Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Homenagem para minha Specialized Crave > 10.000 km
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Homenagem para minha Specialized Crave > 10.000 km

 Responder Página  <1 2345>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2019 as 08:12





Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2019 as 09:07
Onde é essa última foto?
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2019 as 09:09
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Onde é essa última foto?


Em volta da represa de Piracaia - SP
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2019 as 00:29






















Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2019 as 19:48


Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2019 as 13:12






Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2019 as 14:08




Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2019 as 21:29




Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2019 as 00:26
https://www.pedal.com.br/forum/topic96016_post1579750.html#1579750


Como já expliquei no tópico acima, a Crave está de volta, aliás, nunca deveria ter tido a ideia de trocá-la, puta bike boa. Clap


Só tive que trocar a corrente, pois quando passei para Chisel tive que encurtá-la e de volta na Crave o câmbio ficou estuprado no pinhão 50, embora numa posição melhor no pinhão 10.








Editado por Fabio - 12 Abr 2019 as 00:26
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2019 as 00:32
A nova corrente dá 0 no medidor de desgaste, e a antiga dá algo como 0,24/0,23 com quase 3.000. Corrente ferrada de boa.

Já a GX Eagle da Enduro que medi também, está com algo como 0,21/0,22 com 490km. 

Como não vou mais usar a X01 da Crave que tinha ido para Chisel, pois ela ficou mais curta, eu vou usá-la na Enduro, pois a da Enduro GX é mais curta e coincidentemente a X01 da Chisel ficou do mesmo tamanho.

Abaixo a comparação da corrente X01 que era da Crave e saiu encurtada da Chisel e as fotos do alongamento delas. A mais suja com pinos sólidos é a GX e a mais limpa com pinos vazados é a X01. 







Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2019 as 00:38
Peguei a nova corrente e já dei um banho de solvente nela para tirar o óleo original e pesei antes de depois de limpa, e limpa sem óleo ela ficou mais leve, estou até pensando em usar sem óleo para que a bike fique mais leve.

Depois do removedor, veio detergente para tirar o removedor, depois muita água para tirar o detergente e por fim uma secada no forno.  Tudo isso para depois eu lambuzar a mesma com Smoove.



Com óleo original:




Limpa e seca:




Limpa e seca e já no tamanho da Crave:













Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2019 as 00:39
Abaixo com a nova corrente sem estuprar o câmbio e já lotada de Smoove.





Detalhe, quando fui por a corrente na bike, percebi que a polia superior do câmbio não estava girando. Tirei a polia e o rolamento estava muito duro, mas como só tirei as tampas dele e não os selos, a única solução vou colocar o óleo mais fino que tenho. É um Finish Line 2 em 1, que diz que limpa e lubrifica na mesma aplicação. Então enchi o rolamento de óleo e fui fazendo ele soltar com a mão, depois de ficar bem macio, enchi com mais óleo e coloquei as tampas antes de por no cage. Talvez esse rolamento seja uma bosta e isso contribua para essa polia superior ser arrancada do cage naqueles casos de quebra. Eu, por exemplo, nunca verifico se as roldanas estão girando soltas, até porque para fazer isso precisa tirar a corrente delas e girar co as mãos.





Por sorte eu vi, senão nunca ia perceber isso pedalando, embora tenha pessoas que sintam o menor atrito de um rolamento de cerâmica numa roldana. LOL


Editado por Fabio - 12 Abr 2019 as 00:44
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2019 as 00:47
Aqui a corrente X01 Eagle saindo da Crave depois de quase 3.000 km e indo para Enduro. Depois falam que corrente de 12V não dura nada. Embora 3.000 seja uma bosta na minha opinião, mas comparando com as de 10V e 11V é o que temos de melhor. Dias desses estava pensando e até tentado em usar o EX1 de 8V que usa espaçamento de 10V, mas com uma corrente mais forte para eMTB.








Editado por Fabio - 12 Abr 2019 as 00:48
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2019 as 00:51
Depois de um hiato sem andar por fatores externos e pelo tempo perdido em tentar gostar da Chisel, sábado estarei de volta com a Crave e na próxima semana com a Enduro. Sábado agora já vou dar um rolê e depois, provavelmente testar a pista de XCO do Cannondale Bike Festival.












ClapMARAVILHOSA! Clap
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2019 as 00:56
E na próxima já volto com a Enduro também.





