| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | TESTES | COMUNIDADE | CLASSIFICADOS | FORUM | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | SERVICOS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Caloi Carbon Sport 2020 x Sense Impact Race 2020
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Caloi Carbon Sport 2020 x Sense Impact Race 2020

 Responder Responder Página  <12
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:3418
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Out 2019 as 17:13
Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Eu não acompanho, mas afinal, nessas provas <span style=": rgb255, 247, 224;">criterium, usam mesmo alumínio ou foi só aquela vez o Sagan fazendo um marketing? </span>
<span style=": rgb255, 247, 224;">
</span>
<span style=": rgb255, 247, 224;">Quanto ao peso eu não sei, pois tinham bikes de carbono onde colocavam 1,5kg de lastro para chegar em 6,2kg, logo acho que a de alumínio também teria 6,2kg mesmo que com menos lastro.</span>


Corridas de criterium são outra coisa.

E se de fato alumínio fosse tão superior em não desperdiçar potência como nosso amigo diz, elas estariam sendo usadas nas grandes voltas dentro do limite dos 6,8kg.
Guia de Bikes por faixa de preço => AQUI
Voltar para o topo
Fabio Ver Drop Down


Registrado: 07 Out 2003
-
Desconectado
Mensagens:6934
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Out 2019 as 17:16
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Eu não acompanho, mas afinal, nessas provas <span style=": rgb255, 247, 224;">criterium, usam mesmo alumínio ou foi só aquela vez o Sagan fazendo um marketing? </span>
<span style=": rgb255, 247, 224;">
</span>
<span style=": rgb255, 247, 224;">Quanto ao peso eu não sei, pois tinham bikes de carbono onde colocavam 1,5kg de lastro para chegar em 6,2kg, logo acho que a de alumínio também teria 6,2kg mesmo que com menos lastro.</span>


Corridas de criterium são outra coisa.

E se de fato alumínio fosse tão superior em não desperdiçar potência como nosso amigo diz, elas estariam sendo usadas nas grandes voltas dentro do limite dos 6,8kg.



Mas afinal, usam de alumínio ou foi só o Sagan que usou por marketing?

Errei, é 6,8kg. Mas mesmo assim, disse isso para mostrar que uma de alumínio também pesaria 6,8kg, então não usam carbono por vantagem de peso.
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down


Registrado: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Desconectado
Mensagens:384
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Out 2019 as 17:18
menos torção = menos energia dissipada no quadro = mais energia entregue no pedal

Meu ponto de vista, baseado em conhecimento técnico, não conhecimento de marketing, é que um quadro de alumínio pode ser tão bom quanto um de fibra, olhando o desempenho geral da bike e não somente o item isolado - de nada serve um quadro sozinho. Quadro de carbono são destinados a alto desempenho, devido sua relação resistência x peso bem melhor que aço e alumínio. 

Ambos tem vantagens e desvantagens e aplicações distintas. Citei o exemplo do criterium, mas tem outras. 

Em resumo, carbono >> alumínio, não é regra. E quem não gosta de debater, acho que tá no lugar errado ClapClapClapClapClap ou será que acabou o argumento e precisa partir pra desqualificação do outro???
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down


Registrado: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Desconectado
Mensagens:384
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Out 2019 as 17:24
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Eu não acompanho, mas afinal, nessas provas <span style=": rgb255, 247, 224;">criterium, usam mesmo alumínio ou foi só aquela vez o Sagan fazendo um marketing? </span>
<span style=": rgb255, 247, 224;">
</span>
<span style=": rgb255, 247, 224;">Quanto ao peso eu não sei, pois tinham bikes de carbono onde colocavam 1,5kg de lastro para chegar em 6,2kg, logo acho que a de alumínio também teria 6,2kg mesmo que com menos lastro.</span>


Corridas de criterium são outra coisa.

E se de fato alumínio fosse tão superior em não desperdiçar potência como nosso amigo diz, elas estariam sendo usadas nas grandes voltas dentro do limite dos 6,8kg.

Amigo, em nenhum momento falei "tão superior". Citei essa característica, não quantifiquei ela em nenhum momento. MAS pelo visto vc está desqualificando meu conhecimento técnico, então veja abaixo:  

Por se tratar de um material flexível, o aço proporciona excelente conforto, porém é menos eficiente na transmissão de po- tência.
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down


Registrado: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Desconectado
Mensagens:384
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Out 2019 as 17:31
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:3418
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Out 2019 as 17:52
Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

No mundo real faz diferença sim. Provas de criterium utilizam bikes de aluminio, pois o carbono torce muito e rouba potencia... Já em outros tipos de competições, o único motivo de usar carbono é o PESO. Essa de ser "mais confortável" realmente é uma grande falácia!!!!


Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Sim, a maior flexibilidade do quadro gera mais torção, diminuindo a resposta da bike e roubando potência. Difícil de entender ou precisa de desenho? É efeito mola, mesma coisa que ocorre em bikes com suspensão, numa intensidade muito menor, óbvio. Ou vai dizer que o "conforto maior por ser mais flexível" só atua pro lado bom, não pro mal?

Em grandes voltas, volto a frisar, são a escolha devido ao peso. O ganho pela redução expressiva do peso é muito maior que a perca pela rigidez menor. Mas ela existe. FATO! Fim!

Cara, olha o nivel das bobagens que você escreveu.
Nao estou desmerecendo ninguem não, estou atacando apenas seus argumentos.

1-Criterium - repetindo pq parece que vc não lê e insiste no argumento. Bikes de aluminio são usados em Crits devido ao numero de acidentes que ocorrem, são muitos engavetamentos e quedas, circuito pequeno, curva de alta velocidade, isso é bem obvio. Não tem NADA a ver com o que vc escreveu.

2-Roubo de potencia - Se bikes de carbono roubassem tanto potencia assim pode ter certeza que não seriam usadas em grandes voltas. É possível montar uma bike de aluminio e fica no limite de 6,8kg.

3-Peso - Voce alega que carbono só é usado em grandes voltas devido ao peso, porém parece que não sabe que as etapas são bem mistas (plano/sprint, media montanha, alta montanha, time trial). Se fosse somente devido ao peso, as bikes de carbono seriam usadas somente nas etapas de montanha, porém obviamente não é isso que acontece.
Temos ate o extremo de usarem bikes bem pesadas, proximo a 8kg ou pouco mais (nao tenho certeza do valor exato) nas etapas de TT. Essas etapas de TT são extremamente pensadas na eficiência e perda minima de potencia, por isso privilegiam aerodinamica em detrimento ao peso por exemplo. Se o que vc disse fosse verdade, seria uma regra usar bike de aluminio em etapas TT. 


Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Amigo, em nenhum momento falei "tão superior". Citei essa característica, não quantifiquei ela em nenhum momento. MAS pelo visto vc está desqualificando meu conhecimento técnico, então veja abaixo:  

Por se tratar de um material flexível, o aço proporciona excelente conforto, porém é menos eficiente na transmissão de po- tência.

Aço?LOL
Quem aqui ta falando de aço? Esta se perdendo ai, vou chamar o Christianmdt cromolyboy pra vc...


Editado por ghd - 10 Out 2019 as 17:55
Guia de Bikes por faixa de preço => AQUI
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:3418
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Out 2019 as 17:59
Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Eu não acompanho, mas afinal, nessas provas <span style=": rgb255, 247, 224;">criterium, usam mesmo alumínio ou foi só aquela vez o Sagan fazendo um marketing? </span>
<span style=": rgb255, 247, 224;">
</span>
<span style=": rgb255, 247, 224;">Quanto ao peso eu não sei, pois tinham bikes de carbono onde colocavam 1,5kg de lastro para chegar em 6,2kg, logo acho que a de alumínio também teria 6,2kg mesmo que com menos lastro.</span>


Corridas de criterium são outra coisa.

E se de fato alumínio fosse tão superior em não desperdiçar potência como nosso amigo diz, elas estariam sendo usadas nas grandes voltas dentro do limite dos 6,8kg.



Mas afinal, usam de alumínio ou foi só o Sagan que usou por marketing?

Errei, é 6,8kg. Mas mesmo assim, disse isso para mostrar que uma de alumínio também pesaria 6,8kg, então não usam carbono por vantagem de peso.

Foi uma jogada de Marketing, usou uma Allez Sprint, que por sinal é um bike de performance e cara em uma corrida que antecede o Tour Down Under, que meio que abre a temporada.
Guia de Bikes por faixa de preço => AQUI
Voltar para o topo
Fabio Ver Drop Down


Registrado: 07 Out 2003
-
Desconectado
Mensagens:6934
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Out 2019 as 18:34
Então também ninguém usa de alumínio?
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:3418
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Out 2019 as 19:15
Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Então também ninguém usa de alumínio?
Não usam...

Guia de Bikes por faixa de preço => AQUI
Voltar para o topo
Fabio Ver Drop Down


Registrado: 07 Out 2003
-
Desconectado
Mensagens:6934
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Out 2019 as 19:20
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Então também ninguém usa de alumínio?

