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Relação hibrida |
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dwsmartins
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Até seria, Léo. Mas a subida que eu subo indo pro trabalho vira descida na volta. E eu quero aproveitar ela tb!
Quanto ao uso, eu sou nerd até na profissão (administrador de rede), então fiz o estudo das relações e decidi as melhores combinações (dianteiro/traseiro, números menores são marchas mais leves): 1/1 até 1/4, 2/3 até 2/7 e 3/6 até 3/8. Me limitando apenas a estas, não tenho sobreposição e a evolução é a mais continua possível, apesar de ter uns baita pulos entre uma e outra. A imagem abaixo compara o setup experimental com o que seria o original (pedivela 48-36-26D e cassete 11-34D, dentro do limite do manual dos câmbios). Editado por dwsmartins - 26 Mai 2020 as 13:36 |
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Bora pedalar, senão estressa!
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LeoSilva
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Tem que saber usar o cambio né. Coroa grande com cogs menores e coroa pequena com os cogs maiores. Um pedivela reduzido, 42/32/22 acho que seria melhor para uma cidade com muitos morros.
Editado por LeoSilva - 26 Mai 2020 as 10:36 |
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marcos_netto
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Cruzar corrente só quem ganha para isso e nas competições. João Povão igual nós, nem pensar. |
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Marcos Netto
____________________________________________________________ "The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!" Twitter: (a)marcosnetto Instagram: 1marcosnetto |
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dwsmartins
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Minha bike não é híbrida, tem aro 26”, mas acaba que meu uso se aproxima disso. Uso pedivela 48-36-26D, mas troquei a coroinha por uma 22D pra me ajudar nos morros daqui de Belo Horizonte. Pra poder usar a bike nas compras durante a pandemia, ressuscitei um cassete SunRace 11-40D que tava empenado e to usando pra ver o que dá. Ficou uns pulões entre as marchas, mas subi um morro com 20% de inclinação hoje com 8kg de compras, super de boa!
Claro que não é pra todo mundo: não tem câmbio que aceita isso na boa, então cruzar a corrente pode significar estourar o câmbio traseiro. Mas me surpreendeu o funcionamento! |
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Bora pedalar, senão estressa!
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LeoSilva
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Cadastrado em: 07 Mar 2020 curitiba pr Offline Mensagens:815 |
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Concordo que para hibrida que é para usar em estrada, cidade e estradão o melhor é 3x8 ou 3x9. O pedivela reduzido 42/32/22 com cassete 11-34 ou 11-36 fica uma combinação muito boa. Acho que hibrida ou mesmo gravel não é para trilha de xc. O pneu ideal para hibrida acho que seria o 700x38 como o levorin que aceita pressão de 40 a 75. Assim na estrada coloca mais pressão e no estradão menos.
Editado por LeoSilva - 25 Mai 2020 as 16:19 |
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GuiSc
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Obrigado pela dica! Haha agora estou mais confiante...achei que ficaria pesado kkkk mas vou fortalecer mais as pernas com essa relação e na próxima troca vou procurar colocar essa!
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dimas2dimas
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Cadastrado em: 03 Jul 2014 Cascavel (PR) Offline Mensagens:1822 |
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Usei por um Tempo 36 X 11-34 e pneus 28c. Falta final e 36x34 sobe tudo! Hoje, partiria para um 11-36 com coroa 42 ficaria com final e subindo bem! |
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Dimas C. Prado
https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas https://www.strava.com/athletes/11470031 https://www.instagram.com/dimas2dimas/ |
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GuiSc
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Pessoal, estou montando uma híbrida também e vou montar uma relação 1x9 coroa 36 e k7 de speed 11-30 oque acham?
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marcos_netto
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Dê uma olhada nas specs da minha híbrida. :-)
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Marcos Netto
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Kamikaze_Zero
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Comecei na minha com 44-32-22 e 11-32 por um tempo foi bom mas reparei que NUNCA usava a coroa de 22, ficava lá só fazendo peso (mesmo que não muito) e enchendo o saco.