Sai o cubo Nukeproof lixo que quebrou quando fiz força numa subida com 460km e entra o original de volta que deve ser feito pela Formula. Já consegui o XD Drive dele, pois era o que eu ia usar na Chisel e que não vou usar mais. São 6 linguetas duplas em 3 pares, deve ser mais resistente ao torque do que o Nukeproof. Melhor que isso só DT Swiss Sta Rachet. Lembando que minhas rodas Sram usam 4 linguetas, porém com somente 2 conectadas em simultâneo, tudo isso para diminuir pela metade o tempo de engate em º. Mas nunca dei importância para o tempo de engate e geralmente todo freehub com engate é mais resistente, pois os dentes são maiores. 

Mudei também os pneus. Vendi o Magic Mary dianteiro e vou passar o High Roller II para frente. Mas acho que o arrasto absurdo que a bike tinha era por causa do High Roller II e não por causa do Magic Mary, mas como esse Maxxis vai para frente, pode ser que melhore, ainda mais que atrás vou por o raro Mountain King III Performance Pure Grip. Não achava em nenhum lugar. todos anúncios do Mercado Livre eram com fotos erradas, pois eu sei que era raro e quando perguntava em detalhes, os vendedores iam ver o desenho da banda e viam que a foto de divulgação não era o que eles tinham que era o II. Nova moda do Mercado Livre é por foto do fornecedor e não do produto real e tem vendedor tão imbecil que quando se pede se pode tirar uma foto da produto real da loja, eles se negam dizendo que todas as informações estão na descrição. Caralho, e é esses caras que vivem de venda e não eu. Até eu seria melhor vendedor.

enfim, hoje achei esse pneu na Scatt e já comprei. Me atriu também que em testes de durabilidade com um certo protocolo, um Schwalbe durou 90 min, um Maxxis 120 min, um outro 150 mim, um X-King ProTection 240 min e o Mountain King absurdos 480 min quando desligaram a máquina sem ele estar totalmente desgastado. Lembrando que o Pure Grip tem menor aderência do que o Black Chilli, mas dura ainda mais. 





Editado por Fabio - 12 Abr 2019 as 01:06
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2019 as 12:22
Fabio, a Crave usa aquele esquema novo de solda (Smartweld) ou a forma comum?
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2019 as 12:25
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Fabio, a Crave usa aquele esquema novo de solda (Smartweld) ou a forma comum?



Normal
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2019 as 12:32
Legal :)

Vi que o freio você usa manetes XTR, mas essas pinças parecem maiores que as XTR.
Está usando alguma coisa mais potente?

Estou pensando em trocar as minhas pinças de 2 para 4 pistões, em um primeiro momento pensei em pinças Zee...

Tem alguma experiência nessa combinação? Pinças da linha Zee ou Saint com manetes XT / XTR?

Li alguns relatos de que é possível, mas com algumas ressalvas...
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2019 as 12:39
Tem pinças 4 pistoes sem ser da linha de DH.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2019 as 12:41
São pinças XTR mesmo. Mas eu acho esses freios fracos. Até porque uso pastilhas metálicas que não tem uma pegada inicial forte, embora não sofram fading. Por isso que uso disco 203mm na frente. Atrás uso 180mm ou 160mm. Mas ontem coloquei o 180mm novamente. Na Enduro uso Saint. A diferença do Zee para o Saint é justamente o manete. O Zee usa manete do SLX. O novo XTR 4 pistões tem a pinça igual ao Zee e ao Saint, só muda por fora, mas a hidráulica é igual. O manete desse XTR é diferente do Zee e quase igual ao Saint, só mudando na quantidade do reservatório de óleo. Já o XT 4 pistões acho que é bem parecido com o Zee, tanto nas pinças, quanto no manete.

Editado por Fabio - 12 Abr 2019 as 12:42
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2019 as 13:53
Sim, porém a modulação dos XT é inferior...

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Tem pinças 4 pistoes sem ser da linha de DH.


Editado por miniic - 12 Abr 2019 as 13:54
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2019 as 13:56
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Sim, porém a modulação dos XT é inferior...

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Tem pinças 4 pistoes sem ser da linha de DH.

Mas é bem provável que o Zee seja igual ao XT e que o XTR seja melhor que ambos.


