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Quadro hardtail para All Mountain |
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TheLittle
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bom, aqui no RJ capital não é bem assim. Temos sim o problema das motos, mas temos bastante trilhas e algumas poucas pessoas (ainda) empenhadas em mantê-las. E temos ainda um representante local do Soil Searching Vi bastante gente trocando as bikes de XC por trail e enduro bikes recentemente, o que meu deixa bastante feliz. Algumas pessoas começando agora nas trilhas e já procurando bikes trail/enduro de cara ao invés do tradicional início com bikes de xc mais simples. Na verdade a situação hoje da cidade do RJ é que ou você anda no asfalto ou na trilha. Tem pouquissimos estradões dentro da cidade. Nem todas as trilhas são acessíveis pra todos, a cidade é grande e fica longe pra muita gente, mas poderia dizer que somos privilegiados em quantidade e qualidade de trilhas, basta conhecer os lugares certos. Vejo muitas pessoas reclamando que não tem trilhas nos lugares que moram, mas vejo poquíssimas pessoas colocando a mão na massa pra abrir e manter. Enquanto a cultura for essa, teremos sim poucas trilhas com pouca manutenção. Lá fora a cultura é diferente, nem sempre (na verdade muito raro) existe apoio do governo. Nossa cultura é esperar que o governo faça alguma coisa. LÁ FORA AS PESSOAS SE UNEM E FAZEM ACONTECER! Voltando a falar do Brasil, tenho um exemplo do desinteresse total do pessoal da bike por trilhas, que é onde meus pais moram. Não tem tanta altimetria, porém tem um potencial enorme de fazer trilhas estilo "xco" mas bastante técnicas subindo e descendo algumas "chapadas" de 80 a 100m de elevação. Até abriram uma trilha XCO mais tecnica lá esses tempos, mas praticamente ninguém treina pois acha muito difícil. Enquanto isso existem 2 ou 3 moto clubes na cidade, com membros pagando mensalidade, promovendo eventos, sinalizando trilhas e fazendo manutenção, pontes de madeira, abrindo novas trilhas, etc. Não que eu seja a favor das motos, acho que causam muito estrago (principalmente aqui no RJ), mas pelo menos lá eles são organizados e o resultado é uma enorme rede de singletracks bastante divertidos. Se os bikers da região fossem interessados, poderiam compartilhar essa rede com as motos porém mudando as subidas e fazendo "switchbacks", já que a galera de moto curte subir paredes quase verticais, que são impossíveis de bike. Ou poderiam abrir as trilhas deles. Eu mesmo fui, sozinho, explorar essas trilhas e são muito legais. Mas não, a galera da bike prefere ficar rodando no acostamento das rodovias e estradas de chão com caminhão passando a 120km/h na orelha. E continuam falando "ahhh a gente não anda em trilha porque aqui não tem". E as lojas de bike da região não incentivam as trilhas obviamente por que isso não dá dinheiro pra eles. Até tentaram promover uns pedais mais técnicos e não vai ninguém. Quando promovem um pedal de 150 km de asfalto com caminhão passando e estradão liso dá 200 inscrições fácil. Aqui no Rio estamos tentando manter redes de trilhas, inclusive com instituições do governo ATRAPALHANDO nosso trabalho. Vide o post anterior sobre os quilombolas. Existem outros grupos mantendo trilhas em niterói, e em outras regiões do Rio. Outros exemplos são a galera de Floripa que estão bem evoluídos em relação a manutenção de trilhas, a galera de Palmas-TO que também constrói e mantém trilhas, pessoal de Brasilia, Goiás. Minas Gerais tem uma quantidade ENORME de trilhas mapeadas também. E sei que devem existir dezenas de iniciativas assim pelo Brasil todo, mas infelizmente ainda são poucos perante ao potencial que temos. A minha percepção nesse caso: POUCAS PESSOAS FAZEM MUITA DIFERENÇA. E QUANDO ESSAS PESSOAS QUEREM ELAS VÃO LÁ E FAZEM, NÃO FICAM ESPERANDO APOIO DE NINGUÉM. Editado por TheLittle - 06 Nov 2019 as 11:24 |
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gm1987
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Eu vejo um pouco diferente, vejo como uma questão de disponibilidade, temos MUITO poucas trilhas aqui no BR, e muito estradão... E as poucas trilhas que se tem, são escavadas por motos.
Lá fora, há milhares de bike park, com uma infra adequada e manutenção das trilhas... Aqui, são raros... E as poucas trilhas que existem, tem que ser muito macho pra encarar, pois a infra é zero.
