Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Sorocaba - Iguape? Alguem já fez?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Sorocaba - Iguape? Alguem já fez?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Sorkba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2011
Sorocaba
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sorkba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Sorocaba - Iguape? Alguem já fez?
    Postado: 14 Jun 2012 as 17:32

Alguém já fez o trecho de Sorocaba à Iguape? Estou pensando em fazer este trecho e gostaria de informações a respeito. Grato a todos...

Willy
Voltar ao Topo
usifoto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mar 2012
Sorocaba
Offline
Mensagens:213
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar usifoto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2012 as 20:24

Eu nunca andei de bike nesse trecho, mas conheço a estrada.

De Sorocaba a Tapiraí dá para ir de boa, apesar do tráfego intenso de caminhões, principalmente entre Votorantim e Piedade, mas na descida de Tapiraí a Juquiá é quase um suicídio: a estrada não tem acostamento e em todas as vezes que andei por lá vi muitos abusos dos motoristas, pois os pontos de ultrapassagem são poucos na descida da serra.

A estrada é linda, mas na minha opinião não vale o risco.

De Juquiá a Iguape também dá para ir mais tranquilo.

Eu não conheço a descida pelo Parque Carlos Botelho, e tenho curiosidade de saber se a estrada por lá é menos arriscada, embora nesse trajeto a distância aumente bastante.


Voltar ao Topo
Paulo Eduardo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2010
Registro/SP.
Offline
Mensagens:236
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Paulo Eduardo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jun 2012 as 11:52
Bom dia!

O trecho mais tenso é entre Tapirai e Juquiá, no entanto aos domingos e feriados, o trânsito de caminhões só é liberado depois das 20 horas, o que dá uma aliviada, mas não deixa de ser perigoso.

Outra opção é ir de Sorocaba a São Miguel Arcanjo de ônibus e depois seguir de bicicleta, são 92 Km até Registro e de Registro até Iguape, margeando o Rio Ribeira de Iguape são mais 65 Km ou seguindo pelo asfalto, passando por Pariquera-Açu são mais 75 Km.

O trecho da Estrada-Parque são 33 Km de estrada de terra e em boa parte em bom estado.

Existe um projeto para o futuro de ser implantado o Caminho de São Tomé, usando esse trajeto. E começaria em Capão Bonito e terminaria em Iguape.

Editado por Paulo Eduardo - 15 Jun 2012 as 11:54
Voltar ao Topo
usifoto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mar 2012
Sorocaba
Offline
Mensagens:213
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar usifoto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jun 2012 as 17:21
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2012 as 17:21
Eu fiz o Carlos Botelho, só que subindo (7 Barras a São Miguel Arcanjo). Planejava descer no dia seguinte, mas a casa caiu em forma de água que veio do céu, com o respectivo frio, lama, derretimento das sapatas do vbrake... Enfim, fiz o mais difícil, foda-se se não consegui descer com segurança

Tem um relato que deixei aqui no forum: AQUI

Também conheço a Serra da Cabeça de Anta. Se você tiver sorte, consegue descer sem maiores problemas. Mas leve em conta que não são "qualquer 10km", a descida é longa e sem qualquer acostamento, e como o Usifoto já mencionou, o pessoal abusa (antes de criticar, pensa vc por 30 minutos atrás de uma carreta a 20 por hora, e sem conseguir passar... É de arrepiar os cabelos do fiofó de raiva, por isso a galera arrisca).

Eu recomendo ir pelo Carlos Botelho. É terra, mas em bom estado, compactada. Só se der azar de pegar chuva, aí vai ter alguma lama. Mas o movimento lá é perto de zero, quase não passa carro e além disso a cobertura das árvores deixa tudo bem "encarável". Por outro lado exige autossuficiência do ciclista, já que não pega celular e se a bike quebrar você pode não conseguir carona.

