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Caloi Carbon Sport 2020 x Sense Impact Race 2020

De:: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do fórum: Fórum Principal
Descrição:: Debate de assuntos gerais, independentes de modalidade.
URL:: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=97286
Data:: 19 Nov 2019 as 07:53
Versão do Software: Web Wiz Forums 11.06 - http://www.webwizforums.com


Tópico: Caloi Carbon Sport 2020 x Sense Impact Race 2020
Enviado por: r_masterrace
Assunto: Caloi Carbon Sport 2020 x Sense Impact Race 2020
Data: 04 Out 2019 as 08:50
Pessoal estou na dúvida entre as duas bikes.

SPECS DA Sense Impact Race



Specs da Caloi Carbon Sport



Fotos

Caloi

Sense





As duas bikes estão na mesma faixa de preço, no entanto o quadro da sense é de alumínio,

O que vocês me dizem?

Link da bike no site da sense

https://sensebike.com.br/bike/mtb/mtb-xc-2020/impact-race/ - https://sensebike.com.br/bike/mtb/mtb-xc-2020/impact-race/

Link da bike caloi (não acheio link no site da caloi)
http://www.ridersbikeshop.com.br/produtos/elite-carbon-s-2020/ - http://www.ridersbikeshop.com.br/produtos/elite-carbon-sport-2020/


Obrigado!



Respostas:
Enviado por: WAZINHO
Data: 04 Out 2019 as 09:11
Originalmente Postado por r_masterrace r_masterrace Escreveu:

Pessoal estou na dúvida entre as duas bikes.

SPECS DA Sense Impact Race



Specs da Caloi Carbon Sport



Fotos

Caloi

Sense





As duas bikes estão na mesma faixa de preço, no entanto o quadro da sense é de alumínio,

O que vocês me dizem?

Link da bike no site da sense

https://sensebike.com.br/bike/mtb/mtb-xc-2020/impact-race/ - https://sensebike.com.br/bike/mtb/mtb-xc-2020/impact-race/

Link da bike caloi (não acheio link no site da caloi)
http://www.ridersbikeshop.com.br/produtos/elite-carbon-s-2020/ - http://www.ridersbikeshop.com.br/produtos/elite-carbon-sport-2020/


Obrigado!


EU IA DE SENSEClap


Enviado por: gm1987
Data: 04 Out 2019 as 09:44
grandes bosta a caloi ser de fibra e pesar no conjunto 200gr a mais, sendo que todos os componentes são inferiores aos da sense.

Quer desempenho da bike vai de sense. Quer pagar que anda de quadro de carbono vai de caloi. 


Enviado por: Fabio
Data: 04 Out 2019 as 10:28
Eu iria de Sense. Não sei qual freio ela usa, embora os Level da Caloi não me inspirem confiança. 

Pelas fotos, as mesas das 2 bikes vieram direto dos anos 90. 


Enviado por: Rafael88
Data: 04 Out 2019 as 11:21
Sense vem com freio deore (M6000)


Enviado por: Fabio
Data: 04 Out 2019 as 11:22
Originalmente Postado por Rafael88 Rafael88 Escreveu:

Sense vem com freio deore (M6000)

Com certeza a Sense então. 


Enviado por: ThiagoZnL
Data: 04 Out 2019 as 13:57
Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

grandes bosta a caloi ser de fibra e pesar no conjunto 200gr a mais, sendo que todos os componentes são inferiores aos da sense.

Quer desempenho da bike vai de sense. Quer pagar que anda de quadro de carbono vai de caloi. 

Desempenho vem das pernas Confused


Enviado por: ThiagoZnL
Data: 04 Out 2019 as 13:59
Alias, dúvido que a sense é mais leve... 

São cerca de 700 gramas de diferença no quadro.


Enviado por: rafael_rtg
Data: 04 Out 2019 as 14:33
A Sense diminuiu o angulo da caixa de direção sem trabalhar no triangulo principal completo, resultando em uma bike bem curta, perdeu alguns mm de Top Tube e Reach... Tem que se levar isso em consideração na hora de escolher o tamanho...

Tenho 1,66 e 79 de cavalo, e iria facilmente na M, que deve atender o pessoal ate uns 1,70... 

Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Pelas fotos, as mesas das 2 bikes vieram direto dos anos 90. 


-------------
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html


Enviado por: r_masterrace
Data: 04 Out 2019 as 15:40
Eu tenho 1,80. Seria o tamanho G?


Enviado por: gm1987
Data: 04 Out 2019 as 16:55
Originalmente Postado por ThiagoZnL ThiagoZnL Escreveu:

Alias, dúvido que a sense é mais leve... 

São cerca de 700 gramas de diferença no quadro.

Sense divulga 12,1kg. Caloi divulga 12,7kg. A não ser que sejam dados mentirosos, aí confiar no que


Enviado por: gm1987
Data: 04 Out 2019 as 16:59
Originalmente Postado por ThiagoZnL ThiagoZnL Escreveu:

Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

grandes bosta a caloi ser de fibra e pesar no conjunto 200gr a mais, sendo que todos os componentes são inferiores aos da sense.

Quer desempenho da bike vai de sense. Quer pagar que anda de quadro de carbono vai de caloi. 

Desempenho vem das pernas Confused

Com um equipamento melhor, desempenho melhor, considerando as mesmas pernas.


Enviado por: HardWell
Data: 05 Out 2019 as 08:49
a Sense tem Transmissao e Freios otimos...
Rodas mais leves...
Pneus e Discos melhores...

a Caloi tem o quadro em Carbono (favorece up's)
Transmissao e Freios mais inferiores...
Rodas mais pesadas...