Agora vejo muita gente que critica Shimano justamente na modulação. Eu já acho o contrário, acho que Shimano tem a melhor modulação. Mas isso deve ser meio pessoal, tem gente que prefere um manete que tenha mais curso, outros menos curso, etc. Da mesma forma que tem gente que usa disco na frente de 160mm. Eu uso 203mm, isso vaira muito, peso do ciclista, forma que anda, preferência pessoal, relevo, etc. Eu gosto mais do estilo âncora. Até em carro eu acho os freios subdimensionados. Lembrando que meu primeiro freio a disco foi um Avid Elixir 1 e ao mesmo tempo minha maior decepção. Nunca tinha tido nenhum freio a disco hidráulico e muito menos hidráulico. Eu achava que tinha uma aura em torno do do disco hidráulico, como se tivesse uma potência descomunal, etc. Quando comprei a Elite 30 e fui andar na sala de casa só para ver devido a imensa curiosidade e até com medo e respeito ao todo poderosa freio a disco, achando que eu ia dar um RL, qual não foi minha decepção ao ver que o freio era uma bosta. Você podia fazer força no manete até quebrar a alavanca, até a encostar no guidão e parcia que tinha óleo no disco, que era ABS, sei lá. Fiz a sangria e continuou a mesma bosta. Quando critiquei para o cara da bicicletaria e aqui no fórum, ambos disseram: Mas freio não é para estancar, é para apenas diminuir a velocidade, etc. Enfim, sei que não é para capotar, mas se eu quiser, sim, o freio deve me proporcionar isso. 





Editado por Fabio - 12 Abr 2019 as 14:03
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2019 as 14:03
Sim, pelas suas colocações sim...
Mas o motivo de procurar o Zee / Saint é que li que eles teriam melhor modulação que o XT / XTR, mesmo na versão 4 pistões...
Não era um teste com medição de desempenho, só um comentário em fórum, então pode estar errado sim.

Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2019 as 14:06
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Sim, pelas suas colocações sim...
Mas o motivo de procurar o Zee / Saint é que li que eles teriam melhor modulação que o XT / XTR, mesmo na versão 4 pistões...
Não era um teste com medição de desempenho, só um comentário em fórum, então pode estar errado sim.


Estou dizendo isso pelo fato do Zee usar o manete do SLX. Só conheço uma pessoa que usa Zee. Aliás, d freio forte só conheço o meu Saint, o Zee desse cara e um outro que tem uma Remedy com Hope de 4 pistões e mangueiras aeroquip, mas não gostei do Hope, assim como achei os Sram atuais horríveis, tipo Magura que eu andava. Magura era muito forte, mas era tipo liga/desliga, curso muito curto do manete. Isso que gosto na Shimano, o curso é bem longo mesmo depois da mordida. 
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2019 as 14:14
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Fabio, isso depende também da liga...
Falando só de uma peça de, por exemplo, uma chapa de alumínio 6061 ela tende a ter uma curva sem o platô de vida infinita, que é visível em outros materiais.
Veja no seguinte trabalho, página 12. Note que o aço abaixo de um nível de stress o número de ciclos vai para infinito. Veja que para o alumínio stress pequenos aumentam o número de ciclos mas ela não tem esse mesmo platô.

A questão é que o alumínio "comum" tende a ter um limite de deformação plástica baixo, ou seja, ele quase não opera na parte elástica.

Fiquei curioso com essa questão da Trek / Cannondale e dei uma rápida olhada no site da Cannondale. Veja o trecho:
"All the metal forming and welding tricks of our C1 construction, but made with 6069 aluminum alloy, rather than 6061. With higher tensile strength and better elongation, 6069 is more expensive and harder to work with than 6061, but with it we can use less material for lighter weight while retaining exceptional stiffness and strength."

Não conheço o 6069, mas muito provavelmente ele tem um comportamento consideravelmente diferente do 6061 (veja que eles falam de "better elongation"). O bla bla bla do high strengh light weight, sei lá, pode ser que tenham usado essa liga pois se fizessem com o 6061 simplesmente ele iria deformar  plasticamente e iria para o vinagre.

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Alguns autores já afirmaram que alumínio não tem resistência a fadiga e que já começa a apresentar microfissuras no primeiro ciclo e que, portanto, os tubos das bikes de alumínio eram mais grossos, pois com isso se diminuía a flexão e ainda aumentava o volume de material para demorar mais para que a microfissura se transforme na ruptura total.

Embora que os citados quadros em alumínio da Trek e Cannondale que usam a flexão do alumínio em seus projetos já faça cair por terra essa ideia acima. Outra coisa são guidões de alumínio com upsweet que são “entortados” em máquinas a frio para chegar no tal formato.

Lembrando ainda do famoso vídeo da Santa Cruz onde o quadro de alumínio amassa todo, enquanto o de carbono quebra.