Não usam...




Então o fato do Sagan ter usado 1 vez já virou verdade absoluta.
Voltar para o topo
Deko34 Ver Drop Down


Registrado: 12 Jan 2019
Clevelândia PR
Desconectado
Mensagens:34
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Deko34 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Out 2019 as 19:51
Se eu tivesse 10k, eu trocaria minha bike de 2.5k que anda junto de bikes de 8k por uma rockrider full e seria feliz até derreter ela kkk.
Voltar para o topo
Fabio Ver Drop Down


Registrado: 07 Out 2003
-
Desconectado
Mensagens:6934
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Out 2019 as 20:25
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Então também ninguém usa de alumínio?

Não usam...



Então mas tais provas criteriun?
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down


Registrado: 08 Jul 2010
Curitiba
Desconectado
Mensagens:734
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Out 2019 as 09:34
Foda usar como base dados do reddit... Veja dados de um estudo sério:



Aliás, é mentira da Cannondale (o cara que hj é consultor da Spz) que vc pode dar com a marreta na lateral dos tubos da bike de carbono e nada vai acontecer? Me parece que uma marretada é mais agressiva do que um encontrão ou uma queda.
Voltar para o topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 09 Out 2017
Santo André-SP
Desconectado
Mensagens:390
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Rafael88 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Out 2019 as 09:45
Acalmem os ânimos galera... carbono X alumínio é uma discussão velha que sempre dá dor de cabeça.

Como levantaram, daqui a pouco entraremos no debate até do cromo kkkkk

Ainda que os exemplos do tópico original sejam uma caloi de carbono X uma sense de alumínio, acredito que a essência do debate proposto é:

* sob um mesmo custo (no caso, $10k), o que vale mais?
a) quadro com geometria atualizada (ex: boost, headtube mais aberto etc) com componentes de menor hierarquia
b) quadro com geometria desatualizada (ex: eixos 100mm, headtube mais fechado etc) com componentes de maior hierarquia.
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down


Registrado: 08 Jul 2010
Curitiba
Desconectado
Mensagens:734
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Out 2019 as 09:49
A opção a) Sense vem com grupo GX, superior ao da opção b) Caloi. Rodas também se me lembro bem esses aros da Caloi são 17mm não tubeless vs 25mm tubeless na Sense.

Acho que seria mais o seguinte
* sob um mesmo custo (no caso, $10k), o que vale mais?
a) quadro com geometria atualizada (ex: boost, headtube mais aberto etc) com componentes de maior hierarquia, quadro mais pesado de alumínio
b) quadro com geometria desatualizada (ex: eixos 100mm, headtube mais fechado etc) com componentes de menor hierarquia, porém quadro mais leve de carbono.

Voltar para o topo
Maquarte Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 18 Set 2018
vitoria es
Desconectado
Mensagens:173
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Maquarte Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Out 2019 as 10:08
Originalmente Postado por miniic miniic Escreveu:

A opção a) Sense vem com grupo GX, superior ao da opção b) Caloi. Rodas também se me lembro bem esses aros da Caloi são 17mm não tubeless vs 25mm tubeless na Sense.

Acho que seria mais o seguinte
* sob um mesmo custo (no caso, $10k), o que vale mais?
a) quadro com geometria atualizada (ex: boost, headtube mais aberto etc) com componentes de maior hierarquia, quadro mais pesado de alumínio
b) quadro com geometria desatualizada (ex: eixos 100mm, headtube mais fechado etc) com componentes de menor hierarquia, porém quadro mais leve de carbono.


Eu, que também estou "trabalhando" meu primeiro upgrade em breve e que também estou nesse dilema, vou passar, daqui para frente, a avaliar se tem algo muito ruim (problemático, frágil) em termos de acessórios / quadros e deixar o coração escolher sem ficar esmiuçando tudo.
Meu critério de avaliação tem na cabeceira uma bike bonita.Wink 
O resto vem em segundo plano, claro, com coerência! 


Editado por Maquarte - 11 Out 2019 as 10:11
JNA
cerveja
cigarro
festas
casamento
filhos
Cannondale trail 2 2015
Voltar para o topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 09 Out 2017
Santo André-SP
Desconectado
Mensagens:390
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Rafael88 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Out 2019 as 10:39
miniic, correto, valeu por complementar!
Escrevi correndo e passou batido.
Voltar para o topo

 Responder Responder Página  <12
  Compartilhar   


Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.