E triste a duvida, mas eu penso que nesse patamar, um quadro de Carbono e mais "upavel" e vendivel que um de Aluminio.

Mas e muito pessoal...


Enviado por: Hugobh77
Data: 05 Out 2019 as 11:41
Fora todas as questões técnicas, qual o seu perfil de usuário?
Eu sou do tipo lambão desgarrado, cuido da bike, mas não em um nível em que me daria bem com uma de carbono. Não é um material frágil, mas também não é do tipo que se encosta em qualquer lugar, enfia de qualquer jeito em porta mala e por aí vai.


Enviado por: rafael_rtg
Data: 05 Out 2019 as 12:22
Prefeito Hugo...

Eu desisti por um tempo de querer uma bike de carbono, teria que investir na Bike, trasnbike, engate ou Calha de teto... Sem contar de lembrar que minha bike já bateu em quina de parede, em pequenos deslizes...

Não que o material seja frágil, tem bikes de Carbono aí com anos e anos de uso, mas requer uma atenção especial sim, nenhum amassado em minha Bike, mas ficaria preocupado se fosse de carbono...


Originalmente Postado por Hugobh77 Hugobh77 Escreveu:

Fora todas as questões técnicas, qual o seu perfil de usuário?
Eu sou do tipo lambão desgarrado, cuido da bike, mas não em um nível em que me daria bem com uma de carbono. Não é um material frágil, mas também não é do tipo que se encosta em qualquer lugar, enfia de qualquer jeito em porta mala e por aí vai.


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Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html


Enviado por: BrunoRHCP
Data: 08 Out 2019 as 14:14
Originalmente Postado por rafael_rtg rafael_rtg Escreveu:

A Sense diminuiu o angulo da caixa de direção sem trabalhar no triangulo principal completo, resultando em uma bike bem curta, perdeu alguns mm de Top Tube e Reach... Tem que se levar isso em consideração na hora de escolher o tamanho...

Tenho 1,66 e 79 de cavalo, e iria facilmente na M, que deve atender o pessoal ate uns 1,70... 

Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Pelas fotos, as mesas das 2 bikes vieram direto dos anos 90. 

Vou pegar a Factory, fiz o fit na Race pq a Factory não chegou ainda e deu M pra mim, tenho 1,78


Enviado por: Maquarte
Data: 08 Out 2019 as 15:05
Originalmente Postado por BrunoRHCP BrunoRHCP Escreveu:

Vou pegar a Factory, fiz o fit na Race pq a Factory não chegou ainda e deu M pra mim, tenho 1,78
Sem mudar nada?


-------------
JNA
cerveja
cigarro
festas
casamento
filhos
Cannondale trail 2 2015


Enviado por: BrunoRHCP
Data: 09 Out 2019 as 15:15
Originalmente Postado por Maquarte Maquarte Escreveu:

Originalmente Postado por BrunoRHCP BrunoRHCP Escreveu:

Vou pegar a Factory, fiz o fit na Race pq a Factory não chegou ainda e deu M pra mim, tenho 1,78
Sem mudar nada?

Fiz o fit por cima, só pra saber o tamanho, o ajuste fino vou fazer quando a bike chegar


Enviado por: ghd
Data: 09 Out 2019 as 15:54
A Sense Factory é uma bike bonita, bem montada e componentes legais, mas 10k num quadro de alumínio Sense não me desce...

-------------
Guia de Bikes por faixa de preço => https://www.pedal.com.br/forum/guia-de-bikes-por-faixa-de-preco_topic92180.html" rel="nofollow - AQUI


Enviado por: BrunoRHCP
Data: 09 Out 2019 as 16:10
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

A Sense Factory é uma bike bonita, bem montada e componentes legais, mas 10k num quadro de alumínio Sense não me desce...

Então, infelizmente estamos tendo que fazer as escolhas baseados em grupos/componentes vs quadro. As internacionais de quadro bom estão metendo grupos "duvidosos", as nacionais ainda sem experiência em fazer bons quadros tem q apelar para os componentes. Tá difícil achar um meio termo.

Poderia te parafrasear refazendo a frase "A (insert international brand here) é uma bike bonita, com um bom quadro, mas 10k num grupo SX (por exemplo), não me desce..."

Me deu uma coceira imensa quando vc postou a FSi 5 por aquele preço maravilhoso hoje, mas estaria comprando o quadro e quem sabe a suspensão (dois belos e importantes itens), o resto há quem entregue melhor nessa faixa de preço, por enquanto, vou no grupo e cubos melhores da Sense, no resto dos quesitos a escolha é emocional e não racional hehehe


-------------
https://www.strava.com/athletes/605290


Enviado por: ghd
Data: 09 Out 2019 as 16:24
É bem isso mesmo. Ali vc tá pagando o quadro e a suspensão.

Eu penso que no fim é muito mais fácil depois trocar grupo e rodas do que depois vc ter que ir atrás de um quadro (não tem oferta de quadro avulso por aqui )

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Guia de Bikes por faixa de preço => https://www.pedal.com.br/forum/guia-de-bikes-por-faixa-de-preco_topic92180.html" rel="nofollow - AQUI


Enviado por: gm1987
Data: 10 Out 2019 as 07:30
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

É bem isso mesmo. Ali vc tá pagando o quadro e a suspensão.

Eu penso que no fim é muito mais fácil depois trocar grupo e rodas do que depois vc ter que ir atrás de um quadro (não tem oferta de quadro avulso por aqui )

Pagar 10k numa bike para virar a esquina e trocar todo o grupo e rodas... Isso sim que não me desce 

Onde o mercado vai parar? Brasileiro é um povo estranho, parece que quer posar de rico e fica comprando um monte de lixo por uma fortuna.


