MENU

Engenheiros alemães criam câmara de ar que se enche sozinha

Encher os pneus da bicicleta é uma tarefa bastante rotineira para a maioria dos ciclistas, principalmente aqueles que andam em bicicletas de estrada com seus pneus de baixo volume de ar. Agora, com uma nova tecnologia apresentada por uma equipe de engenheiros e designers da Universidade de Bern e da ETH Zuzich, essa tarefa pode se transformar em uma lembrança do passado.

imagem
O protótipo da PumpTire. Foto: PumpTire


A nova câmara de ar da PumpTire, que no momento é apenas um protótipo funcional, utiliza o sistema de bomba peristáltica para manter a pressão dos pneus enquanto o ciclista pedala. Bejamin Krempel, responsável pela equipe, conta de onde veio a ideia do produto:

"Nós começamos com um pneu que se enchia sozinho. Porém, os ciclistas sempre nos pediam uma câmera com essa capacidade. Nós achamos uma ótima ideia, porém impossível de ser feito. Muitas e muitas ideias depois, chegamos ao desenho atual, que tem características de pilotagem e enchimento excelentes".

Pode parecer complexo, mas o sistema é bastante simples. Bombas peristálticas funcionam ao mover um líquido ou gás através de um sistema fechado como um mangueira - mais ou menos como nosso intestino faz para movimentar os alimentos sendo digerigos, diminuindo seu diametro de forma sequencial, empurrando o alimento na direção que ele deve seguir.

imagem
Um detalhes da válvula utilizada pela PumpTire. Foto: PumpTire


No caso da PumpTire, a bomba fica montada no diâmetro da câmera e o ponto de compressão que empurra o ar para dentro é o ponto de contato entre o pneu e o chão. Com isso, sempre que a bicicleta anda, é criado um bombeamento constate.

Para regular a pressão, uma válvula especial também foi desenvolvida. Além disso, a câmara pode ser enchida com uma bomba para válvula presta e é capaz de manter a pressão mesmo em caso de pequenos furos. A ideia inicial é oferecer o produto para bicicletas urbanas, onde a preocupação com desempenho fica atrás da praticidade. Agora, os desenvolvedores pretendem lançar uma campanha de crowdfunding para levar o projeto ao mercado consumidor.


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.