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Oficina de Potência

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Chará Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Fev 2009
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chará Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2009 as 01:13
Fala mestre, já te falei no chat mas vou te falar denovo, cara.. parabéns pela força e empenho pelos testes, tanto à vc por testar quanto ao Clythio, apesar de não me apegar (ainda) a estes "equipamentos", acho muito legal e válido o que vcs estão fazendo Clap.
 
Valeu e boa sorte ai..
 
E estou acompanhando Big smile
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Landim Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2009 as 01:46
hehehe e até a volta de Portugal né!!!!
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Clythio Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2009 as 02:32
Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

Na pratica foi o seguinte, estávamos em 3, eu na frente, não quis sprintar pesado pois tinha malhado na noite anterior e na verdade eu nem tinha mais perna pra sprintar, só não podia perder desse meu colega que é muito chato e me torra a paciencia. Então eu tentei ver se dava certo despachar ele só na arrancada. Então foi o que eu fiz, e quando eu olhei pra tras ele tinha ficado ai acelerei denovo e denovo, ja morto, por isso os dois picos menores.


A imagem é do iBike, correto? Porque no sumário da seleção dos 30 segundos não mostra a distância do trecho? De fato, com 52 de máxima, era subida.
E se foi arrancada de tranco, o gráfico do PowerTap não representa melhor o que você descreveu, não? O do iBike só tem pico depois de alguns segundos, com a velocidade já estabilizada, o que não faz sentido - o pico é sempre na aceleração,  no primeiro terço do sprint, a não ser que seja dosado ou tático.
Ou seja, apesar dos valores extremamente coerentes, parece que o iBike registra esses picos com alguma defasagem. E veja, é uma potência mais definida pela inércia do que pela resistência aerodinâmica, ou seja, não depende tanto do anemômetro (que mede a velocidade do vento), mas sim do acelerômetro e altímetro do iBike...
Dá para postar o mesmo trecho, do arquivo do PowerTap?


Editado por Clythio - 30 Jul 2009 as 02:33
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2009 as 15:09
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:



A imagem é do iBike, correto? Porque no sumário da seleção dos 30 segundos não mostra a distância do trecho? De fato, com 52 de máxima, era subida.
E se foi arrancada de tranco, o gráfico do PowerTap não representa melhor o que você descreveu, não? O do iBike só tem pico depois de alguns segundos, com a velocidade já estabilizada, o que não faz sentido - o pico é sempre na aceleração,  no primeiro terço do sprint, a não ser que seja dosado ou tático.
Ou seja, apesar dos valores extremamente coerentes, parece que o iBike registra esses picos com alguma defasagem. E veja, é uma potência mais definida pela inércia do que pela resistência aerodinâmica, ou seja, não depende tanto do anemômetro (que mede a velocidade do vento), mas sim do acelerômetro e altímetro do iBike...
Dá para postar o mesmo trecho, do arquivo do PowerTap?
 
O gráfico do PT ta postado antes, ta junto com o sobreposto. Da pra ver claramente que o PT mede o instantaneo bem mais real, ponto para ele no sprint. Agora isso eu já sabia antes de comprar, nos outros comparativos isso fica claro, relevei isso, pq no treino isso é indiferente, e o iBike embora mais "lento" é coerente.
 
Hoje fiz mais 4 sprints, 3 em coroinha e 1 de 53x13. Mais tarde posto aqui.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2009 as 16:19
No sobreposto não tem as velocidade registradas pelo PT, que é onde a gente vê a coerência dos dados. Por isso queria ver esse trecho, mas do PT, se possível, até com a cadência, já que foi com uma única marcha.
Mas as potencias estão mesmo coerentes, próximas, dentro da margem de erro. Ponto pro acelerômetro e altímetro, apesar de esse ser provavelmente o motivo do "retardo" - leitura da variação de pressões.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2009 as 19:18
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

No sobreposto não tem as velocidade registradas pelo PT, que é onde a gente vê a coerência dos dados. Por isso queria ver esse trecho, mas do PT, se possível, até com a cadência, já que foi com uma única marcha.
Mas as potencias estão mesmo coerentes, próximas, dentro da margem de erro. Ponto pro acelerômetro e altímetro, apesar de esse ser provavelmente o motivo do "retardo" - leitura da variação de pressões.
 
