Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Vou parar
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Vou parar

 Responder Página  <1 1415161718 30>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 3 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2011 as 21:17
Não, ao contrário. Com o treinamento, a tendência é aumentar a FCMéd em relação à FCMáx.
Mas como a diferença foi muito grande (10bmp), e ainda pra baixo, provavelmente o texte não feito nas mesmas condições e variáveis, sensações, etc, e além disso FC não é matematica tao exata
Voltar ao Topo
Fatalblue Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Abr 2008
Boa Vista - Roraima
Offline
Mensagens:497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fatalblue Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2011 as 17:23
realmente o teste não foi nas mesmas condições, disso eu já sabia, pois na primeira eu vinha deum descanso de 3 dias e nesta última eu estava sem descanso, pode ser isso, vou esperar para refazer nas mesmas condições.
Obrigado pela dúvida tirada, pois para mim a tendência era de queda na efmédia.
"MTB é bom porque é ruim, seria melhor se fosse pior!"
Voltar ao Topo
Pão Doção Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Dez 2004
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:774
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pão Doção Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2011 as 19:29
Alguém sente falta desse sofrimento, quer dizer, dos tiros de 20 minutos? Tem 2 meses que não os faço e estou sentindo que perdi o "passo", não aguento mais revezar, nem puxar a galera. Será que é efeito da falta dos tiros?
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2011 as 23:26
só se tem o que se treina.
sem treino de VO2max, sem treino de LT, sem condição de puxar forte.
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2011 as 21:01
O que é VO2??
Pra quem so controla por monitor de FC, como eu, nao existe.
Seria similar à FCM??
LT vem abaixo, +- 88% da FCM
É isso?
Se for, é pra usar no 7x3 ou so pra Sprint?
3' beirando a FCM é bem dificil, já pouco acima do LT dá pra aguentar.
Fiz 6x4 e deu entre 98% e 102% do LT.
Voltar ao Topo
Marquinhos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Out 2004
Bento Gonçalves - RS
Offline
Mensagens:4954
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marquinhos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2011 as 23:04
Fala Match, 

Penso que seja muito difícil fazer intervalos de VO2 monitorando a FC. Não tendo um medidor de potência, acho que os intervalos seriam mais ou menos o seguinte:

7x3
Primeiros 3-4 intervalos:
Ritmo forte até 1:00 (mas sem queimação), vai piorando e durante o último minuto você está com a respiração completamente afogada e precisa se concentrar bastante para manter o ritmo.


Últimos 3-4 intervalos:
Queimação começa quase de imediato, geralmente fica difícil de manter o ritmo a partir de 1 minuto ou 1:30.  Respiração afogada durante quase todo intervalo, queimação etc. 


Não sei quanto ajuda, mas o meu objetivo é sempre começar forte e fazer uma boa parte do intervalo completamente afogado (mas não comece tão forte que você não vai conseguir manter...)

Abs
MarcosM
Voltar ao Topo
Pão Doção Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Dez 2004
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:774
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pão Doção Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2011 as 05:43
Marquinhos,

isso que você descreveu são as sensações para termos como parâmetro? Também não tenho medidor de potência e treino pela pulsação do coração.
Voltar ao Topo
Marquinhos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Out 2004
Bento Gonçalves - RS
Offline
Mensagens:4954
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marquinhos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2011 as 00:47
Originalmente postado por Pão Doção Pão Doção escreveu:

Marquinhos,

isso que você descreveu são as sensações para termos como parâmetro? Também não tenho medidor de potência e treino pela pulsação do coração.

Pão Doção, 

Isso mesmo, tentei descrever as sensações. É difícil saber quanto bem você vai ficar nas zonas de treinamento sem o medidor de potência, mas dá para ter uma noção.

Um bom exemplo é: se você afogar antes de 45s nos primeiros intervalos está começando muito forte. Se entrar no último minuto sem estar com a respiração completamente afogada está muito leve.
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2011 as 21:19
Originalmente postado por Marquinhos Marquinhos escreveu:

Fala Match, 

Penso que seja muito difícil fazer intervalos de VO2 monitorando a FC. Não tendo um medidor de potência, acho que os intervalos seriam mais ou menos o seguinte:

7x3
Primeiros 3-4 intervalos:
Ritmo forte até 1:00 (mas sem queimação), vai piorando e durante o último minuto você está com a respiração completamente afogada e precisa se concentrar bastante para manter o ritmo.


Últimos 3-4 intervalos:
Queimação começa quase de imediato, geralmente fica difícil de manter o ritmo a partir de 1 minuto ou 1:30.  Respiração afogada durante quase todo intervalo, queimação etc. 


Não sei quanto ajuda, mas o meu objetivo é sempre começar forte e fazer uma boa parte do intervalo completamente afogado (mas não comece tão forte que você não vai conseguir manter...)

