home

Robson Ferreira vence MTB Minas 2008

Piloto também fatura o titulo de Rei da Montanha


19 OUT, 2008         



No dia 14 de setembro, aconteceu na cidade de Carmo do Cajuru, MG, o MTB MINAS. Prova que reuniu cerca de 220 atletas além de trazer alguns dos grandes nomes do MTB nacional. A prova foi muito bem organizada, planejada e o percurso muito bem marcado, chegando a ser elogiado por todos os competidores. O percurso foi de 50 km para às categorias Elite masc, Sub 23, Sub 30, Sub 35, Sub 40, Sub 45 e Júnior. E de 37 km para às categorias Elite Feminino, Infanto-Juvenil, Juvenil, Over 45 e Over 50.

Havia muitos trechos de estradão e muito single-track. Uma subida com meta volante de 100 reis e a definição de o Rei da Montanha, titulo conquistado por Robson Ferreira que também venceu a prova.

Antes da largada conversamos com alguns dos competidores favoritos ao titulo da prova. Perguntei a Ingrid Jordana, da categoria Elite Feminino se ela seria a favorita ao titulo. Ela logo respondeu: "Tenho boas adversárias. E tudo pode acontecer. Vamos ver após a
chegada". E foi o que eu vimos, Ingrid cruzando a linha de chegada em 1º Lugar da Elite Feminino com o tempo de 01h 49 min 15 seg. O calor estava muito forte, chegando a 31°C. Uirá Ribeiro já sabia que a prova iria pegar fogo: "Vamos encarar esse calor, a prova vai ser bem disputada, dessa vez veio a galera boa de pedal".

Hugo Prado Neto esperava se sentir bem. Tinha chegado da Suíça, onde estava se preparando para as maratonas aqui no Brasil: "Vim a esta prova para saber como está o nível dos meus adversários e treinar pro Iron Biker”.

A equipe Amazonas / Pedal.com.br veio com o objetivo de ajudar Robson
Ferreira a ganhar a prova. Segundo Amarildo: "Pretendo fazer um tempo abaixo de 1h50min, já que estamos na cidade desde sexta-feira e conhecemos o percurso, estou bem descansado, quero chegar entre os 5 primeiros da geral e ajudar o Robson a tentar ganhar o primeiro lugar geral". Robson sabia que a prova iria ser mais difícil, pois Uirá conhece bem a pista: "Vou tentar fazer um ritmo forte e marcar principalmente o Uirá, que é da região e conhece muito bem o trajeto, na área de montanha pode ser definida a prova, já que nas áreas planas poderá se concentrar muitos pelotões, o Hugo também está forte".


A PROVA

Logo na Largada, parecia que a prova já estava definida, pois Uirá Ribeiro foi fechado por um competidor e acabou caindo, ele saiu por último e fez uma excelente prova de recuperação buscando todo mundo. Uirá andou sozinho por boa parte do trajeto, mas na área de montanha buscou um por um fazendo uma bela disputa com Hugo Prado Neto. Uirá ainda chegou em 3º lugar geral e conquistou o 2º lugar da Elite masculino com o tempo de 1h51min55.

Na Elite Feminino, Daniela Campos até que tentou, mas não consegui acompanhar Ingrid Jordana por mais de 8 km. Como o trajeto era reduzido, Ingrid impôs um ritmo forte do começo ao fim, andando sem muita preocupação com as adversárias.

Na categoria Júnior, Silas Evangelista andou muito, com a queda de Gabriel Domeniconi logo na largada junto com Uirá Ribeiro, ele teve de se preocupar mais com Rodrigo Silva, que chegou apenas 6 segundos atrás. Gabriel Domeniconi também fez uma bela prova de recuperação, conseguindo chegar em 3º lugar da categoria Júnior, apenas 3 min atrás de Silas. Bruno Martins não compareceu à prova, pois estava disputando um Campeonato em Santa Catarina.

Na Sub 23, o campeão foi Jorge Fraleon, que teve um pouco de trabalho com o Caio de Bom Despacho.

A prova teve duração de pouco mais de três horas e a apuração saiu bem rápido, graças a um programa desenvolvido por Wilson Eloy e Cláudio Rodrigo, organizadores da prova. Além disso, foi muito elogiada por todos presentes.


Comentário dos Participantes após a prova:


Hugo Prado (5º lugar da Geral e 3º Lugar da Elite):
"Vim pra treinar, cheguei de viagem e ainda não me readaptei ao fuso do Brasil, o calor incomodou muito e estou bem cansado, comecei bem, mas quando o Robson abriu vantagem eu já estava sentindo o cansaço da viagem".

Uirá Ribeiro (3º lugar geral e 2º lugar da Elite):
"Fiz uma prova de recuperação, sai atrás de todos após cair na largada, (busquei recuperação) como estava mal posicionado, andei boa parte do trajeto sozinho, não andei bem, na serra fui alcançando todo mundo, passei por dois da Elite e ainda cheguei em terceiro na geral".

Glaidiani de Cássia ( 3º Colocada da Elite feminino):
"Trajeto bem feito e técnico, todo pedalado, trilhas bem técnicas e subidas que exigiu preparo força e concentração, batimentos altos o tempo todo".

Daniele Moura (2º Colocada da Elite feminino):
"Prova boa e tranqüila, consegui chegar inteira, minhas adversárias estão de parabéns".