As estradas de asfalto de São Miguel Arcanjo até o Parque, e do Parque até Sete Barras, são também bastante calmas, porém sem acostamento. Bom senso e cuidado são requeridos, pois quando passei por lá fiquei com a impressão de que o pessoal não gosta muito de ciclistas não. Algumas finas e buzinadas, nada além disso, mas é bom ficar esperto.

Eu diria que se quiser dá para descer até de speed com pneus slick, só com um pouco mais de cuidado. Inclusive viajei para o Sul ano passado, e em vez de pegar a Regis Bittencourt por Juquiá, fui pelo Carlos Botelho (tô fora de pegar trânsito naquela serra da Cabeça de Anta).
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2012 as 17:28
Originalmente postado por usifoto usifoto escreveu:




Aconselho dar uma olhadinha no vídeo desta reportagem:





Em novembro passado, o asfalto durante a serra e tb perto de Juquiá estava BEM ruim. Inclusive com estreitamentos para apenas uma faixa, por conta de quedas de barreira.

Outra coisa bem insólita, que de carro não chega a incomodar mas de bike deve ser tenso: em Juquiá tem muito bananal, e eles são eventualmente borrifados com pesticidas. Quando fui para essa pedalada, descemos de carro até Juquiá e de lá para Sete Barras, e ao passar por Juquiá levamos um puta susto com um monomotor passando muito baixo, que apareceu "do além", lançando o pesticida. Fede pra caralho e é tóxico, óbvio... De carro fechamos a janela e apertamos o acelerador, mas... De bike, pegar 1 ou 2km com esse troço pairando no ar deve ser bem perigoso. As chances são pequenas, claro, mas recomendo que se acontecer isso, é melhor parar e esperar o material se disspar.
Voltar ao Topo
Sorkba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2011
Sorocaba
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sorkba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2012 as 18:26
Desde já agradeço pelas respostas postadas... Penso em fazer esse trecho em um dia ou dois, por isso ir por S.M.Arcanjo pelo parque talvez fique inviável, pelo menos desta vez...
A estrada até Piedade já está melhor, meio receio realmente é na serra da cabeça da anta que sei não possuir acostamento, mas como pretendo fazer no final de semana, talvez encare esse trecho no domingo, onde o movimento de veículo é menor....
Enquanto isso, aguardo novos relatos e orientações...
Willy
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2012 as 21:34
Pra ir até Iguape, um diazinho puxado dá. Se pensar na altimetria, vc vai ter a subida até Piedade/Tapiraí, depois descida até Juquiá e dali em diante é plano até Iguape. Bom, acho que tem um morro no caminho (uns 250m de ascenção), mas é quase tudo plano, então é questão de colocar um ritmo e tocar...

Serão o que, uns 200km? Se sair cedinho e fizer 20 de média, dá pra ir em um dia. Contando a descida de serra e a parte plana, 20 de média não é impossível não.

Em todo caso, se vc quiser fazer em 2 dias, primeiro verifique opções de hospedagem, porque a região do Ribeira é bem pobre e algumas cidades suspeito que nem hotéis devam ter. Sete Barras, por exemplo, eu varri o Google atrás de qualquer referência de hospedagem e naaaaada... Juquiá me parece bem carente nesse aspecto também, pode até ter algo mas vai ter que procurar "na hora".

Iguape eu sei que tem, mas aí é sua parada final. Então não adianta muito na logística caso divida a pedalada em 2 dias.

A opção por São Miguel Arcanjo vai te custar cerca de 260km, o que com certeza é demais para um dia. Tem um ponto de hospedagem nas "portas" do Parque Carlos Botelho, que aliás é roteiro de romarias, e esse ponto fica a cerca de 100km de Sorocaba, o que te deixaria com 160km para o dia seguinte. Não é tão puxado, porque vc teria um pequeno sobe-desce pelo Parque, depois uns 17km de descida e daí em diante praticamente plano com alguns morrinhos até Iguape. Ou seja, esse roteiro para 2 dias não seria má idéia...