Abs
MarcosM
Acho que é mais ou menos isso mesmo que sinto nesse 7x3 ou 6x4. As sensações mais ou menos correspondem à FC, proximo e ultrapassando o LT, mas isso porque controlo pela FC.
Vou fazer o proximo só baseando nas sensações e só no final verificar o que deu de FC, até porque, se não temos MPotencia, melhor se acostumar pelo monitor Percepção de Esforço.
E qto menor o intervalo, tiro curto, mais vai mentir a FC
Voltar ao Topo
Filipe sj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2009
Minas Gerais
Offline
Mensagens:256
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Filipe sj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2011 as 01:06
Primeiramente gostaria de agradecer a todos que de alguma forma enriqueceram a discusão neste tópico. A quatidade de informação aqui presente me ajuda bastante no planejamento dos meus treinos. É uma pena o tópico ficar tanto tempo parado.

Bom agora vai uma dúvida que carrego há algum tempo nos meus treinos: A sensação do esforço nos 3 minutos finais dos treinos de 2x20min é bastante parecida com a sensação nos 3 minutos dos treinos de 7x3 min. Isto está correto? Estou forçando demais nos 2x20?
Voltar ao Topo
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2011 as 01:33
Originalmente postado por Filipe sj Filipe sj escreveu:

Primeiramente gostaria de agradecer a todos que de alguma forma enriqueceram a discusão neste tópico. A quatidade de informação aqui presente me ajuda bastante no planejamento dos meus treinos. É uma pena o tópico ficar tanto tempo parado.

Bom agora vai uma dúvida que carrego há algum tempo nos meus treinos: A sensação do esforço nos 3 minutos finais dos treinos de 2x20min é bastante parecida com a sensação nos 3 minutos dos treinos de 7x3 min. Isto está correto? Estou forçando demais nos 2x20?



Bem, se voce tivesse um powermeter, eu diria... enquanto os watts nao estiverem parecidos, voce está fazendo correto rs.

Acho que é mais fácil você está forçando de menos no 7x3 minutos. Como você não tem um powermeter, que te ajudaria a fazer de forma mais precisa esses intervalos de vo2max, recomendo você tentar fazer os 7x3minutos da seguinte forma.

Fazer o mais forte possivel de forma que voce consiga terminar os 7 intervalos de 3 minutos. Mas lembre-se de fazer cada um dos 7 intervalos de uma forma mais constante possivel, ou seja, nao é para começar sprintando e nem terminar sprintando. Esforço o mais continuo possivel.

Tente ir aumentando a quantidade de tempo nos treinos de vo2max, de 3 minutos até no máximo 8 minutos. E a medida que voce aumenta o tempo dos intervalos, diminua o numero de repetições. A regra é simples, a soma dos intervalos de vo2max nao deve passar de 30 minutos. Exemplos: 7x3min, 6x4min, 5x5min, 6x5min, 5x6min, 3x8min.

Os intervalos de 20 minutos são feitos em uma intensidade que você consegue suportar, essa intensidade, por até 60 minutos. Claro que no começo voce sofre mto pra fazer 20 minutos. Mas se continuar treinando, cada vez mais vai conseguir fazer os intervalos um pouco maior, até chegar no "limite", que seria 60 minutos em cima do seu limiar de lactato.

Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2011 as 01:41
Não há regra "rígida", mas o 2x20, ou 3x20 tem por objetivo tirar "o máximo por menos", trabalhando num compromisso entre esforço/intensidade/volume de treino que provoque adaptações aeróbicas e de limiar de lactato e ainda permita uma recuperação em 24 horas.

Os 7x3 são treinos de VO2 max onde se anda numa potencia que dificilmente sustentaríamos mais de 5 ou 6 minutos - os últimos 2 minutos são pesados, mesmo. Treinos de 7x3 bem feitos não deixam muita coisa para o dia seguinte, a não ser um giro aeróbico - qualquer esforço maior o organismo não terá energia - 7x3 bem feito mesmo exige 48 horas ou mais de recuperação.

A idéia do 2x20 não é terminar tão afogado, mas tem quem faça dos 5 últimos minutos do segundo tiro de 20 um "tiro afogado", apertando mais ainda no final, o que dá variedade no treino, mas dificulta a recuperação depois - não há contra indicações de forçar no segundo tiro, eu costumo fazer isso, mas se for muito forte, pode prejudicar recuperação em menos de 24 horas.
Se abusar no primeiro tiro, não consegue partir bem no segundo, ou não consegue sustentar a potencia correta no segundo, estragando o treino. É como sair para correr 10 km e no meio da distância, dar um tiro a 100% de 500 metros até "morrer".. acabou-se o treino...

Quando faço o 2x20 na faixa certa, ofegante mas não sofrendo, recupero em 12 horas, dá para fazer de noite e rodar no dia seguinte.
Se fizer muito afogado ou forçar no final, dia seguinte ainda estou "sem potencia".

Quanto ao tópico, foi muito específico para o parceiro que JÁ TINHA BOA BASE AERÓBICA E VOLUME DE TREINO, mas não tinha variedade no esquema de treino, e não conseguia sobreviver nas sobrecargas, tiros, e nem se posicionar para as chegadas.
Cada um é cada um, não existe a fórmula mágica.

