MENU

Suspensões SR Suntour ganham representação Isapa no Brasil

Tradicional fabricante de suspensões para bicicletas produz garfos de linha básica à profissional

Release de imprensa
Fundada há mais de 30 anos, a SR Suntour é uma das maiores fabricantes de componentes de bicicleta do mundo. Ao todo, a marca emprega cerca de 1600 colaboradores ao redor do planeta e, apenas em 2021, mais de 11 milhões de suspensões dianteiras para bicicletas foram produzidas pela marca.

Martin Vaudarre - foto: SR Suntour / Isapa / Divulgação
Martin Vaudarre - foto: SR Suntour / Isapa / Divulgação


Agora, a SR Suntour chega oficialmente ao Brasil com representação da Isapa, a maior importadora e distribuidora do mercado nacional. Com isso, o consumidor brasileiro vai ganhar novas opções de componentes de alto desempenho e preço super competitivo, com toda a estrutura de apoio de vendas, manutenção e garantia que uma grande importadora como a Isapa pode oferecer.

As suspensões da SR Suntour são conhecidas por oferecerem muita qualidade por um preço atrativo. Mas a marca também está acostumada a produzir componentes de ponta, voltados para atletas de alto rendimento. Não à toa, Tom Pidcock usou uma suspensão SR Suntour para conquistar a medalha de ouro no XCO dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2021, um ano após Jordan Sarrou consagrar-se campeão mundial de XCO usando o mesmo modelo.

Além disso, a marca também aposta na filosofia “Mais pedal, menos manutenção", que promete simplificar a manutenção de seus garfos, reduzindo assim o custo e o tempo sem pedalar - sempre um ponto super positivo para o consumidor final.

Em um primeiro momento, serão comercializadas oito novas suspensões dianteiras no Brasil, com modelos indicados para cross-country, trail e enduro - inclusive a Axon Werx, suspensão utilizada por Pidcock, Sarrou e, mais recentemente, por Martin Vidaurre em seus dois títulos mundiais de XCO na Sub-23.

SR Suntour Axon Werx

Para o XC de altíssimo nível

foto: SR Suntour / Isapa / Divulgação
foto: SR Suntour / Isapa / Divulgação

A Axon Werx é a opção ideal para pilotos de cross-country competitivo que não abrem mão do que existe de mais moderno no mercado. O modelo aposta em detalhes como o crown em carbono com espiga cônica no mesmo material, e também no eixo boost em titânio, chegando a apenas 1.598g, mesmo com hastes de 34mm de diâmetro.

Apesar de leve, as hastes em alumínio de grandes proporções garantem e enorme rigidez do conjunto. Seus 100mm de curso são controlados por uma mola pneumática Air EQ, com equalização automática entre as câmaras positiva e negativa, e por um cartucho de óleo RLRC-PCS com pistão flutuante - por evitar a chamada cavitação, este sistema oferece um controle super preciso e consistente para o garfo, mesmo em trechos de grande trepidação ou impactos seguidos.

Além do acabamento impecável e do funcionamento suave, a Axon Werx tem trava remota e ajustes externos de compressão e de retorno.

SR Suntour Axon

XC com duas opções de curso e diâmetros de hastes

foto: SR Suntour / Isapa / Divulgação
foto: SR Suntour / Isapa / Divulgação

Apostando em diversas tecnologias presentes na Axon Werx, a linha Axon ainda chegará ao Brasil com mais duas opções de garfos para XC, uma com foco em baixo peso, com 100mm de curso e hastes de 32mm, e outra um pouco mais robusta, seguindo a tendência mundial, com 120mm de curso e hastes de 34mm.

Ambos os modelos utilizam molas pneumáticas e cartuchos hidráulicos. No modelo de 120mm, o cartucho é o mesmo RLRC-PCS com pistão flutuante da Axon Werx, enquanto a Axon de 100mm aposta no sistema RLRC sem PCS, mas ainda com trava remota e controle de compressão e retorno.