Tanto que quando precisei trocar as coroas a de 22 tava intacta assim como os 3 pinhões maiores do k7 Após um tempo pensando acabei mudando a coroa de 22 pra uma de 24 e o k7 para um 11-28 melhorou e agora consigo usar as 3 coroas mas mesmo assim raramente a coroa de 24 (e ainda acho que fica bem leve) então na próxima troca pretendo experimentar uma coroa de 26 ou 28 e ver como fica. Ps: atualmente uso pneu 700x35 e pretendo chegar na próxima troca no 700x28
Editado por Kamikaze_Zero - 18 Mar 2020 as 11:42 |
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BBSantos
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Não deixe de relatar o resultado. No futuro quero mudar a minha urbana para uma coroa também.
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OverDown
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Bom saber desse uso. Vou montar e ver o que dá. []'s Ismael
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gm1987
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Cadastrado em: 12 Jun 2019 Sapucaia do Sul Offline Mensagens:2038 |
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Meu uso urbano, 90% do tempo é coroa 32 e cog 15/13/11... Deslocamentos com velocidade média de 22km/h. 40x11 vai te dar mais final porém vai matar a tua subida (40x46), que acredito ser forte na região de MG. Resumindo, esse 1x11 34D vai ficar ótimo na city tour, no máximo coloque 36D se sua cidade tiver pouca subida.
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Waltinhu
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Acabei ficando com a Alivio mesmo. Comprei no Ali, com o pedivela T4060 de 44 dentes. Estou bem satisfeito. Paguei 153 doletas no grupo todo (sem freios). Melhor custo benefício acho difícil.
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OverDown
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Cadastrado em: 12 Out 2005 Barbacena - MG Offline Mensagens:40 |
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Será o melhor a fazer. Acho que o máximo que consigo colocar é 36d, a relação que tenho é XT e ainda não vi se tem coroa 38 compatível. Andei na mtb da patroa esses dias e não achei ruim pra trajeto urbano, ela esta com uma relação parecida: 32d 11-45 mas esta com pneu largo. Pneu fino vai dar outra rolagem. Na speed estou andando com 48-35/10-33 e tenho usado muito a 48 pra tudo.
Vamos ver. Obrigado! []'s Ismael |
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luyggi
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Cadastrado em: 02 Mar 2013 caxiasdosul rs Offline Mensagens:838 |
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Se ja tem o grupo, teste ele e veja como fica. Eu usaria 1x11 pra uso urbano com coroa de no minimo 40 dentes.
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pedalar pra viver ou viver para pedalar
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OverDown
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Cadastrado em: 12 Out 2005 Barbacena - MG Offline Mensagens:40 |
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Desenterrando o tópico.
Será que uma híbrida com 1x11 vai ficar muito ruim? Estou querendo pegar uma City Tour Comp e tenho uma relação 1x11 sobrando aqui. 34d com cassete 11-46. A relação dela não é ruim, mas a possibilidade de remover o câmbio dianteiro me agrada muito. Sei que vou perder final, mas é só pra trajeto urbano mesmo. []'s Ismael
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Waltinhu
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Cadastrado em: 24 Ago 2017 Rio de Janeiro Offline Mensagens:11 |
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Pessoal, gostaria de uma ajuda.
Montei minha bicicleta à partir de uma antiga que tinha. O grupo que veio é um Acera/Altus 8v com uns 10 anos de idade. O pedivela antigo deu problema e substitui por um ponta quadrada 48x36x26, relação que me atende muito bem. Onde moro é bem plano e uso todo dia para ir ao trabalho e gostaria de no fds fazer um pedal de 20... 30km, de asfalto também. Agora chegou a hora de trocar o câmbio. E gostaria da ajuda de vocês. Mantendo essa relação, o que sugerem? Um Alívio 9v ou existe possibilidade de algo semelhante com 10 ou 11v? Muito obrigado! |
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Mohaminho
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Cadastrado em: 30 Jan 2019 Teresina Offline Mensagens:55 |
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Obrigado galera, quando penso numa relação pesada não é necessariamente pra usae a hibrida como urbana. Una relação pesada seria pra treinar nas ciclovias, óbvio que uma speed faria esse papel, mas pra mim que sou do mtb ter una bike versátil pra me locomover e treinar enquanto deixo a mtb para o fds seria mais interessante até pra evitar desgaste. Speed é algo mt limitado na minha cidade, eu perderia mais tempo procurando bom asfalto do que treinando.