Espero, claro, que o Homaley esteja rodando bem esse ano, e se divertindo com o ciclismo!
Voltar ao Topo
Ligero Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jun 2011
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2011 as 19:41

acho que a melhor coisa a se fazer e consultar um profissional de educaçao fisica especializado em ciclismo. Tenho certeza que seu rendimento ira melhorar muito. tente tambem adequar sua alimentaçao a seu gasto calorico diario, tambem ira ajudar a melhorar.

Se vc gosta de competir, nao pare, so pq teve um aproveitamento abaixo da media do seu esperado. Tente adequar seu macrociclo ou mesociclo a competiçao a disputar.
 
valeu
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2011 as 23:40
Originalmente postado por Ligero Ligero escreveu:

acho que a melhor coisa a se fazer e consultar um profissional de educaçao fisica especializado em ciclismo. Tenho certeza que seu rendimento ira melhorar muito. tente tambem adequar sua alimentaçao a seu gasto calorico diario, tambem ira ajudar a melhorar.

Se vc gosta de competir, nao pare, so pq teve um aproveitamento abaixo da media do seu esperado. Tente adequar seu macrociclo ou mesociclo a competiçao a disputar.
 
valeu


Tá, manda aí uma indicação de onde achar um "profissional de educação física especializado em ciclismo".
Nem leu o tópico, que tem data de mais de ano atrás - claro que o Homaley não parou.
É cada espécime raro que aparece nessa selva da internet, ou devo dizer, verdadeiras pragas, infestando o fórum com bits estéreis...?
Voltar ao Topo
campeirodoriogrande Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Dez 2010
Taquara RS
Offline
Mensagens:193
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar campeirodoriogrande Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2011 as 02:13
Eu sou do tipo que tem que girar, eu ando a 35kmh, na 39x15, é em alto giro!!
Mas na ultima corrida de circuito (uma quadra) que eu fui, média do 1° lugar de 36,2km/h, nas arrancadas nas curvas o pelotão se distanciava,  quase chegando na esquina eu buscava, e assim ia indo.
Ai eu me lembrei desse jeito não dá, coloquei na coroa 52, ai nas 3° curva arrancando assim o motor foi pro espaço, sobrei.Dead 
Agora estou treinado força, pra não sobrar mais!

Como estou treinando no rolo por causa do inverno, esse dias eu notei uma coisa que me chamou a atenção, (eu não achei o caderno que eu anoto meus treinos) mas acho que éra um treino de aceleração 5x4, começava na 52x14 cadencia de 80rpm e nos ultimos 2 minutos cadencia 120rpm.

Ai que eu notei uma coisa diferente, quando estava com cadencia até 90rpm meu coração estava a 200Bpm, dai quando a cadencia foi a 110rpm baixou para 180bpm, e quando cheguei nos 120rpm, ia alternado de 160 a 170bpm. (meu máximo é 203bpm)

Sábado retrasado em um treino de estrada, eu e mais 3, eu escapei +/- 1,5km, (saida nos 30km/h) soquei a bota olhei pro ciclo, estava a 45km/h, faltava mais 500m pra minha meta, e fui, dai acalmei, não deu uns 2min, um quiz escapar e eu grudei atras dai caio a minha bomba de pneu, e tive que parar para juntar.

Na estrada, eu ando bem, mas eu não sei oque o tal do circuito tem comtra mim, sempre quer me matar.
Nesse domingo tem prova, já estou com medo degastar com a inscrição,  é um circuito de retas em alta, e curvas em baixa, com isso tem que acelerar muito, oque me mata.




Speed: GTS R5 azul Tiagra
Mtb: Venzo branca alivio
Caloi 10

"Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias." Lao-Tsé
Voltar ao Topo
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2011 as 02:37
campeiro, se quer sobreviver as mudanças de ritmo do pelotao tem que treinar isso.

Comece com esse exercicio.. 8-10x 1 minuto no maximo com no maximo 2-3 minutos de descanso... 1x na semana.

O baixo tempo de descanso entre esses tiros vai fazer com que seu corpo aguente mais o acido latico nas pernas.. visto que nao da tempo recuperar totalmente.. que eh o que ocorre nessas provas.
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2011 as 04:49
Originalmente postado por virandociclista virandociclista escreveu:

campeiro, se quer sobreviver as mudanças de ritmo do pelotao tem que treinar isso.

Comece com esse exercicio.. 8-10x 1 minuto no maximo com no maximo 2-3 minutos de descanso... 1x na semana.

O baixo tempo de descanso entre esses tiros vai fazer com que seu corpo aguente mais o acido latico nas pernas.. visto que nao da tempo recuperar totalmente.. que eh o que ocorre nessas provas.


Erico, tu vai pro céu!