Enviado por: ghd
Data: 10 Out 2019 as 07:32
Estamos discutindo o que se tem de melhor na faixa de preço. Não vem com esse papo sobre preço de bike não..
Está todo mundo cansado de falar e saber disso, todo tópico tem que alguém chorar isso.

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Guia de Bikes por faixa de preço => https://www.pedal.com.br/forum/guia-de-bikes-por-faixa-de-preco_topic92180.html" rel="nofollow - AQUI


Enviado por: gm1987
Data: 10 Out 2019 as 07:41
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Estamos discutindo o que se tem de melhor na faixa de preço. Não vem com esse papo sobre preço de bike não..
Está todo mundo cansado de falar e saber disso, todo tópico tem que alguém chorar isso.

Então, nessa faixa de preço, o que se tem de melhor são bikes nacionais sem "tradição" e know-how em quadros com componentes descentes, ou bikes importadas com componentes duvidosos.

Na minha opnião, 1 grauzinho num tubo do quadro vale muito menos do que o conjunto de componentes. Mas cada um coloca seu dinheiro onde quiser. Belo exemplo este da caloi x sense, se paga a mesma coisa só pela grife do carbono, pois a caloi é TODA inferior a sense, inclusive no peso final do conjunto.

quanto ao "choro", não vejo dessa forma. Poderia chamar quem paga isso de "masoquista", mas vamos manter as pessoas sem rotulações LOLLOLLOLLOL


Enviado por: r_masterrace
Data: 10 Out 2019 as 08:36
Essa questão de falar de grife de carbono é complicado. Eu não tive bike de carbono, mas em vários lugares que eu li é que o carbono absorve melhor os impactos do que o alumínio, acredito que isso faz uma grande diferença em uma hard tail.


Enviado por: Maquarte
Data: 10 Out 2019 as 08:46
Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

[QUOTE=ghd]
Onde o mercado vai parar? Brasileiro é um povo estranho, parece que quer posar de rico e fica comprando um monte de lixo por uma fortuna.
Creio que não é por aí não. 
É o que tem disponível no mercado.
Quando se alinha quadro e componentes de melhor qualidade quem sai de cena são os valores


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cerveja
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festas
casamento
filhos
Cannondale trail 2 2015


Enviado por: Rafael88
Data: 10 Out 2019 as 10:30
Apenas p/ puxar minha cadeira e sentar nessa mesa de debate... kkkk

O argumento "bike é o quadro, depois faz up nos componentes" acredito que deve ser visto com ressalvas.

O mercado (especialmente MTB) anda tão aquecido, com novidades saindo a todo instante. Fica difícil dizer que um bom quadro hoje será compatível e estará atualizado com os componentes que serão considerados "bons" daqui alguns anos.

Qual a melhor: quadro importado com componentes duvidosos X quadro duvidoso com componentes bons? Não sei! LOL

Mas considerando o orçamento fechado (sem qlqr upgrade no curto/médio prazo), entre a caloi e a sense do tópico, iria de sense.


Enviado por: ghd
Data: 10 Out 2019 as 10:33
Sim, tem essa questão de compatibilidade e atualização com padrões novos.
O quadro de carbono da Caloi por exemplo é bem desatualizado e não tem eixo boost por exemplo.

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Guia de Bikes por faixa de preço => https://www.pedal.com.br/forum/guia-de-bikes-por-faixa-de-preco_topic92180.html" rel="nofollow - AQUI


Enviado por: gm1987
Data: 10 Out 2019 as 10:36
Originalmente Postado por Rafael88 Rafael88 Escreveu:

Apenas p/ puxar minha cadeira e sentar nessa mesa de debate... kkkk

O argumento "bike é o quadro, depois faz up nos componentes" acredito que deve ser visto com ressalvas.

O mercado (especialmente MTB) anda tão aquecido, com novidades saindo a todo instante. Fica difícil dizer que um bom quadro hoje será compatível e estará atualizado com os componentes que serão considerados "bons" daqui alguns anos.

Qual a melhor: quadro importado com componentes duvidosos X quadro duvidoso com componentes bons? Não sei! LOL

Mas considerando o orçamento fechado (sem qlqr upgrade no curto/médio prazo), entre a caloi e a sense do tópico, iria de sense.

Concordo plenamente. É como ouvi esses dias, compre uma OGGI top e ganhe um quadro de brinde! Pois o valor dos componentes que vem na bike, superam o valor da bike completa, chegando a ser viável (absurdo) considerar comprar a bike para canibalizar os componentes e montar num frame de qualidade. 


Enviado por: HardWell
Data: 10 Out 2019 as 11:18
Negos, partiu Audax e OGGI, as 2020 tao incriveis!!!

:D 


Enviado por: Hugobh77
Data: 10 Out 2019 as 13:17
Originalmente Postado por r_masterrace r_masterrace Escreveu:

Essa questão de falar de grife de carbono é complicado. Eu não tive bike de carbono, mas em vários lugares que eu li é que o carbono absorve melhor os impactos do que o alumínio, acredito que isso faz uma grande diferença em uma hard tail.


Falácia pura, marketing, business.
O carbono tem maior flexibilidade que o alumínio? Sim
É mais leve que o aço? Sim.
Mas no cenário atual de pneus mais largos, tubeless e bike fit qual o real benefício? Acho que o cara precisa ser bem experiente para ter uma sensibilidade que possa mensurar bem isso.
No mundo real não faz diferença nenhuma, até porque uma top de carbono já dá pra entrar em uma Full. Digo para pessoas normais, que faz uso normal de uma bike.