Ah ta, vou fazer isso, com Cadencia e Velocidade!!!
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2009 as 22:29
Po, fui clicar nos intervalos no treino hoje ai no WKO ta uma putaria no arquivo do PT.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2009 as 22:47
Grafico do PT com cadencia e velocidade.





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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2009 as 00:10
Treino de hoje, basicamente as mesmas coisas, só com um colega, 95% do tempo de cara pro vento, e com os 4 sprints. 3 de 38x13(isso mesmo 38) e um de 53x13. 

PT:

Entire workout (120 watts):
    Duration:      2:54:42
    Work:          1258 kJ
    TSS:           177.7 (intensity factor 0.781)
    Norm Power:    188
    VI:            1.56
    Pw:HR:          n/a
    Pa:HR:          n/a
    Distance:      76.159 km
        Min    Max    Avg
    Power:           0    1245    120     watts
    Cadence:         29    141    84     rpm
    Speed:           0    62.4    26.1     kph
    Pace             0:58    0:00    2:18     min/km
    Hub Torque:      0    46.3    5.8     N-m
    Crank Torque:    0    133.4    14.0     N-m

Peak 5s (1212 watts):
    Duration:      0:05
    Work:          6 kJ
    TSS:           n/a
    Norm Power:    n/a
    VI:            n/a
    Pw:HR:          n/a
    Pa:HR:          n/a
    Distance:      81 m
        Min    Max    Avg
    Power:           1179    1245    1212     watts
    Cadence:         106    118    113     rpm
    Speed:           54.6    61.2    58.3     kph
    Pace             0:59    1:06    1:02     min/km
    Hub Torque:      23.2    27.3    25.0     N-m
    Crank Torque:    95.4    111.9    102.4     N-m

Peak 10s (1133 watts):
    Duration:      0:10
    Work:          11 kJ
    TSS:           n/a
    Norm Power:    n/a
    VI:            n/a
    Pw:HR:          n/a
    Pa:HR:          n/a
    Distance:      169 m
        Min    Max    Avg
    Power:           958    1245    1133     watts
    Cadence:         106    120    116     rpm
    Speed:           54.6    62.4    60.3     kph
    Pace             0:58    1:06    0:60     min/km
    Hub Torque:      18.4    27.3    22.7     N-m
    Crank Torque:    76.2    111.9    93.3     N-m

Peak 20s (961 watts):
    Duration:      0:20
    Work:          19 kJ
    TSS:           n/a
    Norm Power:    n/a
    VI:            n/a
    Pw:HR:          n/a
    Pa:HR:          n/a
    Distance:      333 m
        Min    Max    Avg
    Power:           614    1245    961     watts
    Cadence:         106    122    116     rpm
    Speed:           52.3    62.4    59.6     kph
    Pace             0:58    1:09    1:00     min/km
    Hub Torque:      13.1    27.3    19.3     N-m
    Crank Torque:    52.8    111.9    79.1     N-m

Peak 30s (703 watts):
    Duration:      0:30
    Work:          21 kJ
    TSS:           7.2 (intensity factor 2.93)
    Norm Power:    n/a
    VI:            n/a
    Pw:HR:          n/a
    Pa:HR:          n/a
    Distance:      476 m
        Min    Max    Avg
    Power:           0    1245    703     watts
    Cadence:         88    141    115     rpm
    Speed:           48.3    62.4    56.5     kph
    Pace             0:58    1:15    1:04     min/km
    Hub Torque:      0    27.3    14.4     N-m
    Crank Torque:    0    111.9    58.5     N-m


iBike:

 Entire workout (113 watts):
    Duration:      2:53:56
    Work:          1176 kJ
    TSS:           179 (intensity factor 0.786)
    Norm Power:    189
    VI:            1.67
    Pw:HR:          23.53%
    Pa:HR:          -2.64%
    Distance:      76.126 km
    Elevation Gain:        569 m
    Elevation Loss:       582 m
    Grade:         -0.0 %  (-12 m)
        Min    Max    Avg
    Power:           0    1267    113     watts
    Heart Rate:      89    193    142     bpm
    Cadence:         4    144    78     rpm
    Speed:           0    62.3    26.3     kph
    Pace             0:58    0:00    2:17     min/km
    Altitude:        1    55    25     m
    Crank Torque:    0    162.3    13.3     N-m
    Wind Speed:      0    53.1    21.7     kph
    Temperature:     23    36    25.9     Celsius