(Sei que é "tu vais", mas é que sou meio paraense, já..)
Voltar ao Topo
campeirodoriogrande Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Dez 2010
Taquara RS
Offline
Mensagens:193
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar campeirodoriogrande Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2011 as 17:12
esse treino se faz assim: 8min puxado, dai 2/3min de descaço, ai repete quantas vezes? 
(no rolo eu sempre faço 10 min de aquecimento e desaquecimento)


Eu estou tirando base em um treino do livro do lance armstrong, que peguei aqui no fórum, alguém me passa de novo o link do tópico (não me lembro o titulo), por causa que eu apaguei o que eu tinha salvado no meu PC!
Speed: GTS R5 azul Tiagra
Mtb: Venzo branca alivio
Caloi 10

"Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias." Lao-Tsé
Voltar ao Topo
emmanuelgarc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2010
Belo Jardim
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar emmanuelgarc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2011 as 17:52
Originalmente postado por campeirodoriogrande campeirodoriogrande escreveu:

esse treino se faz assim: 8min puxado, dai 2/3min de descaço, ai repete quantas vezes? 
(no rolo eu sempre faço 10 min de aquecimento e desaquecimento)
 
Vou me meter para aprender mais também.. hehehehe
O que o Érico postou foi 8X10-1min, então seria 8 ou 10 repetições de 1min com descanso de 2 a 3 minutos entre séries 1 vez por semana.. não é isso..!?
 
Érico.. deixa eu treinar contigo ao menos uma vez rapaz.. hahahaha.. nos vemos domingo lá na Serra de Alagoa Grande.. essa prova tá confirmada!
"A vida é como andar de bicicleta: Para manter o equilíbrio, você tem que se manter em movimento" Albert Einstein.
Voltar ao Topo
alexandrechia Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 06 Jun 2011
Guarulhos SP
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexandrechia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2011 as 17:59

Deve ser bem difícil mesmo... a minha ideia sempre vai ser participar... vale mesmo vc sempre estar motivado, para isso veja esse video, acho que todos os ciclista deve ver: http://www.youtube.com/watch?v=Kz0l2jFLynE&feature=player_embedded#at=118

“A dor é temporária. Ela pode durar um minuto, ou uma hora, ou um dia, ou um ano, mas eventualmente será substituída e alguma coisa tomará seu lugar. Se eu desistir, no entando, ela durará para sempre.” – Lance Armstrong
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2011 as 18:23
Originalmente postado por campeirodoriogrande campeirodoriogrande escreveu:

Ai que eu notei uma coisa diferente, quando estava com cadencia até 90rpm meu coração estava a 200Bpm, dai quando a cadencia foi a 110rpm baixou para 180bpm, e quando cheguei nos 120rpm, ia alternado de 160 a 170bpm. (meu máximo é 203bpm)

Minha caralha! Confused Se eu tentar atingir (e manter) 200 BPM eu morro e não chego nessa marca! Ontem cheguei a 186 BPM e já estava vendo um túnel de luz em direção aos céus! LOL
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
Filipe sj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2009
Minas Gerais
Offline
Mensagens:256
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Filipe sj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2011 as 00:21
[/QUOTE]

Bem, se voce tivesse um powermeter, eu diria... enquanto os watts nao estiverem parecidos, voce está fazendo correto rs.

Acho que é mais fácil você está forçando de menos no 7x3 minutos. Como você não tem um powermeter, que te ajudaria a fazer de forma mais precisa esses intervalos de vo2max, recomendo você tentar fazer os 7x3minutos da seguinte forma.

Fazer o mais forte possivel de forma que voce consiga terminar os 7 intervalos de 3 minutos. Mas lembre-se de fazer cada um dos 7 intervalos de uma forma mais constante possivel, ou seja, nao é para começar sprintando e nem terminar sprintando. Esforço o mais continuo possivel.

Tente ir aumentando a quantidade de tempo nos treinos de vo2max, de 3 minutos até no máximo 8 minutos. E a medida que voce aumenta o tempo dos intervalos, diminua o numero de repetições. A regra é simples, a soma dos intervalos de vo2max nao deve passar de 30 minutos. Exemplos: 7x3min, 6x4min, 5x5min, 6x5min, 5x6min, 3x8min.

Os intervalos de 20 minutos são feitos em uma intensidade que você consegue suportar, essa intensidade, por até 60 minutos. Claro que no começo voce sofre mto pra fazer 20 minutos. Mas se continuar treinando, cada vez mais vai conseguir fazer os intervalos um pouco maior, até chegar no "limite", que seria 60 minutos em cima do seu limiar de lactato.

[/QUOTE]

Virandociclista,

Eu não uso powermeter, esse ainda é um sonho um pouco distante, mas ainda chego lá. Porém, de certa forma (espero que da forma correta, rs), a potência é uma variável presente nos controles do meu treinamento. Procuro me basear em:

 - sensação de força exercida;

- velocidade;

- tempo;

- cadência;

- respiração;

- queimação nas pernas;

- batimentos cardíacos (cada vez menos preciso deles);

 Algumas variáveis estão presentes de forma mais intuitivas e outras já são mais controladas. Aos poucos estou criando uma tabela escalonada que tem me ajudado muito. Porém sem o powermeter as vezes surgem duvidas como a que expus acima.