Hugo Eduardo (4º Lugar da Elite masculino):
"A prova foi boa, as subidas estavam razoáveis, estou gripado, mas fiquei satisfeito com meu desempenho na prova, já estou a treze anos no pedal e o nível das provas e competidores está cada vez maior".

Ingrid Jordana (Grande Campeã da Elite feminino):
"Em Primeiro lugar, parabéns a organização da prova. Prova dura um trajeto bem reduzido que exigiu velocidade e um ritmo forte até o final. Larguei forte na largada, seguida pela Daniela até o km 8, após isso impus um ritmo mais forte e cheguei na frente. Fiquei muito feliz em conseguir o titulo nessa prova, agradeço aos patrocinadores, amigos e principalmente a minha família que me apóia muito".


Equipe Amazonas/Pedal.com.br

Amarildo Ferreira (2º Lugar geral e 1º lugar da cat. Sub 30):
"Prova excelente, muito bem marcada, circuito duro e veloz, temperatura muito alta, graças a deus ocorreu tudo certo para minha equipe e eu.

Os adversários estavam fortes, principalmente o Hugo e o Uirá, fizemos um trabalho em equipe focado nos dois, para que eles não atrapalhassem o Robson".

Cláudio Roberto (4º Lugar Geral e campeão da Sub 40):
"Corrida muito maneira, passou muito rápido pra mim, mas a velocidade foi muita apesar da distancia do percurso, na minha categoria foi mais calmo eu queria chegar bem na geral."

Robson Ferreira (O grande campeão, 1º Lugar geral e da Elite):
"Contei muito com o apoio da minha equipe para desgastar os adversários, pois o nível deles também está muito forte, prova muito bem organizada e sinalizada, com os pontos de água nos lugares onde precisava.

O Hugo forçou muito para tentar me alcançar e o Uirá estava fazendo uma prova de recuperação tentou me alcançar com tudo". "Agradeço muito a equipe, se não fosse por eles a prova seria bem mais difícil".


Gabriel Domeniconi (3º Lugar da Júnior):
"O tombo logo na largada atrapalhou meu desempenho, fiquei pra trás do pelotão e tive que fazer muita força pra alcançar o pessoal.

Prova bem organizada, um trajeto bem marcado, foi uma prova rápida com trechos técnicos. Meus adversários estão de parabéns".

Foi isso que aconteceu no MTB MINAS, uma prova muito bem
organizada, com muitos elogios de todos e uma estrutura muito bem
montada.


Classificação Geral

1º - Robson Ferreira da Silva Mendes – RJ – Amazonas/Eninco/Kona/ASW – 01:45:44
2º - Amaraildo Ferreira – RJ - Amazonas/Eninco/Kona - 01:48:53
3º - Uira Ribeiro de Castro – Lagoa da Prata – MG – Zion/Unimed/ABC/All Fitness/DaMata/ProshockBell - 01:51:55
4º - Cláudio Roberto Alves de Souza – Duque de Caxias – RJ - Amazonas/Eninco/Kona/ASW - 01:53:12
5º - Hugo Prado Neto – Belo Horizonte – MG – OCE/Treine.net/Specialized/Tripp Aventura/BWA/Keico - 01:53:33
6º - Wesley Alves da Silva – Divinópolis – MG – Oi/Adolar Pinturas/Formula Bike/Scotch/ABC - 01:58:18
7º - Gustavo Barreto Bombonato de Oliveira – Belo Horizonte – MG - 01:58:21
8º - Hugo Eduardo Faria – Nova Serrana – MG – X Bike/Nova Fitness - 01:58:41
9º - Jorge Fraleon de Almeida – Pará de Minas – MG - 01:59:21
10º - Paulo Henrique Rosa – Marabá Nova – MG – Mais Aventua Bike - 02:00:03

Elite

1º Robson Ferrreira da Silva - Amazonas/Kona/Eninco/ASW/Proshock - 01:45:44
2º Uirá Ribeiro de Castro - Zyon/Intertrilhas/Proshock/Unimed
Divinópolis/Bell/All Fitness/DaMatta/ABC - 01:51:55
3º Hugo Prado Neto - OCE/Specialized - 01:53:33
4º Hugo Eduardo de Faria - X-Bike - 01:58:41
5º Erasmo Alves da Costa - X-Bike - 02:09:45

Elite Feminino

1º Ingrid Jordana - Master Cabo/Nadurte/Fórmula Bike - 01:49:15
2º Daniela Campos - OCE - 01:53:31
3º Glaidiany de Cássia - Zyon/Intertrilhas/Proshock/Unimed
Divinópolis/Bell/All Fitness/DaMatta/ABC - 01:57:00
4º Isabela Moreira Lacerda - Avulso - 02:00:26
5º Isabela Pereira Lara -OCE- 02:17:14

Júnior:
1º - Silas Evangelista - Zyon/Intertrilhas/Proshock/Unimed
Divinópolis/Bell/All Fitness/DaMatta/ABC 02:02:19
2º - Rodrigo Silva Rosa - 02:02:25
3º - Gabriel Domeniconi - Trek - 02:05:15
4º - Felipe de Morais - 02:15:12
5º - Edimilson Silva - 02:17:43


Texto de André Moises


Fotos (9)

foto 0 -  foto 1 -  foto 2 -  Mais Fotos

Comentários



Relacionados