Só pra vc pensar, OK? Mas realmente a Serra da Cabeça de Anta é tensa. Acho menos tensa subindo, porque você vai devagar e se tiver que se jogar no mato não pega nada (já tomei uma fechada de um ônibus numa subida de serra no RJ, e "pulei" pro mato para não virar patê, sendo que o pulo não teve maiores consequências fora o susto). Fora isso os ônibus e carretas necessariamente sobem mais devagar.

Agora, pensa vc descendo a 40, 50 por hora, sendo ultrapassado ou seguido por carros ou pior, por alguma carreta com os freios já "fritando". E pensa isso acontecendo por 25km, que é a duração da descida de serra, o que provavelmente vc vai fazer em 40 minutos. Cara, eu tenho o maior tesão por descer aquela serra, mas após ter passado por ela de carro recentemente, e ter visto a velocidade que a galera desce aquilo, eu já não tenho mais tanta certeza se teria coragem de encarar a descida.

Tem uma turma em Sorocaba que faz esse pedal, acho que é questão de você procurar, talvez se informando em bicicletarias maiores.

A propósito, vai com que tipo de bike?
Voltar ao Topo
Sorkba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2011
Sorocaba
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sorkba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2012 as 11:30
Alessandro,
 
Muito obrigado pelo seu relato e pelas opções colocadas...
Quanto a bike vou de MB, Caloi Elite 2.7, e pretendo ir c/ pneu hibrido... como a maior parte do percurso será asfalto...
Vi umas fotos do trecho do Parque, está me dando uma vontade de seguir por ele e fazer em dois dias, ainda mais com o receio da decida da serra da anta...
E a principio vou fazer sozinho esse pedal...
Willy
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2012 as 21:05
Cara, se fizer em 2 dias por lá, é só alegria. Cai como uma luva e você não vai se arrepender. Só precisa estar com tudo em ordem para o trecho do parque porque lá é bem ermo, difícil passar um carro e celular não vai pegar (como também não vai pegar na Serra da Cabeça de Anta).

Outra coisa, estava olhando e existe um caminho de Registro para Iguape que foge em boa parte da rodovia (menciono Registro porque é caminho caso você vá pelo Carlos Botelho).

Esse caminho vai beirando o rio Ribeira do Iguape pela sua margem Norte, e termina desembocando na SP-222, já bem mais perto de Iguape. E além de tudo economiza alguns kms... É uma estrada de terra, mas como você vai de MTB não tem erro. Mesmo com pneu híbrido dá pra ir numa boa.
Voltar ao Topo
The MAXX Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mai 2009
jau-sp
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar The MAXX Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2012 as 08:13
Pessoal, que pedal maneiro. Estou planejando minha primeira viagem de bike e decidi que será esta. Sairei de casa e pedalarei por asfalto até itapetininga 200 km e no dia seguinte pretendo ir até cananéia pelo parque carlos botelho. Acho puxado, mas só tenho um final de semana, então é isso que dá pra fazer.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2012 as 11:06
Maxx, dá pra fazer sim. Mas vai ficar bem puxado!

De Itapetininga até Cananéia vai dar uns 220km, nesse dia é bom você madrugar... Melhor pedalar no escuro porém mais cedo, quando vc está mais alerta, do que no final do dia, quando já está no bico do corvo e não presta atenção em nada. E verifica os horários dos ônibus em Cananéia porque conforme o horário em que você chegar, pode ter que esperar até o dia seguinte...