Peak 5s (1209 watts):
    Duration:      0:05
    Work:          6 kJ
    TSS:           n/a
    Norm Power:    n/a
    VI:            n/a
    Pw:HR:          3.33%
    Pa:HR:          4.23%
    Distance:      84 m
    Elevation Gain:        1 m
    Elevation Loss:       0 m
    Grade:         1.4 %  (1 m)
        Min    Max    Avg
    Power:           1161    1267    1209     watts
    Heart Rate:      187    189    188     bpm
    Cadence:         114    121    118     rpm
    Speed:           58.7    62    60.6     kph
    Pace             0:58    1:01    0:59     min/km
    Altitude:        23    24    23     m
    Crank Torque:    95.5    101.9    98.0     N-m
    Wind Speed:      40.6    46    43.4     kph
    Temperature:     25    25    25.0     Celsius

Peak 10s (1191 watts):
    Duration:      0:10
    Work:          12 kJ
    TSS:           n/a
    Norm Power:    n/a
    VI:            n/a
    Pw:HR:          0.52%
    Pa:HR:          1.53%
    Distance:      172 m
    Elevation Gain:        1 m
    Elevation Loss:       0 m
    Grade:         0.6 %  (1 m)
        Min    Max    Avg
    Power:           1132    1267    1191     watts
    Heart Rate:      183    188    185     bpm
    Cadence:         118    121    121     rpm
    Speed:           60.8    62.3    61.9     kph
    Pace             0:58    0:59    0:58     min/km
    Altitude:        22    23    22     m
    Crank Torque:    89.3    99.9    94.4     N-m
    Wind Speed:      40.7    46.5    43.3     kph
    Temperature:     25    25    25.0     Celsius

Peak 20s (1046 watts):
    Duration:      0:20
    Work:          21 kJ
    TSS:           n/a
    Norm Power:    n/a
    VI:            n/a
    Pw:HR:          -16.28%
    Pa:HR:          1.29%
    Distance:      330 m
    Elevation Gain:        3 m
    Elevation Loss:       0 m
    Grade:         0.9 %  (3 m)
        Min    Max    Avg
    Power:           116    1267    1046     watts
    Heart Rate:      182    191    186     bpm
    Cadence:         94    121    115     rpm
    Speed:           51.7    62.3    59.4     kph
    Pace             0:58    1:10    1:01     min/km
    Altitude:        22    25    23     m
    Crank Torque:    10.7    101.9    85.8     N-m
    Wind Speed:      33.8    46.5    42.0     kph
    Temperature:     25    25    25.0     Celsius

Peak 30s (743 watts):
    Duration:      0:30
    Work:          22 kJ
    TSS:           8 (intensity factor 3.095)
    Norm Power:    n/a
    VI:            n/a
    Pw:HR:          -241.07%
    Pa:HR:          -13.51%
    Distance:      470 m
    Elevation Gain:        3 m
    Elevation Loss:       3 m
    Grade:         0.1 %  (0 m)
        Min    Max    Avg
    Power:           0    1267    743     watts
    Heart Rate:      182    191    185     bpm
    Cadence:         13    121    105     rpm
    Speed:           48.3    62.3    56.4     kph
    Pace             0:58    1:15    1:04     min/km
    Altitude:        22    25    23     m
    Crank Torque:    0    101.9    62.5     N-m
    Wind Speed:      17.5    46.5    35.4     kph
    Temperature:     25    25    25.0     Celsius