Enviado por: KikoCarminatti
Data: 10 Out 2019 as 13:36
Essa é uma boa discussão e me junto aos que estão de olho nas bikes na faixa de 10k.

Como já dito, nesta faixa, há uma grande variedade de marcas, desde as mais desconhecidas até as mundialmente consagradas.

Agora, falar que Oggi, Sense, Caloi (dependendo do caso) servem apenas para pegar as peças e montar em outro quadro, pra mim é demais.

Hoje ando em uma Sense Impact SL, que comprei por um preço bem bacana. A primeira coisa que muitos me falaram foi para trocar o grupo NX 11x42 por outro ou trocar parcialmente, trocar só a catraca... Resolvi usar a bike como veio pra ver no que ia dar. Após 3k de uso, posso dizer que me adaptei 100% à relação. Moro em uma região bastante montanhosa e, no fim, essa relação acabou me ajudando a fortalecimento. Poderia ter colocado uma "vovózinha", mas não cabia no meu orçamento e hoje não vejo necessidade.

Após eu ter comprado a bike, no começo do ano, cerca de 5 colegas compraram a mesma bike e TODOS trocaram a relação. Quem saiu ganhando com isso? Eles ou o lojista?

Agora é claro que updates são sempre bem vindos. Mas nessa discussão, temos que tomar cuidado com as "modinhas". Falar que uma bike nacional vai ser muuuuito inferior em quadro a uma importada, eu discordo.




Enviado por: gm1987
Data: 10 Out 2019 as 13:37
Originalmente Postado por Hugobh77 Hugobh77 Escreveu:

Originalmente Postado por r_masterrace r_masterrace Escreveu:

Essa questão de falar de grife de carbono é complicado. Eu não tive bike de carbono, mas em vários lugares que eu li é que o carbono absorve melhor os impactos do que o alumínio, acredito que isso faz uma grande diferença em uma hard tail.


Falácia pura, marketing, business.
O carbono tem maior flexibilidade que o alumínio? Sim
É mais leve que o aço? Sim.
Mas no cenário atual de pneus mais largos, tubeless e bike fit qual o real benefício? Acho que o cara precisa ser bem experiente para ter uma sensibilidade que possa mensurar bem isso.
No mundo real não faz diferença nenhuma, até porque uma top de carbono já dá pra entrar em uma Full. Digo para pessoas normais, que faz uso normal de uma bike.

No mundo real faz diferença sim. Provas de criterium utilizam bikes de aluminio, pois o carbono torce muito e rouba potencia... Já em outros tipos de competições, o único motivo de usar carbono é o PESO. Essa de ser "mais confortável" realmente é uma grande falácia!!!!


Enviado por: Fabio
Data: 10 Out 2019 as 13:39
Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Originalmente Postado por Hugobh77 Hugobh77 Escreveu:

Originalmente Postado por r_masterrace r_masterrace Escreveu:

Essa questão de falar de grife de carbono é complicado. Eu não tive bike de carbono, mas em vários lugares que eu li é que o carbono absorve melhor os impactos do que o alumínio, acredito que isso faz uma grande diferença em uma hard tail.


Falácia pura, marketing, business.
O carbono tem maior flexibilidade que o alumínio? Sim
É mais leve que o aço? Sim.
Mas no cenário atual de pneus mais largos, tubeless e bike fit qual o real benefício? Acho que o cara precisa ser bem experiente para ter uma sensibilidade que possa mensurar bem isso.
No mundo real não faz diferença nenhuma, até porque uma top de carbono já dá pra entrar em uma Full. Digo para pessoas normais, que faz uso normal de uma bike.


No mundo real faz diferença sim. Provas de criterium utilizam bikes de aluminio, pois o carbono torce muito e rouba potencia... Já em outros tipos de competições, o único motivo de usar carbono é o PESO. Essa de ser "mais confortável" realmente é uma grande falácia!!!!



Se ainda fosse cromoly, aí sim sim eu acreditava no conforto.


Enviado por: HardWell
Data: 10 Out 2019 as 13:49
por 10k, sinceramente?

Eu pegaria um OGGI Caturra Sport, 2x10 Deore M6000, garfo e shock manitou... quadro em carbono!
Nada melhor que uma Full mara meros mortais!


Enviado por: ghd
Data: 10 Out 2019 as 14:25
Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Originalmente Postado por Hugobh77 Hugobh77 Escreveu:

Originalmente Postado por r_masterrace r_masterrace Escreveu:

Essa questão de falar de grife de carbono é complicado. Eu não tive bike de carbono, mas em vários lugares que eu li é que o carbono absorve melhor os impactos do que o alumínio, acredito que isso faz uma grande diferença em uma hard tail.


Falácia pura, marketing, business.
O carbono tem maior flexibilidade que o alumínio? Sim
É mais leve que o aço? Sim.
Mas no cenário atual de pneus mais largos, tubeless e bike fit qual o real benefício? Acho que o cara precisa ser bem experiente para ter uma sensibilidade que possa mensurar bem isso.
No mundo real não faz diferença nenhuma, até porque uma top de carbono já dá pra entrar em uma Full. Digo para pessoas normais, que faz uso normal de uma bike.


No mundo real faz diferença sim. Provas de criterium utilizam bikes de aluminio, pois o carbono torce muito e rouba potencia... Já em outros tipos de competições, o único motivo de usar carbono é o PESO. Essa de ser "mais confortável" realmente é uma grande falácia!!!!


Torce e rouba potência?
Por isso em grandes voltas só usam bike de alumínio né?

