MENU

Tour de France 2017 - Nova regra visa aumentar segurança nos sprints

Altas velocidades, muitos atletas juntos e uma combinação perigosa de velocistas, trens de embaladores e times de favoritos para a classificação fazem do sprint uma das situações mais perigosas do ciclismo. Agora, uma nova regra da UCI pretende reduzir o número de atletas envolvidos neste momento, reduzindo assim o risco de acidentes.

imagem

Já neste Tour de France, será preciso uma diferença de tempo maior do que três segundos entre dois grupos para que os ciclistas recebam tempos diferentes na classificação geral - antes,essa diferença era de apenas um segundo.

Para se ter ideia, um segundo significa uma separação de 17 metros entre ciclistas a uma velocidade de 60km/h. Com a nova regra, essa distância cresce para cerca de 50 metros na mesma velocidade.

Agora, a separação entre aqueles que estão interessados em vencer etapas planas e os que só não querem perder tempo na classificação geral pode ser bem maior, livrando os atletas que disputam a camisa amarela da tensa aproximação para a meta em etapas planas.

Porém, vale ressaltar que a nova regra vale apenas para grandes grupos, como os velocistas e seus embaladores e o grupo dos favoritos com seus gregários, que costuma chegar logo em seguida do grupo dos vencedores. Atletas desgarrados recebem tempos diferentes e o conceito de "grupo" será julgado pelos comissários.

Vale lembrar que a regra dos 3km continua valendo. Com ela, todos os ciclistas que cruzam a marca dos 3km para a chegada no grupo dos ponteiros recebe o mesmo tempo do vencedor em caso de tombos ou incidentes. O Tour de France 2017 tem sua largada marcada para o dia primeiro do próximo mês em Düsseldorf, Alemanha.


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.