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Clythio Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2009 as 00:15
Valeu, Landim.
Potencia maior onde a velocidade sobe mais rápido = aceleração.
Bem mais coerente, mas confesso que fiquei surpreso com a aderência em valores do arquivo do iBike - como referência de potência máxima e média no trecho, não muda quase nada, apenas não representa tempo real o que aconteceu, mas é muito melhor do que eu pensei.
Pau no arquivo? Pode ser pilha, computador mal encaixado, o teu sensor muito próximo, sei lá... manda para dar uma olhada.
A cadência, nesse caso do PT, flutua muito porque não se está usando o sensor, correto? Está sendo estimada por variação de torque no cubo, o que é 99% ok para um treino mais contínuo, intervalado com potencia estável, mas é mais complicado com sprints, pelotão, etc.
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Landim Ver Drop Down
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Ceará
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2009 as 00:21
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

Valeu, Landim.
Potencia maior onde a velocidade sobe mais rápido = aceleração.
Bem mais coerente, mas confesso que fiquei surpreso com a aderência em valores do arquivo do iBike - como referência de potência máxima e média no trecho, não muda quase nada, apenas não representa tempo real o que aconteceu, mas é muito melhor do que eu pensei.
Pau no arquivo? Pode ser pilha, computador mal encaixado, o teu sensor muito próximo, sei lá... manda para dar uma olhada.
A cadência, nesse caso do PT, flutua muito porque não se está usando o sensor, correto? Está sendo estimada por variação de torque no cubo, o que é 99% ok para um treino mais contínuo, intervalado com potencia estável, mas é mais complicado com sprints, pelotão, etc.


Isso mesmo achei estranhasso essa cadencia do PT, mas to usando a do cubo mesmo, pra evitar mais fios e sensores, agora com sua explicação ficou claro. Vou te mandar o arquivo de hoje jaja!
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fabio_bsb Ver Drop Down


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brasilia
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabio_bsb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2009 as 21:27
Fala Landim,

Aqui é o Fabio de Brasília, cadastrei-me no forum. 
Como andam as coisas aí em Fortaleza?

Estou rodando com o PT,  também não instalei o sensor de cadência e estou usando somente  a cadência calculada pelo cubo.
Para diminuir a oscilação tu podes ajustar o computador para calcular a média das rotações em "x" segundos.

Abraço,
Fabio

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Landim Ver Drop Down
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Ceará
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Fala Gaucho!!!!Bom ter vc por aqui.

Abraços.
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Clythio Ver Drop Down
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Originalmente postado por fabio_bsb fabio_bsb escreveu:

Fala Landim,

Aqui é o Fabio de Brasília, cadastrei-me no forum. 
Como andam as coisas aí em Fortaleza?

Estou rodando com o PT,  também não instalei o sensor de cadência e estou usando somente  a cadência calculada pelo cubo.
Para diminuir a oscilação tu podes ajustar o computador para calcular a média das rotações em "x" segundos.

Abraço,
Fabio



Diminui realmente a oscilação no display durante o treino, mas não as oscilações do arquivo gravado e que aparecem no download - mas pouco importa, para efeitos de treino, é ótimo, mais do que suficiente.
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Marquinhos Ver Drop Down
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Bento Gonçalves - RS
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Obrigado pela aula galera!
Esse topico ta me instigando a investir num powermeter tambem...

Mantenham-nos informados, muito interessante a discussao!
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brasilia Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brasilia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2009 as 01:49
só pra responder uma pergunta do clythio em outro post ...
 
uso o powetap SL 2.4
 
é tudo sem fio , parece mágica ! ! ! nas primeiras semanas deixei o "CS200 da polar" p comparar médias , velocidade e cadencia instantenea, possui uma margem de erro pequena q vale a pena andar sem fio e só c powertap.
 
diferente dos sprinters estou mais focado em FTP e NP power no treino e nao maxima, peak 5s, 10s , 20 s etc
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Originalmente postado por brasilia brasilia escreveu:

só pra responder uma pergunta do clythio em outro post ...
 
uso o powetap SL 2.4
 
é tudo sem fio , parece mágica ! ! ! nas primeiras semanas deixei o "CS200 da polar" p comparar médias , velocidade e cadencia instantenea, possui uma margem de erro pequena q vale a pena andar sem fio e só c powertap.
 
diferente dos sprinters estou mais focado em FTP e NP power no treino e nao maxima, peak 5s, 10s , 20 s etc


E quem te disse que não é o polar que tá errado?Tongue
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como sou neurotico, ao comprar o polar 2 ou 3 anos atras comparei c o anterior com fios...
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Hoje posto mais 2 treinos.

abs
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Vamos lá: Treino de domingo, bastante vacuo a partir do minuto 45, ate 2h05m, pelotãozinho.