 Pelo que você colocou, parece que estou no caminho certo, pois procuro fazer os treinos de VO2 com esforço contínuo. ( apenas a sensação é que vai mudando, o sofrimento vai ficando cada vez maior, até precisar de bastante concentração pra conseguir manter o esforço).

 Aproveitando sua colocação, me tire uma dúvida que tenho há algum tempo:

 Quando você diz para ir aumentando o tempo nos treinos de vo2max, seria manter o mesmo esforço feito nos 7x3min por mais tempo ou o esforço será um pouco abaixo?

 A princípio, pela explicação que você deu dos intervalos de 20min, tenho a impressão que estou pegando pesado é neles.


Voltar ao Topo
Filipe sj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2009
Minas Gerais
Offline
Mensagens:256
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Filipe sj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2011 as 00:33
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

Não há regra "rígida", mas o 2x20, ou 3x20 tem por objetivo tirar "o máximo por menos", trabalhando num compromisso entre esforço/intensidade/volume de treino que provoque adaptações aeróbicas e de limiar de lactato e ainda permita uma recuperação em 24 horas.

Os 7x3 são treinos de VO2 max onde se anda numa potencia que dificilmente sustentaríamos mais de 5 ou 6 minutos - os últimos 2 minutos são pesados, mesmo. Treinos de 7x3 bem feitos não deixam muita coisa para o dia seguinte, a não ser um giro aeróbico - qualquer esforço maior o organismo não terá energia - 7x3 bem feito mesmo exige 48 horas ou mais de recuperação.

A idéia do 2x20 não é terminar tão afogado, mas tem quem faça dos 5 últimos minutos do segundo tiro de 20 um "tiro afogado", apertando mais ainda no final, o que dá variedade no treino, mas dificulta a recuperação depois - não há contra indicações de forçar no segundo tiro, eu costumo fazer isso, mas se for muito forte, pode prejudicar recuperação em menos de 24 horas.
Se abusar no primeiro tiro, não consegue partir bem no segundo, ou não consegue sustentar a potencia correta no segundo, estragando o treino. É como sair para correr 10 km e no meio da distância, dar um tiro a 100% de 500 metros até "morrer".. acabou-se o treino...

Quando faço o 2x20 na faixa certa, ofegante mas não sofrendo, recupero em 12 horas, dá para fazer de noite e rodar no dia seguinte.
Se fizer muito afogado ou forçar no final, dia seguinte ainda estou "sem potencia".

Quanto ao tópico, foi muito específico para o parceiro que JÁ TINHA BOA BASE AERÓBICA E VOLUME DE TREINO, mas não tinha variedade no esquema de treino, e não conseguia sobreviver nas sobrecargas, tiros, e nem se posicionar para as chegadas.
Cada um é cada um, não existe a fórmula mágica.

Espero, claro, que o Homaley esteja rodando bem esse ano, e se divertindo com o ciclismo!


Acho que entendi Clythio,

Os treinos de 20min mais afogados exigirão uma recuperação mais longa.

É uma questão de escolha:

- Se tenho poucos dias de treino na semana pode valer fazer mais afogado (desde que um intervalo não atrapalhe o outro);

- se tenho disponibilidade maior de tempo, vale fazer os 20min numa faixa mais “tranqüila” e inserir mais um treino na semana.

Viajei muito, ou é isto mesmo?!?!?


Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2011 as 00:39
Entendeu perfeitamente, é isso mesmo.
Ontem fiz um 2x20, na minha rampa de recuperação depois de meses sem treinar e engordando.
No segundo tiro, que vinha com potencia mais baixa do que o primeiro, forcei bem nos últimos 5 minutos, até porque não ia treinar hoje - daí, nada de mais.
Mas se for para forçar demais num treino teoricamente aeróbico ou perto do limiar de lactato, e encharcar de lactato nos últimos 10 minutos, e no dia seguinte treinar sem eficácia, melhor dosar e cumprir o programa.
Um treino "solto" não é certo nem errado, mas programas de treinamento são.
Voltar ao Topo
Filipe sj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2009
Minas Gerais
Offline
Mensagens:256
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Filipe sj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2011 as 00:46
Originalmente postado por Ligero Ligero escreveu:

acho que a melhor coisa a se fazer e consultar um profissional de educaçao fisica especializado em ciclismo. Tenho certeza que seu rendimento ira melhorar muito. tente tambem adequar sua alimentaçao a seu gasto calorico diario, tambem ira ajudar a melhorar.

Se vc gosta de competir, nao pare, so pq teve um aproveitamento abaixo da media do seu esperado. Tente adequar seu macrociclo ou mesociclo a competiçao a disputar.
 
valeu


Até concordo que se a busca fosse somente por resultado, seria uma boa consultar um profissional ESPECIALIZADADO em ciclismo.