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TheLittle
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na verdade é um reflexo do nosso mercado que não absorve esse tipo de bike, que por sua vez é um reflexo da preferência nacional por ficar andando de moutain bike em asfalto e estrada de terra. Pior que em muitos casos não é nem questão de não ter trilhas ou as pessoas não gostarem, mas sim por pura ignorância mesmo. As pessoas procuram bikes super leves com pneus mais finos que "andam rápido" e esse tipo de bike só vai bem na trilha se você for um piloto muito bom. Quando o sujeito sem experiência tenta colocar na trilha seus pneus 2.0, suspensão quase rígida, mesa longa e negativa e geometria dos anos 90 vai achar uma experiência ruim e vai decidir que trilha não é legal, que é perigoso e é melhor ficar na estrada mesmo. Bikes com geometrias mais agressivas não costumam render bem nos estradões, e são mais pesadas por terem componentes mais robustos. As pessoas no geral só querem saber de PESO e MÉDIA NO STRAVA, então é natural que quase ninguém queira hardtails mais agressivas pois HT virou sinônimo de bike leve por aqui. Com pouca saída, ninguém se mete a trazer bikes assim pois encalha. E quando vem, fica caro demais, vide a spz fuse nova que veio a preço de full de entrada. |
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TheLittle
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que nada, as vezes acha pike ou fox 34 usada na faixa de 2000 a 2500. é só ter paciência.
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Rfc
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A nova está linda, mas muito cara pois acabou de lançar.
Deve chegar abaixo de 10 quando começarem as promoções por vender pouco. Consegui comprar uma Fuse do modelo anterior numa promoção e coloquei os upgrades...dei sorte. |
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MatheusLPS
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Achei o preço até bom. A Fuse 2020 custa 12600 e vem peças bem inferiores. |
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Rfc
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Mas não tem saída pra quando começa a procurar componente mais durável e melhor....
Estou montando uma Fuse com a seguinte configuração: Rodas Roval (original) SLX 12v (incluindo cubo traseiro) Pedivela Sram XO1 com coroa AbsoluteBlackOval 32d Reba RC2 com 130mm Freios Guide Ultimate 4 pistões frente (original) e atrás (up) Discos XT 203 e 180mm Canote retrátil Specialized (original) Restante original da Specialized (quadro Alumínio) Beirando os 10k....mas tá perto dos 12 kilos. |
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Rfc
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Pike é pra quem compete...por isso é muito caro. Estou subindo o curso da Reba pra 130mm...com um air shaft novo. Pra ficar num orçamento menos escroto...tem o Mazzochi Bomber...que é um Fox 34 básico vestido de roupa italiana... https://www.bike24.com/1.php?content=8;product=334359;menu=1000,2,121;pgc%5B65%5D=226;page=5;sort= Ou ir atrás de um RS Revelation no eBay... Comprar direto no Brasil é inviável... |
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MatheusLPS
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Legal e tals esse ideia de All mountain e HT.
Mas me diz aí, onde vcs estão arrumando suspensão de 140 e 150mm? Só tenho visto Pike na faixa dos 5K por aí. Aí aperta.
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Rfc
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Show! Tinha a mesma impressão da Stumpy que você descreveu da Hightower. Concordo contigo sobre começar com a Full, mas só pra quem quer fazer trilha pra valer. Se não o investimento fica alto, melhor ficar com as HT XC nacionais que dão bem pro gasto pro pedal de final de semana. Tá "premium" demais ter uma HT trail...acabei encontrando o quadro de Fuse no tamanho L pra montar a bike, mas estava quase importando um Nukeproof Scout ou um Whyte 905... Dia 11 começo a montagem...e dia 16 vou estrear fazendo umas trilhas punks aqui na região de Campinas-SP (2k de elevação em 80km...e sempre que sobe...DESCE!!!) Galera usa STRAVA? Vamos criar um clube de 27.5+? |
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TheLittle
