MENU

3ª Etapa da World Cup XCO 2008 - Feminino

Lindo dia em Madrid: temperatura agradável e um sol radiante! Das 80 mulheres que partiram para batalha, apenas 10 não concluíram a prova.

Um dos grandes desfalques foi a campeã da etapa passada, Irina Kalentieva. A ausência da russa deve-se a uma febre durante a semana que antecedeu a prova, sendo assim, ela não quis competir. Pois o campeonato Europeu de MTB está chegando e com certeza ela está se recuperando.

Todas as mulheres teriam que dar cinco voltas com 8km cada. Esta etapa não teve Start Loop. Confiram tudo que rolou!


:: Primeira volta

Como sempre, a largada é aquela confusão. Todas buscando as melhores colocações até as entrada da trilha. Gunn-Rita Dahle Flesjaa (Multivan Merida Biking Team) e Margarita Fullana (Massi) pularam na frente e mantiveram cerca de cinco segundos do pelotão, que já se formava com seis atletas, tendo como líder, Marie-Helene Premont (Rocky Mountain).

Depois de vinte segundos, outro pelotão: Ren Chengyuan (Chinese National), Catherine Pendrel (Luna Womens Mtb Team) e Georgia Gould (Luna Womens Mtb Team).

imagem

Até o final da volta, tudo muda. Premont encosta nas líderes. Gould está um pouco atrás com cinco segundos. Duas atletas começam aparecer em destaque: Pendrell e Kiara Bisaro (Opus); com 12 segundos.

Mais atrás, outro pelotão se forma na prova: Sabine Spitz (Central Ghost Pro Team), Lene Byberg (Specialized Factory Racing), Ying Liu (Chinese National).

Bem perto de registrar a volta, Ren tem problemas com a própria companheira de equipe, que bate na sua bike. Perdida, Ren fica com mais de 18 segundos atrás.

A canadense Alison Sydor que vinha bem no bloco, caiu e se distanciou das demais - ficando com mais de 25 segundos.


:: Segunda volta

Premont assume a liderança e passa puxar Rita Dahle e Margarita Fullana. O ritmo da prova começa esquentar com as pedaladas da canadense.

Gould, Katerina Nash e Lui separam do grupo e formam outro pelotão. Neste momento, elas estão com 20 segundos das líderes. Pendrell é a primeira aparecer depois delas.

A torcida espanhola é considerada uma das melhores em provas de mountain bike. E no 5km da volta, ela surge como uma grande vitamina para Fullana, no momento que assume a liderança. A galera vai à loucura.

Americana Georgia Gould e a chinesa Ying Liu começam a encostar nas líderes e abaixam a diferença para dez segundos. Mais atrás vem outro pelotão com Nash, Sabine Spitz, Petra Henzi (Fischer-Bmc), Nathalie Schneitter (Colnago Gap Arreghini).

Pendrel - sozinha - está há um minuto deste pelotão. Ren é a décima primeira colocada.

No fim da volta, o trio passa a ser puxado por Fullana. Para delírio geral da galera.

imagem

Depois disto, a ordem fica com Liu, que é a quarta colocada com 18 segundos; Spitz é a quinta com 28 segundos; Nash e Gould estão na sua cola com um segundo há mais; Henzi está com 40 segundos; Pendrel (9°) com 51 segundos; Schneitter (10°) com 52 segundos; e Ren (11°) com 1:06.


:: Terceira volta

A mesma ordem do final da volta permanece durante um bom tempo nesta. Fullana ainda permanece puxando o pelotão, que mantêm a cadência mais alta e se distancia das demais.

Lá atrás, com 30 segundos, Spitz faz um brilhante ataque em Liu no subidão. A canadense Pendrell também ataca outras competidoras e já está na oitava colocação.

A chinesa Ren – que vem sendo uma das grandes promessas na WC – cai bruscamente de rendimento, ficando na 18ª colocação.

Em um dos trechos mais técnicos de subida, Premont mostra porque está numa boa fase e sobre pedalando. Enquanto isso, Fullana e Rita Dahle sobem empurrando a bike.

No final da volta, ainda permanecem as três líderes e as seguintes posições das demais:
4- Spitz com 41 segundos das líderes;
5- Liu com 58 segundos;
6- Gould com 58 segundos;
7- Nash com 1m:23s;
8- Henzi com 1m:24s;
9- Pendrel com 1m:34s.


:: Quarta volta

Tudo "normal" entre as três primeiras colocadas. Mas atrás as posições começam a mudar. Spitz segura aos trancos e barrancos o quarto lugar com 45 segundos.

