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Polindo o pedivela Deore encontrado no lixo |
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dwsmartins
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Postado: 14 Mar 2020 as 22:23 |
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Sim, o post tá certo: é um pedivela Deore FC-M542 44-32-22D achado no lixo. Um colega que achou e me perguntou se poderia ser usado. Vi que estava OK, mas as coroas (removíveis) estavam bastante desgastadas. Ficou por anos guardado.
Resolvi tentar dar uma nova vida pra ele, com um jogo de coroas 48-36-26D dum pedivela SunRace que veio com o encaixe ponta quadrada fora do centro. Mas os desgastes do anodizado dos braços eram um incômodo visual... Botei pilha aqui e meti a mão na massa! Não tenho fotos do processo, somente de etapas, mas acho que da pra entender. Primeiro removi o anodizado com lixa d’água 220. Usei um quarto de folha de cada vez e fui lixando na mão mesmo, pra procurar remover somente o anodizado, sem desgastar o alumínio. Demorei um bom tempo, cerca de 4 horas, e usei uns 6 pedaços de lixa (uma folha e meia), até chegar num resultado aceitável, mas ainda grosseiro. No lado das coroas, eu não consegui polir por baixo dos encaixes dos parafusos, mas não liguei pq isso vai ficar coberto. Não tenho fotos desse lado nessa etapa. Depois fui dando polimento com lixas mais finas: 400, 600 e depois 1200. Eu sei, devia ter colocado uma 800 antes da 1200, mas não achei para comprar. Esse polimento foi bem mais rápido e gastei só um quarto de folha em cada etapa, exceto na 1200, que gastei dois quartos de lixa. Observem que os encaixes dos parafusos ainda tem o anodizado, como eu disse antes, mas como vai ficar por baixo da coroa grande, não tem problema. Abaixo o resultado final, ainda sem as coroas definitivas, só pra ver de qual é. Detalhe do polimento final. Ainda pode melhorar, mas gostei do fosqueado suave que ficou, não sei se vai dar pra ver na foto. Talvez polir com um boné de polimento e massa n° 2 puxe mais o brilho, mas estou contente com o resultado! Achei que ficou muito parecido com os pedivelas antigos da Shimano, o que me agrada bastante. O que acham? |
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Bora pedalar, senão estressa!
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RuanRAC
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ficou muito bom, queria eu achar uma dessas.
tem que ver se existe alguma razão pra ela ter sido jogada fora que afete o giro do pedal ou a segurança. Se a peça tiver algum problema é melhor descartar.
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meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
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Ligeirinho
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Comigo isso nao acontece. Vejam o que é possível. Que bom q a Pedivela Deore caiu em boas mãos. O ato de polir acharia uma eventual microfiissura, creio.
Editado por Ligeirinho - 15 Mar 2020 as 09:15 |
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dwsmartins
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Eu levei ela em um mecânico experiente a cheguei a testar antes de polir, está OK. Meu colega que a encontrou acha que era de um vizinho que migrou todo o grupo pra Sram. Talvez ela não seja compatível com o chainline ou a troca das coroas seja mais cara que um pedivela novo, sei lá. As únicas coisas que estão faltando são a porquinha de ajuste do preload (já comprei avulsa, original Shimano) e um dos parafusos de aperto do pedivela esquerdo, que eu já comprei um par em inox pra substituir. |
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dwsmartins
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Também creio nessa. As fissuras ficam disfarçadas debaixo do anodizado. E valeu o elogio! |
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Joao Angú
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Ficou muito bonito o resultado final, agora me tira uma dúvida, qual o modelo do pedivela SunRace que voce vai usar as coroas ?
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raulino
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Que sorte! E parabéns pelo emprenho, ficou top
Vc pretende passar algum verniz?! |
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"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport |
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dwsmartins
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É uma FCM918, que tem coroas 48-36-26D com os BCDs iguais (104mm/64mm), ambas 27v. Agora tenho que comprar um central SM-BB52 pra colocar esse pedivela e transferir as coroas. |
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Bora pedalar, senão estressa!
