home

Campeonato Brasileiro de MTB XCO 2017 - Relato dos atletas


24 JUL, 2017     Gustavo Figuereido     8    



Aconteceu no último domingo, dia 23 de julho no município de Domingos Martins, região serrana do Espirito Santo o Campeonato Brasileiro de MTB XCO. Os vencedores levaram para casa a camiseta de campeão nacional que poderá ser utilizada nas competições oficiais da confederação até o próximo campeonato brasileiro. Todos os primeiros colocados de cada categoria também pontuaram no ranking internacional da UCI.

imagem
Categoria Elite masculinabrCrédito: Wesley Kestrel/CBC

A largada da Elite feminina já mostrava como seria a disputa. As atletas iniciaram a prova com um ritmo muito forte e logo a prova estava definida com uma estratégia agressiva da ciclista Raiza Goulão, da equipe PMRA Racing Team, que assumiu a liderança na primeira volta e finalizou o percurso com 1h24min11s e pouco mais de oito minutos de vantagem sobre a segunda colocada.

“Cheguei da Europa com muita sede de correr. Estava com saudade desse calor brasileiro. A pista estava incrível, a cada ano estamos tendo uma surpresa maior com as pistas do Campeonato Brasileiro. A cada ano estão mais técnicas, sempre se baseando em pistas da copa do mundo e isso é muito importante para a evolução do nosso esporte. Estou muito contente e acho que foi um ótimo treino pra mim, que ainda tenho muitas provas para disputar fora do país”, declarou Raiza.

imagem
Pódio da Elite feminina. Crédito: Wesley Kestrel/CBC

A atleta ainda salientou que existe uma grande diferença de velocidade das disputas entre Brasil e Europa. "Andei o mais rápido que pude desde o início e isso é bom para as meninas sentirem um pouco como é o ritmo das provas lá fora", explicou a atleta que ainda agradeceu muito o reconhecimento da torcida.

Na segunda colocação terminou, também destacada, Letícia Cândido, da equipe TSW Racing Team, marcando o tempo de 1h32min27s. O terceiro posto foi ocupado pela experiente ciclista Erika Gramiscelli, com Viviane Favery. em quarto e Sofia Subtil, fechando o top 5.

"A prova foi super legal e para mim meu resultado foi ótimo. Na primeira volta eu estava em terceiro lugar, porém não consegui manter um ritmo forte na descida. As meninas levaram vantagem neste trecho e acabei administrando a quarta colocação até o fim. Não foi fácil me manter nesta posição, com algumas atletas próximas a mim, então tive que batalhar intensamente até o fim", destaca Viviane Favery.

imagem

Para finalizar o dia com emoção e muita rivalidade, os atletas da categoria Elite masculina alinharam na última bateria e pedalaram seis voltas no circuito. Nem a chuva que caiu no fim do dia tirou o brilho da competição.

A prova começou calma e aos poucos o nível foi aumentando, fazendo o pelotão principal se desfazer em vários pequenos grupos. Com isso os atletas Henrique Avancini, Luiz Cocuzzi, Sherman Trezza e Daniel Grossi assumiram a liderança da prova.

O quarteto seguiu na ponta até a última volta, onde surgiram vários ataques e Luiz Henrique Cocuzzi seguiu isolado na liderança para cravar 1h23min08s e comemorar o seu primeiro título nacional na categoria Elite.

imagem
Luis Henrique Cocuzzi

"Não consigo nem descrever", disse Cocuzzi. "Fiz um trabalho muito forte o ano inteiro e vim evoluindo pouco a pouco, mas vim para cá para ganhar, com a esperança de levar o título. Sabia que seria difícil já que a pista é bastante desafiadora e o Avancini estava muito forte. Tentei me controlar o tempo inteiro mas no final vi que estava mais forte e ataquei. Depois não tenho nem o que dizer. A adrenalina subiu e a galera gritando o meu nome foi incrível. Não tenho palavras", finalizou.

Henrique Avancini, da Cannondale Factory Racing, completou a prova em 1h23min26s e conquistou a segunda colocação no sprint final sobre Sherman Trezza, da equipe Caloi, que completou o pódio na terceira colocação com o mesmo tempo. Fechando o Top 5 tivemos Daniel Grossi e Guilherme Muller.

imagem
Lucas Sírio.br Foto: Bike na Mídia

Lucas Sírio, atleta da categoria Junior vive sua melhor fase da temporada. Depois de faturar o título mineiro de MTB XCO, o ciclista natural de Conselheiro Lafaiete chegou para o campeonato nacional com as melhores expectativas. "Fui campeão em 2013 e 2014, em 2015 não pude disputar devido uma fratura, e no ano passado cheguei em sexto no Brasileiro no meu primeiro ano de Junior. Essa camisa de campeão representa a vitória mais importante do ano, uma prova disputada do início ao fim."

imagem
Bruna Elías.br Foto: Bike na Mídia

A atleta Bruna Elias conquistou o título na categoria Junior Feminino e assegurou mais uma vitória muito importante na carreira, consolidando-se como o principal nome da nova geração. "O Brasileiro sempre é a maior meta e o grande sonho de atleta. Ano passado consegui me consagrar bicampeã na categoria juvenil, uma prova que liderei de ponta a ponta, e agora conquistei o título de campeã também na categoria Junior!" conta feliz da vida a ciclista gaúcha de 17 anos.



Comentários

  • avatar

    Pedro Cury    Rio de Janeiro - RJ

    Pedro Cury    Rio de Janeiro - RJ

    Olá Patricko, a informação tinha vindo errada da assessoria. Mas já corrigimos.
    3 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Patricko    Piúma - ES

    Patricko    Piúma - ES

    Todas as matéria que li sobre o brasileiro, destacam o quarteto que liderou a prova, Avancini, Cocuzzi, Sherman e guilherme. Mas na verdade, quem fechou o quarteto do início ao fim foi o Daniel Grossi e não o guilherme. Os 4 ponteiros pareciam uma locomotiva subindo.
    3 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Otavio   

    Otavio   

    Da-lhe Cocuzzi!
    3 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Ricardo   

    Ricardo   

    Cocuzzi só confirmou oq todos já sabem q ele é muito + forte que o Avancini
    3 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Team Pedalonha   

    Team Pedalonha   

    SCOTT Rasga Parabéns
    3 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Andrigo Martins   

    Andrigo Martins   

    É isso ai cocuzzi foi grande
    3 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Thiago Soares   

    Thiago Soares   

    Foi iradíssimo!!
    3 mes(es) atrás - Denunciar




  • Relacionados