O motivo de bike de alumínio em criterium é a quantidade de acidentes e riscos de queda. Sendo que os participantes não têm quadros infinitos disponíveis pra ficar trocando.

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Enviado por: gm1987
Data: 10 Out 2019 as 16:27
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Originalmente Postado por Hugobh77 Hugobh77 Escreveu:

Originalmente Postado por r_masterrace r_masterrace Escreveu:

Essa questão de falar de grife de carbono é complicado. Eu não tive bike de carbono, mas em vários lugares que eu li é que o carbono absorve melhor os impactos do que o alumínio, acredito que isso faz uma grande diferença em uma hard tail.


Falácia pura, marketing, business.
O carbono tem maior flexibilidade que o alumínio? Sim
É mais leve que o aço? Sim.
Mas no cenário atual de pneus mais largos, tubeless e bike fit qual o real benefício? Acho que o cara precisa ser bem experiente para ter uma sensibilidade que possa mensurar bem isso.
No mundo real não faz diferença nenhuma, até porque uma top de carbono já dá pra entrar em uma Full. Digo para pessoas normais, que faz uso normal de uma bike.


No mundo real faz diferença sim. Provas de criterium utilizam bikes de aluminio, pois o carbono torce muito e rouba potencia... Já em outros tipos de competições, o único motivo de usar carbono é o PESO. Essa de ser "mais confortável" realmente é uma grande falácia!!!!


Torce e rouba potência?
Por isso em grandes voltas só usam bike de alumínio né?

O motivo de bike de alumínio em criterium é a quantidade de acidentes e riscos de queda. Sendo que os participantes não têm quadros infinitos disponíveis pra ficar trocando.

Sim, a maior flexibilidade do quadro gera mais torção, diminuindo a resposta da bike e roubando potência. Difícil de entender ou precisa de desenho? É efeito mola, mesma coisa que ocorre em bikes com suspensão, numa intensidade muito menor, óbvio. Ou vai dizer que o "conforto maior por ser mais flexível" só atua pro lado bom, não pro mal?

Em grandes voltas, volto a frisar, são a escolha devido ao peso. O ganho pela redução expressiva do peso é muito maior que a perca pela rigidez menor. Mas ela existe. FATO! Fim!


Enviado por: ghd
Data: 10 Out 2019 as 16:31
"Fato, fim" kkkkk que piada vc.
Não cansa de escrever bobagem no fórum dando uma que sabe de tudo.
O carbono tem a capacidade de ser flexível em uma direção e rígido na outra. Não é possível que vc não saiba disso.
Nem vou me alongar discutindo com vc, perda de tempo.

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Enviado por: Fabio
Data: 10 Out 2019 as 17:07
Eu não acompanho, mas afinal, nessas provas criterium, usam mesmo alumínio ou foi só aquela vez o Sagan fazendo um marketing? 

Quanto ao peso eu não sei, pois tinham bikes de carbono onde colocavam 1,5kg de lastro para chegar em 6,2kg, logo acho que a de alumínio também teria 6,2kg mesmo que com menos lastro.


Enviado por: gm1987
Data: 10 Out 2019 as 17:11
https://www.ativo.com/bike/papo-de-pedal/materiais-fabricacao-de-bicicletas/" rel="nofollow - https://www.ativo.com/bike/papo-de-pedal/materiais-fabricacao-de-bicicletas/

...em algumas situações, ele se mostra tão eficiente quanto o carbono, com a vantagem de custar bem menos...

Mesmo hoje, com a popularização do carbono, muitos ciclistas ainda optam por mesas e guidões feitos de alumínio, pois sofrem menos torção.

Quadros de média gama para estrada como os Allez Smartweld da Specialized e o Caad 10 da Cannondale têm baixo peso e excelente desempenho, inclusive superiores aos básicos de carbono.

Com a palavra, Gonçalo Costa, diretor de produtos da  https://www.specialized.com/br/pt-br" rel="nofollow - - Specialized Brasil .

CryCryCryCryCryCryCryCryCryCryCry


Enviado por: ghd
Data: 10 Out 2019 as 17:13
Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Eu não acompanho, mas afinal, nessas provas <span style=": rgb255, 247, 224;">criterium, usam mesmo alumínio ou foi só aquela vez o Sagan fazendo um marketing? </span>
<span style=": rgb255, 247, 224;">
</span>
<span style=": rgb255, 247, 224;">Quanto ao peso eu não sei, pois tinham bikes de carbono onde colocavam 1,5kg de lastro para chegar em 6,2kg, logo acho que a de alumínio também teria 6,2kg mesmo que com menos lastro.</span>


Corridas de criterium são outra coisa.

E se de fato alumínio fosse tão superior em não desperdiçar potência como nosso amigo diz, elas estariam sendo usadas nas grandes voltas dentro do limite dos 6,8kg.

-------------
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Enviado por: Fabio
Data: 10 Out 2019 as 17:16
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Eu não acompanho, mas afinal, nessas provas <span style=": rgb255, 247, 224;">criterium, usam mesmo alumínio ou foi só aquela vez o Sagan fazendo um marketing? </span>
<span style=": rgb255, 247, 224;">
</span>
<span style=": rgb255, 247, 224;">Quanto ao peso eu não sei, pois tinham bikes de carbono onde colocavam 1,5kg de lastro para chegar em 6,2kg, logo acho que a de alumínio também teria 6,2kg mesmo que com menos lastro.</span>


Corridas de criterium são outra coisa.

E se de fato alumínio fosse tão superior em não desperdiçar potência como nosso amigo diz, elas estariam sendo usadas nas grandes voltas dentro do limite dos 6,8kg.