Gould passa a ser a quinta colocada com 1 min. Liu começa a sentir a pressão da prova e cai de rendimento, ficando com 1:45.

No final da volta, as três líderes pedalam juntinhas e caladas. Mas Rita Dahle – com experiência – passa a assumir o comando da prova. A norueguesa já começa esquematizar sua chegada.

A pressão aumenta mais ainda entre as competidoras quando o coro da torcida é todo para Fullana. A espanhola é a grande favorita da prova! Ela tinha prometido uma vitória para galera!

Lá atrás, Spitz está com 50 segundos e tranquila. Pois Gould – quinta colocada – está com 30 segundos dela. Liu cede tempo e deixa Henzi, Pendrell, Schneitter encostarem. O tempo delas para o trio é de dois minutos.


:: Última volta

Quando registram a volta, a torcida mostra sua força e passa a ser o centro das atenções naquele momento.

Mas no subidão, Premont ganha tempo por ser a única a estar pedalando. As outras duas sobem empurrando. É visível o desgaste delas.

Chegando no topo, Premont adianta a pedalada. Mas a norueguesa vai buscá-la e tira os 10 segundos de diferença no final single track – sua especialidade.

Frustração! Fullana não consegue acompanhar as duas e fica para trás. Naquela altura da volta, ela já se conformava com o terceiro lugar.

Na metade da volta, as duas líderes pedalavam juntas numa cadência muito superior a de Fullana. A diferença já ultrapassava os 25 segundos. A alemã Spitz, passava ser a sua grande ameaça da espanhola na prova.

Outra que também cedia espaço demais era Liu, que não suportou a pressão e deixou Henzi e Gould passarem no final.

A grande expectativa estava na chegada. A torcida já se conformava com o terceiro lugar de Fullana, mas queria ver quem chegaria em primeiro. Afinal, duas grandes veteranas na disputa.

No último uphill, a canadense assume a liderança novamente. Para desespero da norueguesa. A tensão toma conta das duas pilotas que partem para tudo ou nada na descida. Rita novamente encosta em Premont – tirando a diferença. E quando as duas chegam na reta final... surge o sprint.

E com uma chegada emocionante, digna de World Cup, as duas cruzam a linha. Tendo a cabeça do diretor de prova direcionada para Rita Dahle – como a vitoriosa. A norueguesa completou os 40km depois de 1:48.14s, com a média de 21.62km/h.

imagem

:: Curiosidades da World Cup e algumas estatísticas de Rita Dahle

A norueguesa é a rainha de Madrid com quatro vitórias em World Cup’s. As outras vezes foram nos anos de 2004, 2005 e 2006.
A sua última vitória em World Cup’s tinha sido na Bélgica, em 21 de maio de 2006.

A canadense Marie-Helene Premont assume a liderança da WC com este segundo lugar em Madrid. Há três anos que as canadenses não assumiam a camisa de líder da competição. A última vez foi exatamente em Madrid, em 2005.


:: Resultados da terceira etapa

1 Gunn-Rita Dahle Flesjaa (Nor) Multivan Merida Biking Team 1.48.14
2 Marie-Helene Premont (Can) Rocky Mountain 0.01
3 Margarita Fullana (Esp) Massi 1.14
4 Sabine Spitz (Ale) Central Ghost Pro Team 1.37
5 Georgia Gould (USA) Luna Womens MTB Team 2.38
6 Petra Henzi (Sui) Fischer-BMC 3.01
7 Ying Liu (Chn) 3.09
8 Lene Byberg (Nor) Specialized Factory Racing 3.18
9 Catherine Pendrel (Can) Luna Womens MTB Team 3.33
10 Katerina Nash (Cze) Luna Womens MTB Team 3.43
11 Blaza Klemencic (Slo) Giant Italia Team 3.52
12 Cécile Rode Ravanel (Fra) Team Lapierre International4.00
13 Nathalie Schneitter* (Sui) Colnago Cap Arreghini 4.16
14 Laurence Leboucher (Fra) 4.21
15 Mary Mc Conneloug (USA) 4.22
16 Tanja Zakelj* (Slo) 4.31
17 Katrin Leumann (Sui) 4.42
18 Chengyuan Ren* (Chn) 4.50
19 Maroussia Rusca (Sui) 4.52
20 Elisabeth Osl (Aut) Team Ghost International 4.56

Fotos (12)

foto 0 - Rocio Gamonal Ferrera Mais Fotos


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.