finalmente, a especificação de um cassete de mountain bike confirma que a Shimano usará como padrão o cubo Micro Spline para a próxima geração de GRX. Introduzido nos grupos de mountain bike de 12 velocidades da marca, o Micro Spline permite o uso de um cassete com o menor pinhão de 10 dentes.
O padrão Hyperglide da Shimano - que o GRX da geração anterior usava - tinha um pinhão menor de 11t. O cassete XTR também possui a tecnologia Hyperglide+ da Shimano, que agora vê sua primeira aparição no GRX. Esse diferencial da marca faz com que as pinhãos do cassete sejam desenhadas de forma a tornas as trocas de marchas mais suaves. Como o Micro Spline, ele estreou nos conjuntos de grupos de mountain bike da Shimano, mas também aparece nos modelos speed com Dura-Ace R9200 e Ultegra R8100.
Publicidade
Já as pinças de freio foram atualizadas de maneira semelhante aos conjuntos de grupos de bikes speed mais recentes da Shimano, mudando a porta de sangria para a face externa do corpo. A nova peça, com novo design, estreou junto do grupo GRX Limited.

O novo câmbio traseiro Shimano GRX de 12 velocidades é visualmente muito semelhante ao câmbio traseiro de mountain bike Deore M6100. A forma geral é semelhante e, de acordo com os conjuntos de grupos de mountain bike de 12 velocidades da Shimano, o GRX de 12 velocidades elimina o B-link. Esta pequena placa de ligação ficava entre a junta superior do câmbio traseiro e a gancheira.

Embora raramente visto, ela podia ser removida e substituída por um suporte de montagem direta especialmente projetada para determinados quadros. O B-link estava presente na geração anterior do GRX e ainda é visto nos últimos conjuntos de grupos de speed da Shimano.

À primeira vista, o pedivela parece muito semelhante, se não idêntico, ao pedivela GRX R810 existente. A principal diferença é, obviamente, uma mudança para a coroa única 1x de 12 velocidades. Os shifters parecem idênticos ao design atual, embora os componentes internos tenham sua atualização atualizada para 12 velocidades. Este será o primeiro câmbio mecânico de 12 marchas da Shimano a usar shifters no estilo STI.

Desde a mudança para 10 marchas, a Shimano usou diferentes taxas de tração do cabo para seus conjuntos de grupos de mountain bike e estrada. Isso significa que não era possível criar a chamada configuração mullet com componentes mecânicos Shimano.
Um câmbio mullet combina os trocadores de guidão de gravel com um câmbios traseiros e cassetes de mountain bike, oferecendo uma enorme gama de marchas para uma configuração 1x. Essas configurações cresceram em popularidade nos últimos anos, principalmente com os pilotos SRAM que combinam as transmissões eletrônicas AXS de estrada com câmbios AXS de MTB e cassetes 10-50 ou 10-52.

Relacionados