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Zwift - Como jogar gastando menos

Com a chegada do Zwift, um jogo online que permite que você pedale com pessoas do mundo inteiro, cada vez mais brasileiros estão dando suas pedaladas no mundo virtual.

Todavia, como quase tudo em nosso esporte, pedalar online pode tornar-se algo extremamente caro. Por isso, se você pretende testar o jogo mas não quer - ou não pode - gastar muito, confira nossas dicas abaixo.

Rolo

O primeiro passo para jogar é conseguir um rolo de treino. O ideal seria utilizar algum dos modelos compatíveis com o sistema. Porém, são equipamentos mais especializados e caros.

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Tela de seleção de modelos de rolo do Zwift

Atualmente, existem no mercado alguns modelos de rolo que oferecem um desempenho aceitável, boa durabilidade e baixo custo. Dentre eles, temos os Tranz-X Jd-111, modelo que usamos há mais de 4 anos sem problemas.

Para calcular a velocidade de seu personagem, o Zwift utiliza uma conta matemática que envolve peso, potência, resistência do ar e inclinação do terreno. Para "descobrir" a potência sem um medidor específico, o sistema usa a velocidade da roda da sua bicicleta. Quanto mais velocidade, mais potência você estará gerando.

Por isso, ao usar um rolo que não está presente na lista do Zwift, convém tomar alguns cuidados, já que cada modelo de rolo possui uma curva de potência diferente e o segredo para brincar sem gastar muito é justamente encontrar uma curva que seja semelhante a do seu modelo de rolo.

Curva de potência, precisão e consistência


Obviamente, a curva de potência de um rolo é afetada por inúmeros fatores como pressão do pneu, do parafuso de aperto e até da regulagem do próprio rolo. Com isso, igualar precisamente a potência no jogo com a real é praticamente impossível.

Todavia, é possível manter a mesma regulagem em todas as partidas. Assim, seu desempenho e evolução serão consistentes o suficiente para se divertir bastante e até para realizar os treinos intervalados que estão na plataforma.

No modelo citado acima (Tranz-X Jd-111), a curva de potência dos modelos do jogo que mais se aproxima é a do Tacx Blue Motion, como você pode conferir neste site que lista curvas de potência de vários rolos.

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Curvas de potênciaTacx Blue Motion e Tranz-X Jd-111 (RavX TX4)

Por ser o modelo que utilizamos por muito tempo, podemos dizer que o melhor acerto foi obtido com 100 libras de pressão, regulagem mais pesada e duas voltas de aperto no parafuso depois do pneu (23mm) encostar no rolete. Nesta configuração, meu FTP* virtual fica em torno de 240 watts, o que é bem próximo do real que é de 230 watts.

*FTP - 95% da maior média de potência que o ciclista consegue manter durante 20 minutos.

Aproxime sua potência da real

Além da curva de potência, você pode usar sua experiência para aproximar seu desempenho daquele que você no mundo real. Para isso, divida seu FTP pelo seu peso e utilize a tabela abaixo para fazer uma aproximação do seu desempenho. Mais do que seguir uma tabela, use o bom-senso - se você está acima do peso, mal treinado e andando com 4/wkg sem nenhuma dificuldade, certamente alguma coisa está errada.

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Dica: A grande maioria dos rolos mais simples do mercado são magnéticos. Por isso, estreite sua busca selecionando apenas este tipo de rolo na lista de modelos disponíveis no programa.

Sensores

O Zwift funciona no padrão ANT+ e no Bluetooth Smart. Para receber os sinais enviados por sensores ANT+, é preciso utilizar um receptor ANT+ chamado Dongle USB. Atualmente, o modelo de Dongle ANT+ com o melhor custo-benefício é o Suunto Movestick Mini, que pode ser encontrado a venda no no Brasil por cerca de R$150,00 nesta data ou por cerca de 30 dólares na Amazon.

Para funcionar no padrão Bluetooth Smart, o Zwift precisa de um Smartphone rodando o aplicativo do jogo conectado na mesma rede de WiFi. Por aumentar consideravelmente a complexidade e as chaces de falha, não recomendamos o uso de sensores Bluetooth Smart por enquanto - acredite, uma queda de sinal na hora errada vai deixar você bastante irritado.

Dica: Para calcular a potência, o único sensor obrigatório é o de velocidade. Todavia, um item recomendado é uma extensão USB para colocar o Dongle próximo ao sensor. Mais uma vez, tudo para evitar perdas momentâneas de sinal que estragam completamente a brincadeira.

Pneus

Andar no rolo causa um grande desgaste nos pneus. Por isso, o ideal é montar uma roda somente para esta função, montada com pneus específicos para rolo. Se não for possível, compre um pneu mais simples e barato para utilizar na rua e no rolo, deixando seu pneu mais caro para ocasiões especiais.

Dica: Seja qual for o modelo, tente trocar por outro igual quando ele se desgastar. Com isso, você mantém a consistência na regulagem do seu Zwift. Na pior das hipóteses, é possível utilizar um pneu velho no rolo. Afinal, mesmo que ele não ofereça segurança e resistência contra furos para ser usado na rua, ele ainda pode ser utilizado por muitos kms dentro de casa.

Inscrição

O Zwift é um aplicativo pago e, embora ele tenha um período gratuito, o tempo de uso é reduzido. Porém, existem alguns códigos e situações que podem ampliar este período. É possível saber mais sobre o assunto neste link.

Atualmente, a assinatura mensal é de 10 dólares. Pode parecer caro, mas leve em conta que o programa sofre constantes atualizações e que você acaba economizando em desgaste da bicicleta e, principalmente, em tempo.

Adicionais

Com os itens acima é perfeitamente possível brincar no mundo virtual do Zwift. Porém, alguns itens como um bom ventilador e um tapete para evitar suor no chão são recomendados. Além disso, o uso de uma cinta cardíaca e de um sensor de cadência também acrescentam bastante realidade ao jogo.

Conclusão

Embora o Zwift envolva um investimento inicial relativamente elevado, ele acaba compensando ao longo do tempo. Rolo e sensores são itens que sofrem pouco com desgaste e normalmente possuem uma grande vida útil. Já os pneus tendem a gastar mais, porém é possível utilizá-los muito mais do que na rua.

Lembre-se que depois deste investimento, você vai encontrar muita economia de tempo, facilidade para encontrar horários para treinar e, acima de tudo, evitará os riscos inerentes a prática esportiva de ciclismo em ruas, avenidas e estradas - principalmente durante a semana.

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