Seção de Fotos Vazia Robson Ferreira vence a Copa Lagos MTB Cup - Pedal
home

Robson Ferreira vence a Copa Lagos MTB Cup


18 AGO, 2009     Péricles    



Foi unânime: a 2ª etapa da Copa Lagos MTB Cup, realizada na Serra do Roncador, Saquarema/RJ, no dia16/08/2009, deixou marcas e sequelas que não sairão da memória dos que tiveram a " audácia" de desafiar seus 45km. Claro que são marcas totalmente benvindas, repletas de satisfação que só quem participa deste tipo de aventura pode conhecer.

Foi um circuito duro, com Sol forte, clima seco, poeira e cenáro único, vedete de um evento regido sob a batuta do exigente Willian Fabrício, que já está na lista dos caras altamente capacitados para descobrir novos caminhos e oferecer em suas provas o melhor em organização.

Por falar em melhor, anotem esse nome: Subida do Tinguí. Situada no coração da Serra do Roncador, esse alucinante desnível que dá acesso às rampas de vôo livre da região apresentou aos atletas uma parte do seu potencial. Como resultado pudemos ver cãimbras, correntes entortadas e relações rangendo, implorando por óleo, que se arrastavam morro acima na última subida da prova, depois de 35km de muita dureza. Com inclinações medonhas e desnível de 450 metros, essa rampa monstruosa fez no domingo sua estréia em uma prova de MTB. Como prêmio, do seu topo vislumbra-se toda Saquarema, com direito à vista integral da lagoa e parte da Restinga de Maçambaba, até o olhar sumir mar adentro. Do outro lado, dá pra ver até mesmo a Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro! Um cenário de sonho!

Antes conhecida apenas por poucos bikers da região, a subida foi inserida no final da prova com louvor pelo maestro Willian, que se divertia ao passar por cada atleta "sofredor" no meio da subida. Ele estava no carro de apoio, mas queria mesmo é estar ali, sofrendo junto com seus "loucos seguidores", que traziam no rosto aquele conhecido semblante de alegria e sofrimento que só surge quando o bicho está pegando! Por isso, podemos afirmar com toda certeza: A Subida do Tinguí vai virar "virou lenda", e seu potencial total ainda não foi utilizado. Preparem-se para batalhas ainda mais épicas no futuro, e tremam ao ouvir seu nome! O último biker a permanecer em pé sobreviverá para contar as histórias do Tinguí!

:: O Imperador da Montanha

Com a presença ilustre de Robson Ferreira, a luta pelo título de "Imperador da Montanha" ficaria ainda mais complicada para os líderes da Copa Lagos. Com os pontos do prêmio de montanha no alto do Tinguí, quem quisesse vestir a coroa teria que suar bastante, e foi o que os valentes atletas da Elite fizeram. Vítima de um pneu furado pouco antes do início da enorme subida final, Robson foi ultrapassado pelo seu colega de equipe Amarildo Ferreira, que tentou aproveitar a situação para disparar na frente. Entretanto, foi superado na subida pelo Robson, que partiu para a vitória da etapa com pontos acumulados para a coroa. Atrás deles vieram Alex Batista, Anderson "Póia" Nunes e Kaio Cezar Cordeiro, que fizeram uma corrida de recuperação nas inclinadas rampas.

Em todas as outras categorias, as lutas eram mais pessoais, como é típico em Maratonas. O percurso exigiu bastante de todos, que precisavam lutar contra a desidratação e o cansaço provocado pela enorme diversidade do trajeto, com retões de estradão, subidas com erosão, descidas técnicas e algumas travessias de asfalto. E sempre subindo...

:: O atraso na largada

Com largada prevista para 9:00h, tudo estava correndo normalmente, quando nos últimos minutos apareceu uma notícia ruim: várias marcações, posicionadas em locais importantes do percurso, haviam sido destruídas por moradores locais. Sabendo da importância destas marcações, a organização correu para verificar o problema, pois sem elas haveria muita gente pegando caminhos errados. A região tem muitos caminhos de terra entre vales e fazendas, um verdadeiro labirinto.

Por segurança, a largada foi atrasada em 20 minutos. Vários atletas estavam preocupados, pois sabiam que a prova seria difícil e longa, e aqueles 20 minutos poderiam fazer diferença. Porém, rapidamente Willian e seu staff resolveram o problema, e apesar de séria, a situação não atrapalhou o andamento da prova.

Pudemos perceber a grande preocupação com a segurança e qualidade do evento, o que comprova a evolução e amadurecimento na estrutura das competições cariocas. Por outro lado, foi triste constatar que moradores não entendem a importância da realização de eventos deste tipo em suas regiões, e acabam jogando contra...

A Copa Lagos MTB Cup foi realizada pela WOL Consultoria Desportiva. Seus patrocinadores são Prefeitura de Saquarema, Sundown Bikes, Cycle Ayala, Amazonas Bike, O´Born e Revista Pedal. A supervisão foi da FECIERJ - Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro. A próxima etapa ocorrerá no dia 11/08/2009, e mais detalhes podem ser vistos no site oficial do evento: http://www.lagosmtbcup.com.br

:: As Camisas Brancas

Algo digno de nota foi a presença dos campeões brasileiros de Cross Country Maratona (MTB XCM), Robson Ferreira (Elite) e Amarildo Ferreira (Master 30-34), usando suas respectivas Camisas Brancas. Para quem não sabe, a Camisa Branca traz em si toda uma aura especial, pois identifica os atletas campeões de cada país em competições de ciclismo. Estes dois campeões estavam lá, orgulhosamente exibindo esta verdadeira bandeira do esporte, ajudando a reforçar a importância deste símbolo máximo de respeito. Sempre é importante ver atletas deste nível assim, tão próximos a nós, mostrando que temos toda uma cultura ciclística a assumir e honrar.

Link para os resultados oficiais:
http://www.fecierj.org.br/upload/resultado0018.pdf


Comentários



Relacionados