MENU

Tour de France 2016 #8 - Froome vence com ataque na descida

Na oitava etapa do Tour de France 2016, Christopher Froome (Sky) fez algo que deve ter deixado os críticos de cabelo em pé. Afinal, depois de ser constantemente acusado de vencer de forma "burocrática", utilizando seu power meter e o controle da Sky para chegar em primeiro, o atleta atacou ladeira abaixo e abriu caminho para conquistar uma vitória espetacular, vestindo de quebra a camisa amarela da competição.

Froome ataca na descida



Na etapa de hoje, o pelotão cruzou 184km com nada mais nada menos do que quatro montanhas categorizadas. Para piorar, o primeiro desafio foi o Tourmalet, uma duríssima escalada HC. A chegada foi posicionada depois da descida do Peyresourde e como era de se esperar, Greg Van Avermaet (BMC) não suportou o rimo imposto pelo pelotão e perdeu a amarela logo no começo do dia, cruzando a meta com bastante atraso para o vencedor.

Durante as escaladas, Movistar e Sky controlaram o pelotão com unhas e dentes e graças ao passo elevado, a 43 quilômetros da chegada no início do Val Louron, a penúltima montanha do dia, a fuga formada por Thibaut Pinot (FDJ), Tony Martyn (Etixx Quick-Step), Rafal Majka (Tinkoff) foi controlada.

Pelotão passa em alta velocidade pelo topo do Val Louron


A 2,5km do topo do Peyresourde, a Sky acelerou o passo e selecionou de vez o bloco com um ataque de Sergio Henao. Porém, todos os favoritos para a geral conseguiram seguir este movimento. Logo mais a frente, Froome atacou e poucos conseguiram seguir. Depois da aceleração do líder da Sky, uma série de ataques aconteceram em sequencia. Sentindo a dificuldade das trocas de passo, Contador acabou sobrando e não conseguiu recuperar-se antes do topo, cruzando com cerca de 40 segundos de atraso.

Fazendo algo completamente diferente do que se esperava, Froome aproveitou-se de uma distração de Quintana para atacar na descida. Mesmo com a ajuda de Alejandro Valverde, o colombiano foi incapaz de reconecta-se com o britânico. Mantendo a posição aerodinâmica e atacando as curvas em alta velocidade, Froome pedalou forte até cruzar a meta em primeiro, conquistando uma vitória simplesmente fantástica.

Em segundo lugar cruzou Dan Martin da Etixx Quick-Step com treze segundos de atraso. A terceira posição ficou para Joaquin Rodriguez (Katusha). Ainda no mesmo pelotão passaram Nairo Quintana e Alejandro Valverde da Movistar, Romain Bardet (AG2R La Mondiale), Richie Porte e Tejay Van Garderen da BMC e Fabio Aru (Astana).

Momento da chegada


Resultados da Etapa

1 Christopher Froome (GBr) Team Sky 4:57:33
2 Daniel Martin (Irl) Etixx - Quick-Step 0:00:13
3 Joaquim Rodriguez (Spa) Team Katusha
4 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale
5 Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo
6 Richie Porte (Aus) BMC Racing Team
7 Tejay Van Garderen (USA) BMC Racing Team
8 Louis Meintjes (RSA) Lampre - Merida
9 Sergio Henao (Col) Team Sky 0:00:47

Classificação Geral

1 Christopher Froome (GBr) Team Sky 39:13:04
2 Adam Yates (GBr) Orica-BikeExchange 0:00:16
3 Joaquim Rodriguez (Spa) Team Katusha
4 Daniel Martin (Irl) Etixx - Quick-Step 0:00:17
5 Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team 0:00:19
6 Nairo Quintana (Col) Movistar Team 0:00:23
7 Fabio Aru (Ita) Astana Pro Team
8 Tejay Van Garderen (USA) BMC Racing Team
9 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale
10 Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo




Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.