Talvez até seja mais interessante aproveitar o primeiro dia para chegar a São Miguel Arcanjo, mesmo isso te custando mais uns kms, porque você diminui a distância a percorrer no segundo dia. No primeiro vai ser tudo asfalto mesmo, dá pra ir mais rápido!
Voltar ao Topo
The MAXX Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mai 2009
jau-sp
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar The MAXX Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2012 as 16:21
Alessandro pensei tambem nesta possibilidade
1 - no primeiro dia ir até São miguel arcanjo - daria +- 250 km asfalto
2 - segundo dia até cananeia
com certeza madrugarei os dois dias, primeiro porque bem cedinho ja rende mais o pedal, depois porque não quero arriscar chegar a noite nos destinos
Valeu
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2012 as 19:43
Acho mais sensato, Maxx. Aliás vc pode seguir um pouco além de São Miguel Arcanjo e tentar hospedagem com o Sr. Luiz Bonjour. Ele tem uma vinícola caseira praticamente na entrada do PE Carlos Botelho, e quando passamos por lá ele disse que tinha hospedagem para peregrinos (ali passam algumas romarias). O preço era bem melhor do que os hotéis da cidade... E de quebra, são 20km a menos para fazer no segundo dia, e você já começa descendo.

Agora, cá entre nós, apesar da viagem ser interessante, acho que você terá que fazer num ritmo puxado e sem paradas. Será que vai sobrar alguma coisa de "turismo" nesse cicloturismo? Serão 2 dias puxados para depois retornar... Não é mais interessante você aproveitar algum feriado prolongado e dividir em 3 ou 4 dias?
Voltar ao Topo
Sorkba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2011
Sorocaba
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sorkba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2012 as 17:45
As opções estão se multiplicando e eu estou ficando mais é com duvidas de qual trecho seguir... Wacko
Estava vendo no GoogleMaps; de Sorocaba a SMArcanjo vão 100Km, depois até Registro mais 92Km e mais uns 70Km até o litoral... esse percurso todo eu teria que dividir em três ou quatro dias e isso foge muito do cronograma... Acho que o jeito vai ser encarar a serra da Cabeça da Anta....
Willy
Voltar ao Topo
usifoto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mar 2012
Sorocaba
Offline
Mensagens:213
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar usifoto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2012 as 18:03
Originalmente postado por Sorkba Sorkba escreveu:

As opções estão se multiplicando e eu estou ficando mais é com duvidas de qual trecho seguir... Wacko
Estava vendo no GoogleMaps; de Sorocaba a SMArcanjo vão 100Km, depois até Registro mais 92Km e mais uns 70Km até o litoral... esse percurso todo eu teria que dividir em três ou quatro dias e isso foge muito do cronograma... Acho que o jeito vai ser encarar a serra da Cabeça da Anta....


Já pensou na possibilidade de ir de ônibus até São Miguel Arcanjo e fazer o restante do percurso de bike?

Daria para descer super tranquilo, curtindo o caminho e encurtaria bastante a distância a pedalar.

Eu mesmo ando tentado a fazer essa descida até Sete Barras, bem devagar, pois pelo que andei vendo pela internet o visual é muito bonito.


Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2012 as 10:14
Originalmente postado por Sorkba Sorkba escreveu:

As opções estão se multiplicando e eu estou ficando mais é com duvidas de qual trecho seguir... Wacko
Estava vendo no GoogleMaps; de Sorocaba a SMArcanjo vão 100Km, depois até Registro mais 92Km e mais uns 70Km até o litoral... esse percurso todo eu teria que dividir em três ou quatro dias e isso foge muito do cronograma... Acho que o jeito vai ser encarar a serra da Cabeça da Anta....


Sorkba...

A sugestão do Usifoto (porra, vc gosta de usar esse login, né... Porque não coloca o nome logo? rs) é bem sensata, e você pedalaria na parte mais bonita e interessante...

Bom, está com paciência de ler?

De Sorocaba a São Miguel Arcanjo via Pilar do Sul: 85km (considerei o centro de Sorocaba como ponto de partida... Obviamente se vc morar no City Castelo será mais longe...)

De SMA até Sete Barras: 80km (isso fiz pedalando, foi o que deu no GPS, já que no Google Maps tinha um bug no meio da descida do Carlos Botelho - uma descontinuidade no mapa - que impedia de traçar a rota, aí dava uma volta imensa)

De Sete Barras a Registro: 22km (também considerando a região central de Registro)

De Registro a Iguape: 66km (indo por terra, beirando o rio Ribeira do Iguape, e depois pela SP-222)

Somando tudo, são pouco mais de 250km.