Achei esse site que compara ligas metálicas e até compostos.


https://www.makeitfrom.com/compare/7075-T6-Aluminum/7076-7076-T61-A97076-Aluminum

Da família 6000, não achei o 6069, só tem os abaixo:


E na parte de resinas, não achei a dureza a abrasão da resina epóxi que sempre quis saber.








Editado por Fabio - 12 Abr 2019 as 15:04
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2019 as 15:29
Essa foi uma das explicações que li sobre a diferença / possível incompatibilidade entre XT e Zee ou XTR e Saint. A informação que tinha é que a linha de gravity tem um reservatório de óleo maior.
Vou investigar mais a fundo...
Gostaria de trocar só as pinças de possível, mas estou pensando em comprar o kit completo também...

Como você fez para usar discos de 203? No site da Rock Shox para o meu garfo consta o máximo de 180mm. O seu parece ser um de 100mm, imagino que deveria ter a mesma restrição, não?
Edit: vi que a Reba suporta rotor até 220mm

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

São pinças XTR mesmo. Mas eu acho esses freios fracos. Até porque uso pastilhas metálicas que não tem uma pegada inicial forte, embora não sofram fading. Por isso que uso disco 203mm na frente. Atrás uso 180mm ou 160mm. Mas ontem coloquei o 180mm novamente. Na Enduro uso Saint. A diferença do Zee para o Saint é justamente o manete. O Zee usa manete do SLX. O novo XTR 4 pistões tem a pinça igual ao Zee e ao Saint, só muda por fora, mas a hidráulica é igual. O manete desse XTR é diferente do Zee e quase igual ao Saint, só mudando na quantidade do reservatório de óleo. Já o XT 4 pistões acho que é bem parecido com o Zee, tanto nas pinças, quanto no manete.


Editado por miniic - 12 Abr 2019 as 15:31
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2019 as 16:01
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Essa foi uma das explicações que li sobre a diferença / possível incompatibilidade entre XT e Zee ou XTR e Saint. A informação que tinha é que a linha de gravity tem um reservatório de óleo maior.
Vou investigar mais a fundo...
Gostaria de trocar só as pinças de possível, mas estou pensando em comprar o kit completo também...

Como você fez para usar discos de 203? No site da Rock Shox para o meu garfo consta o máximo de 180mm. O seu parece ser um de 100mm, imagino que deveria ter a mesma restrição, não?
Edit: vi que a Reba suporta rotor até 220mm

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

São pinças XTR mesmo. Mas eu acho esses freios fracos. Até porque uso pastilhas metálicas que não tem uma pegada inicial forte, embora não sofram fading. Por isso que uso disco 203mm na frente. Atrás uso 180mm ou 160mm. Mas ontem coloquei o 180mm novamente. Na Enduro uso Saint. A diferença do Zee para o Saint é justamente o manete. O Zee usa manete do SLX. O novo XTR 4 pistões tem a pinça igual ao Zee e ao Saint, só muda por fora, mas a hidráulica é igual. O manete desse XTR é diferente do Zee e quase igual ao Saint, só mudando na quantidade do reservatório de óleo. Já o XT 4 pistões acho que é bem parecido com o Zee, tanto nas pinças, quanto no manete.





A minha é Reba RL e diziam der o limite 200mm. A nova que veio na Chisel o limite já é 220mm, mas acho que só a Trickstuff faz discos assim, a Hope fazia, mas não faz mais. Mas acho que é tendência ir para 220mm, quando maior o disco, maior o controle, ao contrário do que dizem, que você vai capotar, etc.


Mudar o disco é o jeito mais barato de melhorar a potência do freio. Os quadros geralmente são preparados para 160mm, ou seja, basta 2 parafusos para prender a pinça. Alguns são feitos para 140mm, mas precisam de adaptador para 160mm. Sempre que quiser aumentar o disco, precisa de adaptador.

Os garfos de AM hoje em dia são feitos para 180mm. Só não tem como diminuir o disco.

No meu caso é tudo 160mm, inclusive o garfo Pike de 160mm de curso. O adaptador para 180mm é uma peça de alumínio com apenas 2 parafusos também, porém mais longos. Já o adaptador de 160mm para 203mm é uma peça de alumínio com 2 parafusos que prende no quadro/garfo, mas se usa mais 2 parafusos originais da pinça para prender nesse adaptador, ou seja, são 4 parafusos. só não sei como é o adaptador de 180mm para 203mm. 