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além dessa hardtail eu tenho as outras bikes da assinatura. a Hightower (primeiro modelo) é bastante parecida com a hardtail em termos de geometria, e a suspensão dianteira é a mesma nas 2 bikes. Além disso eu tenho 3 pares de roda que compartilho entre a hardtail e a hightower. Já fiz praticamente todos os comparativos que eu queria e finalmente cheguei que as seguintes combinações são as melhores: Hightower com pneus 29x2.5 aros 28mm de largura a bike acelera muito, atropela muito e fica muito estável em alta velocidade. Hardtail com pneus 275x2.8 aros 35mm de largura a bike fica estável e controlada, absorve melhor os impactos e fica muito "na mão" ótima pras curvas. além disso o grip do pneu 2.8 é ótimo na subida Hightower com as rodas 275 plus fica baixa demais, o que obriga a usar a geometria na posição "high" que definitivamente não gosto. A hardtail com as rodas 29x2.5 fica absurdamente rápida, acelera muito a ponto de ser assustador na trilha, mas perde um pouco da estabilidade pq os pneus absorvem menos e ela acaba dando mais o efeito "cabrito doido" ainda tenho umas rodas mais simples, com pneus 2.3 e aros vzan extreme pro. Essas rodas uso quando vou fazer pedais mais longos, pois são ligeiramente mais leves e os pneus arrastam um pouco menos. Na trilha é uma roda inferior em amortecimento, estabilidade e grip comparado com as outras. além disso tudo ainda tem possibilidade de combinar rodas 29 diferentes, e até montar uma "mullet bike" com rodas de tamanhos diferentes. mas agora que já testei de tudo devo ficar usando a combinação que postei acima. sobre hardtail vs full, acho a HT ideal pra quem não quer gastar muito com a bike ou com manutenção. minha opinião sobre bike pra iniciante vai ser meio polêmica, mas: Mas se puder ter uma full pra começar, com certeza vai de full. Elas são mais estáveis, toleram mais erros, e vão dar confiança muito mais rápido pra andar na trilha em maiores velocidades. E acho que ter confiança pra andar rápido é importante pra evoluir na técnica principalmente pra transpor obstáculos. Se vier a ter uma hardtail depois da full, esta pode servir pra aprimorar ainda mais sua técnica. Começar na hardtail pode ser uma boa caso não dê mesmo pra pegar uma full, mas dado o mercado atual, tá mais fácil encontrar uma full por um bom preço do que uma hardtail com geometria trail.
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Rfc
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Trilha animal!!! |
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Rfc
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Estou saindo de uma Stumpjumper 29 Full...pro demônio com pneus 3.0....estou apostando no que você já provou...e ainda esperando uma bike mais divertida pra uns saltos e empinadas... Já andou de Full? |
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Rfc
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Pqp...nem tinha lido isso...huahuahua |
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zoda
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TheLittle
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Nao queria tratar desse assunto aqui mas..
A trilha do carmélio passa por dentro de um quilombo, e eles simplesmente NAO QUEREM Q PASSAMOS POR LA. Nao falaram o motivo, so nao querem. Essa trilha do video , antes de chegar ao quilombo desvia pra outro caminho, mas recentemente soube que nao querem que usemos ela tambem. É um papo muito esquisito, por algum motivo os moradores quilombolas quererem bloquear nosso acesso, mas ate esse quilombo sobem carros e motos (dos moradores), cavalos e pode passar a pé. Numa das reuniões do parque contaram historias que o pessoal da bike roubou fruta, mandioca, entrou na propriedade deles. Vai saber.. Porem nesse caminho do video e em boa parte do parque, as motos continuam andando e o parque continua fingindo que o problema nao existe. Acabou de ser sancionada a lei 8308/19 que trata exatamente da regulamentacao do ciclismo dentro dos parques estaduais. E em uma das cláusulas consta o seguinte: Fica vedada a demarcação do circuito interno de trilhas dentro de áreas onde residam comunidades quilombolas, caipiras, caboclas, caiçaras e indígenas. Acontece que além de não termos em mãos o suposto mapa de áreas quilombolas dentro do parque (nunca foi enviado pra galera de bike), por uma série de trocas consecutivas de gestores e um pouco de falta de interesse da adm do parque trabalhar nisso, as trilhas permitidas ainda não foram demarcadas. Então desde que não passe por dentro desse quilombo que é oficialmente reconhecido, continuo usando as trilhas por que entendo que todas são permitidas.