Mas afinal, usam de alumínio ou foi só o Sagan que usou por marketing?

Errei, é 6,8kg. Mas mesmo assim, disse isso para mostrar que uma de alumínio também pesaria 6,8kg, então não usam carbono por vantagem de peso.


Enviado por: gm1987
Data: 10 Out 2019 as 17:18
menos torção = menos energia dissipada no quadro = mais energia entregue no pedal

Meu ponto de vista, baseado em conhecimento técnico, não conhecimento de marketing, é que um quadro de alumínio pode ser tão bom quanto um de fibra, olhando o desempenho geral da bike e não somente o item isolado - de nada serve um quadro sozinho. Quadro de carbono são destinados a alto desempenho, devido sua relação resistência x peso bem melhor que aço e alumínio. 

Ambos tem vantagens e desvantagens e aplicações distintas. Citei o exemplo do criterium, mas tem outras. 

Em resumo, carbono >> alumínio, não é regra. E quem não gosta de debater, acho que tá no lugar errado ClapClapClapClapClap ou será que acabou o argumento e precisa partir pra desqualificação do outro???


Enviado por: gm1987
Data: 10 Out 2019 as 17:24
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Eu não acompanho, mas afinal, nessas provas <span style=": rgb255, 247, 224;">criterium, usam mesmo alumínio ou foi só aquela vez o Sagan fazendo um marketing? </span>
<span style=": rgb255, 247, 224;">
</span>
<span style=": rgb255, 247, 224;">Quanto ao peso eu não sei, pois tinham bikes de carbono onde colocavam 1,5kg de lastro para chegar em 6,2kg, logo acho que a de alumínio também teria 6,2kg mesmo que com menos lastro.</span>


Corridas de criterium são outra coisa.

E se de fato alumínio fosse tão superior em não desperdiçar potência como nosso amigo diz, elas estariam sendo usadas nas grandes voltas dentro do limite dos 6,8kg.

Amigo, em nenhum momento falei "tão superior". Citei essa característica, não quantifiquei ela em nenhum momento. MAS pelo visto vc está desqualificando meu conhecimento técnico, então veja abaixo:  

Por se tratar de um material flexível, o aço proporciona excelente conforto, porém é menos eficiente na transmissão de po- tência.


Enviado por: gm1987
Data: 10 Out 2019 as 17:31
https://www.cyclingweekly.com/news/latest-news/carbon-beware-are-aluminium-frames-making-a-comeback-167155" rel="nofollow - https://www.cyclingweekly.com/news/latest-news/carbon-beware-are-aluminium-frames-making-a-comeback-167155

Thumbs Up


Enviado por: ghd
Data: 10 Out 2019 as 17:52
Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

No mundo real faz diferença sim. Provas de criterium utilizam bikes de aluminio, pois o carbono torce muito e rouba potencia... Já em outros tipos de competições, o único motivo de usar carbono é o PESO. Essa de ser "mais confortável" realmente é uma grande falácia!!!!


Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Sim, a maior flexibilidade do quadro gera mais torção, diminuindo a resposta da bike e roubando potência. Difícil de entender ou precisa de desenho? É efeito mola, mesma coisa que ocorre em bikes com suspensão, numa intensidade muito menor, óbvio. Ou vai dizer que o "conforto maior por ser mais flexível" só atua pro lado bom, não pro mal?

Em grandes voltas, volto a frisar, são a escolha devido ao peso. O ganho pela redução expressiva do peso é muito maior que a perca pela rigidez menor. Mas ela existe. FATO! Fim!

Cara, olha o nivel das bobagens que você escreveu.
Nao estou desmerecendo ninguem não, estou atacando apenas seus argumentos.

1-Criterium - repetindo pq parece que vc não lê e insiste no argumento. Bikes de aluminio são usados em Crits devido ao numero de acidentes que ocorrem, são muitos engavetamentos e quedas, circuito pequeno, curva de alta velocidade, isso é bem obvio. Não tem NADA a ver com o que vc escreveu.
https://www.reddit.com/r/Velo/comments/5dmiq5/what_makes_a_good_crit_bike/" rel="nofollow - https://www.reddit.com/r/Velo/comments/5dmiq5/what_makes_a_good_crit_bike/

2-Roubo de potencia - Se bikes de carbono roubassem tanto potencia assim pode ter certeza que não seriam usadas em grandes voltas. É possível montar uma bike de aluminio e fica no limite de 6,8kg.

3-Peso - Voce alega que carbono só é usado em grandes voltas devido ao peso, porém parece que não sabe que as etapas são bem mistas (plano/sprint, media montanha, alta montanha, time trial). Se fosse somente devido ao peso, as bikes de carbono seriam usadas somente nas etapas de montanha, porém obviamente não é isso que acontece.
Temos ate o extremo de usarem bikes bem pesadas, proximo a 8kg ou pouco mais (nao tenho certeza do valor exato) nas etapas de TT. Essas etapas de TT são extremamente pensadas na eficiência e perda minima de potencia, por isso privilegiam aerodinamica em detrimento ao peso por exemplo. Se o que vc disse fosse verdade, seria uma regra usar bike de aluminio em etapas TT. 


Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Amigo, em nenhum momento falei "tão superior". Citei essa característica, não quantifiquei ela em nenhum momento. MAS pelo visto vc está desqualificando meu conhecimento técnico, então veja abaixo:  

Por se tratar de um material flexível, o aço proporciona excelente conforto, porém é menos eficiente na transmissão de po- tência.