Mesmos percursos, mesmo asfalto etc e tal.





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Treino variado intercalando vacuo e não vacuo. Mas ate o minuto 40 percurso de casa sozinho e nos ultimos 40min tb.

PS. Desconsiderar HR do PT, deve ter captado de alguem do treino.



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dados a considerar novamente :
 
diferença de AVG power  e NP entre o powertap e ibike.
infelizmente a diferença nao é constante entre os treinos...
 
nao sei dizer quem capta melhor se ibike ou PT mas quem sai perdendo somos nós q ficamos perdidos aqui
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Brasília, as diferenças estão na faixa de tolerância declarada por ambos - e não estamos perdidos.
O problema está com as amostras da pesquisa - treinos tipo "fartlek", desestruturados, baixa potência, sem intervalados definidos, com algum vácuo mas não definidos por intervalos, não são boa matéria para comparação.
Até aqui, só o que sabemos é que, bem calibrado, um iBike apresenta valores razoáveis para treinos em L1, L2.
Ainda aguardo algum treino estruturado para avaliação, ou ainda, a identificação de longos trechos de roda ou em pelotão para identificar possíveis discrepâncias.
A avPower do PT num dos treinos dá valor muito maior do que o iBike - suponho que devido aos trechos de roda - mas no geral do treino, acaba mascarado - o experimento não está focado, daí não dá prá afirmar nada, mesmo, como você disse, só se vê que há discrepância...
Acho que vou fazer a proposta inversa ao Landim - que ele fique mais tempo com o PT e me mande o iBike durante um tempo.. rs...


Editado por Clythio - 05 Ago 2009 as 03:15
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clythio,
 
usando a engenharia e matematica vc há de concordar comigo que um erro deve ser constante ... ou seja a diferença de 1 pro outro deveria ser mais estaval, algo como 5 batimentos em todos os treinos ou 10 batimentos em todos os treinos.
 
em treinos de AVG ou NP baixos como os do landim 10batimentos fica proximo dos 10% de erro o q é acima do declarado pelo fabricante
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Leva a mal não, mas meu treino ta super estruturado, to andando em z2 e z3, BASE pra mim, se pra vcs é zona 1 e 2 paciencia. Deixa chegar no fim do ano pra vc ver que isso ai não vai ser nem zona 1 pra mim, hahahaha. Eu sigo a filosofia do Chapple, e na base não tem intervalos, pelo menos não agora.

E eu to pegando pelotões meramente para nutrir a curiosidade de vcs, treino pra mim agora é sozinho e de cara para o vento o tempo todo, filosofia tb do Chapple e nisso ja pude perceber que o iBike é consistente, e ainda melhor de observar a potencia instantanea do que o PT, oscila pra cacete. Só vou começar a fazer intervalos la pra setembro. Se alguem me disser qual a vantagem de eu medir potencia em um longo trecho de roda, ou algo do tipo vou ficar satisfeito tb, pq até onde eu sei, treino é sozinho. Numa prova isso pode ser muito impotante, mas em treino? Até pq não daria pra eu competir com essa roda, já que ela é bem mole.
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É sempre assim: se o PT ou o SRM oscilam ou sofrem picos e vales, ou simplesmente ficam alguns segundos ou minutos sem registrar a potência, é "normal", e a compensação disso no SW ou pelo próprio aparelho no final da sessão é "solução". Se o iBike oscila, é erro e imprecisão, e a compensação disso é "acochambramento", maquiagem das medições.