Abaixo o link da Reba atual dizendo ser para até 220mm:







Essa peça de cima é o adaptador de 160mm para 180mm



Abaixo o adaptador de 180mm para 203mm.










Editado por Fabio - 12 Abr 2019 as 17:59
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2019 as 16:34
O Saint que vc pesou lá no outro tópico está na sua Enduro?
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2019 as 16:49
Esse site é bem bacana, uso como referência há um bom tempo.
Mas ainda hj não sei como faço para comparar materiais diferentes considerando também a têmpera.
Se entro no material e vou em compare to other só aparece o material sem a tempera para comparação...

O 6013 daquele trabalho que coloquei aqui está lá. Esse é o alumínio usado pela decathlon em algumas das bikes, como a XC 500.


Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:


Achei esse site que compara ligas metálicas e até compostos.


https://www.makeitfrom.com/compare/7075-T6-Aluminum/7076-7076-T61-A97076-Aluminum

Da família 6000, não achei o 6069, só tem os abaixo:


E na parte de resinas, não achei a dureza a abrasão da resina epóxi que sempre quis saber.








Editado por miniic - 12 Abr 2019 as 16:50
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2019 as 16:53
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

O Saint que vc pesou lá no outro tópico está na sua Enduro?



Ele mesmo. O bom é que mesmo que você não queira frear forte, isso economiza sua mão, pois se faz bem menos força.
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2019 as 17:41
https://enduro-mtb.com/en/best-mtb-disc-brake-can-buy/

Esse foi o teste mais compreensivo que encontrei, do jeito que gosto, com números!

A tendência pelos Shimano é que eles são fáceis de encontrar e qualquer um sabe lidar.
Além disso o Zee e Saint são i-Spec B, que casa com os meus trocadores.

Fiquei interessado também pelo Formula Cura, barato e com ótimo desempenho. Porém mais difícil de encontrar para comprar.

Além disso depois de ler o seu relato e procurar um pouco mais estou tendendo a ir de 220mm na frente, 200mm atrás e usar pastilhas Trickstuff, com manetes e freios possivelmente Saint (não gostei do tempo 45-0 do Zee).
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2019 as 17:45
Bate com um dos pontos do teste, e interessante a recomendação deles, mínimo de 200/180mm para general riding Shocked

2. Bigger rotors bring more control
Moving up from 180 mm to 200 mm rotor not only results in an average 18% decrease in deceleration times in our testing, but the brake also requires a lighter touch, minimising arm pump, fatigue and improving modulation. If your brakes are struggling and you are running small rotors, increasing to the next size will improve performance. We recommend a minimum of 200/180 mm for general riding. Aggressive 29er’s should look at 200/200 mm, even 220 mm in the future.

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

A minha é Reba RL e diziam der o limite 200mm. A nova que veio na Chisel o limite já é 220mm, mas acho que só a Trickstuff faz discos assim, a Hope fazia, mas não faz mais. Mas acho que é tendência ir para 220mm, quando maior o disco, maior o controle, ao contrário do que dizem, que você vai captar, etc.
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2019 as 18:09
Algumas informações não confirmadas sobre xt / xtr / zee / saint

"From what I’ve heard pairing XT levers with Saint or Zee calipers doesn’t work exactly perfectly, due to the XT MC not moving enough fluid."

"Per press releases and reviews, the M8020 uses a 15mm piston and a 17mm piston.
I believe Saint/Zee uses a 16mm and 18mm piston, although I couldn't find an official source. I do not have access to a Saint caliper to measure or I would."
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2019 as 22:10
XT 15mm 17mm mesmo


https://singletrackworld.com/2018/07/review-shimanos-powerful-deore-xt-m8020-4-piston-disc-brakes/



XTR 4 pistões 15mm 17mm




https://singletrackworld.com/2018/06/first-ride-review-shimano-xtr-m9100-2-piston-vs-xtr-m9120-4-piston-brakes/





Zee e Saint 15mm 17mm

https://singletrackworld.com/2017/12/review-the-shimano-zee-disc-brake-isnt-quite-a-saint-but-it-aint-no-sinner/



No fim, parece que os 4 usam os mesmos pistões. Nós reviews dizem que a pinça do Saint é a mesma do Zee. E que o Zee usa manete SLX. Dizem que o XT usa manete do XT de 2 pistões. No fim, acho que funciona sim os manetes "de 2 pistões" nessa pinças. No fim parece que as pinças só mudam o acabamento. Parece que as pastilhas do Saint/Zee/XT cabem no XTR, mas não o contrário. E pelo jeito só o XTR e Saint usam manetes próprios, sendo a diferença do Saint para o XTR é a quantidade de óleo no reservatório do manete.