Agora, indo pela Cabeça de Anta serão 200km.

Esses 53km de diferença entre os dois trajetos são 2h30 de pedal em ritmo leve... Se dividir em 2 dias, dá 1h15 a mais para cada dia.

Bom, agora que temos as distâncias, vamos ver as possibilidades:

Considerando a viagem em 3 dias, você poderia fazer assim:
Dia 1 - Sorocaba - SMA, pernoitando na vinícola do Sr. Bonjour que citei: 103km
Dia 2 - SMA - Registro, pernoitando em Registro onde tem mais infraestrutura: 84km
Dia 3 - Registro - Iguape: 66km

Observe que desse modo, a viagem fica escalonada, com o esforço e distâncias diminuindo a cada dia.
No primeiro dia, que só tem asfalto e rende mais até por vc estar descansado, tem 103km, e você vai ficar de cara para a descida da serra.
No segundo você vai ter trechos mistos, terra/asfalto, e bastante descida seguida depois de muitos trechos planos. Nas descidas o esforço será mínimo, e dá pra descer a 30/40 por hora numa boa. Total do segundo dia, 84km.
No terceiro dia, você já vai estar com o cansaço acumulado dos dias anteriores, mas os trechos serão planos e a distância, apenas 66km, que você pode fazer numa boa em 4 horas de pedal sem qualquer esforço.

Em 2 dias acho apertado pra caramba mas possível fazer, só que a divisão do trajeto fica complicada e desigual. Como em Sete Barras ACHO que não deve ter hospedagem (pelo menos que eu tenha visto quando passei por lá), você vai ter um trecho de cerca de 80km sem qualquer opção de hospedagem (entre o Bonjour, após SMA, e Registro, após Sete Barras). Entretanto, se vc quiser, pode tentar contatar a prefeitura de Sete Barras e verificar se possuem indicação de alguma pousada. Se existir opção em Sete Barras, aí haveria a possibilidade de você pedalar 165km no primeiro dia e pouco menos de 90 no segundo dia. Como eu disse, seria possível mas puxado. Nesse caso, o primeiro dia teria que ser feito saindo bem cedo, tipo às 6h30 da manhã. Levando em conta 8h de pedal a 20km/h para percorrer os 165km, MAIS parada para o almoço e imprevistos (somando 3h) você chegaria às 17h30 em Sete Barras, exatamente com o sol se pondo. Tenso, mas emocionante

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Agora vamos pensar na opção da Cabeça de Anta.

Partindo de Sorocaba:

Sorocaba - Piedade, 28km
Piedade - Tapiraí, 36km
Tapiraí - Juquiá, 62km
Juquiá - Iguape, 70km

Em um dia só é pauleira demais, quase 200km. Em dois, é ruim pra dividir, porque parar em Piedade com 28km seria cedo demais, em Tapiraí com 64km também (além de provavelmente ser difícil conseguir hospedagem), mas em Juquiá, próxima possibilidade, além da hospedagem também ser uma incógnita, você estaria já com 126km (um tanto puxado). E em 3, você pedalaria pouco por dia e teria como opção mais interessante o outro trajeto.

Aí é com você, sei que a decisão é meio complicada mas cada um sabe onde seu calo aperta. Eu só estou mostrando como é o sapato aí vc conversa com os seus pés!

E desculpa se eu estou me intrometendo demais, é que acho o maior barato planejar trajetos, ainda mais quando eu já passei por eles!

Aproveito e deixo aqui o link para contato do Sr. Bonjour (camping e hospedagem já perto da entrada do Carlos Botelho), que a meu ver é a escolha mais interessante tanto pelos preços como pela localização: Bonjour
Voltar ao Topo
usifoto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mar 2012
Sorocaba
Offline
Mensagens:213
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar usifoto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2012 as 11:12

Pô, Alessandro, você sabe o meu nome e não precisa se referir a mim pelo nick. LOL

Eu também não quero ser intrometido, mas enquanto o Sorkba não encrespar vou dando meus pitacos.