Esse é só mais um dos 4.758 testes comparativos feitos entre o iBike e outro PM, e por incrível que pareça, as críticas, comentários, e resultados são praticamente os mesmos. Não digo que não têm sua validade, mas os donos de iBike dizem as mesmas coisas, os de PT tb... e pelo jeito isso nunca vai acabar. Dificilmente alguém vai se convencer ou convencer o outro, até pq com certeza todos eles funcionam para a finalidade principal: oferecer parâmetros de sobrecarga e esforço com mais precisão para quem visa um treinamento mais científico.

o iBike é consistente, isso já ficou provado. Discutir a margem é meio que sexo dos anjos. Essa flutuação e essas diferenças existem mesmo entre 2 PTs, mesmo entre um PT e um SRM. Dizem que o PT é mais preciso que o SRM, mas já foi demonstrado que na verdade, a margem de precisão do SRM declarada pelo fabricante é real, enquanto a do PT é "aproximada". Os donos de PT acham que não vale a pena gastar tanto $ no SRM, os donos de iBike acham que não vale a pena gastar tanta $ no PT, muita gente acha que não compensa sequer gastar $ num MP, e por aí vai...
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Landim Ver Drop Down
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Exatamente, isso aqui ta começando a paracer debate Religioso. Pelo andar da carruagem, no fim das contas o que vai importar é a fé. Ainda bem que eu não tenho. Vou fazer um resumo das minhas impressões mais tarde.
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eneas.sp.bike Ver Drop Down
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iBIKE                                         PT

peak 5s   1006 W                       peak 5s 1225 W  Diferença = +219 W
peak 30s 670 W                         peak 30s 643 W  Diferença = - 27 W
                                                                  Diferença total de = 246 W
 
Veja bem não entendo nada destes PM, mas esta diferença de 246W é normal???
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Alex SP Ver Drop Down


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Não é assim que se analisa esse tipo de dado, Eneas.
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brasilia Ver Drop Down


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landim
 
sua ideia está certa.
siga 1 metodologia (seja ela qual for) e treine 1 ano ou anosSSSSSS
 
provas ? 1 x por mes ou 1x cada 6 ou 8 semanas.
 
fora isso é seguir a planilha, seja ela com powertap , ibike, batimento , velocidade, tanto faz ...
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Clythio Ver Drop Down
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Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

Leva a mal não, mas meu treino ta super estruturado, to andando em z2 e z3, BASE pra mim, se pra vcs é zona 1 e 2 paciencia. Deixa chegar no fim do ano pra vc ver que isso ai não vai ser nem zona 1 pra mim, hahahaha. Eu sigo a filosofia do Chapple, e na base não tem intervalos, pelo menos não agora.

E eu to pegando pelotões meramente para nutrir a curiosidade de vcs, treino pra mim agora é sozinho e de cara para o vento o tempo todo, filosofia tb do Chapple e nisso ja pude perceber que o iBike é consistente, e ainda melhor de observar a potencia instantanea do que o PT, oscila pra cacete. Só vou começar a fazer intervalos la pra setembro. Se alguem me disser qual a vantagem de eu medir potencia em um longo trecho de roda, ou algo do tipo vou ficar satisfeito tb, pq até onde eu sei, treino é sozinho. Numa prova isso pode ser muito impotante, mas em treino? Até pq não daria pra eu competir com essa roda, já que ela é bem mole.


Landim, o PT oscila mesmo nas leituras instantâneas, porque mede picos de torque quando o pedal desce, e como registra dados em intervalos pouco maiores do que um segundo, ora pega dois, ora pega três picos, e dá mesmo esse efeito de precessão, ou seja, oscilação, que é crítico aos 87,5 rpm, pelo que lembro - não dá erro na AvPower, só dá aspecto serrilhado ao arquivo de dados, o que de fato é uma coisa ruim do PTap - com cadência acima dos 95, isso atenua muito. Esse é só uma das restrições ao PTap, existem outras, como problemas com fiação ou identificação de sinal, no caso dos wireless, etc. No meu entender, ainda estamos na infância desses equipamentos.

A utilidade de medir potência em longos trechos de roda não é para treinar, é para comparar os valores dos dois equipamentos nessa situação.
Se bem que quando se sai para uma longa em grupo, é bom saber a NP ao final, principalmente você controla carga de treinamento pelo WKO+ ou equivalente.
A idéia era saber se, e quanto, variam as medições, em outras situações que não sejam somente de cara pro vento.

E treinar não é só sozinho, não - andar em grupo, mesmo em treino estruturado ou combinado, em equipe, tem variações e pequenas acelerações que sozinho você não faz, nunca.
Além do que, ciclismo também tem treino tático, o que fazemos direto, principalmente última volta, a embalada, etc.
Intervalos mais curtos, nos "L" mais altos, etc.. tem que ser só mesmo, claro.