Editado por Fabio - 12 Abr 2019 as 22:25
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2019 as 19:00






Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2019 as 19:03


Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2019 as 21:53
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

https://enduro-mtb.com/en/best-mtb-disc-brake-can-buy/

Esse foi o teste mais compreensivo que encontrei, do jeito que gosto, com números!

A tendência pelos Shimano é que eles são fáceis de encontrar e qualquer um sabe lidar.
Além disso o Zee e Saint são i-Spec B, que casa com os meus trocadores.

Fiquei interessado também pelo Formula Cura, barato e com ótimo desempenho. Porém mais difícil de encontrar para comprar.

Além disso depois de ler o seu relato e procurar um pouco mais estou tendendo a ir de 220mm na frente, 200mm atrás e usar pastilhas Trickstuff, com manetes e freios possivelmente Saint (não gostei do tempo 45-0 do Zee).


Fui ver os adaptadores para 220mm, mas só funcionam se for a origem já para 180mm como os garfos modernos de mais curso. Mas garfos de menor curso e quadros são todos para 160mm sem adaptador. Dá para fazer uma gambiarra usando 2 adaptadores, mas é loucura. 
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2019 as 21:56
Andei com a bike, até que enfim. Usei o Smoove também. Peguei uns trechos com lama bem fofa, barro e poças. Realmente continuou lubrificado. Mas não acho que se estivesse com o Squirt teria sido diferente. Embora achei que sujou bem também as polias. Mas vendo a corrente que tirei da Enduro para limpar, acho que o Squirt nessas condições também sujava. Preciso de mais tempo para perceber as diferenças.






Em tempo: Quando passei nas poças profundas de lama que todo mundo empurrou pela lateral, eu estava no cog 50 e muito provavelmente a polia entrou na lama. Pode ser isso.

Surpreendentemente os pinos ocos estão desobstruídos. E os vãos da polia também. Então acho que deve ser lama mesmo nos dentes e não aquela massa escura que forma quando se usa óleo.




Editado por Fabio - 15 Abr 2019 as 22:00
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2019 as 22:16
Ela era 160mm / 160mm, troquei o disco da frente por 180mm e mantive 160mm atrás.
Depois de pesquisar sobre freios decidi aumentar os discos. Vi que realmente 220mm é uma tendência, porém a oferta ainda é baixa (e o que encontrei é caro) e tem essa limitação de adaptador...
A ideia atual é de passar o de 180 para a traseira e colocar um de 200 na frente.
Preciso decidir qual disco, se coloco um Ice tech. Meu receio é de alguns casos em que o disco foi comido chegando na parte interna de alumínio.

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Fui ver os adaptadores para 220mm, mas só funcionam se for a origem já para 180mm como os garfos modernos de mais curso. Mas garfos de menor curso e quadros são todos para 160mm sem adaptador. Dá para fazer uma gambiarra usando 2 adaptadores, mas é loucura. 


Editado por miniic - 15 Abr 2019 as 22:26
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2019 as 22:25
Hoje eu usaria 3 modelos de discos para as pinças Shimano.

Ou os que uso RT66 que servem para pastilha metálicas e são baratos, não Ice Tech e monobloco. Os não Ice Tech em 2 peças, acho que nem são mais leves, mas resistem mais a deformação lateral se tomar pancada do que os monobloco que uso. Ou para gastar mais, os Hope flutuantes 2 peças.

Esse fim de semana reparei mais no que já tinha reparado antes, nas descidas com freadas fortes e longas, meu garfo flexiona absurdamente para frente para trás, mesmo mantendo a consistência na frenagem. Se ficar olhando dá até medo que vai quebrar no meio. Não sei em qual parte que mais flexiona, se na coroa, nas canelas ou nas bengalas. Não sei se o novo e incrivelmente não divulgado Rock Shox 35 100mm resolveria isso. Não sei se é normal. Mas não vou trocar garfo nenhum, só ideias. Embora pudesse por até um de 130mm com SAG de 20%, mas não curto garfos com segundo dígito ímpar, sei lá. Seria uma forma de mudar o ângulo da caixa de direção também, já que com caixa de direção integrada nãi tem opção de caixa ajustável. 





Editado por Fabio - 15 Abr 2019 as 22:40
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 2345>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X