Se for necessário se hospedar em Tapiraí, posso indicar o Hotel Fazenda Encontro das Águas e a Pousada do Professor, ambos situados pouco antes da zona urbana, para quem vai se Sorocaba. 

Conheço os dois locais, mas ambos ficam a uns 5 km da rodovia.

Deve ter opções simples no centrinho de Tapiraí também.

Mais tarde eu procuro os contatos e posto aqui. Se não servirem para o Sorkba, poderão ser úteis a quem mais se interessar pelo trajeto.


Voltar ao Topo
Sorkba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2011
Sorocaba
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sorkba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2012 as 16:25
Clap  N O S S A..... Ajuda melhor impossível, só se pedalassem por mim, rsrsrs... A ajuda de vcs está sendo de grande valia, e de maneira alguma uma intromissão ou incomodo, e acho que a viajem sempre começa no planejamento, nesse ponto já estamos viajando... Wink

Gostei da opção de 3dias, para curtir a viajem é melhor, agora vou estudar essas opções e ver o que eu encaro p/ marcar a data certa...


Willy
Voltar ao Topo
usifoto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mar 2012
Sorocaba
Offline
Mensagens:213
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar usifoto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2012 as 16:57

Estive pensando que os dois locais que mencionei são agradáveis para se passar alguns dias, mas talvez não sejam as opções ideais para um pernoite, onde o essencial é somente um bom banho e uma cama limpa e confortável.

Nesse aspecto acho que vale mais a pena procurar uma opção no centrinho. Deve haver algum lugar para pousar por ali e ainda economizaria umas boas pedaladas.

De qualquer modo, na falta de opções, aqui estão os links dos locais que indiquei:

http://www.encontrodasaguas.com.br/fotos.htm

http://www.pousadadoprofessor.com.br/

Este link também deve ajudar:

http://www.tapirai.sp.gov.br/Telefones.html

Se eu descobrir mais alguma coisa posto aqui.


Voltar ao Topo
usifoto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mar 2012
Sorocaba
Offline
Mensagens:213
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar usifoto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2012 as 17:18

Em Juquiá eu achei esta:

Pousada Estação

Dr rodrigues alvez (estaçao ) - Juquiá  - (Está escrito dessa forma, com z mesmo)
CEP: 118000-00
Distância do Centro: 2000 m
Tel: 13 3844 0597


Em Sete Barras parece que as barras são pesadas, pois não achei nenhuma opção, como o Alessandro já havia falado.

Mesmo assim, mandei um email para a prefeitura. Vamos ver se respondem.


Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2012 as 18:03
Sete Barras é um lugar extremamente simples, Ronie... Talvez até mais do que Juquiá (pois Juquiá fica colada na Régis Bittencourt, o que, queira ou não, garante um certo movimento, e Sete Barras fica mais distante).

Deve haver alguma hospedagem ou pousada na cidade, mas é caso de procurar in loco mesmo.

Dito isto, só pra esclarecer, na opção de pedal pelo Carlos Botelho, a coisa começa a ficar bonita em São Miguel Arcanjo. A estradinha até a entrada do parque é show, bem legal mesmo. Já de Sorocaba até SMA, nada de muito especial.

Após a descida de serra, a rodovia até Sete Barras tem cara de estrada de manguezal. Lá é bonito de se observar a vegetação, notoriamente as encostas e as árvores cheias de bromélias.