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am.araujo
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Cadastrado em: 25 Mai 2018 SP Offline Mensagens:791 |
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Depende um pouco do pneu também. Se vc usar 700x40, um pedivela triplo 44-32-22 casa muito bem, não vai faltar marcha nem no asfalto nem na terra, dá pra usar até menor. Mas a minha híbrida eu uso só pra asfalto, tá com pneu 28 e eu uso relação 50-34 / 11-34, pro meu nível de pedal e pela velocidade desse pneu, com 50x11 fica adequado quando preciso dar algum sprint no meio do transito.
Editado por am.araujo - 31 Jan 2019 as 10:45 |
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marp
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Cadastrado em: 21 Out 2018 santo andré Offline Mensagens:105 |
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Uso na minha híbrida de garfo rígido um pedivela acera 44-32-22 com 11-34 atrás e mesmo quando comecei a pedalar, subi o pico do Jaraguá com ela sem problemas, só usei a 22 nos últimos 300m. No 44-11 dá pra desenvolver legal se precisar, sinceramente pelo peso da bike (12.x kg, pneu 700x38) uso pouco o 11 no uso urbano, só se estiver querendo correr bem forte mesmo (como tenho speed também, não faz sentido querer correr bem forte com essa) considero que acertei perfeitamente essa escolha de relação.
Pra finalizar, e meio que jogar a real: se tu achar que falta final em 44-11 numa híbrida, tu deveria estar comprando uma speed e não uma híbrida. Se quer mais leve que 22-34 pra subir sei lá, uma parede, compre uma mountain bike. |
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Ismah/Cabelo
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Cadastrado em: 26 Abr 2017 Bom Princípio/R Offline Mensagens:2425 |
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Depende a perna do vivente e o relevo do lugar. Estou rodando com 32/22, porque são as coroas do pedivela duplo. Assim que trocar coroas, cassete e corrente, vou para 38/22. Nada vai bater o baixo custo que essa combinação de peças tem. Confesso que pode durar pouco essa alegria, já foi muito mais difícil achar o cassete Shimano, que a 4 anos. Se é só alegria, porque trocar? Tirando a coroa maior, tirei cerca de 1 kg da bike,e usava poucas vezes essa coroa. Outra razão, é que falta final mesmo - um pouco da culpa é do menor ser 12. Dentro do meu condicionamento atual, força está sobrando quase sempre na mais pesada. Na mais leve, tem um detalhe, estou aprendendo a fazer subidas longas ainda. Normalmente me acabo, tentando girar feito ventilador, para subir rápido, e pifo antes do meio. Mesmo assim, é uma relação que me interessaria para uso urbano (ao menos dentro do que considero urbano). Não só pelo baixo custo, mas pelo baixo peso também. Hoje a bike inteira, pesa ali nos 12 kg. E bem, não vejo necessidade de tanta elasticidade na cidade, e nem motivos para se preocupar com os gaps. Ao menos não me imagino precisando de mais que isso pro dia-a-dia. Viagens é outro assunto, sei de um caso que faz 55 km por dia de bike, mas aí já não é mais uso urbano, na minha concepção. Talvez um aumento de 10% na coroa maior (32 + 10% = 35,2 = 36), já bastaria. Mesmo assim optei por arriscar no 38, centralizando mais a marcha "de cruzeiro". Normalmente a marcha de cruzeiro, é com a coroa grande (32T) e a 6ª marcha (14T), aka 2,29:1. Na troca por 38, passaria a ter na 4ª marcha (18T, e o meio do cassete), 2,12:1. Na 5ª (16T), terei 2,375:1. Ou seja terei uma oscilação entre estas duas marchas, com a opção de mais leve ou mais pesado. Terei realmente um gap generoso, na troca de coroas. Isso acaba me forçando a explorar mais o cassete, como se com uma só coroa. No caso, que pode ser 22 ou 38. Diria que é o modo subida, e o modo descida. Acho justificável, pois nas subidas sem inércia, já tenho por hábito jogar primeiro para a coroinha, e depois ir reduzindo o cassete. Pra descida, vale lembrar que a última é 38:12 = 3,167:1, que se equivale a um meio termo entre 34:11 e 36:11, as mais usuais para 9/10v. Financeiramente, está valendo, porque tudo aponta que vou derreter essa coro de 38, que é de alumínio. Aí terei noção clara dos extremos e posso ir afinando melhor para escolher o grupo de 2x10v, 2x11, ou talvez 1x11v. Não creio que isso sirva pro teu caso. Ali, ficaria numa relação como nas speeds, com variação entre a coroa menor para a maior na faixa de 10%. Editado por Ismah/Cabelo - 31 Jan 2019 as 01:50 |
