MENU

Troféu Brasil de Triathlon #6 - Resultados da grande final

Adriano Sacchetto e Flávia Fernandes sagraram-se campeões do 22º Troféu Brasil de Triathlon. O resultado da sexta e última etapa da competição, realizada neste domingo, em Santos, foi determinante para definir a ordem de classificação final da temporada. Nesta prova, que aconteceu debaixo de chuva e temperatura amena, Sacchetto liderou a prova a partir da primeira metade do ciclismo, e cruzou a linha de chegada aos 1h47min50seg. No feminino, Carla Moreno passou à primeira posição apenas nos últimos metros, finalizando às 2h01min50seg.

A disputa no masculino começou bastante embolada, da mesma forma que estava a classificação geral até a etapa final. Por ter peso dobrado, os cinco primeiros colocados tinham chances reais de conquistar o título e, por isso, deram o seu melhor. Na natação, o santista Marcus Fernandes foi o mais rápido a sair da água, seguido de perto pelo pelotão formado por Danilo Pimentel, Henrique Silveira e Adriano Sacchetto. Já na avenida Mário Covas, na região portuária, o mineiro Sacchetto assumiu a ponta, fazendo a transição para a corrida com 30 segundos de vantagem para o segundo colocado, Santiago Ascenço, e manteve o o desempenho até a chegada.

"Larguei forte e vi que tinha gente nadando muito bem. Saí da água junto com o pelotão e nem olhei para trás. Tentei fazer minha prova lá na frente, consegui abrir uma distância boa, sai confiante pra corrida, com um pouquinho de medo,mas não aliviei" conta o campeão.

Para Adriano Sachetto, o fato de estar em primeiro no campeonato, em vez de ajudar, pressionou. "Fiquei mais nervoso, mas a gente tem que funcionar com pressão, senão não vai. Atleta profissional tem de ser assim", afirma. Por outro lado, a chuva que caiu durante todo o percurso deu mais incentivo. "Eu sempre ando bem na chuva, gosto de correr assim".

Já Santiago Ascenço, que, com o segundo lugar de hoje, pulou da quinta posição para o vice-campeonato, afirmou, modesto, que seu desempenho não foi nem estratégico, nem surpreendente. "A gente chegou este ano numa situação diferente nesta última etapa, com vários atletas em condições de título. Todo mundo cresceu, todo mundo fez provas boas. Eu vim ali atrás, chegando na segunda colocação no campeonato. Foi bem legal. Esta foi a minha 17ª participação no campeonato e estar competitivo depois de tanto tempo, é gratificante", declarou.

Feminino

No feminino, Luísa Batista, Flávia Fernandes e Carla Moreno, saíram praticamente juntas na natação. Já na primeira etapa do ciclismo, Luísa assumiu a liderança, ficando com mais de um minuto de vantagem quando chegou à área de transição. A partir do momento que largou o pedal, Carla Moreno deu o seu máximo e conseguiu diminuir a vantagem da líder ao longo da corrida, alcançando e ultrapassando a poucos metros do final, vencendo a etapa.

"Sinceramente, eu vim preparada, mas sem expectativa de uma grande prova, já que tive duas etapas nesta temporada que não finalizei, uma por lesão e outra por um acidente com água-viva. E hoje, por um momento, pensei que não fosse conseguir, pois minha natação não foi das melhores e tive que compensar pedalando e correndo. O esforço valeu", conta Carla, que com o resultado de hoje ficou com a terceira colocação na temporada.

Flávia Fernandes, que chegando em terceiro, conquistou o título da temporada 2012 do Troféu Brasil, era pura felicidade. "Estou num ano excelente. Participei de 19 provas e estive em 15 pódios. Melhor que este ano, só o ano que vem. É fruto de um trabalho. Não posso deixar de falar do meu técnico, que está do meu lado, o meu marido, minha família, que dão muita força. Eu sabia que estava em condição mais confortável, mas nem sempre o corpo responde. Tive de usar estratégia, ser inteligente e não só usar a força. No início do pedal, já estava sentindo. Eu me guardei um pouco para a corrida. Pensava, focada, que eram os últimos 10 quilômetros de 2012, e depois, entrar em férias e vir cada vez mais forte. Me concentrei apenas na linha de chegada", disse.

Carolina Furriela, que até a etapa passada liderava o campeonato na elite feminina, sofreu um acidente logo no início da fase do ciclismo e teve de abandonar a prova. Com este desfalque, ela terminou a temporada em quinto lugar.

Classificação

A classificação geral ao final do 22º Troféu Brasil de Triathlon é a seguinte: (extra-oficial)

Masculino

1) Adriano Sacchetto, 793,5 pontos;
2) Santiago Ascenço, 721;
3) Danilo Pimentel, 713;
4) Marcus Fernandes, 685;
5) Anderson Ferreira, 624,5.

Feminino

1)Flávia Fernandes, 797;
2) Fernanda Garcia, 694 ;
3) Carla Moreno, 691;
4) Ariane Monticelli, 641,5;
5) Carolina Furriela, 618.

Resultados da 6ª etapa:

Masculino

1) Adriano Sachetto, 1h47min50seg;
2) Santiago Ascenço, 1h49min26seg;
3) Danilo Pimentel, 1h49min42seg;
4) Henrique Siqueira, 1h50min17seg;
5) Marcus Fernandes, 1h53min53seg;

Feminino

1) Carla Moreno, 2h01min50seg;
2) Luísa Batista, 2h02min20seg;
3) Flávia Fernandes, 2h05min30seg;
4) Vanessa Gianini, 2h05min39seg;
5) Fernanda Garcia, 2h06min57seg.


O 22º Troféu Brasil de Triathlon tem organização da NA Sports. O patrocínio é de Gatorade e Prefeitura de Santos, com co-patrocínio de Speedo, Santa Constancia e Porto Seguro. O apoio é de Sabesp, Medicaline, Gardioni MKT Digital, Revista TriSport, ADR3/Univox e Funf Sports, com colaboração de SRCVB, Clube de Regatas Vasco da Gama, Hospital Benef. Portuguesa de Santos, Ativo.com, WebRun, Unimes, 17º GB e Polícia Militar/6ºBPMI.

Mais informações no site [url=http://www.trofeubrasil.com.br"oficial[/url]


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.