MENU

Tour de France 2016 #17 - Zararin vence, Froome domina

Na etapa de hoje, o russo Ilnur Zakarin (Katusha) conquistou uma grande vitória ao atacar seus companheiros de fuga a 7km da meta, já na última escalada do dia. Jarlinson Pantano (IAM) foi o segundo a cruzar a linha com 50 de atraso. O terceiro posto ficou para Rafal Majka, o líder na classificação de montanha.

Na classificação geral, Froome mostrou dominância sobre seus adversários para ampliar sua vantagem. Nairo Quintana (Movistar) sofreu na parte final da etapa e acabou perdendo mais 28 segundos para o líder. O segundo legar é de Bauke Mollema (Trek-Segafredo), perdendo quase dois minutos e meio para a amarela.

imagem

Como foi?

A etapa 17 do Tour de France 2016 marcou o início da disputa final pela camisa amarela. Com 184km de extensão e uma dura chegada ao topo do Finhaut-Emosson, uma montanha HC precedida por uma escalada de categoria 1, o dia prometia gerar os movimentos e acelerações que definiriam o Tour.

imagem
Etapa 17

A 60 km da meta e com as duas montanhas pela frente, um grupo de escapados contendo Tanel Kangert (Astana), Stef Clement and Jarlinson Pantano (IAM), Kristjian Durasek (Lampre-Merida), Tony Gallopin (Lotto-Soudal), Rafal Majka e Peter Sagan (Tinkoff), Domenico Pozzovivo (AG2R), Steve Morabito (FDJ), Ilnur Zakarin (Katusha), Brice Feillu (Fortuneo-Vital Concept), Alexey Lutsenko (Astana), Greg Van Avermaet (BMC) e Thomas Voeckler (Direct Energie) seguia com 11 minutos de vantagem para o pelotão.

Quando o pelotão passava pela marca de 20km para a chegada, Tejay Van Gerderen (BMC) mais uma vez sobrava - o cara não da sorte mesmo com dias de descanso. Na fuga, um ataque na descida colocava Majka e Pantano sozinhos na última escalada do dia sobre a marca de 8km para a meta.

Porém, pouco depois, Zakarin atacou do grupo perseguidor e buscou a dupla de líderes. Mostrando favoritismo, o russo atacou mais duas vezes seus companheiros para finalmente ver-se sozinho na liderança com 5,5km de montanha a sua frente. Mantendo o passo forte, ele seguiu sozinho até a meta. Ao cruzar a linha, o ciclista estava tão exausto que mal pode comemorar.

Zakarin vence etapa 17



No pelotão, a Astana gastou todos os seus homens para cansar a Sky. Logo em seguida, Valverde atacou, obrigando o time inglês a responder. Pouco depois, Dan Martin (atacou e mais uma vez a Sky foi forçada a responder aumentando o passo. Com cerca de 1,5km para a chegada, Porte acelerou e abriu uma vantagem. Logo depois foi a vez de Aru acelerar para tentar quebrar o camisa amarela. Todavia, mostrando muita força, Froome apertou o ritmo para dispensar Aru e buscar Porte.

O líder da Sky e seu ex-gregário seguiram juntos até a chegada e cruzaram com o mesmo tempo. No fim, Quintana sofreu e foi superado por Aru, Yates e Molema, perdendo mais 28 segundos para o líder. Com isso, Froome amplia sua liderança sobre Mollema para 02:27 minutos. Yates segue em terceiro com 02:53 de atraso

Resultados da etapa

6 Thomas Voeckler (Fra) Direct Energie 0:02:46
7 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale 0:02:50
8 Stef Clement (Ned) IAM Cycling 0:02:57
9 Steve Morabito (Swi) FDJ 0:04:38
10 Richie Porte (Aus) BMC Racing Team 0:07:59

Classificação geral

1 Christopher Froome (GBr) Team Sky 77:25:10
2 Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo 0:02:27
3 Adam Yates (GBr) Orica-BikeExchange 0:02:53
4 Nairo Quintana (Col) Movistar Team 0:03:27
5 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale 0:04:15
6 Richie Porte (Aus) BMC Racing Team 0:04:27


Aguarde atualização da matéria



Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.