Editado por TheLittle - 04 Nov 2019 as 10:05 |
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zoda
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[QUOTE=C.leandro]
Fala ! Quando e onde o Inea fez esta "invertida" em você Zoda ? Frequento esta trilha desde o começo dos anos 90(93-94...), até porradaria saía com os motoqueiros...e nenhum fiscal nunca falou/fala nada... Porque antes de reclamar com os ciclistas, teriam que falar com quem mais "escavou" aquelas trilhas na região. E ainda escavam pelo lado de Campo Grande, entrando por uma via(estrada de terra) ao lado de uma das entradas do parque e que pode se conectar com outras trilhas... Vlw ! [/QUOTE Leandro ando no Parque da Pedra Branca há tempos TB. Acho que a primeira vez foi em 1998. No lado do Morgado nunca tive problemas. Essa vez que relatei, subi o Morgando, desci pelo DH dos pneus, subi a estrada das traças até o Rottweiler, passei por uma fazenda que não sei o nome, desci o Carmélio. Lá perto da cachoeira Macuiba o agente do INEA veio falar que não era mais para andar no parque. Esse agente me deu até um impresso que tinha uma lista de proibições, entre elas MTB e moto. Dias depois encontrei uns conhecidos no Morgado que falaram que estavam conversando com a administração do parque para reverter a proibição do MTB. Repito, foi a única vez, nunca aconteceu no lado do Morgado. Editado por zoda - 03 Nov 2019 as 22:38 |
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C.leandro
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Fala ! Quando e onde o Inea fez esta "invertida" em você Zoda ? Frequento esta trilha desde o começo dos anos 90(93-94...), até porradaria saía com os motoqueiros...e nenhum fiscal nunca falou/fala nada... Porque antes de reclamar com os ciclistas, teriam que falar com quem mais "escavou" aquelas trilhas na região. E ainda escavam pelo lado de Campo Grande, entrando por uma via(estrada de terra) ao lado de uma das entradas do parque e que pode se conectar com outras trilhas... Vlw !
Editado por C.leandro - 03 Nov 2019 as 20:56 |
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"GTbicycles: The ride of your life!"
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zoda
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TheLittle o INEA ainda está proibindo bicicleta nessa trilha? Fui tem mais de um ano e tomei uma invertida. |
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TheLittle
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role q fiz com a HT a com as rodas 275 plus, a uns 10 dias atrás. andando junto c os amigos de full 29
trilha longa e alguns trechos muito técnicos com pedras, vai q vai... da uns 15 min de trilha sem parar. https://youtu.be/SWTDcTWs08c |
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jefmello
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Essa semana não rolou ainda...kkk...assim que der já posto aqui.
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jefmello-sorocaba
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utR
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"Não viu terra ainda..."
kkk
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Rfc
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Ficou show demais! Já jogou na lama? |
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Rfc
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Pior que não ficou ruim...o quadro da Fuse é longo...mas pra pedal longo vai judiar um pouco..e o canote ficou muito comprido...não gostei... E a vontade de andar nela assim mesmo.... |
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jefmello
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Eixo traseiro 12x148
Disco por dentro do quadro Cabe pneu 29x2.4 mas talvez 2.6 passe... Material aço 1020 Gostei demais. |
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jefmello-sorocaba
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jefmello
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Mais uma foto:
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jefmello-sorocaba
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jefmello
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Mesma geometria. |
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jefmello-sorocaba
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jefmello
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Opa, é a mesma que postei antes no quadro vermelho, nesse aqui mudei a direção para reta 44mm ao invés de cônica, mas uso caixa inferior externa pra poder usar suspa conica e também o canote agora é 31.6, só invés de 27.2 pra Dropper. Agora passa atrás o pneu 27.5x3.0 também.
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jefmello-sorocaba
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TheLittle
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caramba, ficou show! o standover deve estar parecida com a minha porem com o seat tube bem maior. vc tem a geometria dela ai? acho que ja te perguntei mas n lembro.
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jefmello
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Não viu terra ainda... |
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jefmello-sorocaba
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jefmello
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Que pena. Eu também tava assim...tenho 1.86m e quadro M numa fuse. Não rolou. Vendi o quadro o fiz com o Miyamura. Agora tá show.
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jefmello-sorocaba
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TheLittle
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poxa errou feio no tamanho, provavelmente pra você seria L ou mesmo XL. Eu que sou baixo (163cm) e gosto de bikes mais longas, talvez ficasse bom a M.
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Rfc
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Aproveitando o comentário sobre a Fuse...comprei uma 6fattie Pro, com quadro M e não ficou bom pra mim...pra role curto está uma delícia, mas as costas sentem...tenho 1,83m.
Quem tiver interesse... |
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TheLittle
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acredito q sim, se n me engano tem um custo adicional. mas preferi esse IS por que é mais simples e barato de fazer, e as duas bikes que eu tenho também são IS. se for pensar é bem mais simples trocar um adaptador espanado que refazer uma rosca do quadro.
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Fabio
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O Igor não fazer suporte post mount? |
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Ismah/Cabelo
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Só para informar... Quando se freia uma FS, AMBAS as suspensões tendem a se encolher. A traseira bem mais por efeito da frenagem, e a dianteira pela transferência de massa.