Pra mim não faz sentido, acho que o melhor do ciclismo está no dia a dia de treino, na busca do melhor planejamento, na busca de conhecimento, na troca de ideias sobre treinamento, e em avaliar o resultado disso tudo. É claro que vou errar e acertar, mas é aí que está a graça.
Acredito que o ciclismo não teria a mesma graça pra mim se eu delegasse meu treinos pra um treinador.
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2011 as 19:06
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

Não há regra "rígida", mas o 2x20, ou 3x20 tem por objetivo tirar "o máximo por menos", trabalhando num compromisso entre esforço/intensidade/volume de treino que provoque adaptações aeróbicas e de limiar de lactato e ainda permita uma recuperação em 24 horas.

Os 7x3 são treinos de VO2 max onde se anda numa potencia que dificilmente sustentaríamos mais de 5 ou 6 minutos - os últimos 2 minutos são pesados, mesmo. Treinos de 7x3 bem feitos não deixam muita coisa para o dia seguinte, a não ser um giro aeróbico - qualquer esforço maior o organismo não terá energia - 7x3 bem feito mesmo exige 48 horas ou mais de recuperação.

A idéia do 2x20 não é terminar tão afogado, mas tem quem faça dos 5 últimos minutos do segundo tiro de 20 um "tiro afogado", apertando mais ainda no final, o que dá variedade no treino, mas dificulta a recuperação depois - não há contra indicações de forçar no segundo tiro, eu costumo fazer isso, mas se for muito forte, pode prejudicar recuperação em menos de 24 horas.
Se abusar no primeiro tiro, não consegue partir bem no segundo, ou não consegue sustentar a potencia correta no segundo, estragando o treino. É como sair para correr 10 km e no meio da distância, dar um tiro a 100% de 500 metros até "morrer".. acabou-se o treino...

Quando faço o 2x20 na faixa certa, ofegante mas não sofrendo, recupero em 12 horas, dá para fazer de noite e rodar no dia seguinte.
Se fizer muito afogado ou forçar no final, dia seguinte ainda estou "sem potencia".

Quanto ao tópico, foi muito específico para o parceiro que JÁ TINHA BOA BASE AERÓBICA E VOLUME DE TREINO, mas não tinha variedade no esquema de treino, e não conseguia sobreviver nas sobrecargas, tiros, e nem se posicionar para as chegadas.
Cada um é cada um, não existe a fórmula mágica.

Espero, claro, que o Homaley esteja rodando bem esse ano, e se divertindo com o ciclismo!
 
 
Grande Clythio
Tõ rodando e tô satisfeito.
Participei da 1ª etapa do ranking goiano, só que ainda não saiu a classificação.
 
Tõ no esquema:
 
2 X 20 min ( 2 X/semana até 3 semanas antes de alguma prova. As últimas 3 semanas apenas 1 vez)
7 X 3 ( 1 X/semana até 3 semanas antes de alguma prova. As últimas 3semanas (com exceção à daprova) passo para 2 vezes)
1 longão aeróbico.
1 ou 2 recovery/semana
 
Esta semana vou iniciar uma preparação especial para uma prova de estrada/montanha que teremos. Mas tô desencando com resultados.
Tô curtindo treinar, relaxado, tranquilo. Com disciplina, faço questão;  mas sem nóia.
Mas com certeza hoje sou um ciclista  muuuiiiito melhor que no ano passado. Dentro das minhas limitações, claro
Vicini Corsa SL II DuraAce/105
GTS Deore/Alívio
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2011 as 22:09
Boa notícia! Fico feliz!
Alguma coisa de força, na base da temporada, ou até sprint, mesmo?
Depois de puxar o VO2max para cima com os 7x3, deveria passar para 6x4 ou 5x5, essas coisas que trabalham mais o LT, mesmo. Principalmente agora no meio da temporada.
abraços,
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2011 as 01:20
A  sim
No início do ano (janerio e fevereiro) fiz os treinos de arrancar parado,com marcha forte
Agora não tô fazendo
Com relação aos intervalos de VO2, lá em cima eu falei que tô treinando subida:
 
2 vezes por semana tiros em uma subida de 1,2 km com 6,5% de inclinação.Para atravessá-la no VO2 gasto exatamente 4 minutos: juntei a fome com a vontade de comer.
Subidas maiores casadas com treinos longos aos domingos; mas no L2
Vicini Corsa SL II DuraAce/105
GTS Deore/Alívio
Voltar ao Topo
kblos.com Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Set 2005
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:989
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kblos.com Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2011 as 01:32
ola amigo, em SP existe um tecnico especializado em ciclismo e MTB

se vc tiver alguma duvida, ta ai

http://www.professorheliosouza.com.br/

para maior esclarecimento,eu axo q ele ja foi treinador do Marcio Raveli, dentre outros ciclistas
Voltar ao Topo
dmbenati Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2009
Americana/SP
Offline
Mensagens:1761
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dmbenati Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2011 as 21:47
Pessoal, deixa eu dar um revival nesse tópico para tirar uma dúvida com vocês:

Não tenho monitor cardíaco, quando corro já conheço bem meu corpo e minhas sensações, então consigo me dosar para treinar no L1, L2, e por aí vai.

