MENU

XTERRA Brasil Tour - Ilhabela recebe competição

Um dos únicos município-arquipélago marinho do país, Ilhabela completa 206 anos em setembro com uma série de atividades e, dentre elas, o triathlon cross-country mais famoso do mundo. A 7º etapa do XTERRA BRAZIL TOUR 2011 reunirá cerca de 2 mil pessoas, nas provas de Triathlon – 1,5km de natação, 29km de mountain bike e 9km de corrida, Swim Challenge – 1,5km e 3km, Night Run 9km e 18km e na emocionante XTERRA Endurance 50k. A geografia do arquipélago só vai contribuir para deixar as provas mais emocionantes e desafiadoras.

Com um território de 337,5 km², São Sebastião é a principal ilha de Ilhabela e onde está localizada a Praia de Perequê, local das provas. Chega-se ao Perequê pelo Canal do Toque-Toque com 18 Km de extensão e largura variável entre dois e cinco quilômetros através do serviço de balsas. A característica mais marcante do local é a Mata Atlântica que cobre a maior parte do arquipélago e toda a serra.

A Ilha destaca-se ainda pelo seu Parque Estadual e por ser o município que mais recursos destinou à preservação da mata. O clima é tropical úmido com uma média anual de 24o.C. As diferenças altimétricas são responsáveis pela existência de microclimas com temperaturas mais baixas nas montanhas e clima quente junto ao mar.

A escolha deste cenário só vai favorecer esta etapa do XTERRA BRAZIL TOUR 2011.

Com largada no sábado, dia 24, às 9h, o Triathlon de Ilhabela é um dos percursos mais difíceis do Circuito. Logo após terminarem a prova de natação na Praia do Perequê, os atletas seguem para o circuito de mountain bike que acontece nas montanhas com uma rota de obstáculos e terreno altamente acidentado. Para finalizar o desafio, mais 9 Km de corrida em trilhas.

Os cinco primeiros colocados na categoria profissional (masculino e feminino) recebem troféus e R$ 8 mil de premiação em dinheiro. Na categoria amador os primeiros três colocados (respeitando a faixa etária entre homens e mulheres) recebem medalhas. No revezamento, as três equipes vencedoras também recebem medalhas. Na categoria PNE, considerando feminino e masculino, serão premiados os três primeiros colocados. Todos os demais recebem medalhas Survivor pela participação.

No mesmo dia acontece a inédita XTERRA ENDURANCE com o patrocínio da marca de roupas esportivas THE NORTH FACE. São 50 Km de muito suor, garra e superação de todos os limites do corpo e da mente. Com largada às 16h, a ultramaratona atravessa a ilha até a Praia de Castelhanos, onde fica a marca de 25k. No percurso, cachoeiras, rios e praias fazem parte do desafio de atletas que passam pela comunidade caiçara de Canto de Ribeirão e chegam a 700 metros de altitude.

Para aqueles que vão participar das provas de 9 e 18k da Night Run também não faltam surpresas. Com largadas às 18 h e 19 h, respectivamente, os atletas possuem como desafio correr na mata, enfrentar os obstáculos naturais e sem a claridade do dia. Serão contemplados com troféus os corredores do 1o. ao 3o. lugares nas categorias geral feminino e masculino. Para quem completar a prova, medalhas de participação Survivor.

No domingo, dia 25, é a vez do Swim Challenge. Realizada na Praia do Perequê, as provas de 1,5k e 3k terão um percurso com mar calmo e temperatura agradável para os nadadores. São premiados com troféus os três primeiros colocados no geral masculino e feminino. A idade mínima para participação é 13 anos e todos que completam a prova recebem a medalha Survivor.

Os pequenos maratonistas não ficam de fora e dão as primeiras passadas a partir das 9:30h no Kids Mini Corrida. O percurso é numa área plana, terreno de areia e determinado de acordo com a idade das crianças: 1 a 3 anos - 50 metros, 4 a 6 anos 100 metros, 7 a 8 anos 300 metros, 9 a 10 anos 500 metros e de 11 a 12 anos correm 1 KM. Todos recebem uma medalha como incentivo à participação.


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.