MENU

Novo Shimano Sora R3000 traz discos mecânicos e rodas com eixo passante

Aparentemente, os freios a disco para bicicletas de estrada chegaram para ficar, inclusive nas gamas mais simples da Shimano. Ao menos é essa mensagem que o novo grupo Sora R3000 passa. Afinal, além dos freios a disco mecânicos que são uma evolução daqueles que o mercado já conhecia, o fabricante ainda apresentou uma nova roda com eixo passante tipo E-THRU, desenvolvida especialmente para este tipo de freio.

imagem
Grupo Sora R3000. Foto: Divulgação


Aparência e aplicações

A nova pedivela de 4 braços, trocadores, alavancas e câmbio traseiro utilizam a combinação de tons de cinza comuns na gama mais alta do fabricante, criando um visual atrativo e sofisticado para este grupo de múltiplas aplicações. Além disso, os cabos do novo Sora passam por dentro do guidão, garantindo mais aerodinâmica e um visual limpo.

imagem
Novo STI Sora R3000. Foto: Divulgação


As pedivelas de 4 braços batizadas de FC-R3000 (50-34) ou FC-R3030 (50-39-30) lembram um pouco o Dura-Ace 9000. A peça, combinada com os STIs de 9 velocidades e com os câmbios escuros proporciona uma aparência bem interessante, remetendo ao visual de bike de corrida.

imagem
Nova Pedivela Sora R3000. Foto: Divulgação


Além dos STIs, o grupo ainda conta com trocadores para guidão reto e pedivela de 5 braços indicados para bikes urbanas. Neste caso, é possível encontrar o modelo FC-R3000-CG (50-34) ou o FC-R3030-CG (50-39-30). Os trocadores no estilo Rapidfire Plus agora chamam-se ST-R3000/30. Seja para corridas ou passeios mais descompromissados, a Shimano afirma que as novas ferraduras de dois pivôs BR-R3000 possuem um desempenho 20% superior ao modelo anterior.

imagem
Novo Rapidfire Plus Sora R3000. Foto: Divulgação


Relação, freios e rodas

Como dito acima, é possível encontrar pedivelas 50-34 ou 50-39-30. Para manter flexibilidade de usos, a Shimano apostou em um cassete 11-34 combinados com câmbios que suportam este tipo de transmissão.

imagem
Câmbio Traseiro Sora R3000. Foto: Divulgação


Outro detalhe interessante são as novas pinças de freio BR-RS305 no padrão flat-mount, um tipo de montagem que garante mais leveza e eficiência para o sistema. Além disso, as novas pinças podem ser combinadas com discos de aço (SM-RT81-SS/S) ou de inox (RT54-S).

imagem
Pinça Sora R3000. Foto: Divulgação[/legenda

Para completar, o fabricante japonês ainda apresentou um novo jogo de rodas. Batizadas de RX31, o modelo conta com cubos para eixos de 12mm E-THRU. Com esse sistema derivado dos grupos de MTB da marca, o ajuste dos discos é menos suscetível a mudanças na posição da roda e a montagem fica mais sólida, proporcionando mais rigidez para todo o conjunto.

imagem
Rodas Sora RX31. Foto: Divulgação[/legenda

Confira mais imagens na galeria

Fotos (2)

foto 0 -  Mais Fotos


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.