Sempre pedalei, mas nunca segui uma planilha de treinos como sigo, por exemplo, para a corrida (com treinos longos, treinos de V02 max, tiros, etc). Tenho uma boa base aeróbica adquirida da corrida e dos pedais "for fun", então comprei um rolo fixo e estou tentando me aventurar com treinos mais elaborados!

Dia desses fui partir para um 2x20min, e, seguindo o que entendi deste tópico, tentei fazer da seguinte maneira:
- Ritmo intenso, mas não forte demais no início;
- Ficando difícil no primeiro terço (6 ou 7 minutos rodados);
- Ficando muito difícil lá pelos 15 minutos rodados;
- Tocar até o final, com 20 minutos rodados, muito difícil!

Tentei tomar o cuidado de não sair queimando de cara para não me arrastar no final dos 20 minutos. Comecei girando com uma rotação de 95rpm (39/15, relação 2,6), me sentindo bem, e, após uns 7 minutos, subi minha rotação para 105rpm sem alterar as marchas. Senti que meus batimentos subiram bem, e o pedal ficou mais difícil, mas deu pra tocar até o final, ficando cada vez mais difícil até completar os 20 minutos.

Minhas dúvidas são as seguintes:

1. O que seria mais correto, tentar manter os 95rpm o tempo todo, e aumentar o nível de dificuldade do 2x20 abaixando as marchas? Ou o que fiz foi correto?
2. Se eu trabalhar com uma relação mais pesada (39/13, relação 3) consigo manter cerca de 85rpm ao invés dos 95rpm que giro com 39/15. Qual ganho seria maior, 85rpm com 39/13 ou 95rpm com 39/15? Imagino que a maior cadência vai ser mais eficiente, certo?

Fico com dúvidas porque como não tenho o monitor, tenho que controlar o ritmo via cadência/percepção de esforço, e como ainda não me “calibrei”, estou com estas dúvidas! Quaisquer opiniões/sugestões sobre cadência e relações dentro dos exemplos que citei serão muito bem vindos!

Obrigado, pessoal!
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2011 as 22:15
Aproveitanto o embalo, vou deixar minha pergunta aqui.

 

Sofro de tédio no rolo, ai acabo inventando alguma coisa pra passar o tempo. Tenho feito 2x20 aumentando o peso a cada 2 minutos. Como a bike tem 10 atrás, da certinho. Tento manter a mesma intensidade o tempo todo. Alguém sabe se isso é muito errado?



Editado por Cebo - 27 Set 2011 as 02:05
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2011 as 23:07
Cebo - nada é errado, nesse caso - já fiz coisa parecidas por motivos motivacionais, e até para criar alguma variação no ritmo/cadencia de treino.
Tem um treino "sem finalidade" que faço que consiste em grupos de 5 minutos escalonados, ou seja, 1 min leve (tipo recuperação, mesmo), 1 min moderado (tipo aquecimento), 1 min médio (tipo endurance), 1 min intenso (tipo contra-relógio), 1 min forte (quase afogado, naquele ritmo que você não sustenta 5 minutos), e recomeça tudo de novo.
Já fiz séries de 10 (50 min no total) disso, é divertido, motivacional, variado, etc. - só não é tão específico, talvez não provoque tanta adaptação assim, mas é um bom treino de manutenção, muito melhor do que nada fazer...

Quanto ao outro forista, acho que a idéia é manter a cadencia numa faixa-alvo e útil - para mim essa faixa fica entre 96 e 99 rpm, ou seja, entre 95 e 100 - se para você é objetivo andar entre 100 e 105 (usado em contra-relógio por muitos especialistas), use isso para aumentar a carga, e não uma marcha mais pesada.
Não recomendo cadencias atípicas do ciclismo como 80-85, etc. - nada abaixo dos 90, na minha opinião. Mesmo os triatletas que rodavam forte e lento estão mais "ciclísticos" ultimamente.
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2011 as 23:49
Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Sofro de tédio no rolo, ai acabo inventando alguma coisa pra passar o tempo.

Um filminho não dá uma distraída?
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2011 as 02:08
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

Cebo - nada é errado, nesse caso - já fiz coisa parecidas por motivos motivacionais, e até para criar alguma variação no ritmo/cadencia de treino.
Tem um treino "sem finalidade" que faço que consiste em grupos de 5 minutos escalonados, ou seja, 1 min leve (tipo recuperação, mesmo), 1 min moderado (tipo aquecimento), 1 min médio (tipo endurance), 1 min intenso (tipo contra-relógio), 1 min forte (quase afogado, naquele ritmo que você não sustenta 5 minutos), e recomeça tudo de novo.
Já fiz séries de 10 (50 min no total) disso, é divertido, motivacional, variado, etc. - só não é tão específico, talvez não provoque tanta adaptação assim, mas é um bom treino de manutenção, muito melhor do que nada fazer...