E começar intervalados em setembro, essa eu não entendi mesmo - para que temporada?
Eu comecei em novembro, já tava bem em fevereiro, mas só aumentei intensidade e intervalos mesmo em maio/junho, porque tudo no meu calendário acontece a partir daí.
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RaulRockSeixas Ver Drop Down
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Pessoal, mudando um pouco de assunto, mas aproveitando a presença de grandes conhecedores do iBike, será que ainda vale a pena comprar o iBike Gen I todo wireless? Achei o preço muito bom, mas resta saber se vale o investimento.

Abraço!
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Landim Ver Drop Down
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Clythio, vc já leu Joe Friel, Chapple, Cogan e Allen? Eu tenho me baseado neles, ou vc só se baseia no Wattage?
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Clythio Ver Drop Down
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Wattage é ótimo, mas extremamente influenciado por triatletas, e contra-relojeiros, já que nos EUA, que adoram métricas, a prova de TT de 1 hora é uma referencia. O grupo é muito influenciado, ou pior, muito patrulhado, pelo povo do Coogan, que é um slowtwitcher total, nunca passou dos 1000w de pico nem treinando com pesos. Veja que a referência deles é sempre o tal FTP, ou seja, a potência máxima mantida de 1 hora. Além disso, é um fórum com viés promocional, do grupo PowerPeaks, do software WKO+, etc.
Já li o Friel e acompanho o blog, o cara é ótimo, tem coisas no livro bem básicas, muito úteis, e até óbvias depois que você lê, e que aproveitei demais, mas acho a periodização proposta muito amarrada, lenta e convencional. É difícil de aplicar na prática, inclusive aquilo de pouquíssimos eventos "A", isso é coisa de profissional, que faz temporada forte de 3 ou 4 meses no ano, e só "participa" no resto.
Nós, amadores, masters, queremos correr mais ou menos bem por uns 8 ou 10 meses por ano, e nem sempre conseguimos estruturar treino/tempo/família/trabalho/saúde e até controle das variáveis para fazer os picos otimizados nos eventos desejados como "A" - prefiro me manter o tempo todo nos 85-90%, trabalhando bem o meu fundamento limitado do sprint, do que ficar guardando para fazer pico de 95-100% para um ou dois eventos no ano - ciclismo é muito aleatório, tem muito fator conjuntural e fora do controle - tem tombo, furo de pneu, e o principal - os outros! Você se prepara, prepara, e algo foge do teu controle, alguém cai na tua frente, ataca na hora em que você está em dificuldades, e foi-se.
Acho que só faria periodização mesmo, clássica, se corresse provas individuais em velódromo, tipo perseguição individual, ou provas de contra-relógio puro.
Já li, claro, o livro do Hunter Allen/Andy Coogan, mas como querem vender treinamento via web - até webnars eles vendem (seminários pela internet), no livro eles dão a visão geral do uso de powermeter, e alguns exemplos de treinos, mas não ensinam a estruturar planos anuais de treinamento.
Na verdade, Friel e Hunter/Coogan estão, literalmente, na minha cabeceira - de vez em quando, tiro umas dúvidas e relembro umas alternativas de treinamento, porque também tem a coisa do plateau, tanto fisiológico quanto motivacional - tem que variar para progredir.
Nunca li o "papa do treinamento de base", Chapple. Li o extrato do livro, alguns comentários, e acabei por não me interessar.
O Friel reforça bastante a necessidade da base, com argumentos irrebatíveis.
E ninguém nunca me recomendou Chapple - alguma recomendação especial?
Talvez não tenha querido mais informação sobre base, por ter lido algo mais sobre periodização moderna e sobre outros pontos sobre os Masters por aí, principalmente sobre amadurecimento através de temporadas, necessidade de manutenção de tônus muscular, reações hormonais e de imunidade, etc.
Faço a minha base durante uns dois a três meses, até alcançar um patamar conhecido de condição aeróbica/resistência, e daí começo a olhar o calendário de competições.
Você sabe que no Wattage eles desprezam periodização quase que completamente, o que na minha opinião, também não é válido!
Recomendo também "Treinamento Ideal" - do Weineck - não é do ciclismo, mas ajuda muito a entender, mesmo, muitas coisas das quais só ouvimos falar, mas sem fundamento.