Aço?LOL
Quem aqui ta falando de aço? Esta se perdendo ai, vou chamar o Christianmdt cromolyboy pra vc...


-------------
Guia de Bikes por faixa de preço => https://www.pedal.com.br/forum/guia-de-bikes-por-faixa-de-preco_topic92180.html" rel="nofollow - AQUI


Enviado por: ghd
Data: 10 Out 2019 as 17:59
Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Eu não acompanho, mas afinal, nessas provas <span style=": rgb255, 247, 224;">criterium, usam mesmo alumínio ou foi só aquela vez o Sagan fazendo um marketing? </span>
<span style=": rgb255, 247, 224;">
</span>
<span style=": rgb255, 247, 224;">Quanto ao peso eu não sei, pois tinham bikes de carbono onde colocavam 1,5kg de lastro para chegar em 6,2kg, logo acho que a de alumínio também teria 6,2kg mesmo que com menos lastro.</span>


Corridas de criterium são outra coisa.

E se de fato alumínio fosse tão superior em não desperdiçar potência como nosso amigo diz, elas estariam sendo usadas nas grandes voltas dentro do limite dos 6,8kg.



Mas afinal, usam de alumínio ou foi só o Sagan que usou por marketing?

Errei, é 6,8kg. Mas mesmo assim, disse isso para mostrar que uma de alumínio também pesaria 6,8kg, então não usam carbono por vantagem de peso.

Foi uma jogada de Marketing, usou uma Allez Sprint, que por sinal é um bike de performance e cara em uma corrida que antecede o Tour Down Under, que meio que abre a temporada.


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Guia de Bikes por faixa de preço => https://www.pedal.com.br/forum/guia-de-bikes-por-faixa-de-preco_topic92180.html" rel="nofollow - AQUI


Enviado por: Fabio
Data: 10 Out 2019 as 18:34
Então também ninguém usa de alumínio?


Enviado por: ghd
Data: 10 Out 2019 as 19:15
Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Então também ninguém usa de alumínio?
Não usam...
https://www.bikeradar.com/features/pro-bike/tour-de-france-bikes/" rel="nofollow - https://www.bikeradar.com/features/pro-bike/tour-de-france-bikes/



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Guia de Bikes por faixa de preço => https://www.pedal.com.br/forum/guia-de-bikes-por-faixa-de-preco_topic92180.html" rel="nofollow - AQUI


Enviado por: Fabio
Data: 10 Out 2019 as 19:20
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Então também ninguém usa de alumínio?

Não usam...
https://www.bikeradar.com/features/pro-bike/tour-de-france-bikes/" rel="nofollow - https://www.bikeradar.com/features/pro-bike/tour-de-france-bikes/




Então o fato do Sagan ter usado 1 vez já virou verdade absoluta.


Enviado por: Deko34
Data: 10 Out 2019 as 19:51
Se eu tivesse 10k, eu trocaria minha bike de 2.5k que anda junto de bikes de 8k por uma rockrider full e seria feliz até derreter ela kkk.


Enviado por: Fabio
Data: 10 Out 2019 as 20:25
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Então também ninguém usa de alumínio?

Não usam...
https://www.bikeradar.com/features/pro-bike/tour-de-france-bikes/" rel="nofollow - https://www.bikeradar.com/features/pro-bike/tour-de-france-bikes/



Então mas tais provas criteriun?


Enviado por: miniic
Data: 11 Out 2019 as 09:34
Foda usar como base dados do reddit... Veja dados de um estudo sério:



Aliás, é mentira da Cannondale (o cara que hj é consultor da Spz) que vc pode dar com a marreta na lateral dos tubos da bike de carbono e nada vai acontecer? Me parece que uma marretada é mais agressiva do que um encontrão ou uma queda.


Enviado por: Rafael88
Data: 11 Out 2019 as 09:45
Acalmem os ânimos galera... carbono X alumínio é uma discussão velha que sempre dá dor de cabeça.

Como levantaram, daqui a pouco entraremos no debate até do cromo kkkkk

Ainda que os exemplos do tópico original sejam uma caloi de carbono X uma sense de alumínio, acredito que a essência do debate proposto é:

* sob um mesmo custo (no caso, $10k), o que vale mais?
a) quadro com geometria atualizada (ex: boost, headtube mais aberto etc) com componentes de menor hierarquia
b) quadro com geometria desatualizada (ex: eixos 100mm, headtube mais fechado etc) com componentes de maior hierarquia.


Enviado por: miniic
Data: 11 Out 2019 as 09:49
A opção a) Sense vem com grupo GX, superior ao da opção b) Caloi. Rodas também se me lembro bem esses aros da Caloi são 17mm não tubeless vs 25mm tubeless na Sense.

Acho que seria mais o seguinte
* sob um mesmo custo (no caso, $10k), o que vale mais?
a) quadro com geometria atualizada (ex: boost, headtube mais aberto etc) com componentes de maior hierarquia, quadro mais pesado de alumínio
b) quadro com geometria desatualizada (ex: eixos 100mm, headtube mais fechado etc) com componentes de menor hierarquia, porém quadro mais leve de carbono.



Enviado por: Maquarte
Data: 11 Out 2019 as 10:08
Originalmente Postado por miniic miniic Escreveu:

A opção a) Sense vem com grupo GX, superior ao da opção b) Caloi. Rodas também se me lembro bem esses aros da Caloi são 17mm não tubeless vs 25mm tubeless na Sense.

