home

Belo Horizonte registra 50 acidentes com ciclistas por mês

Capital mineira registrou cerca de 600 acidentes com bicicletas em 2011


15 JUN, 2012     Diego Bellizzi    



Nem tão belo é o horizonte dos ciclistas em Belo Horizonte, segundo levantamento do Detran-MG. De acordo com as estimativas, aproximadamente 600 ciclistas sofreram acidentes no ano de 2011, ou seja, em média 50 condutores de bicicletas são atingido por outros veículos a cada mês.

De acordo com Vinicius Mundim, coordenador da Associação Mountains Bike BH de ciclista, a principal causa dos imbróglios envolvendo a turma do pedal e a galera sedentária dos automóveis é a pouca cortesia por parte dos motoristas.

"Os motoristas de táxi e de ônibus são os piores. Há uma extrema falta de educação. Andar de bike não é perigoso, perigoso é estar sujeito à falta de consciência de condutores", disse Mundim ao impresso local Metro.

Também ao Metro, Rogério Lara, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Motociclistas e Ciclistas de Minas Gerais, disse que também há irresponsabilidade dos ciclistas no trânsito, já que muitos não conhecem as leis. "Não existe requisito algum para a pessoa pilotar uma bicicleta. É só pegar a magrela e sair andando por aí. Deveria existir um curso de formação, ainda mais em Belo Horizonte, cidade cortada por rodovias”, comentou.

Como a capital mineira tem apenas 36Km de ciclovias, resta aos ciclistas utilizarem as pistas em conformidade ao Artigo 58 do Código Brasileiro de Trânsito, que garante às bicicletas preferência nas vias.


Fotos (1)

foto 0 -  Mais Fotos

Comentários



Relacionados