Editado por Clythio - 10 Ago 2009 as 16:08
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brasilia Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brasilia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2009 as 16:11
http://texastailwind.files.wordpress.com/2009/02/gustav-larsson-power-profile.jpg 
link pro grafico de potencia de gustav larsonn no TT do tour ...
 
veja o AVG de 500 W, muitos ciclistas nem conseguiriam sair da roda p sprintar em um AVG desse ... peaks 5s = 800w (nao comento do NP pq nao tem...)
 
quem tiver o maior FTP ou w/kg chega no final da prova menos desgastado e pode sprintar melhor.
compare cipolini e mc ewen - nao é só diferença de peso e sim "watts per kilo"
tom bonnen é um cavalo mas nao passa as subidas, sofre.
mesmo a contecia com cavendish ate perder 4 ou 5kg e wiggins q passou a disputar a camisa amarela por passar a ter mesma potencia e menos kg.
 
pra sprinter ainda tem q ter um FTP ou w/kg alto ou vai chegar na ultima volta "frito".
 
>> concordo e muito com o que clythio falou. temos q estar bem o ano inteiro evitando picos e vales na performance ... periodização classica p nós amadores nao existe
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roddrigo Ver Drop Down
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Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

Nós, amadores, masters, queremos correr mais ou menos bem por uns 8 ou 10 meses por ano, e nem sempre conseguimos estruturar treino/tempo/família/trabalho/saúde e até controle das variáveis para fazer os picos otimizados nos eventos desejados como "A" - prefiro me manter o tempo todo nos 85-90%, trabalhando bem o meu fundamento limitado do sprint, do que ficar guardando para fazer pico de 95-100% para um ou dois eventos no ano - ciclismo é muito aleatório, tem muito fator conjuntural e fora do controle - tem tombo, furo de pneu, e o principal - os outros! Você se prepara, prepara, e algo foge do teu controle, alguém cai na tua frente, ataca na hora em que você está em dificuldades, e foi-se.

 

Muito bem colocado Clythio! além do fato de que o ciclismo nacional ainda esta muito mal estruturado em termos de calendário. São poucas provas realmente tradicionais e com data fixa pra poder fazer uma programação anual confiável. Eu diria que se bobear só tem a 9 de julho que é sempre na mesma data por razões óbvias...he he he...

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Landim Ver Drop Down
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Pronto, cada macaco no seu galho, não tenho menor interesse de correr o ano todo as maravilhosas provas que temos por aqui no ceará, campeonatos de retorno etc, meu calendário se resume a Vo2. Uma ou outra prova do mesmo estilo que apareça por coincidência e etc. Como meu calendário foi atrapalhado pela chuva do primeiro semestre, reprogramei para o segundo. Meu compromisso é comigo mesmo e solamente.

Ciclismo pra mim é brincadeira, e quando eu quero brincar é só ir nos pelotões. Se eu sentar o cacete agora vai acontecer o mesmo do ano passado, quado bati meu recorde de escalada aqui em setembro e cheguei tostado em novembro. Se der merda no dia da "grande" prova, paciencia, não vou morrer por isso. É mais é um motivo pra encontrar os amigos de SP.
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FAB1000 Ver Drop Down
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Ihhhh... pelo que eu estou percebendo pra não perder outra Coca-Cola, sem ser por W.O. dessa vez, vou ter que estar afiadinho no final do ano. Wink
O Sumaré vai virar meu acampamento base no mês de outubro!!! Evil Smile
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
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fabio_bsb Ver Drop Down


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Landim,

Curiosidade, fugindo um pouco do assunto. Tu tens idéia da potência média de subida de um ciclista "normal" na copa VO2?

Estou programando minha ida à prova, quero ter idéia da pancada.

Abraço,
Fabio 
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Landim Ver Drop Down
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Pois é, o Alex podia postar a potencia que ele gerou nos 14km, rsrsrsr. Eu chutaria entre 300 e 350w nos 14km.
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