Seguindo os padrões mais modernos do mercado, ambos os modelos possuem crown e espiga cônica em alumínio, bem como eixo passante de 12mm com espaçamento boost - elas pesam 1.900g na versão 120mm e 1.882g na de 100mm.

SR Suntour Zeron 35

Trail e enduro para rodas 29 ou 27.5

foto: SR Suntour / Isapa / Divulgação
foto: SR Suntour / Isapa / Divulgação

Com hastes de 35mm e opções de 150mm para rodas 27.5 ou 140mm para rodas 29, a Zeron 35 é um garfo de trail e enduro que une alta tecnologia e padrões modernos como espaçamento boost e espiga cônica, a um preço super competitivo, até então inexistente no mercado nacional.

Para adaptar-se a diferentes trilhas e atletas, ela utiliza uma mola pneumática e um cartucho hidráulico SR Suntour RC, com controle de retorno e compressão, simples e eficiente.

Com suas hastes, coroa e espiga feitas em alumínio, a Zeron 35 fica na casa dos 2.317g para a versão 27.5 e em 2320g na opção para rodas 29. Vale destacar que trata-se de um garfo capaz de encarar trilhas agressivas, repletas de saltos, pedras e outros obstáculos que vão muito além dos encontrados nas estradas de terra e nas trilhas de cross-country.

SR Suntour Epixon

Uma opção de baixo peso para dar aquele upgrade na bike

Pesando apenas 1.835g, com 100mm de curso, hastes e coroa em alumínio, mola a ar e cartucho hidráulico RLR com ajuste de retorno e trava no guidão, a Epixon é a suspensão ideal para dar aquele upgrade em uma bike mais antiga que merece um garfo novo de alta qualidade.

Isso porque, apesar de contar com itens super modernos e ser bastante leve, ela utiliza padrões mais tradicionais, como a espiga reta e gancheira para eixo de blocagem com 100mm de espaçamento.

Por isso, ela é o complemento ideal para quem já tem uma boa bicicleta em casa, mas que ainda não tem rodas e quadro com o padrão Boost.

SR Suntour Raidon

Custo-benefício com opções para blocagem ou eixo Boost

Com uma construção que une hastes de alumínio de 32mm e crown em aço, a Raidon é um garfo para XC com 100mm de curso que pode ser encontrado na versão para eixos passantes Boost, com espiga cônica em alumínio, ou na opção para eixos de blocagem de 9mm, com espiga reta em cromo-molibdênio.

Em ambos os casos, a combinação da mola pneumática com um cartucho hidráulico RLR com trava no guidão e controle de retorno proporcionam uma pilotagem precisa, com alta estabilidade e conforto para o ciclista.

Pesando 2.020g na versão Boost e 2.084g na versão comum, trata-se de um modelo com boas tecnologias, boa relação custo-benefício e manutenção simplificada.

SR Suntour XCR 32 Air

Um garfo que vai além do básico

foto: SR Suntour / Isapa / Divulgação
foto: SR Suntour / Isapa / Divulgação

Encontrado em diversas bicicletas de nível de entrada no mundo do MTB, a SR Suntour XCR é uma das suspensões dianteiras mais encontradas no mercado mundial de bicicletas. E isso não acontece sem um bom motivo.

Apesar de ter um preço bastante competitivo, a versão trazida pela ISAPA já utiliza mola a ar, mais leve e ajustável do que as molas de metal. Além disso, o sistema hidráulico permite travar seu funcionamento com uma alavanca no guidão, e também controlar a velocidade de retorno do garfo.

Com isso, é possível ajustar o funcionamento da suspensão para ciclistas de diferentes pesos, que andam em uma gama variada de terrenos, algo que nem sempre é possível em modelos mais básicos.

Com hastes, crown e espiga reta em aço, ela tem 100mm de curso, sendo compatível com blocagens de 9mm e a maioria dos quadros do mercado - o peso fica na casa das 2.473g.


Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.