Na Serra da Cabeça de Anta eu me lembro bem quando passei pela primeira vez, no começo da década de 90. Era bem fechada (de vegetação) e as laterais cobertas por Marias-sem-vergonha coloridas. Já ano passado, vi poucas flores, não achei a estrada assim tão bonita e o longo tempo que passamos nela fazendo aquele serpenteado infinito pelas curvas pareceu muito maior por causa do stress que é ter que ultrapassar ou ser ultrapassado naquelas condições... Eu sempre quis descer aquela estrada de bike, mas sinceramente, depois da última passagem de carro, não achei nada que valesse a pena para o risco que oferece. Melhor pedalar na estrada da Represa de Itupararanga, que você chora sangue nas subidas mas pelo menos é calma e com visual legal...
Voltar ao Topo
Sorkba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2011
Sorocaba
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sorkba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2012 as 17:34
Voltando ao planejamento...
Amadurecendo a idéia e ficando o 1° dia com o trecho Sorocaba - SMA, o 2° dia Parque Carlos Botelho até Registro e o 3° seguindo para Iguape, apenas esse trecho que ainda estou com duvidas...
 
Alessandro vc tem mais detalhes deste trecho: De Registro a Iguape: 66km (indo por terra, beirando o rio Ribeira do Iguape, e depois pela SP-222)
Vlw,
 
Willy
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2012 as 23:39
Cara, tenho sim.

Eu não fiz pedalando e nem passei por lá de carro, mas dá para ver perfeitamente pelo Google Earth que existem estradas contornando o Rio Ribeira do Iguape por ambas as margens.

Assim, estando em Registro, vc deve procurar a Estrada Municipal Registro-SP222 (é uma estrada de ligação). Ela corre pela margem Norte do rio. O acesso aparentemente é pela BR116, sentido SP, logo após passar sobre o rio, tomando uma saída em terra à direita e retornando com direção ao rio. Ali deve seguir à esquerda (Leste) sempre margeando o rio (ele ficará à sua direita). Após cerca de 25km contados a partir do momento em que deixou a BR116, você deverá dobrar à esquerda, se afastando do rio, e pedalar mais uns 19km até chegar efetivamente na SP222. No entroncamento tome a direção Sul (à sua direita) e siga pela rodovia asfaltada até Iguape (mais uns 17km).

Se você fez as contas vai perceber que isso perfaz aproximadamente uns 61km. A diferença para os 66km provavelmente é porque eu calculei essa distância incluindo alguma pedalada dentro de Registro e chegando até o centro de Iguape.

Dá uma olhada no mapa do Google Earth (ou o Google Maps com a opção de imagens de satélite) e procura visualizar esse caminho. Qualquer dúvida pergunte aqui que ajudo no que for possível.

Se você não quiser pegar terra, pode fazer tudo pelo asfalto e rodar uns 10 a 15km a mais. Mas sinceramente, acho esse caminho beirando o rio mais interessante, ao menos pelo que pude ver através do mapa e das fotos de satélite.
Voltar ao Topo
Sorkba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2011
Sorocaba
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sorkba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2012 as 18:06
Vlw pelo detalhe da rota Alessandro, acho que então eu deva fazer esse percurso, aparentemente pelo Google parece ser mais bonito, mais curto não sei não, pois o rio serpenteia bastante... mas até prefiro ir por terra a seguir duelando com carros pela rodovia...
Também estava pedindo umas dicas para o Valmir do "Casal Pedal", não sei se vc os conhece, eles moram na região e talvez ele faça o trecho de Registro ao litoral junto comigo, vou propor esse caminho que vc me passou...
A propósito, fica ai o convite também. Já que vc não fez esse caminho pedalando ainda...
Mais uma vez, muito obrigado...
Willy
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2012 as 18:15
É mais curto sim, eu tracei "ponto a ponto" no Google Earth e deu essa diferença. Claro que por ser terra, pode demorar mais, pode ter buraco, pode até ter lama... Mas poxa, ao lado do rio, sem carro pra incomodar, como vc já percebeu, é bem mais interessante!

Não conheço o Valmir, mas companhia é sempre bem vinda, ainda mais de quem pode acrescentar, seja em astral, seja em informações...