Quanto ao outro forista, acho que a idéia é manter a cadencia numa faixa-alvo e útil - para mim essa faixa fica entre 96 e 99 rpm, ou seja, entre 95 e 100 - se para você é objetivo andar entre 100 e 105 (usado em contra-relógio por muitos especialistas), use isso para aumentar a carga, e não uma marcha mais pesada.
Não recomendo cadencias atípicas do ciclismo como 80-85, etc. - nada abaixo dos 90, na minha opinião. Mesmo os triatletas que rodavam forte e lento estão mais "ciclísticos" ultimamente.



Cara, tenho feito os vídeos do SufferFest e, em alguns momentos, eles passam treinos de subida com a cadência em até 70rpm. Alias, muitas vezes encontro nas estradas situaçãoes que me obrigam a pedalar com BEM menos que 80rpm. Não vale a pena treinar nessas cadências nem quando seu "dia-a-dia" na estrada é assim?
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
jjmac Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Set 2010
BH/MG
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jjmac Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2011 as 02:29

Clythio, imaginei que no caso do benati, no caso de pesar mais as marchas, se da um foco a força, ou nao(pensando que força = atp nao vai depender da marcha e sim da intensidade e tempo de execuçao ne?)? Partindo-se do principio que se tem o que se treina, e que no meu caso assim como o Cebo ha momentos em que minha cadencia esta abaixo dos 90, acho interessante que um determinado tipo de treino tambem seja realizado usando cadencias baixas.

  Acho interessante esses "treinos sem finalidade", pois muitos motivam e fica mais divertido treinar. uma variaçao que gosto de fazer sao intervalos mais curtos variando em pe e sentado na bike. Muda a intensidade da força, a fc......mas eu gosto!

Editado por jjmac - 27 Set 2011 as 02:32
Is.40:31
Voltar ao Topo
dmbenati Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2009
Americana/SP
Offline
Mensagens:1761
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dmbenati Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2011 as 12:40
Acho que minha dúvida é um pouco do que o jjmac disse...

Partindo da premissa que o 2x20min deve aprsentar um incremento de dficuldade ao longo da série, haveria dois cenários:

1º) Manter, por exemplo, 95rpm durante toda a série e incrementar a dificuldade pesando as marchas ao longo da série.

2º) Iniciar, por exemplo, com 95rpm e ir incrementar a dificuldade aumentando a cadência ao longo da série, culminando, nos últimos minutos, em uns 105rpm, por exemplo.

Para mim, a impressão que tenho é que no 1º cenário, as pernas queimam mais, é como se eu estivesse "treinando mais as pernas que o coração". No 2º cenário, tenho a impressão que as pernas vão mais fácil, contudo o batimento vai pras alturas - é como se eu estivesse "treinando mais o coração que as pernas".

Como o 2x20min deve ir ficando mais difícil, e em ambos os cenários isso acontece, fiquei com esta dúvida... Está correta esta minha interpretação dos esforços e sensações? Qual seria o modo mais correto de treinar o 2x20min? Ou tanto faz, o ideal seria alternar entre estes dois?
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2011 as 18:00
watts são watts e pouco importa se vem do giro ou da força - claro que girar usa mais o motor aeróbico e condiciona mais isso - sugestão de manter a faixa de cadencia alvo foi a mais simples, mas se pode combinar isso com giro alto, nada contra.
não há isso de modo correto - tem gente que usa 85-90 rpm e despeja enorme potencia - roladores puros - normalmente não tem explosão ou sprint forte.
Voltar ao Topo
dmbenati Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2009
Americana/SP
Offline
Mensagens:1761
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dmbenati Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2011 as 20:20
Obrigado pela ajuda, Clythio!

Como me sinto mais a vontade fazendo o 2x20min aumentando o giro do que a força, vou fazer desta maneira, então - começar em 95rpm, ir pra uns 99rpm lá pelo 10º minuto, e finalizar os últimos 5 minutos com uns 105rpm - sem alterar a força!

Considerando que estarei girando mais e, conforme você disse, "girar usa mais o motor aeróbico e condiciona mais isso", eu deveria inserir algum outro treino específico no rolo para contrabalancear?

Voltar ao Topo
Pão Doção Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Dez 2004
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:774
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pão Doção Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2011 as 20:25
Me rolou uma dúvida.

Nos tiros de 20 min, qual a zona de treinamento devo buscar, Z3 ou Z4 de média? A mesma dúvida rola nos tiros de 3 min.
Voltar ao Topo
jjmac Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Set 2010
BH/MG
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jjmac Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2011 as 23:40
       Pao doçao, nos intervalos de 20min(intervalado extensivo longo), comece na zona 2 e termine no limite da z3 que é seu limiar anaerobio. Nos intervalos durando 3minutos comece em z3 e foque em z4, sua potencia aerobia. :)
      
       
Is.40:31
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 1415161718 30>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X