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Brasileiro de XCO - Descrição e fotos da pista

Com exclusividade, o Pedal divulga as fotos

O site Pedal fez uma visita na pista do Campeonato Brasileiro de Cross Country 2012, que será realizado na cidade de Salvador-BA. Oficialmente, esta é a primeira vez que acontece tal competição no Norte e Nordeste.

Segundo o Presidente da Federação Baiana de Ciclismo, Orlando Schmidt, a pista poderia ser feita em qualquer lugar no interior do estado, mas preferiu fazer na capital baiana: "Nós temos excelentes pistas já montadas em todo o estado, pois o nosso calendário é bem sortido nas grandes cidades do interior. A ideia de fazer uma pista em Salvador foi para quebrar toda rotina dos principais campeonatos do Brasil que, em sua maioria, são fora das capitais. Neste caso, os atletas que vierem para Salvador vão ter acesso facilitado e um suporte melhor. Sem falar que ainda poderão visitar pontos turísticos que a nossa cidade oferece."

Local da pista

O local escolhido para o Campeonato Brasileiro foi a trilha do Parque Tecnológico. O parque fica localizado na Avenida Luís Viana Filho, mas conhecida como Avenida Paralela. A entrada do parque é uma entrada antes do Went Wild (antigo Parque Aquático).

A vegetação local é predominante da Mata Atlântica. Sua formação são de árvores de médio e grande porte, formando uma floresta fechada e densa. O circuito será praticamente coberto, com trechos abertos apenas na extensão da linha de chegada e ponto de apoio.

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Construção e descrição da pista

A comissão da FBC convidou Guiné (colunista do site Pedal) e parceiros para fazerem a pista. Junto com alguns membros da entidade, ficou decidido de fazer um circuito em mata virgem com autorização dos órgãos competentes para não degradar muito o meio ambiente. Eis a escolha do Parque Tecnológico por estar numa localização propícia e de fácil acesso.

Guiné descreveu o circuito:

"O objetivo foi fazer um verdadeiro circuito de cross country com 4,5km, sem sessões prós. Porém, quem vier para Salvador-BA vai ter circuito quase 100% de mata fechada com muita variação: "off camber"; subidas muito íngremes: curtas e longas; topetes; single track rápido e devagar; ultrapassagens em troncos; e raízes em praticamente toda a sua extensão".

"Na largada, o piloto pega um plano até entrar num downhill técnico, rápido e curto. Depois ele faz a transição do asfalto (local aberto que ficarão as equipes para suporte). Assim que passar neste ponto, entra num single track travado de raízes com muitas subidas e descidas. Eu creio que a relação a ser usada neste trecho seja baixa, com muitas retomadas de curvas e trocas de marchas constantes. As subidas não exigirão somente da força do atleta, mas de muita técnica para ficar em cima da bike devido o grau de inclinação e mantê-la sempre tracionada."

"Alguns trechos de descidas fizemos umas curvas mais acentuadas (wall ride de barro) para facilitar o trajeto e não perder a velocidade, justamente porque as descidas e subidas já estão conjugadas logo em seguida. Os "off camber's" vão abusar muito aqueles pilotos que não estão acostumados a esse tipo de terreno: inclinado com linha reta."

"Quero ressaltar a todos os pilotos que este período é de chuvas na capital baiana. Por ser uma região tropical, muitas pancadas de chuvas acontecem no mês de julho. Vamos pedir a São Pedro uma colaboração. Mas se chover dias antes ou durante a prova, o circuito ficará mais técnico ainda e a lama não vai perdoar. O piloto vai ter que vir para cá muito bem preparado em todas as circunstâncias: pneus e relações específicas para tal."

Foto do google

O site Pedal pegou a foto original do Google Maps e fez uma montagem técnica e descritiva do local e circuito. Nela tem o traçado da pista (quase original que vai sofrer alterações), local de estacionamento, start loop, trechos de apoio etc. Basta ver a última foto da seção.

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