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dwsmartins
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Não tinha essa intenção, Raulino. O alumínio forma uma camada de óxido fosco na superfície, o que bate com o polimento que eu dei nela. Essa camada tb protege o alumínio contra oxidação, já confirmei com minha irmã que é engenheira de materiais, então o acabamento fosco vai se manter indefinidamente. |
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Joao Angú
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É uma FCM918, que tem coroas 48-36-26D com os BCDs iguais (104mm/64mm), ambas 27v. Agora tenho que comprar um central SM-BB52 pra colocar esse pedivela e transferir as coroas.[/QUOTE]
Ok, muito obrigado. |
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dwsmartins
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Por nada, João! Editado por dwsmartins - 15 Mar 2020 as 19:38 |
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raulino
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Massa, vai ficar só no óxido natural então |
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Tielo Miotti
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Esquisita essa estória eim...
Quem sai por aí abrindo lixo pra ver se encontra peça de bike? e encontra!!! Seu amigo no mínimo sabia que tinham jogado fora... conta "pa nóis" vai. |
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Trek TopFuel 9.8
Specialized Sl7 Tarmac Expert strava.com/athletes/2795861 |
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Ligeirinho
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se vc tiver disposição e olho consegue achar coisa boa por aí, mas há tbm uma pitada de sorte. Só nao espera cair do céu para sua mão. Tem q ter um esforço mínimo.
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Ligeirinho
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Foi farejando um detalhe minimo da foto que comprei um quadro Reynolds, básico mas Reynolds . O vendedor não sabia o que tinha em mãos. Quando recebi o quadro nem acreditei q era verdade e a motivação foi um detalhe numa foto de baixa resolução...
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EduLima
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comprei uma bike usada e na época não entendia nada do assunto. Ela veio com um pedivela deore mas o mecânico que a montou passou o esmeril nos suportes da coroa pequena pra usar um guia de corrente e coroa única.
Hj comprei um pedivela alívio pra usar com 3 coroas e esse deore está lá em casa sem uso. Acho que vou montar uma bike pra minha namorada e usar ele.
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dwsmartins
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Tava na caçamba do condomínio. Meu amigo era síndico na época e acabou vendo isso quando o faz-tudo (sei que não é esse o nome do cargo do cara, mas não me lembro agora) chamou ele pra ver um treco la. A gente suspeita que era de um cara com uma bike parruda, toda Sram, que mora lá. Talvez seja um up que o cara deu e ficou com preguiça de vender no OLX, sei la. |
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Bora pedalar, senão estressa!
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dwsmartins
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Caramba! Na maioria das vezes, a galera acha que tem mais do que a realidade, mas seu caso foi o inverso! Um quadro em cromoly da Reynolds, Tange ou Columbus pra ciclo turismo é um dos itens da minha lista de desejos. |
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dwsmartins
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Não sei se o esmerilhada iria impedir o funcionamento normal, mas se a peça estiver boa, não tem pq não usar! |
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Ligeirinho
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Possível que vc seja mais novo mas na década de 90 TANGE (Specialized, DiamondBack, KHS...) era a marca mais comum dos chromoly ao lado da True Temper (TREK e KHS). Mas Reynolds e Columbus, é mais raro mesmo. Suspeitei que estava diante de um quadro relativamente superior pelo acabamento das soldas que não pareciam sequer ter escamas tal como as Cannondalle de Aluminio da época tbm. Parecia um quadro único. Dias desse inclusive tava no ML uma de marca desconhecida de tamanho 19 que também era Reynolds, é que a tubulação 501 tambem vinha com designação genérica de OPTIMA em quadros spedd e mountain. O seja o tal OPTIMA é tal o Reynolds de entrada, o 501. Optima - um conjunto de tubos de aço com crómio-molibdênio (CrMo), com costura e com ponta, projetado e produzido exclusivamente para Raleigh a partir de 1995. Semelhante ao 501, mas ajustado para a soldagem por tig. [9] Obs. Não foi só pra Raleigh não. |
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EduLima
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Sim, usei por um bom tempo com duas coroas. Mas como minha bike é com motor no cubo traseiro e sou obrigado a usar catraca, estava precisando reduzir mais a coroa dianteira. Ai fui obrigado a trocar o pedivela para usar uma coroa 22t no BCD64.
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Tielo Miotti
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Agora fez mais sentido. Boa.
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Trek TopFuel 9.8
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