Acho que seria mais o seguinte
* sob um mesmo custo (no caso, $10k), o que vale mais?
a) quadro com geometria atualizada (ex: boost, headtube mais aberto etc) com componentes de maior hierarquia, quadro mais pesado de alumínio
b) quadro com geometria desatualizada (ex: eixos 100mm, headtube mais fechado etc) com componentes de menor hierarquia, porém quadro mais leve de carbono.


Eu, que também estou "trabalhando" meu primeiro upgrade em breve e que também estou nesse dilema, vou passar, daqui para frente, a avaliar se tem algo muito ruim (problemático, frágil) em termos de acessórios / quadros e deixar o coração escolher sem ficar esmiuçando tudo.
Meu critério de avaliação tem na cabeceira uma bike bonita.Wink 
O resto vem em segundo plano, claro, com coerência! 


-------------
JNA
cerveja
cigarro
festas
casamento
filhos
Cannondale trail 2 2015


Enviado por: Rafael88
Data: 11 Out 2019 as 10:39
miniic, correto, valeu por complementar!
Escrevi correndo e passou batido.


Enviado por: ricardo_gto12
Data: 15 Nov 2019 as 16:47
fala galera, boa tarde, então, eu tive a sport 2017, 2019 e agora a 2020, fiz a troca na propria loja que sempre compro (bikeshow). pagaram 7000,00 na 2019, paguei a diferença de 3200,00 com os upgrades.
.

No upgrade as peças originais abateram no valor da nova, com isso a caloi 2020 minha ficou:
.
troca de cubos freehub + cassete 10x50
coroa 34dentes
freios shimano m6000.
.
o que acharam?


Enviado por: dimas2dimas
Data: 15 Nov 2019 as 21:07
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

No mundo real faz diferença sim. Provas de criterium utilizam bikes de aluminio, pois o carbono torce muito e rouba potencia... Já em outros tipos de competições, o único motivo de usar carbono é o PESO. Essa de ser "mais confortável" realmente é uma grande falácia!!!!


Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Sim, a maior flexibilidade do quadro gera mais torção, diminuindo a resposta da bike e roubando potência. Difícil de entender ou precisa de desenho? É efeito mola, mesma coisa que ocorre em bikes com suspensão, numa intensidade muito menor, óbvio. Ou vai dizer que o "conforto maior por ser mais flexível" só atua pro lado bom, não pro mal?

Em grandes voltas, volto a frisar, são a escolha devido ao peso. O ganho pela redução expressiva do peso é muito maior que a perca pela rigidez menor. Mas ela existe. FATO! Fim!


Cara, olha o nivel das bobagens que você escreveu.
Nao estou desmerecendo ninguem não, estou atacando apenas seus argumentos.

1-Criterium - repetindo pq parece que vc não lê e insiste no argumento. Bikes de aluminio são usados em Crits devido ao numero de acidentes que ocorrem, são muitos engavetamentos e quedas, circuito pequeno, curva de alta velocidade, isso é bem obvio. Não tem NADA a ver com o que vc escreveu.
https://www.reddit.com/r/Velo/comments/5dmiq5/what_makes_a_good_crit_bike/" rel="nofollow - https://www.reddit.com/r/Velo/comments/5dmiq5/what_makes_a_good_crit_bike/

2-Roubo de potencia - Se bikes de carbono roubassem tanto potencia assim pode ter certeza que não seriam usadas em grandes voltas. É possível montar uma bike de aluminio e fica no limite de 6,8kg.

3-Peso - Voce alega que carbono só é usado em grandes voltas devido ao peso, porém parece que não sabe que as etapas são bem mistas (plano/sprint, media montanha, alta montanha, time trial). Se fosse somente devido ao peso, as bikes de carbono seriam usadas somente nas etapas de montanha, porém obviamente não é isso que acontece.
Temos ate o extremo de usarem bikes bem pesadas, proximo a 8kg ou pouco mais (nao tenho certeza do valor exato) nas etapas de TT. Essas etapas de TT são extremamente pensadas na eficiência e perda minima de potencia, por isso privilegiam aerodinamica em detrimento ao peso por exemplo. Se o que vc disse fosse verdade, seria uma regra usar bike de aluminio em etapas TT. 


Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Amigo, em nenhum momento falei "tão superior". Citei essa característica, não quantifiquei ela em nenhum momento. MAS pelo visto vc está desqualificando meu conhecimento técnico, então veja abaixo:  

<span style="font-family: Lato, sans-serif; font-size: 16px;">Por se tratar de um material flexível, o aço proporciona excelente conforto, porém é menos eficiente na transmissão de po- tência.</span>

Aço?LOL
Quem aqui ta falando de aço? Esta se perdendo ai, vou chamar o Christianmdt cromolyboy pra vc...



O problema é o cara nunca ter andado numa bike de carbono opinar sobre o que não conhece. O carbono proporciona maior rigidez nos movimentos horizontais (não torce na regiao do movimento central) e tem complacencia vertical (filtra vibracoes e tem melhor absorcao de impactos).

Quanto ao aluminio, tem alguem usabdo no MTB profissional? Sera que o Avancini batwria o Schurter se usasse um quadro de aluminio que transmitisse melhor a potência?

Aluminio é um material muito legal para bikes baratas e de bom custo/beneficio. Bike de performance... são outros 500... Recomendo uma voltinha numa bike de carbono qualquer dia, num pedal de uns 100km e repetir a dose com um de aluminio pra comparar... é muito diferente, falo com propriedade de possuir e gostar dos 2 materiais, assim como compreender claramente, por experiencia de uso, o motivo do carbono custar o dobro ou mais!

Ahhh, e ainda vou ter um quadro de cromoly feito sob medidapra andar relaxado e curtir longas distancias sem pressa!

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Dimas C. Prado

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/



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