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RuanRAC
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Cadastrado em: 06 Mai 2014 Natal/RN Offline Mensagens:2829 |
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11-34 ou 11-36 com pedivela tripla do tipo da Fc-m391 175mm 44-32-22 (ou com 48 - 36 - 26 mas ai já acho que a coroinha fica pesada), não inventaram relação mais adequada ao trajeto urbano. 2xN ou 1xN são bons mas pra cidade nada supera uma boa amplitude das três coroas
Não acho que as relações de speed sejam tão inadequadas pra cidade, mas as de MTB definitivamente são e o motivo é que elas são projetadas pra serem usadas com pneus grandes (tipo 2.2 ou mais) e aro 29, o que alem da alavanca maior ainda tem a questão do arrasto do pneu cravudo, por outro lado uma pedivela com 53 dentes vai ser subutilizada (talvez a de 50 sirva, mas ai são outros quinhentos) pois o cara na urbana carrega peso e não anda tão aero. |
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Hugobh77
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Cadastrado em: 03 Jul 2015 Belo Horizonte Offline Mensagens:2550 |
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Acho um baita marketing das gravel e urbanas com pedivela 50/34, lá fora onde são mais populares a maioria dos lugares é bem plano, então dependendo da região do Brasil onde o sujeito mora essa configuração não dá. Para urbanas mesmo no meu conceito um 24/34/42, 20/30/40 ou 26/36/48 são os ideais desde que atrás tenha um cassete de acordo com a coroa menor.
Na minha estou usando 20/30/40 com cassete 11/32. Moro em Manhuaçu/MG e pra resumir a cidade fica entre duas serras e o rio passa entre elas, fica tudo dentro de um buraco. Da minha casa até o pé do morro são uns 300 metros e a diferença de altitude é de 56m, nem tento subir pedalando. Editado por Hugobh77 - 30 Jan 2019 as 18:38 |
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Mohaminho
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Cadastrado em: 30 Jan 2019 Teresina Offline Mensagens:55 |
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Valeu, mas a 2x7 estica bem no asfalto?
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Ismah/Cabelo
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Cadastrado em: 26 Abr 2017 Bom Princípio/R Offline Mensagens:2425 |
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Eu sou defensor de coroa de 22. Talvez se vire bem com 22/36 apenas.
Pessoalmente, arrisquei fazer um 2x7 e é só alegria. |
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atsano
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Cadastrado em: 30 Mai 2014 São Paulo Offline Mensagens:12 |
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eu colocaria um pedivela triplo (26-36-48 ou algo do tipo) com um cassete 11-36. Com isso você pode usar essa bike em retas e subidas sem problemas.
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Mohaminho
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Cadastrado em: 30 Jan 2019 Teresina Offline Mensagens:55 |
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Pessoal quero montar uma hibrida, sobre quadro e garfo vocês já discorreram bem. Meinha dúvida é: qual melhor relação? A gravel dinâmica guará usa prdivela sora e k7 alivio. Desde então fico pensando se essa é a melhor relação também para as híbridas. Meu pedal é urbano e só faço trilha aos sábados com bikes alugadas que sao top, em teresina não tem mt subida mas as ruas sao de pedra e o asfalto não é mt bom.Por que penso numa hibrida? Acho que n trm sentido gastar 4k numa mtb pro dia a dia, prefiro montat uma hibrida de 2k e guardsr dinheiro para no final do ano comprar mtb de saldão.
Abraços |
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