Não sei se poderei te acompanhar (mas de fato gostaria). Casar datas é complicado... Mas quando vc tiver definido, me dá um toque, se preferir por MP aqui do forum mesmo, e vejo se dá!

E qq coisa que tiver dúvidas, pergunte à vontade!
Voltar ao Topo
Paulo Eduardo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2010
Registro/SP.
Offline
Mensagens:236
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo Eduardo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2012 as 09:53
[DIV]Alessandro vc tem mais detalhes deste trecho: [B]De Registro a Iguape: 66km[/B] (indo por terra, beirando o rio Ribeira do Iguape, e depois pela SP-222)
[/DIV]
[DIV]Vlw,[/DIV]
[DIV] [/DIV][/QUOTE]


Bom dia!

O trecho entre Registro e Iguape é bem tranquilo e cuidado, mas nos primeiros quilometros terá o fluxo de carretas que são usadas para escoar areia.

Se escolher ir no final de julho ou começo de agosto, vai encontrar cavaleiros, ciclistas e caminhantes, pois é a semana da festa do Bom Jesus de Iguape. Vai encontrar um pouco de dificuldade em encontrar pouso, se estiver com barraca, com certeza encontrará um espaço para acampar.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2012 as 10:09
Reforço o que o Paulo falou... Se for negociar hospedagem para final de julho/começo de agosto, é bom fazer agora ou vai ficar complicado de encontrar vagas.

Outra coisa, é nesse período que a cidade fatura mais alto, então pode esperar preços "diferenciados".
Voltar ao Topo
Sorkba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2011
Sorocaba
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sorkba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2012 as 10:57
Estou planejando sair de Registro no dia 17/07 pela manhã, espero que dê tudo certo...
Vlw pelas dicas e mais uma vez fica ai o convite p/ o pedal...
 
Abç,
Willy
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2012 as 19:17
Putz, nessa data pra mim não dá mesmo... Vou passar por Iguape mas não vai ser pedalando, e será mais para o final de julho mesmo...

Mas de boa, esse nem é um rolê tão difícil de repetir, e quem sabe não rola um bis qualquer hora dessas!

Ficamos aqui na torcida de que seja um excelente pedal... Tire muitas fotos pra nós vermos depois e nos roermos de inveja, rs...
Voltar ao Topo
Sorkba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2011
Sorocaba
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sorkba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2012 as 12:39
Vlw pela força e espero sim que possa ser feito novamente esse pedal e com mais pessoas, é sempre melhor...
Assim que voltar postarei as fotos!!!
 
Abçs,
Willy
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2012 as 22:18
É mesmo, será que rolou o pedal? Pelas minhas contas a data calhou com a frente fria que estacionou no Sudeste semana passada...
Voltar ao Topo
Sorkba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2011
Sorocaba
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sorkba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2012 as 18:33
Galera, coloquei o relato com fotos aqui no Forum com titulo de "Relato Sorocaba a Cananeia c/ fotos" demorou porque tive problemas com a net.. tipo net, sabe!!!Confused
 
 
Mais uma vez, obrigado pela ajuda de todos...
Willy
Voltar ao Topo
Mpolitano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2019
Sete Barras
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mpolitano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2019 as 17:55
Olá a todos !

Para todos que se interessarem em hospedagens para pernoite enquanto estiverem pedalando no PArque Carlos Botelho HÁ SIM HOSPEDAGENS ÓTIMAS EM SETE BARRAS PARA CICLISTAS:

https://www.airbnb.com.br/rooms/32779777?location=Sete%20Barras%2C%20SP%2C%20Brasil&adults=1&guests=1&s=GcRJIgxc

Esta fazenda possui hospedagem voltada à ciclistas e esportistas da região e fica a 10km da entrada do Parque Carlos Botelho núcleo SETE BARRAS.

Contato com o pessoal da Fazenda Pacas: m.chacurpolitano(a)gmail.com


Fica a dica e grande abraço a todos
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X