MENU

Troféu Brasil de Triathlon #5 - Resultados

Surpreendente e emocionante. Este foi o clima que dominou de ponta a ponta a quinta etapa do 22º Troféu Brasil de Triathlon, na manhã ensolarada deste domingo (11), em Santos (SP). Entre tantos nomes de peso do esporte presentes e com condições de disputar a liderança da prova, Reinaldo Colucci e Flavia Fernandes se deram bem e garantiram a vitória. O atual campeão brasileiro da modalidade e membro da seleção olímpica completou os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida com o tempo de 1h47min06seg. Flavinha, que venceu, com esta, três etapas desta edição, cruzou a linha de chegada aos 2h05min39seg.

Apesar do resultado, a liderança da classificação da competição, após a quinta etapa, não sofreu alterações. No masculino Adriano Sacchetto, que chegou em quinto, continua liderando, com 620 pontos, seguido por Danilo Pimentel (586), Anderson Ferreira, (552,5) e Marcus Fernandes (494). No feminino, Carolina Furriela, a segunda colocada de hoje, garante a ponta com 603 pontos, perseguida por Fernanda Garcia (591), Flavia Fernandes (571) e Ariane Monticeli (439,5). Carla Moreno, que não completou a prova hoje, caiu para a quinta posição, com 436 pontos. Como a sexta e última etapa tem peso dobrado na pontuação, todos têm chance de levar o título no próximo dia 9 de dezembro.

No masculino, a disputa foi equilibrada desde o início entre o líder e o segundo colocado, Marcus Fernandes. "A prova teve um ritmo muito forte desde os primeiros metros e o Marcus foi puxando desde o início e fiquei acompanhando. Confesso que meu ciclismo está um pouco pior, devido aos treinamentos que temos ultimamente e, apesar de não conseguir dar o meu melhor, não me cansei. O que me deu vantagem na corrida, pois após os primeiros 1.500 metros, consegui cadenciar forte e assumir a liderança até o final", contou o campeão.

Já Fernandes revelou que não veio 100 % para a prova. "Mas para mim deu tudo certo. Pena que teve o Reinaldo, mas sei que dei bastante trabalho pra ele hoje. Meu foco está na última prova, que vale o dobro, e quero ganhar o campeonato", disparou o vice.

Já a prova das meninas sofreu uma baixa logo após a primeira transição. Após encostar o braço em uma água-viva, na primeira etapa da natação, Carla Moreno seguiu na prova até onde pode aguentar, quando passou mal no início do ciclismo, na altura da Avenida Mário Covas, no Cais do Porto, e precisou ser amparada pela equipe médica. A atleta foi removida para o pronto socorro, mas passa bem.

Melhor para a Flávia Fernandes, que seguia logo atrás, e passou à liderança, com mais de um minuto de vantagem, até o final da prova, em relação à segunda colocada, Carolina Furriela. "Foi uma prova dura no início, pois o mar estava um pouco mexido e a Carla nadou forte, e procurei ficar perto. Quando vi que não ia dar para ela, me estimulei e fui o mais forte que eu pude e, pra mim, o resultado foi bom. Quero dar os parabéns para as meninas que seguiram até o fim. Mas estou treinando forte para a próxima etapa e sei que lá o bicho vai pegar", avisou a campeã.

Carolina justificou seu desempenho à disputa da prova dos Jogos Abertos de Santa Catarina, em Caçador. "Pra mim foi dura, pois competi ontem e estava bem dolorida. Passei principalmente o ciclismo bem cansada, mas tentei manter a diferença da Flávia, para garantir minha pontuação e a liderança".

Participação especial: Outro destaque da prova de hoje foi o retorno do argentino Oscar Galindez às competições. Afastado do Troféu Brasil desde 2009, quando passou a se dedicar exclusivamente às provas de longas distâncias, e há quatro meses do mundo do triatlo, quando sofreu um atropelamento durante treinos na Argentina, Galindez percorreu o circuito da prova deste domingo em grande estilo, chegando em sexto, e provando a si mesmo que continua competitivo, mesmo após a todos estes contratempos.

"Achei legal competir com essa rapaziada que representa a evolução do triatlo. É importante este intercâmbio, pois me fez ver que ainda tenho um bom nível, após uma lesão grave como foi a minha", destacou o triatleta, que quer estar presente na última etapa.

A classificação geral após cinco etapas é a seguinte: (extra-oficial)

Masculino

1) Adriano Sacchetto, 620 pontos;
2) Danilo Pimentel, 586;
3) Anderson Ferreira, 552.5;
4) Marcus Fernandes, 494;
5) Santiago Ascenço, 479.

Feminino

1) Carolina Furriela, 603;
2) Fernanda Garcia, 591;
3) Flávia Fernandes, 571;
4) Ariane Monticelli, 439,5;
5) Carla Moreno, 436.

Resultados da 5ª etapa:

Masculino

1) Reinaldo Colucci, 1h47min06seg;
2) Marcus Fernandes, 1h47min40seg;
3) Bruno Matheus, 1h48min42seg;
4) Santiago Ascenço, 1h49min21seg;
5) Adriano Sacchetto, 1h50min08seg.

Feminino

1) Flavia Fernandes, 2h05min39seg;
2) Carolina Furriela, 2h07min18seg;
3) Fernanda Garcia, 2h11min14seg;
4) Tuanny Oliveira, 2h19min39seg;
5) Ariane Monticeli, 2h34min24seg.

O 22º Troféu Brasil de Triathlon tem organização da NA Sports. O patrocínio é de Gatorade e Prefeitura de Santos, com co-patrocínio de Speedo, Santa Constancia e Porto Seguro. O apoio é de Sabesp, Medicaline, Gardioni MKT Digital, Revista TriSport, ADR3/Univox e Funf Sports, com colaboração de SRCVB, Clube de Regatas Vasco da Gama, Hospital Benef. Portuguesa de Santos, Ativo.com, WebRun, Unimes, 17º GB e Polícia Militar/6ºBPMI.


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.