Assim como num sprint a traseira tende a distender (esticar), jogando mais peso pra dianteira. Se as suspensões traseira e dianteira, trabalham de forma diferente, as coisas ficam interessantes. Caso a traseira encolha mais que a dianteira, vai acabar transferindo o peso para trás - o que é positivo, até certo ponto ao menos. E com mais peso a tendência é encolher ainda mais, o que transfere maior peso, e por aí vai... Claro que uma hora as forças se equilibram, e não move mais. Dali nasce a necessidade de uma suspensão bem projetada, e claro, bem ajustada. A velocidade de compressão, é quem mais pode ajudar nessa transferência de massa. Digamos que com 10 kg acima do SAG, a suspensão afunda 3 mm. Quando o peso é transferido para trás, há um impacto Se for comprimindo de forma mais lenta, então uma pancada de 3 kg, pode equivaler a ter esses 10 kg estáticos (em repouso sobre). Se pensar que com a compressão a 0, se comprima 3 mm, com ela em 2 clicks, a tendência é que vai comprimir menos. Isso se deve, pois dá tempo da força máxima da pancada acontecer, e a massa estabilizar no lugar... Com a compressão a 0, de fato há maior absorção, mas não total - sempre vai passar alguma coisa, pelos limites mecânicos do sistema. E os efeitos colaterais citados. Para aquele impacto inicial, é como se a suspensão não existisse. Mas faz sentido sacrificar um pouco isso, para melhorar a transferência das massas. Como numa bike a "aceleração negativa" (frenagem) é muitas vezes mais forte que a "positiva" (aceleração", é mais relevante observar isso na suspensão dianteira. O vice-versa também pode ocorrer, com a frente afundando mais. Por exemplo numa descida, onde já há massa maior na dianteira. Evidentemente, isso é bem negativo, e pode terminar num acidente. Não há muito o que fazer, em declives a massa é transferida, e velocidade de retorno (rebound) é quem vai garantir que não seja ejetado... Os sistemas inerciais, são interessantíssimos. No caso de uma inclinação, quando eles "destravam" a tendência é que o impacto vindo de baixo, se some com o peso extra colocado sobre aquela roda, e comprima ainda mais a roda... Novamente compressão e retorno entram na jogada, além de dureza da mola, pré-carga... E novamente, o trunfo de uma suspensão a ar entra em pauta, pois a mola ali tem ajuste fino... Editado por Ismah/Cabelo - 25 Set 2019 as 23:30 |
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TheLittle
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https://www.cannondale.com/pt-BR/Brazil/Bike/ProductDetail?Id=7faf60ab-492e-4d2e-b2a3-dc08c072bc5e
Opção razoável. Não testei, mas de cara comparando com a FUSE: - Geometria mais XC, - Componentes similares, porém com pneus 2.3 e rodas mais estreitas - Suspensão não conheço, mas acredito ser inferior a Recon - Custa muito menos! Bike bem interessante pra quem quer começar no XC/Trail porém pra quem for mais baixo tem que se conformar com rodas 27.5, o que sempre achei uma decisão errada das marcas empurrar isso. Eu não recomendaria por esse motivo, acho que 29 é o futuro. |
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StFred
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Infelizmente é isso mesmo Little. Eu mesmo vendi a 26 full (aqui são raras as descidas "técnicas" e muitas vezes longe das minhas trilhas próximas) e voltei pra XC rígida 100mm.
Mas estou pensando seriamente em juntar pra pegar algo na linha Cannondale 120mm ou Scott Spark. Ideal mesmo seria uma hardtail de alumínio leve, sub 7k onde eu montasse uns 2 jogos de rodas e tivesse algo de 130 a 150mm na frente, mas.... como é caro ou inexistente, o jogo vai ser voltar pra full. |
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lemarco
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Gostei do Review. Acho que poderia publicar na página principal, na área de testes.
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TheLittle
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Infelizmente continuaremos sem um quadro hardtail barato no mercado.
Os fabricantes "de marca" ainda querem vender hardtail com preço de full.. E os fabricantes de quadros mais baratos estão uns 5 anos desatualizados nas geometrias, provavelmente nem sabem fazer um quadro com geometria trail. E ainda que soubessem e quisessem, o público desse tipo de bike é muito restrito, já que quem quer andar de forma mais agressiva nas trilhas acaba fazendo um esforço a mais e comprando um full. Aliás o mercado nacional de quadros full usados não é ruim, volta e meia aparecem boas opções por aí. O mais próximo de honesto que temos hoje, apesar de ainda ser um pouco caro, é o Dabomb mesmo. Como opção só resta trazer de fora ou mandar fazer..
Editado por TheLittle - 18 Set 2019 as 14:59 |
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